Buscar

Importância da Iniciação Científica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DA INICIAÇÃO CIENTÍFICA NO ÂMBITO ACADÊMICO
Christiane F. Silveira, Marcionei V. Junior, Patricia Coutinho e Rafaella de Q. Mendes ¹
Adriana Salum ²
1. Fundamentação teórica
“A Iniciação Científica é considerada uma atividade importante nas instituições de ensino superior, pois incentiva o aluno de graduação à pesquisa, colocando-o, desde cedo, em contato direto com as atividades científicas[...].” (BRIDI, 2004, p. 24)
Outro destaque refere-se ao fato de que todos os iniciantes científicos são excelentes fontes de informação para as adequações curriculares de impacto nos cursos e graduação, podendo ser considerados termômetros muito importantes da qualidade do curso, do desempenho dos professores e do conteúdo dos programas, ou seja, são excelentes cooperadores do próprio modelo pedagógico. (FAVA-DE-MORAES e FAVA, 2000)
Segundo Fontes e Poleto (2018) a pesquisa científica se faz mais presente na vida dos discentes na reta final do curso, com isso muitos apresentam grande dificuldades, assim é importante um trabalho conjunto da universidade com os professores para reconstruir e preparar os alunos desde cedo para o meio da pesquisa e da ciência.
REFERÊNCIA
BRIDI, Jamile Cristina Ajub. A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO. In: BRIDI, Jamile Cristina Ajub. A INICIAÇÃO CIENTÍFICA NA FORMAÇÃO DO UNIVERSITÁRIO. Orientadora: Elisabete Monteiro De Aguiar Pereira. 2004. Dissertação (Mestrado) - UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS FACULDADE DE EDUCAÇÃO, Campinas, 2004. p. 147. Disponível em: http://www.bdae.org.br/handle/123456789/1205. Acesso em: 30 outubro de 2021.
FAVA-DE-MORAES, Flavio; FAVA, Marcelo. A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos. Disponível em: SciELO - Brasil - A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos A iniciação científica: muitas vantagens e poucos riscos. Acesso em: 30 de outubro de 2021.
FONTES, Lívio Adriano Xavier; POLETO, Simone Sicora. A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NO PROCESSO DE FORMAÇÃO SUPERIOR. Disponível em: A importância da pesquisa científica no processo de formação superior | Fontes | REVISTA DA FAESF (faesfpi.com.br). Acesso em: 30 de outubro de 2021.
¹ Acadêmicos
² Tutor externo
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI - Curso (1244NTR) – Prática do Módulo I - 30/10/2021