Buscar

Resenha - Lamarca

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA – UNISUL
CAMPUS DE TUBARÃO 
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
DISCIPLINA: HISTÓRIA DAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
PROFESSOR: Dr. VALDIR LUIZ SCHWENGBER
TUBARÃO, 12/05/2017.
ACADÊMICO(A): Beatriz da Mota e Ana Clara
Metralhando a Opressão
Baseado no livro de Emiliano José e Miranda Oldack,”Lamarca, o capitão da guerrilha”, é um filme brasileiro de 1994, dirigido por Sérgio Rezende. Grande atirador e ex-capitão do exército brasileiro, Carlos Lamarca e seu grupo rebelde político dão início ao filme, com o sequestro do embaixador da Suiça, sendo este mantido em cativeiro. Tendo como objetivo abrir uma negociação com a Ditatura Militar, em que eles pudessem libertar presos políticos em troca da vida do sequestrado. 
Aberta a negociação, trinta presos são soltos. Entretanto, a repressão aumenta a perseguição aos guerrilheiros, comandada por um general do Exército e o delegado civil Flores, que não hesita em torturar pessoas aprisionadas para retirar informações. O delegado se denomina como o matador de Marighella e outros revolucionários.
A Ditadura Militar foi um período que caracterizou-se pela censura, perseguição política, supressão de direitos constitucionais, a falta de democracia e principalmente repressão aos que eram contra ao regime. Dentro desse cenário político, Carlos é convocado pelos seus dirigentes para sair do Brasil, porém nega. Deixando seus filhos e sua esposa em Cuba, Lamarca vai então para a Bahia, acompanhado da militante Clara (e também amante). Ambos vão para se encontrar com integrantes da guerrilha: Zequinha e seus irmãos. Escondido em um sítio no interior do estado, Lamarca fica na espera para poder se encontrar com outros guerrilheiros e organizarem um levante rural. 
Já escondido, relembra momentos do seu passado, como a experiência marcante de quando serviu como soldado da ONU no Canal de Suez, que o levou a se revoltar contra os capitalistas. Lembrou, ainda, do campo de treinamento de guerrilheiros do Vale do Ribeira em São Paulo, que tivera criado. 
O foco do grupo eram se manter distantes dos grandes centros e viver no meio do mato para treinar. Todavia, a repressão descobre e com grande número de homens cercam a área. Começam então a fazer a população local sofrer todo tipo de tortura, sendo obrigados a ajudar o exército. Dois amigos de Lamarca são mortos. O pai de Zequinha é preso para ser torturado e dar informações para as integrantes do governo, para assim descobrirem o paradeiro de Zequinha e de Lamarca. 
Enquanto fugiam pelas serras, Lamarca e Zequinha param para se alimentarem, quando um homem corre para entregá-los por conta de uma recompensa. Este rapaz, por sinal era parente do segundo.
Pessoas do exército foram retiradas da região, restando apenas algumas sentinelas. Até que um dia surgiu um boato de que um homem havia visto dois indivíduos andando pelo mato, acionando assim, a polícia para averiguar os fatos. Um morador viu deitado debaixo de uma árvore Zequinha e Lamarca e de imediato foi avisar. O grupo de policiais chegaram e de longe metralharam os dois guerrilheiros.
O filme “Lamarca, o capitão da guerrilha” juntamente com o filme “O que é isso companheiro?” foram lançados numa mesma conjuntura. E abordam a mesma temática, ou seja, durante a Ditadura Militar a atuação dos guerrilheiros e sua contestação sobre a repressão. No início dos dois longos, mostra o que ocorria no cenário mundial através da televisão: a Corrida Espacial. Porém, foi apenas divulgado pela mídia a chegada do homem a lua, sendo este, enviado pela URSS, evento que foi o ápice da época, trazendo muitos argumentos positivos e negativos pelos personagens.
Perante o cenário internacional, a Corrida Espacial foi uma disputa entre a União Soviética (URSS) e os Estados Unidos pela supremacia na exploração e tecnologia espacial, sendo este capitalista e, aquele, comunista. Uma disputa por hegemonia política e econômica que polarizou parte do mundo em torno de dois blocos.
Um grande destaque no cinema brasileiro, “Lamarca, o capitão da guerrilha’’, foi ganhador de vários prêmios, num momento do país de imensa atividade cinematográfica, retratando uma época que teve muito impacto no governo brasileiro, a Ditadura Militar. Apesar de elementos fictícios, é relatado com fatos verídicos um período com uma problemática muito grande, acarretando um melhor entendimento na luta pela democracia por aquele que assiste.

Continue navegando