Buscar

Processo Penal II - Avaliando

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão (Ref.:201502910496)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FCC/2010 ¿ TJ/PI ¿ Assessor Jurídico) No tocante à sentença no processo penal, é correto afirmar que:
		
	 
	o juiz poderá reconhecer agravantes que não tenham sido alegadas na denúncia.
	
	
	2a Questão (Ref.:201502892514)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as seguintes proposições a respeito das testemunhas no processo penal: I. Rafael, padre de uma paróquia na cidade de São Paulo, mantém contato, no exercício de sua atividade religiosa, com uma determinada pessoa que lhe conta com detalhes, em função da fé no confessionário, que presenciou um delito de homicídio na porta da sua casa, praticado contra um vizinho. Rafael poderá figurar como testemunha, mas está proibido de prestar depoimento em juízo, salvo se quiser e for desobrigado pela parte interessada. II. O Presidente do Superior Tribunal de Justiça é arrolado como testemunha em um processo crime que tramita em uma das Varas Criminais da Comarca de São Paulo. Neste caso, ele será inquirido em local, dia e hora previamente ajustados com o juiz do processo, podendo optar, também, pela prestação de depoimento por escrito, caso em que as perguntas, formuladas pelas partes, lhes serão transmitidas por ofício. III. Em regular audiência de instrução e julgamento está sendo ouvida testemunha arrolada pela acusação. O juiz não poderá indeferir perguntas formuladas pelo advogado do réu, mesmo se não tiverem relação com o processo. Está correto o que consta SOMENTE em:
		
	 
	I
	
	
	3a Questão (Ref.:201502910494)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(CESPE/2013 ¿ TJ/PB ¿ Juiz) Considerando a sentença penal e seus efeitos, assinale a opção correta.
		
	 
	A prolação da sentença penal causa o esgotamento dos poderes jurisdicionais do magistrado, que, com relação ao feito, não pode mais praticar nenhum ato decisório, exceto em eventuais provocações, por meio de recurso próprio.
	
	
	4a Questão (Ref.:201503133659)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(UFMT 2014 MPE MT) Em relação à prova no processo penal, analise as assertivas abaixo. I- No ordenamento jurídico em vigor, não remanescem exceções em relação ao sistema do livre convencimento motivado, não se aplicando, em qualquer hipótese, os sistemas da íntima convicção e da prova tarifada. II- O Código de Processo Penal adotou, como regra, o livre convencimento do juiz fundamentado na prova produzida sob o crivo do contraditório. III- Rege a produção probatória no sistema processual penal brasileiro os seguintes princípios: princípio do contraditório, princípio da comunhão da prova, princípio da oralidade, princípio da autorresponsabilidade das partes e princípio da não autoincriminação. IV- o Superior Tribunal de Justiça vem compreendendo que é possível a utilização de prova emprestada no processo penal, desde que ambas as partes dela tenham ciência e que sobre ela seja possibilitado o exercício do contraditório. Estão corretas as assertivas
		
	 
	II, III e IV, apenas
	
	
	5a Questão (Ref.:201502910501)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FCC/2014 ¿ TRF/4ª REGIÃO - Analista Judiciário - Oficial de Justiça Avaliador Federal) Em relação à sentença penal proferida em ação de conhecimento,
	 
	o juiz decidirá, fundamentadamente, sobre a manutenção ou, se for o caso, a imposição de prisão preventiva ou de outra medida cautelar, sem prejuízo do conhecimento da apelação que vier a ser interposta.
	
	1a Questão (Ref.:201503347917)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(XVIII EXAME DE ORDEM UNIFICADO) O Ministério Público ofereceu denúncia em face de Cristiano, Luiz e Leonel pela prática do crime de associação para o tráfico. Na audiência designada para realização dos interrogatórios, Cristiano, preso em outra unidade da Federação, foi interrogado através de vídeoconferência. Luiz foi interrogado na presença física do magistrado e respondeu às perguntas realizadas. Já Leonel optou por permanecer em silêncio. Sobre o interrogatório, considerando as informações narradas, assinale a afirmativa correta.
	 
	D) O interrogatório por vídeoconferência de Cristiano pode ser considerado válido se fundamentado, pelo magistrado, no risco concreto de fuga durante o deslocamento.
	
	
	2a Questão (Ref.:201503355765)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	¿Técio gravou a conversa que teve com Tício e informou esse fato ao seu amigo Mévio, advogado com profundos conhecimentos na área do direito constitucional, especialmente em matéria de liberdades fundamentais. Na ocasião, Técio questionou Mévio sobre a juridicidade do seu comportamento.¿ Assinale, dentre as alternativas a seguir, a única, apresentada por Mévio, que se mostra harmônica com a ordem constitucional e a interpretação sedimentada no âmbito do Supremo Tribunal Federal.
		
	 
	Técio poderia ter gravado a conversa que teve com Tício para utilizá-la como prova de defesa ou em decorrência de investida criminosa.
	
	
	3a Questão (Ref.:201503184386)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Determinada autoridade policial recebeu informações de vizinhos de Lucas dando conta de que ele possuía arma de fogo calibre .38 em sua casa, razão pela qual resolveu indiciá- lo pela prática de crime de posse de arma de fogo de uso permitido, infração de médio potencial ofensivo, punida com pena de detenção de 01 a 03 anos e multa. No curso das investigações, requereu ao Judiciário interceptação telefônica da linha do aparelho celular de Lucas para melhor investigar a prática do crime mencionado, tendo sido o pedido deferido. De acordo com a situação narrada, a prova oriunda da interceptação deve ser considerada
		
	 
	C) ilícita, pois o crime investigado é punido com detenção.
	
	
	4a Questão (Ref.:201503355756)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	José, deputado estadual, recebeu duas intimações, na condição de testemunha, oriundas de duas diferentes ações penais. Na primeira ação, deveria prestar depoimento sobre informações de que veio a ter conhecimento em razão do exercício de seu mandato, enquanto a segunda versava sobre crime de lesão que presenciara na festa de aniversário de sua mãe. Diante das intimações, apresentou formalmente um pedido de esclarecimento por parte da Procuradoria da Assembleia Legislativa sobre seu dever de depor na condição de testemunha. Diante da situação narrada, o Procurador deverá esclarecer que José:
	 
	não é obrigado a prestar depoimento sobre os fatos de que veio a saber em razão do mandato, mas deverá prestar na ação penal que apura o crime de lesão;
	
	
	5a Questão (Ref.:201502910498)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(FCC/2012 ¿ DPE/PR ¿ Defensor Público - adaptada) No processo penal, o réu se defende de fatos, sendo irrelevante a classificação jurídica constante da denúncia ou queixa. A respeito dos institutos da emendatio libelli e mutatio libelli no Código de Processo Penal é correto afirmar:
	 
	A ausência de aditamento, mesmo após a remessa dos autos ao Procurador-Geral de Justiça, na forma do art. 384, § 1º do CPP, obrigará o Juiz a absolver o acusado, em razão da ausência de correlação.
	
	
	1a Questão (Ref.:201503389063)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Analise as afirmativas a seguir, considerando o que prescreve lei processual penal. I. A prova da alegação incumbirá a quem a fizer, sendo, porém, facultado ao juiz de ofício ordenar, mesmo antes de iniciada a ação penal, a produção antecipada de provas consideradas urgentes e relevantes, observando a necessidade, adequação e proporcionalidade da medida. II. A autoridade policial somente poderá conceder fiança nos casos de infração, cuja pena privativa de liberdade máxima não seja superior a 4 (quatro) anos. III. A incompetência do juízo anula todos os atos, devendo o processo, quando for declarada a nulidade, ser remetido ao juiz competente. IV. Quando cabível a apelação, não poderá ser usado o recurso em sentido estrito, ainda quesomente, de parte da decisão, se recorra. Marque a opção que indica as afirmativas CORRETAS.
	 
	I ¿ II ¿ IV.
	
	
	2a Questão (Ref.:201503267284)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	Tiago e Andrea agiram em concurso de agentes em determinado crime. O processo segue seu curso natural, culminando com sentença condenatória, na qual os dois são condenados. Quando da interposição do recurso, apenas Andrea apela. O recurso é julgado. Na decisão, fundada em motivos que não são de caráter exclusivamente pessoal, os julgadores decidem pela absolvição de Andrea. Nesse sentido, diante apenas das informações apresentadas pelo enunciado, assinale a afirmativa correta.
		
	 
	Andrea e Tiago serão absolvidos, pois os efeitos da decisão serão estendidos a este, devido ao fato de a decisão ter sido fundada em motivos que não são de caráter exclusivamente pessoal.
	
	
	3a Questão (Ref.:201503230147)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No campo das nulidades, assinale a alternativa incorreta:
	 
	É nula a citação por edital que indica o dispositivo da lei penal a que o acusado está sendo incurso, sem, no entanto, apresentar-lhe um resumo dos fatos pelos quais está sendo acusado, porque viola o seu direito de defesa.
	
	
	4a Questão (Ref.:201503425108)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(Delegado de Polícia ¿ DF/FUNIVERSA/2015) A respeito da citação no processo penal, assinale a alternativa correta.
		
	 
	Se o acusado, citado por edital, não comparecer nem constituir advogado, ficarão suspensos o processo e o curso do prazo prescricional, podendo o juiz determinar a produção antecipada das provas consideradas urgentes e, se for o caso, decretar a prisão preventiva do réu.
	
	
	5a Questão (Ref.:201503402320)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	(2017Banca: CESPEÓrgão: MPE-RRProva: Promotor de Justiça Substituto) À luz do entendimento dos tribunais superiores, assinale a opção correta a respeito dos processos em espécie.
	 
	O descumprimento de medida protetiva de urgência não configura o crime de desobediência.
	
	1a Questão (Ref.:201503186675)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(2014 - FCC - MPE-PA - Promotor de Justiça) De acordo com o disposto no Código de Processo Penal,
	 
	na inquirição das testemunhas arroladas pela defesa no plenário do júri, o defensor do acusado formulará as perguntas antes do Ministério Público e do assistente.
	
	2a Questão (Ref.:201503311359)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(2016 - MPE-PR - Promotor Substituto - com alterações) Ao pronunciar o réu denunciado pela prática do crime de homicídio qualificado por meio cruel, o magistrado, com esteio na mesma situação fática descrita na denúncia, confere nova capitulação ao fato, reconhecendo a qualificadora de recurso que impossibilitou a defesa do ofendido. A providência adotada pelo magistrado corresponde a:
		
	 
	Hipótese de emendatio libelli por interpretação diferente;
	
	
	3a Questão (Ref.:201503389118)
	Pontos: 0,0  / 0,1  
	Acerca da transação penal no juizado especial, assinale a opção correta.
		
	 
	O descumprimento de transação penal homologada não impede a extinção da punibilidade pela prescrição da pretensão punitiva.
	
	
	4a Questão (Ref.:201502910483)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	No que diz respeito à sentença no processo penal, é incorreto afirmar que:
		
	 
	O juiz, ao proferir sentença condenatória, fixará valor máximo para reparação dos danos causados pela infração, considerados os prejuízos sofridos pelo ofendido.
	
	
	5a Questão (Ref.:201503395654)
	Pontos: 0,1  / 0,1  
	(MPRS-2017-SECRETÁRIO) Nos termos do Código de Processo Penal, acerca do procedimento relativo aos processos da competência do Tribunal do Júri, assinale a alternativa correta.
	 
	b) O Conselho de Sentença será constituído por 7 (sete) dos jurados sorteados dentre os alistados.

Continue navegando