Logo Passei Direto
Buscar

Atividade 4 - Marketing digital Social e Ambiental

User badge image
sibele gomes

em

Ferramentas de estudo

Questões resolvidas

Há diferentes estratégias de precificação de produtos que podem ser utilizadas pelas empresas para cobrir seus custos operacionais e demonstrar valor ao cliente. As três mais convencionais são a precificação por custos, a precificação por paridade competitiva e a precificação por demanda, baseada em valor para o cliente. Em mercados verdes, a precificação por valor é uma estratégia interessante, pois permite adequar o preço ao tipo de cliente, se são clientes mais convencionais e sensíveis a preço ou mais inclinados a buscar valor.
Levando em consideração a precificação por demanda e a noção de valor para o cliente, assinale com V as afirmacoes verdadeiras, e com F as falsas.
( ) Para o cliente que busca valor é importante investir na marca e no ambiente de compras com vistas a se obter prestígio social na compra do produto.
( ) O cliente que busca preço não é interessante para o mercado verde, pois não há como oferecer preço baixo com tão alto investimento em operações sustentáveis.
( ) Quando o cliente compara preço e qualidade, ele é mais racional na escolha, e para esse cliente a empresa deve oferecer produtos de maior qualidade por preços abaixo do mercado.
( ) Clientes que comparam custos e benefícios são atraídos por estratégias que reduzem os custos não monetários e entregam mais por menos como pacotes de serviços.
V, F, F, F.
V, F, F, V.
V, F, V, V.
V, V, F, V.
V, V, F, F.

Embora muitos empreendedores afirmem que hoje a logística é uma importante estratégia para obter diferencial de mercado, há empresas que a colocam como uma função de menor importância, restrita apenas às atividades de transporte das mercadorias. Mas logística não é só transporte. As decisões sobre transporte são importantes, mas cabe a ela a importante tarefa de manter o mercado abastecido e isso envolve compras, armazenagem, movimentação interna, embalagem, transporte e distribuição de mercadorias.
Quanto à relação entre a logística e a cadeia de suprimentos, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
( ) A importância da logística estratégica está na junção dos elos da cadeia de suprimentos, reduzindo o tempo de resposta à demanda.
( ) A gestão da cadeia de suprimentos é parte integrante da logística estratégica: a primeira atua nas negociações com stakeholders , e a segunda, nos fluxos materiais.
( ) A logística estratégica, como parte estrutural da cadeia de suprimentos, tem como focos a redução máxima de custos e o aumento da produtividade.
( ) Organizações que veem as partes da cadeia de suprimentos como setores funcionais ainda não entenderam a importância da logística estratégica.
V, F, V, V.
V, V, F, V.
V, F, V, F.
F, V, F, V.
V, F, F, V.

A pesquisa Image Power Green Brands sobre a percepção de consumidores de diversos países acerca de produtos sustentáveis realizada em 2011 revelou que 93% da população afirma ser importante que uma empresa seja ambientalmente consciente e metade está disposta a pagar 10% a mais do valor de mercado do produto se este for enquadrado como produto verde. Todavia, há uma dificuldade dos brasileiros em encontrar tais produtos verdes no mercado, principalmente os de alto valor agregado como madeiras certificadas. É preciso que as empresas melhorem em conveniência e comunicação para atender a esse mercado em expansão.
Levando em consideração o texto apresentado e a percepção de custo para o consumidor, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
() Os custos monetários são mais altos que os não monetários para o consumidor verde, por isso muitos não compram produtos verdes.
( ) Os consumidores verdes passam mais tempo procurando por produtos adequados e confiáveis, e isso aumenta o custo percebido.
( ) Os custos psicológicos influenciam muito a percepção de valor dos produtos verdes, pois consumidores verdes correm o risco de ser enganados por falsas promessas.
( ) Oferecer maior conveniência reduz o custo não monetário e eleva a percepção de valor para o cliente, o que pode justificar o aumento do preço.
F, V, F, F.
F, V, V, V.
V, V, F, V.
F, V, V, F.
F, V, F, V.

O marketing começou a ganhar notoriedade como estratégia para o mercado na década de 1960, quando as empresas começaram a se preocupar com os anseios e desejos do consumidor. Daí em diante, foi aprimorando seus modelos para atender não só ao consumidor final do seu produto, mas a todos os stakeholders e a toda a sociedade. Hoje, além dos esforços de marketing, elas devem considerar a gestão da cadeia de suprimentos e a utilização da logística como estratégias para ganhar competitividade e ter um diferencial no mercado.
Sobre a utilização da logística como estratégia de mercado, considere as afirmações a seguir.
I. Os posicionamentos tradicionais do marketing como qualidade e preço já não garantem diferencial competitivo às empresas.
II. A logística como estratégia cuida de todo o fluxo de informações, cabendo ao marketing se ocupar dos fluxos de bens e serviços.
III. Como diferencial competitivo, a logística estratégica garante maior redução de custos e satisfação do consumidor.
I e III.
II e III.
I e II.
I, apenas.
III, apenas.

Uma das formas de aumentar o valor percebido da marca é investir na imagem e na comunicação para se fazer conhecido, educar para o consumo sustentável e estabelecer um vínculo de confiança com o consumidor. A pesquisa “Top of Mind 2018”, do Instituto Datafolha, revelou que 58% dos entrevistados não conseguem responder espontaneamente sobre marcas ligadas ao meio ambiente no Brasil. O fato demonstra a falta de posicionamento e comunicação estratégica pelas empresas, que não se fazem perceber como ambientalmente responsáveis.
Com base no exposto, assinale a alternativa que indica a estratégia de comunicação de marcas verdes correta.
O importante para uma empresa verde é que sua marca seja memorável, e para isso deve investir todos os seus esforços na construção da marca.
O investimento em publicidade não é adequado às marcas verdes que devem investir em relacionamento.
Marcas verdes devem investir de forma pesada em publicidade para se fazer conhecidas.
A comunicação da marca deve estar em sincronia com a experiência do consumidor, e os meios digitais podem contribuir nesse sentido.
Para ter o reconhecimento do consumidor, as marcas verdes devem focar sua comunicação nas atitudes que tomam para salvar o planeta.

As empresas de cosméticos também devem atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos– PNRS (Lei Federal n. 12.305/10), implantando a logística reversa para recolher as embalagens usadas. Mas como convencer os consumidores a entregarem suas embalagens de produtos de beleza utilizados? Uma jovem empresa nacional conseguiu engajamento das suas consumidoras de batom com uma campanha no Dia do Beijo, trocando batons utilizados em descontos por batons novos. Com isso, conseguiu enviar para a reciclagem 17.800 batons de diversas marcas.
Sobre a utilização da logística e as estratégias de precificação, considere as afirmações a seguir.
I. A logística reversa aumenta o custo de produção e este deve sempre ser repassado no preço ao consumidor, que entenderá o valor da responsabilidade.
II. A logística reversa aumenta o custo não monetário ao consumidor, o que pode ser compensado com estratégias como descontos e promoções.
III. O modo de compensação do aumento de custos dependerá do mercado e do tipo de consumidor que a empresa possui.
III, apenas.
I e III.
I e II.
I, apenas.
II e III.

Não é de hoje que o marketing afirma que o cliente deve ser o centro das preocupações da empresa. Com o mercado cada vez mais competitivo, fica mais difícil apresentar uma inovação. Empresas devem ser ágeis em apresentar novidades, mas estas devem ir ao encontro das reais lacunas deixadas pelos concorrentes. Inovar por inovar não garante o sucesso; ao contrário, pode levar ao fracasso de vendas e acarretar prejuízos. Por isso, Blank (2006) desenvolveu o Modelo de Desenvolvimento do Cliente, colocando o consumidor realmente no centro.
Considerando o Modelo de Desenvolvimento do Cliente, associe cada etapa a seguir com as respectivas descrições.
I. Descoberta do cliente
II. Validação do cliente
III. Criação do cliente
IV. Criação da empresa
( ) Conquista dos primeiros clientes para testar o produto
( ) Investimento em marketing para criação da demanda
( ) Pesquisar necessidades, desejos e papéis de compra
( ) Criação de estrutura orientada à missão da empresa.

Blank (2006) é enfático ao apontar a causa para tantos fracassos no lançamento de novos produtos no mercado: desconhecer seu consumidor. Conhecê-lo previamente e de forma profunda é condição para inovação, principalmente a social, que lida com problemas complexos de ser entendidos. Como solucionar a questão da violência se não entendermos as diversas perspectivas envolvidas? Por isso, o autor redefine o processo de criador de novos produtos, colocando o consumidor no centro das estratégias de marketing e operações a serem desenhadas.
Com relação ao Modelo de Desenvolvimento do Cliente criado por Blank (2006), considere as afirmações a seguir.
I. Nesse modelo, o desenvolvimento do mercado ocorre antes do desenvolvimento do produto.
II. Diferentemente do modelo tradicional, esse modelo segue uma perspectiva linear de desenvolvimento.
III. O modelo considera as delimitações dos recursos financeiros e de capacidade de vendas para desenvolver o mercado.
I e III.
II e III.
I e II.
III, apenas.
I, apenas.

A metodologia do design thinking é realizada em três grandes etapas que compreendem: imersão, que é a fase de pesquisa e que explora as necessidades, anseios e dores do consumidor; ideação, na qual ocorrem a geração e a seleção de ideias conforme sua viabilidade técnica e financeira; e por fim, prototipação, na qual as ideias ganham corpos em protótipos que são levados para ser testados no mercado. O bom da metodologia é que, se detectado o erro, basta voltar às etapas anteriores.
Considerando a metodologia do design thinking, relacione cada etapa a seguir com as ferramentas apresentadas.
I. Imersão
II. Ideação
III. Prototipação
( ) Canvas
( ) Brainstorming
( ) Jornada do Usuário
( ) Pesquisa Desk
( ) Layout de um site
( ) Observação em Campo

Startups são empresas jovens, com negócios de baixo custo e modelo inovador que, com a ajuda das tecnologias da informação, ganham escala rapidamente, ou seja, aumentam o número de usuários em pouco tempo sem elevar consideravelmente os custos. São mais flexíveis e ágeis, adaptando-se rapidamente a ambientes incertos. As startups sociais vêm crescendo em números no país, com projetos para educação, saúde e preservação ambiental. Para auxiliar esses negócios a manterem uma proposta financeiramente sustentável e organizada, as parcerias são fundamentais.
Assinale a alternativa que possui o tipo de parcerias em negócios sociais.
Consumidores, fornecedores e intermediários.
Intermediários, investidores e parceiros.
Fornecedores, intermediários e parceiros.
Fornecedores, investidores e consumidores.
Investidores, fornecedores e parceiros.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

Há diferentes estratégias de precificação de produtos que podem ser utilizadas pelas empresas para cobrir seus custos operacionais e demonstrar valor ao cliente. As três mais convencionais são a precificação por custos, a precificação por paridade competitiva e a precificação por demanda, baseada em valor para o cliente. Em mercados verdes, a precificação por valor é uma estratégia interessante, pois permite adequar o preço ao tipo de cliente, se são clientes mais convencionais e sensíveis a preço ou mais inclinados a buscar valor.
Levando em consideração a precificação por demanda e a noção de valor para o cliente, assinale com V as afirmacoes verdadeiras, e com F as falsas.
( ) Para o cliente que busca valor é importante investir na marca e no ambiente de compras com vistas a se obter prestígio social na compra do produto.
( ) O cliente que busca preço não é interessante para o mercado verde, pois não há como oferecer preço baixo com tão alto investimento em operações sustentáveis.
( ) Quando o cliente compara preço e qualidade, ele é mais racional na escolha, e para esse cliente a empresa deve oferecer produtos de maior qualidade por preços abaixo do mercado.
( ) Clientes que comparam custos e benefícios são atraídos por estratégias que reduzem os custos não monetários e entregam mais por menos como pacotes de serviços.
V, F, F, F.
V, F, F, V.
V, F, V, V.
V, V, F, V.
V, V, F, F.

Embora muitos empreendedores afirmem que hoje a logística é uma importante estratégia para obter diferencial de mercado, há empresas que a colocam como uma função de menor importância, restrita apenas às atividades de transporte das mercadorias. Mas logística não é só transporte. As decisões sobre transporte são importantes, mas cabe a ela a importante tarefa de manter o mercado abastecido e isso envolve compras, armazenagem, movimentação interna, embalagem, transporte e distribuição de mercadorias.
Quanto à relação entre a logística e a cadeia de suprimentos, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
( ) A importância da logística estratégica está na junção dos elos da cadeia de suprimentos, reduzindo o tempo de resposta à demanda.
( ) A gestão da cadeia de suprimentos é parte integrante da logística estratégica: a primeira atua nas negociações com stakeholders , e a segunda, nos fluxos materiais.
( ) A logística estratégica, como parte estrutural da cadeia de suprimentos, tem como focos a redução máxima de custos e o aumento da produtividade.
( ) Organizações que veem as partes da cadeia de suprimentos como setores funcionais ainda não entenderam a importância da logística estratégica.
V, F, V, V.
V, V, F, V.
V, F, V, F.
F, V, F, V.
V, F, F, V.

A pesquisa Image Power Green Brands sobre a percepção de consumidores de diversos países acerca de produtos sustentáveis realizada em 2011 revelou que 93% da população afirma ser importante que uma empresa seja ambientalmente consciente e metade está disposta a pagar 10% a mais do valor de mercado do produto se este for enquadrado como produto verde. Todavia, há uma dificuldade dos brasileiros em encontrar tais produtos verdes no mercado, principalmente os de alto valor agregado como madeiras certificadas. É preciso que as empresas melhorem em conveniência e comunicação para atender a esse mercado em expansão.
Levando em consideração o texto apresentado e a percepção de custo para o consumidor, assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas.
() Os custos monetários são mais altos que os não monetários para o consumidor verde, por isso muitos não compram produtos verdes.
( ) Os consumidores verdes passam mais tempo procurando por produtos adequados e confiáveis, e isso aumenta o custo percebido.
( ) Os custos psicológicos influenciam muito a percepção de valor dos produtos verdes, pois consumidores verdes correm o risco de ser enganados por falsas promessas.
( ) Oferecer maior conveniência reduz o custo não monetário e eleva a percepção de valor para o cliente, o que pode justificar o aumento do preço.
F, V, F, F.
F, V, V, V.
V, V, F, V.
F, V, V, F.
F, V, F, V.

O marketing começou a ganhar notoriedade como estratégia para o mercado na década de 1960, quando as empresas começaram a se preocupar com os anseios e desejos do consumidor. Daí em diante, foi aprimorando seus modelos para atender não só ao consumidor final do seu produto, mas a todos os stakeholders e a toda a sociedade. Hoje, além dos esforços de marketing, elas devem considerar a gestão da cadeia de suprimentos e a utilização da logística como estratégias para ganhar competitividade e ter um diferencial no mercado.
Sobre a utilização da logística como estratégia de mercado, considere as afirmações a seguir.
I. Os posicionamentos tradicionais do marketing como qualidade e preço já não garantem diferencial competitivo às empresas.
II. A logística como estratégia cuida de todo o fluxo de informações, cabendo ao marketing se ocupar dos fluxos de bens e serviços.
III. Como diferencial competitivo, a logística estratégica garante maior redução de custos e satisfação do consumidor.
I e III.
II e III.
I e II.
I, apenas.
III, apenas.

Uma das formas de aumentar o valor percebido da marca é investir na imagem e na comunicação para se fazer conhecido, educar para o consumo sustentável e estabelecer um vínculo de confiança com o consumidor. A pesquisa “Top of Mind 2018”, do Instituto Datafolha, revelou que 58% dos entrevistados não conseguem responder espontaneamente sobre marcas ligadas ao meio ambiente no Brasil. O fato demonstra a falta de posicionamento e comunicação estratégica pelas empresas, que não se fazem perceber como ambientalmente responsáveis.
Com base no exposto, assinale a alternativa que indica a estratégia de comunicação de marcas verdes correta.
O importante para uma empresa verde é que sua marca seja memorável, e para isso deve investir todos os seus esforços na construção da marca.
O investimento em publicidade não é adequado às marcas verdes que devem investir em relacionamento.
Marcas verdes devem investir de forma pesada em publicidade para se fazer conhecidas.
A comunicação da marca deve estar em sincronia com a experiência do consumidor, e os meios digitais podem contribuir nesse sentido.
Para ter o reconhecimento do consumidor, as marcas verdes devem focar sua comunicação nas atitudes que tomam para salvar o planeta.

As empresas de cosméticos também devem atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos– PNRS (Lei Federal n. 12.305/10), implantando a logística reversa para recolher as embalagens usadas. Mas como convencer os consumidores a entregarem suas embalagens de produtos de beleza utilizados? Uma jovem empresa nacional conseguiu engajamento das suas consumidoras de batom com uma campanha no Dia do Beijo, trocando batons utilizados em descontos por batons novos. Com isso, conseguiu enviar para a reciclagem 17.800 batons de diversas marcas.
Sobre a utilização da logística e as estratégias de precificação, considere as afirmações a seguir.
I. A logística reversa aumenta o custo de produção e este deve sempre ser repassado no preço ao consumidor, que entenderá o valor da responsabilidade.
II. A logística reversa aumenta o custo não monetário ao consumidor, o que pode ser compensado com estratégias como descontos e promoções.
III. O modo de compensação do aumento de custos dependerá do mercado e do tipo de consumidor que a empresa possui.
III, apenas.
I e III.
I e II.
I, apenas.
II e III.

Não é de hoje que o marketing afirma que o cliente deve ser o centro das preocupações da empresa. Com o mercado cada vez mais competitivo, fica mais difícil apresentar uma inovação. Empresas devem ser ágeis em apresentar novidades, mas estas devem ir ao encontro das reais lacunas deixadas pelos concorrentes. Inovar por inovar não garante o sucesso; ao contrário, pode levar ao fracasso de vendas e acarretar prejuízos. Por isso, Blank (2006) desenvolveu o Modelo de Desenvolvimento do Cliente, colocando o consumidor realmente no centro.
Considerando o Modelo de Desenvolvimento do Cliente, associe cada etapa a seguir com as respectivas descrições.
I. Descoberta do cliente
II. Validação do cliente
III. Criação do cliente
IV. Criação da empresa
( ) Conquista dos primeiros clientes para testar o produto
( ) Investimento em marketing para criação da demanda
( ) Pesquisar necessidades, desejos e papéis de compra
( ) Criação de estrutura orientada à missão da empresa.

Blank (2006) é enfático ao apontar a causa para tantos fracassos no lançamento de novos produtos no mercado: desconhecer seu consumidor. Conhecê-lo previamente e de forma profunda é condição para inovação, principalmente a social, que lida com problemas complexos de ser entendidos. Como solucionar a questão da violência se não entendermos as diversas perspectivas envolvidas? Por isso, o autor redefine o processo de criador de novos produtos, colocando o consumidor no centro das estratégias de marketing e operações a serem desenhadas.
Com relação ao Modelo de Desenvolvimento do Cliente criado por Blank (2006), considere as afirmações a seguir.
I. Nesse modelo, o desenvolvimento do mercado ocorre antes do desenvolvimento do produto.
II. Diferentemente do modelo tradicional, esse modelo segue uma perspectiva linear de desenvolvimento.
III. O modelo considera as delimitações dos recursos financeiros e de capacidade de vendas para desenvolver o mercado.
I e III.
II e III.
I e II.
III, apenas.
I, apenas.

A metodologia do design thinking é realizada em três grandes etapas que compreendem: imersão, que é a fase de pesquisa e que explora as necessidades, anseios e dores do consumidor; ideação, na qual ocorrem a geração e a seleção de ideias conforme sua viabilidade técnica e financeira; e por fim, prototipação, na qual as ideias ganham corpos em protótipos que são levados para ser testados no mercado. O bom da metodologia é que, se detectado o erro, basta voltar às etapas anteriores.
Considerando a metodologia do design thinking, relacione cada etapa a seguir com as ferramentas apresentadas.
I. Imersão
II. Ideação
III. Prototipação
( ) Canvas
( ) Brainstorming
( ) Jornada do Usuário
( ) Pesquisa Desk
( ) Layout de um site
( ) Observação em Campo

Startups são empresas jovens, com negócios de baixo custo e modelo inovador que, com a ajuda das tecnologias da informação, ganham escala rapidamente, ou seja, aumentam o número de usuários em pouco tempo sem elevar consideravelmente os custos. São mais flexíveis e ágeis, adaptando-se rapidamente a ambientes incertos. As startups sociais vêm crescendo em números no país, com projetos para educação, saúde e preservação ambiental. Para auxiliar esses negócios a manterem uma proposta financeiramente sustentável e organizada, as parcerias são fundamentais.
Assinale a alternativa que possui o tipo de parcerias em negócios sociais.
Consumidores, fornecedores e intermediários.
Intermediários, investidores e parceiros.
Fornecedores, intermediários e parceiros.
Fornecedores, investidores e consumidores.
Investidores, fornecedores e parceiros.

Prévia do material em texto

MARKETING DIGITAL SOCIAL E AMBIENTAL 
ATIVIDADE 4 – GABARITADO 
 
PERGUNTA 1 
1. Há diferentes estratégias de precificação de produtos que podem ser utilizadas pelas empresas 
para cobrir seus custos operacionais e demonstrar valor ao cliente. As três mais convencionais 
são a precificação por custos, a precificação por paridade competitiva e a precificação por 
demanda, baseada em valor para o cliente. Em mercados verdes, a precificação por valor é 
uma estratégia interessante, pois permite adequar o preço ao tipo de cliente, se são clientes 
mais convencionais e sensíveis a preço ou mais inclinados a buscar valor. 
 
ZEITHAML, V. A.; BITNER, M.J.; GREMLER, D. D. Marketing de Serviços :aempresa com 
foco no cliente. Porto Alegre: AMGH Editora, 2014. 
 
Levando em consideração a precificação por demanda e a noção de valor para o cliente, 
assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas. 
 
( ) Para o cliente que busca valor é importante investir na marca e no ambiente de compras 
com vistas a se obter prestígio social na compra do produto. 
( ) O cliente que busca preço não é interessante para o mercado verde, pois não há como 
oferecer preço baixo com tão alto investimento em operações sustentáveis. 
( ) Quando o cliente compara preço e qualidade, ele é mais racional na escolha, e para esse 
cliente a empresa deve oferecer produtos de maior qualidade por preços abaixo do mercado. 
( ) Clientes que comparam custos e benefícios são atraídos por estratégias que reduzem os 
custos não monetários e entregam mais por menos como pacotes de serviços. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas. 
 
 
V, F, F, F. 
 
 
V, F, F, V. 
 
 
V, F, V, V. 
 
 
V, V, F, V. 
 
 
V, V, F, F. 
 
PERGUNTA 2 
1. Embora muitos empreendedores afirmem que hoje a logística é uma importante estratégia para 
obter diferencial de mercado, há empresas que a colocam como uma função de menor 
importância, restrita apenas às atividades de transporte das mercadorias. Mas logística não é 
só transporte. As decisões sobre transporte são importantes, mas cabe a ela a importante 
tarefa de manter o mercado abastecido e isso envolve compras, armazenagem, movimentação 
interna, embalagem, transporte e distribuição de mercadorias. 
 
Quanto à relação entre a logística e a cadeia de suprimentos, assinale com V as afirmações 
verdadeiras, e com F as falsas. 
 
( ) A importância da logística estratégica está na junção dos elos da cadeia de suprimentos, 
reduzindo o tempo de resposta à demanda. 
( ) A gestão da cadeia de suprimentos é parte integrante da logística estratégica: a primeira 
atua nas negociações com stakeholders , e a segunda, nos fluxos materiais. 
( ) A logística estratégica, como parte estrutural da cadeia de suprimentos, tem como focos a 
redução máxima de custos e o aumento da produtividade. 
( ) Organizações que veem as partes da cadeia de suprimentos como setores funcionais ainda 
não entenderam a importância da logística estratégica. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas. 
 
 
V, F, V, V. 
 
 
V, V, F, V. 
 
 
V, F, V, F. 
 
 
F, V, F, V. 
 
 
V, F, F, V. 
 
PERGUNTA 3 
1. A pesquisa Image Power Green Brands sobre a percepção de consumidores de diversos 
países acerca de produtos sustentáveis realizada em 2011 revelou que 93% da população 
afirma ser importante que uma empresa seja ambientalmente consciente e metade está 
disposta a pagar 10% a mais do valor de mercado do produto se este for enquadrado como 
produto verde. Todavia, há uma dificuldade dos brasileiros em encontrar tais produtos verdes 
no mercado, principalmente os de alto valor agregado como madeiras certificadas. É preciso 
que as empresas melhorem em conveniência e comunicação para atender a esse mercado em 
expansão. 
 
PAGOTTO,E. Estudo global mostra dificuldade de brasileiros em comprar produtos 
“verdes”. Marketing Ambiental ,09/06/2011. Disponível em: <https://goo.gl/8w9ZrT>. Acesso 
em: 09/02/2019. 
 
Levando em consideração o texto apresentado e a percepção de custo para o consumidor, 
assinale com V as afirmações verdadeiras, e com F as falsas. 
 
() Os custos monetários são mais altos que os não monetários para o consumidor verde, por 
isso muitos não compram produtos verdes. 
( ) Os consumidores verdes passam mais tempo procurando por produtos adequados e 
confiáveis, e isso aumenta o custo percebido. 
( ) Os custos psicológicos influenciam muito a percepção de valor dos produtos verdes, pois 
consumidores verdes correm o risco de ser enganados por falsas promessas. 
( ) Oferecer maior conveniência reduz o custo não monetário e eleva a percepção de valor 
para o cliente, o que pode justificar o aumento do preço. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas. 
 
 
F, V, F, F. 
 
 
F, V, V, V. 
 
 
V, V, F, V. 
 
 
F, V, V, F. 
 
 
F, V, F, V. 
 
PERGUNTA 4 
1. O marketing começou a ganhar notoriedade como estratégia para o mercado na década de 
1960, quando as empresas começaram a se preocupar com os anseios e desejos do 
consumidor. Daí em diante, foi aprimorando seus modelos para atender não só ao consumidor 
final do seu produto, mas a todos os stakeholders e a toda a sociedade. Hoje, além dos 
esforços de marketing, elas devem considerar a gestão da cadeia de suprimentos e a utilização 
da logística como estratégias para ganhar competitividade e ter um diferencial no mercado. 
 
RAZZOLINI FILHO, E.; BERTÉ, R. O reverso da logística e as questões ambientais no 
Brasil . Curitiba: InterSaberes, 2013. 
 
Sobre a utilização da logística como estratégia de mercado, considere as afirmações a seguir. 
 
I. Os posicionamentos tradicionais do marketing como qualidade e preço já não 
garantem diferencial competitivo às empresas. 
II. A logística como estratégia cuida de todo o fluxo de informações, cabendo ao 
marketing se ocupar dos fluxos de bens e serviços. 
III. Como diferencial competitivo, a logística estratégica garante maior redução de custos 
e satisfação do consumidor. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s). 
 
 
I e III. 
 
 
II e III. 
 
 
I e II. 
 
 
I, apenas. 
 
 
III, apenas. 
 
PERGUNTA 5 
1. Uma das formas de aumentar o valor percebido da marca é investir na imagem e na 
comunicação para se fazer conhecido, educar para o consumo sustentável e estabelecer um 
vínculo de confiança com o consumidor. A pesquisa “Top of Mind 2018”, do Instituto Datafolha, 
revelou que 58% dos entrevistados não conseguem responder espontaneamente sobre marcas 
ligadas ao meio ambiente no Brasil. O fato demonstra a falta de posicionamento e 
comunicação estratégica pelas empresas, que não se fazem perceber como ambientalmente 
responsáveis. 
 
TOP OF MIND ‘18. Folha de S.Paulo . [S.d.]. Disponível 
em: <https://www1.folha.uol.com.br/especial/2018/top-of-mind/>. Acesso em: 09/02/2019. 
 
Com base no exposto, assinale a alternativa que indica a estratégia de comunicação de 
marcas verdes correta. 
 
 
O importante para uma empresa verde é que sua marca seja memorável, 
e para isso deve investir todos os seus esforços na construção da marca. 
 
 
O investimento em publicidade não é adequado às marcas verdes que 
devem investir em relacionamento. 
 
 
Marcas verdes devem investir de forma pesada em publicidade para se 
fazer conhecidas. 
 
 
A comunicação da marca deve estar em sincronia com a experiência do 
consumidor, e os meios digitais podem contribuir nesse sentido. 
 
 
Para ter o reconhecimento do consumidor, as marcas verdes devem focar 
sua comunicação nas atitudes que tomam para salvar o planeta.PERGUNTA 6 
1. As empresas de cosméticos também devem atender à Política Nacional de Resíduos Sólidos– 
PNRS (Lei Federal n. 12.305/10), implantando a logística reversa para recolher as embalagens 
usadas. Mas como convencer os consumidores a entregarem suas embalagens de produtos de 
beleza utilizados? Uma jovem empresa nacional conseguiu engajamento das suas 
consumidoras de batom com uma campanha no Dia do Beijo, trocando batons utilizados em 
descontos por batons novos. Com isso, conseguiu enviar para a reciclagem 17.800 batons de 
diversas marcas. 
 
LOGÍSTICA Reversa, reciclagem em todo o país. Relatório de Sustentabilidade 2015. Grupo 
Boticário .Disponível em: < https://relatoweb.com.br/boticario/15/logistica-
reversa.php>.Acesso em:09/02/2019. 
 
Sobre a utilização da logística e as estratégias de precificação, considere as afirmações a 
seguir. 
 
I. A logística reversa aumenta o custo de produção e este deve sempre ser repassado no preço 
ao consumidor, que entenderá o valor da responsabilidade. 
II. A logística reversa aumenta o custo nãomonetário ao consumidor, o que pode ser 
compensado com estratégias como descontos e promoções. 
III. O modo de compensação do aumento de custos dependerá do mercado e do tipo de 
consumidor que a empresa possui. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s). 
 
 
III, apenas. 
 
 
I e III. 
 
 
I e II. 
 
 
I, apenas. 
 
 
II e III. 
 
PERGUNTA 7 
1. Não é de hoje que o marketing afirma que o cliente deve ser o centro das preocupações da 
empresa. Com o mercado cada vez mais competitivo, fica mais difícil apresentar uma inovação. 
Empresas devem ser ágeis em apresentar novidades, mas estas devem ir ao encontro das 
reais lacunas deixadas pelos concorrentes. Inovar por inovar não garante o sucesso; ao 
contrário, pode levar ao fracasso de vendas e acarretar prejuízos. Por isso, Blank (2006) 
desenvolveu o Modelo de Desenvolvimento do Cliente, colocando o consumidor realmente no 
centro. 
 
BLANK, S. The Four Steps to the Epiphany : Successful Strategies for Products that Win. 
BookBaby, 2006. Disponível em: <https://web.stanford.edu/group/e145/cgi-
bin/winter/drupal/upload/handouts/Four_Steps.pdf>. Acesso em: 09/02/2019. 
 
Considerando o Modelo de Desenvolvimento do Cliente, associe cada etapa a seguir com as 
respectivas descrições. 
 
I. Descoberta do cliente 
II.Validação do cliente 
III. Criação do cliente 
IV. Criação da empresa 
 
( ) Conquista dos primeiros clientes para testar o produto 
( ) Investimento em marketing para criação da demanda 
( ) Pesquisar necessidades, desejos e papéis de compra 
( ) Criação de estrutura orientada à missão da empresa 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas. 
 
 
I, IV, III, II. 
 
 
IV, III, II, I. 
 
 
IV, III, I, II. 
 
 
II, III, I, IV. 
 
 
II, I, IV, III. 
 
PERGUNTA 8 
1. Blank (2006) é enfático ao apontar a causa para tantos fracassos no lançamento de novos 
produtos no mercado: desconhecerseu consumidor. Conhecê-lo previamente e de forma 
profunda é condição para inovação, principalmente a social, que lida com problemas 
complexos de ser entendidos. Como solucionar a questão da violência se não entendermos as 
diversas perspectivas envolvidas? Por isso, o autor redefine o processo de criador de novos 
produtos, colocando o consumidor no centro das estratégias de marketing e operações a 
serem desenhadas. 
 
BLANK, S. The Four Steps to the Epiphany : Successful Strategies for Products that Win. 
BookBaby, 2006. Disponível em: <https://web.stanford.edu/group/e145/cgi-
bin/winter/drupal/upload/handouts/Four_Steps.pdf>. Acesso em: 09/02/2019. 
 
Com relação ao Modelo de Desenvolvimento do Cliente criado por Blank (2006), considere as 
afirmações a seguir. 
 
I. Nesse modelo, o desenvolvimento do mercado ocorre antes do desenvolvimento do produto. 
II. Diferentemente do modelo tradicional, esse modelo segue uma perspectiva linear de 
desenvolvimento. 
III. O modelo considera as delimitações dos recursos financeiros e de capacidade de vendas 
para desenvolver o mercado. 
 
Assinale a alternativa que apresenta a(s) assertiva(s) correta(s). 
 
 
I e III. 
 
 
II e III. 
 
 
I e II. 
 
 
III, apenas. 
 
 
I, apenas. 
 
PERGUNTA 9 
1. A metodologia do design thinking é realizada em três grandes etapas que compreendem: 
imersão, que é a fase de pesquisa eque explora as necessidades, anseios e dores do 
consumidor; ideação, na qual ocorrem a geração e a seleção de ideias conforme sua 
viabilidade técnica e financeira; e por fim,prototipação,na qual as ideias ganham corpos em 
protótipos que são levados para ser testados no mercado. O bom da metodologia é que, se 
detectado o erro, basta voltar às etapas anteriores. 
 
VIANNA, M. et al . Design thinking : inovação em negócios. Rio de Janeiro:MJV Press, 2012. 
 
Considerando a metodologia do design thinking , relacione cada etapa a seguir com as 
ferramentas apresentadas. 
 
I. Imersão 
II. Ideação 
III. Prototipação 
 
( ) Canvas 
( ) Brainstorming 
( ) Jornada do Usuário 
( ) Pesquisa Desk 
( ) Layout de um site 
( ) Observação em Campo 
 
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de respostas. 
 
 
II, III, I, II, III, I. 
 
 
II, III, III, I, II, I. 
 
 
III, II, II, I, III, I. 
 
 
III, II, II, I, III, II. 
 
 
II, I, III, II, III, I. 
 
PERGUNTA 10 
1. Startups 
são empresas jovens, com negócios de baixo custo e modelo inovador que, com a ajuda das 
tecnologias da informação, ganham escala rapidamente, ou seja, aumentam o número de 
usuários em pouco tempo sem elevar consideravelmente os custos. São mais flexíveis e ágeis, 
adaptando-se rapidamente a ambientes incertos. As startups sociais vêm crescendo em 
números no país, com projetos para educação, saúde e preservação ambiental. Para auxiliar 
esses negócios a manterem uma proposta financeiramente sustentável e organizada, as 
parcerias são fundamentais. 
 
EMPREENDEDORISMO de impacto social cresce no Brasil. Época Negócios , 16/07/2018. 
Disponível 
em: <https://epocanegocios.globo.com/Mercado/noticia/2018/07/empreendedorismo-de-
impacto-social-cresce-no-brasil.html>. Acesso em: 09/02/2019. 
 
Assinale a alternativa que possui o tipo de parcerias em negócios sociais. 
 
 
Consumidores, fornecedores e intermediários. 
 
 
Intermediários, investidores e parceiros. 
 
 
Fornecedores, intermediários e parceiros. 
 
 
Fornecedores, investidores e consumidores. 
 
 
Investidores, fornecedores e parceiros.

Mais conteúdos dessa disciplina