Buscar

2 _template_modulo_iv_2019

Prévia do material em texto

����
� PAGE \* MERGEFORMAT �4�
Acadêmicos¹
Tutor Externo²
	
2. FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
No quadro abaixo, insira pelo menos uma citação direta curta devidamente citada com base no material utilizado para leitura (Por exemplo: livros, ebooks, artigos científicos, cadernos de estudos da Uniasselvi)
No quadro abaixo, insira pelo menos uma citação direta longa, com base no material utilizado para leitura (Por exemplo: livros, ebooks, artigos científicos, cadernos de estudos da Uniasselvi)
	
Insira no quadro abaixo sua citação indireta utilizando como base o material utilizado para leitura (Por exemplo: livros, ebooks, páginas de internet, artigos científicos, cadernos de estudos da Uniasselvi). Nesta citação, você reescreve, a ideia do autor, com suas palavras.
Insira no quadro abaixo as três citações de livros, escritas de tal forma, que as ideias dos autores se articulem entre si, ou se complementem. 
Insira no quadro abaixo as duas citações de periódicos (exemplos de periódicos que podem ser acessados para pesquisa: Scielo , Portal de Periódicos da Capes, Biblioteca Nacional Digital,
3. DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL 
Desenvolver um texto abordando as questões apresentadas no roteiro de entrevista realizada com o gestor da empresa (Conforme modelo disponível na trilha de aprendizagem). 
4. MATERIAIS E MÉTODOS
Insira no quadro abaixo a descrição dos materiais, métodos, técnicas e procedimentos que utilizou para elaborar e escrever este material. O texto deve ser o mais detalhado possível, para permitir que alguém que se interessou por seu trabalho possa reproduzir os procedimentos empregados durante a realização do seu paper.
	 
Insira neste campo uma imagem que tenha relação com o texto que foi elaborado. Esta imagem pode ser: registro fotográfico ou figura.
Insira no quadro abaixo o relato e contextualização da descrição da imagem (registro fotográfico, figura), que foi utilizada na elaboração do seu paper. 
REFERÊNCIAS
Insira e complemente neste campo as referências abaixo com as referências utilizadas em seu trabalho. Lembre-se de utilizar a Norma NBR 6023 para a inserção e complementação.
ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 6023. Informação e documentação – Referências – Elaboração. Rio de Janeiro, 2002.
CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino; SILVA, Roberto da. Metodologia científica. São Paulo: Ed. Pearson, 2006.
FERREIRA, Gonzaga. Redação científica: como entender e escrever com facilidade. São Paulo: Atlas, v. 5, 2011.
MÜLLER, Antônio José (Org.). et al. Metodologia científica. Indaial: Uniasselvi, 2013.
PEROVANO, Dalton Gean. Manual de metodologia da pesquisa científica. Curitiba: Ed. Intersaberes, 2016.
DIAGNÓSTICO ESTRATÉGICO A PRIMEIRA FASE DO PLANEJAMENTO ORGANIZACIONAL
O planejamento estratégico surgiu da importância que as organizações tiveram em ficar atentas as mudanças de cenário e melhorar gradativamente os processos de gestão, pois até determinado momento a realização do planejamento não possuía objetivos a longo prazo. 
Conforme Chiavenato e Sapiro (2009), o planejamento estratégico nos anos de 1950 e 1960, foi evidenciado na literatura devido às contribuições dos trabalhos de Peter Drucker, Alfred D. Chandler Jr., Philip Selznick e Igor Ansoff. 
Chiavenato e Sapiro (2009), relatam que em 1954, Peter Drucker apresentou sua abordagem de Gestão por Objetivos (Management by Objectives – MBO), no qual evidenciou que uma organização sem objetivos é como um navio sem leme e que estabelecer objetivos e monitorar seus progressos deveria fazer parte de toda a organização. 
Segundo Chiavenato e Sapiro (2009), Alfred Chandler identificou que o crescimento organizacional se dava devido a utilização dos recursos organizacionais de forma inteligente, aproveitando as oportunidades do ambiente. Alfred reconheceu que o planejamento estratégico deveria desenvolver estratégias coordenadas, numa perspectiva de longo prazo, pois essa coordenação daria à organização suas estruturas, direção e foco. 
Chiavenato e Sapiro ainda relatam que em 1957, Selznick apresentou a concepção de cruzar os fatores internos (pontos fortes e fracos) da organização com os fatores externos (oportunidades e ameaças) criando assim a Matriz SWOT.
Para Pereira (2010, p. 47) 
O planejamento estratégico é um processo que consiste na análise sistemática dos pontos fortes (competência) e fracos (incompetência ou possibilidades de melhoria) da organização, e das oportunidades e ameaças do ambiente externos com o objetivo de formular (formar) estratégias e ações estratégias com o intuito de aumentar a competitividade e seu grau de resolutividade. 
1 Nome dos acadêmicos
2 Nome do Professor tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (Código da Turma) – Prática do Módulo I - dd/mm/aa
����

Continue navegando