Buscar

Apresentação1 pptrabalho dividido em 7

Prévia do material em texto

*
*
1. PROGRAMA DE BENEFÍCIOS
 
“Benefícios são certas regalias e vantagens concedidas pelas organizações, a título de pagamento adicional dos salários à totalidade ou a parte de seus funcionários”. Exemplos: assistência médica, assistência odontológica, seguro de vida, planos de pensão, planos de aposentadoria, escola para filhos, creche para as crianças, clube para a família, convênios, dentre outros.
Chiavenato (2001, p. 314)
Denomina-se benefício o conjunto de programas ou planos oferecidos pela organização como complemento ao sistema de salário. O somatório compõe a remuneração do empregado. Para Chiavenato o conceito de beneficio é:
Um programa de benefícios atende normalmente a dois objetivos os da organização e o dos indivíduos. Os objetivos organizacionais são satisfeitos na medida em que a empresa garante o atendimento das necessidades básicas, portanto, auxilia na manutenção de baixos índices de rotatividade e ausências, boa qualidade de vida dos empregados, redução de estresse etc., isso torna a empresa competitiva no mercado de trabalho. 
*
*
2. OS PLANOS FLEXÍVEIS DE BENEFÍCIOS
Os planos flexíveis de benefícios, adotados mais recentemente por organizações de países desenvolvidos, são aqueles em que os empregados têm a opção de escolher entre os benefícios disponíveis aqueles que acham mais interessantes. 
É claro que o modelo de benefícios flexíveis, assim como qualquer elemento na relação entre empregador e funcionário, está sujeito a implicações legais conforme a legislação trabalhista. A empresa precisa estar atenta a essas implicações e como elas podem favorecer ou desfavorecer a implementação do modelo.
Atualmente, a legislação brasileira não favorece muito o modelo de benefícios flexíveis - a lei determina que todos os trabalhadores devem ser tratados igualmente. Assim, a possibilidade de que dois funcionários recebam benefícios diferentes, apesar de terem o mesmo cargo e atribuições, cria uma situação de conflito em que um deles poderá alegar que foi prejudicado.
A fim de evitar qualquer problema com a lei, é preciso que a empresa faça um bom planejamento. Para começar, a mudança do modelo tradicional para o flexível deve ser estabelecida por meio de Acordo Coletivo de Trabalho 
*
*
3. NECESSIDADES EXTRÍNSECAS 
 Necessidades extrínsecas são as exógenas, que têm origem no mundo externo do individuo e que lhe fornecem, em geral, a satisfação de fatores físicos. Por exemplo, incentivos financeiros serviços, seguros etc. Essas necessidades são satisfeitas pela empresa por meio de “pacotes” (conjunto de benefícios), que, somados ao salário percebido pelo empregado, forma concretamente a sua remuneração. 
 Necessidades intrínsecas são as endógenas, que nasce e florescem no interior do individuo e são em geral de caráter psicológico. Por exemplo, geralmente, a necessidade interna está associada a metas, objetivos e projetos pessoais que estimulam o indivíduo a acordar todos os dias, enfrentar o trânsito e se dedicar a horas intensas de trabalho. E podem ser supridos pela organização graças à política sociais, valores culturais. Praticas gerencial e outras formas que privilegiem o atendimento desse tipo de necessidade de acordo com a tipicidade do ambiente. O momento vivido pela empresa e a intensidades sentidas. 
 Este tipo de incentivo é uma maneira de ajudar as pessoas a se manterem engajadas e ainda serve como um fator complementar. Isso significa que, em hipótese alguma, os indivíduos podem ser dependentes da motivação extrínseca. Eles devem, na verdade, sempre encorajar a automotivação.
*
*
4. TIPOS DE BENEFÍCIOS 
 Os benefícios oferecidos pelas empresas são vantagens concedidas aos funcionários como uma forma de complemento ao salário. Essa remuneração extra fornecida pela empresa pode ser paga de diversas formas e é uma espécie de remuneração dada de forma indireta de caráter econômico e social. Os principais benefícios oferecidos pelas empresas atualmente são: 
Transporte: a empresa disponibiliza com maior segurança e eficiência transporte própria e estacionamento contribuindo para uma locomoção tranqüila para o trabalho.
Departamento médico: a empresa possibilita um primeiro atendimento para os colaboradores, realizando convênios com farmácias. 
Lazer: as organizações ofertam lazer e repouso para os seus colaboradores e dependentes através de festas, comemorações em datas especiais, academias, clubes etc. 
Creche: a empresa oferece convênios com creches locais ou no próprio ambiente de trabalho, principalmente no período de amamentação, com o intuito de construir relações familiares saudáveis. 
Serviço social: as empresas oferecem apoio psicológico e aconselhamento para os colaboradores referente a problemas pessoais e profissionais.
*
*
Benefícios compulsórios são aqueles em que a empresa concede aos seus empregados, em atendimento ás exigências da lei ou de normas legais, como 13° salário, férias, vale transporte, FGTS e acordos ou convenções coletivas de trabalho entre outros, mas também tem os exigidos por Lei, que a empresa concede, mas o INSS devolve em valores compensados, como, salário maternidade, auxílio doença entre outros.
5. Benefícios Compulsórios 
 Benefícios espontâneos são os concedidos por liberdade das organizações, não sendo exigidos por lei. Hoje em dia existe uma grande variedade de vantagens que podem ser oferecidas aos colaboradores. Como exemplo, podemos citar as gratificações, os vale-transporte, os refeitórios ou vale-alimentação, convênios médicos e odontológicos, bolsas de estudo, clube de férias, horários flexíveis e assistência farmacêutica. 
 Alguns benefícios de caráter espontâneo estão em alta, como por exemplo, bônus por projetos, jornada flexível, prêmios e previdência privada. Existe também uma tendência de utilização do método de benefícios flexíveis, onde os próprios colaboradores têm a oportunidade de escolher quais mais se adequam a sua vontade e necessidade.
*
*
6. DESENHO DO PACOTE DE BENEFÍCIOS
Retorno do investimento: todo benefício deve ser oferecido ao colaborador em função de algum retorno para a empresa. Exemplos: Elevação do moral, melhoria da qualidade, aumento da produtividade etc. Mútua responsabilidade: alguns benefícios são pagos pela empresa e pelo funcionário, ou seja, são compartilhados entre os beneficiados. Exemplos: Refeições, transportes, assistência educacional etc.
*
*
 
7. CHIAVENATO (2001, P. 330)

Continue navegando