Buscar

Gestão da Qualidade de Produtos e Processos redação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1.
	A partir da década de 50 surgiu a preocupação com a gestão da qualidade, que trouxe uma nova filosofia gerencial, com base no desenvolvimento e na aplicação de conceitos, métodos e técnicas adequados a uma nova realidade. A gestão da qualidade total, como ficou conhecida essa nova filosofia gerencial, marcou o deslocamento da análise do produto ou serviço para a concepção de um sistema da qualidade. A qualidade deixou de ser um aspecto do produto e responsabilidade apenas de departamento específico, e passou a ser um problema da empresa, abrangendo, como tal, todos os aspectos de sua operação (LONGO, 1996). Escreva uma redação com o tema: AS PRINCIPAIS DIFERENÇAS ENTRE O CONCEITO DE GESTÃO DA QUALIDADE TOTAL AMERICANO E O JAPONÊS E SUA INFLUÊNCIA NA COMPETITIVIDADE DE SUAS MONTADORAS DE AUTOMÓVEIS.
FONTE: LONGO, R. M. J. Gestão da Qualidade: Evolução Histórica, Conceitos Básicos e Aplicação na Educação. In: Gestão da qualidade na educação: em busca da excelência, 1995, São Paulo.
	Resposta Esperada:
Os modelos de Controle de Qualidade Total (TQC ? Total Quality Control) tiveram origem na década de 50, no Japão e nos Estados Unidos. Ambos tiveram início nas principais montadoras de automóveis desses dois países: General Motors (GM), nos Estados Unidos, e Toyota, no Japão. No Japão o TQC foi aplicado de forma mais intensiva no final da década de 70.
Ambos os modelos apresentam características em comum, tendo como principal semelhança o foco na satisfação dos clientes. No entanto, apresentam algumas diferenças importantes.
O modelo americano englobava a necessidade e foco em especialistas, enquanto o modelo japonês procurava o envolvimento de todos os colaboradores, tornando o processo de gestão da qualidade mais cooperativo. A sistemática do modelo americano era baseada na determinação das causas das não conformidades e segregação de produtos fora das especificações. Já o sistema japonês tinha como foco o desenvolvimento dos chamados dispositivos "Poka-Yoke" (à prova de falhas).
Na década de 90, estudos compararam os resultados obtidos com o sistema americano e japonês. Em função da participação de maior número de colaboradores, a quantidade de ideias de melhoria é maior no sistema japonês, resultando em maior economia gerada para cada funcionário. A Toyota registrou grandes avanços, sobretudo auxiliada pela eficiência da sua gestão da qualidade, tornando-se em 2008 a maior montadora de automóveis do mundo, ultrapassando a General Motors.

Continue navegando