A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
8 pág.
Introdução a Educação Física Apol I e II

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/5 - Introdução à Educação Física
Leia o fragmento de texto a seguir:
“O conceito da Cultura Corporal aparece de modo sistematizado, pela primeira vez, na obra Metodologia de ensino da educação física, mais conhecida como “Coletivo de autores”. O livro foi publicado em 1992 e assinado por seis autores.”
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: EUSSE, Karen L. G.; ALMEIDA, Felipe Quintão; BRACHT, Valter. Cultura corporal e expresiones motrices: sobre a Educação Física no Brasil e na Colômbia. Movimento, v. 23, n. 2, p. 689-700, abr./jun. 2017. p. 692.
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base História da Educação Física: algumas pontuações sobre cultura corporal, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	refere-se às produções em livros e artigos científicos das áreas biológicas que descrevem o funcionamento do corpo humano.
	
	B
	designa as formas que as pessoas se portam socialmente e quais esportes mais praticam.
	
	C
	o jogo e a dança são produções da cultura corporal, mas ginástica, o esporte e as lutas não o são.
	
	D
	a cultura corporal não pode ser reapropriada e ressignificada de forma lúdica, pois deve seguir as regras estabelecidas pelas federações internacionais.
	
	E
	jogo, esporte, dança, ginástica e luta são produções da cultura corporal incorporadas pela Educação Física.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “Dentre as produções dessa cultura corporal, algumas foram incorporadas pela Educação Física em seus conteúdos: o jogo, o esporte, a dança, a ginástica e a luta.” (texto-base História da Educação Física: algumas pontuações, p. 254).
Questão 2/5 - Introdução à Educação Física
Leia o fragmento de texto a seguir:
“A partir da promoção de jogos, exercícios físicos, atividades recreativas e competições atléticas organizou-se um conjunto de conhecimentos imprescindíveis para o exercício da ocupação, ofício, profissão”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SOUZA NETO, Samuel; ALEGRE, Atilio de Nardi; HUNGER, Dagmar; PEREIRA, Juliana Martins. A formação do profissional de Educação Física no Brasil: uma história sob a perspectiva da legislação federal no século XX. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 25, n. 2, p. 113-128, jan. 2004. p. 114.
Considerando o fragmento de texto e os conteúdos do texto-base História da Educação Física: algumas pontuações sobre as razões para conceber a disciplina e as finalidades iniciais da Educação Física no Brasil, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	A Educação Física foi concebida para controle de obesidade da população brasileira, uma preocupação presente até os dias atuais.
	
	B
	A eugenia era a preocupação dos militares com a forma física para o combate, sendo a motivação para o início da Educação Física formal.
	
	C
	A urbanização e o aumento do tempo de lazer demandaram a formação em Educação Física para o trabalho com recreação.
	
	D
	Foram os vínculos com as instituições militares e a classe médica que determinaram a concepção da Educação Física no Brasil.
Você acertou!
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “No século XX, a Educação Física esteve estreitamente vinculada às instituições militares e à classe médica. Esses vínculos foram determinantes, tanto no que diz respeito à concepção da disciplina e suas finalidades quanto ao seu campo de atuação e à forma de ser ensinada” (texto-base História da Educação Física: algumas pontuações, p. 247).
	
	E
	A relevância das competições esportivas internacionais e os interesses políticos a elas relacionados mobilizaram a concepção da Educação Física.
Questão 3/5 - Introdução à Educação Física
Atente para a afirmação: 
“Essa má formação do profissional na Licenciatura é a grande responsável por ter deixado a Educação Física, ainda hoje, cercada de preconceitos. Logicamente, não podemos generalizar nem cometer injustiças, pois muitos profissionais sempre estiveram comprometidos com a Educação Física e sempre buscaram discuti-la, estudá-la e questioná-la, provando à sociedade que o profissional tem algo a oferecer, conquistando o devido valor e respeito à área”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GHILARDI, R. Formação profissional em Educação Física: a relação teoria e prática. Motriz, Rio Claro, v. 4, n. 1, jun.1998. p.4. 
Considerando essas informações e os conteúdos do texto-base Mercado de trabalho em Educação Física: reestruturação produtiva, relações de trabalho e intervenção profissional sobre a formação na universidade brasileira, é correto afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	Desde o início do ensino superior no Brasil, a ampla influência política e econômica dos Estados Unidos também foi sentida no modelo educacional.
	
	B
	Pensadores e filósofos de Oxford estruturaram a universidade brasileira, em função da forte influência da coroa britânica sobre o império português.
	
	C
	Com a vinda da corte portuguesa, vieram junto os intelectuais das universidades lusitanas visando implantar cursos das ciências humanas.
	
	D
	A universidade brasileira tem uma tradição franco-napoleônica em sua origem, em um modelo profissionalizante, de caráter prático e imediatista.
Você acertou!
Comentário: “[...] não podemos nos esquecer que a Universidade brasileira traz, em sua origem, a tradição franco-napoleônica que se definia pelo modelo profissionalizante de ensino superior, de caráter prático e imediatista. A título de explicação, temos que a origem do ensino superior brasileiro está íntima e historicamente relacionada com a vinda da corte portuguesa para o Brasil em 1808. Com a ruptura das relações entre os dois países e com o resto da Europa, a elite brasileira não pôde mais enviar seus filhos para se graduarem além-mar, vendo-se obrigada a criar aqui instituições para esse fim. Surgem nesse período, e sob influência do modelo franco-napoleônico, as primeiras escolas de medicina, engenharia e direito [...]” (texto-base Mercado de trabalho em Educação Física..., 41)
	
	E
	O ensino superior no Brasil começou sem ajuda externa e foi somente depois da Proclamação da República que houve o intercâmbio com outros países.
Questão 4/5 - Introdução à Educação Física
Leia a passagem de texto a seguir:
“A opção epistêmico-metodológica da pergunta sobre o movimento da corporeidade concreta das pessoas, em suas múltiplas relações no mundo, precisa ser eixo orientador e organizador das produções de saber que circulam em nossos periódicos”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: SAMPAIO, Tânia Mara Vieira. Desafios e perspectivas para a divulgação da pesquisa em Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 36, n. 4, p. 733-739, 2014. p. 735.
Considerando a passagem de texto e os conteúdos do texto-base A identidade epistemológica da Educação Física nos periódicos científicos dos estratos superiores do Qualis-CAPES sobre o ponto de vista da matriz pedagógica em relação à epistemologia da Educação Física, é correto afirmar que:
Nota: 0.0
	
	A
	A matriz defende que a Educação Física deve considerar como mais importante os trabalhos de intervenção prática na cultura de movimento.
Comentário: Esta é a resposta correta porque: “Com isto, além de um critério de demarcação, a área teria uma hierarquia de prioridades de pesquisas, tornando trabalhos de intervenção prática na cultura de movimento as mais importantes na Educação Física.” (Texto-base A identidade epistemológica da Educação Física nos periódicos científicos dos estratos superiores do Qualis-CAPES, p. 111).
	
	B
	A matriz pedagógica defende que o movimento humano seja o objeto epistemológico da Educação Física.
	
	C
	Todo movimento humano, incluindo o peristaltismo (fisiologia) ou expressões faciais (semiótica), é objeto da Educação Física, segundo a matriz pedagógica.

Crie agora seu perfil grátis para visualizar sem restrições.