Buscar

Psicologia do Esporte e Iniciação Esportiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)No Brasil, muitos programas de iniciação esportiva são voltados para o desenvolvimento de atletas, em que a cobrança por resultados leva a um alto índice de evasão. Se para atletas do alto rendimento já é difícil lidar com a pressão, o que dirá para crianças e jovens em fase de desenvolvimento motor, cognitivo e emocional.
Nesse contexto, a disciplina que investiga as causas e os efeitos das ocorrências psíquicas que apresenta o ser humano antes, durante e após o exercício ou o esporte, sejam estes, de cunho educativo, recreativo, competitivo ou reabilitador é denominada
Alternativas:
a)psicologia geral.
b)psicologia educacional.
c)psicologia do esporte e do exercício.Alternativa assinalada
d)psicologia aplicada ao comportamento.
e)psicologia do desenvolvimento.
2)Quando falamos de psicologia do esporte as pessoas imaginam que os estudos acerca da temática, bem como a sua intervenção por psicólogos do esporte, estão voltados apenas aos atletas de alto rendimento. No entanto, os objetivos da psicologia do esporte se estendem a participação de crianças e jovens, técnicos, árbitros ou qualquer pessoa ligada diretamente no contexto esportivo.
Considerando o texto apresentado, pode se afirmar sobre que a psicologia do esporte e do exercício tem como objetivo
Alternativas:
a)compreender como se desenvolvem os distúrbios mentais e psicológicos em indivíduos que pratica esporte ou atividade física de qualquer natureza sobre elevados níveis de pressão emocional.
b)considerar os aspectos psicofisiológicos inerentes à prática esportiva no ambiente educacional e intervir nos processos psicológicos dos indivíduos que apresentam distúrbios comportamentais em outros ambientes.
c)difundir o conhecimento reconhecido cientificamente pela psicologia geral a diferentes segmentos da sociedade de forma a proporcionar alteração no caráter dos indivíduos proporcionando assim, melhora nos aspectos de socialização.
d)entender como os fatores psicológicos afetam o desempenho físico de um indivíduo e como a participação em esportes e exercícios afeta o desenvolvimento psicológico, a saúde e o bem-estar de uma pessoa.Alternativa assinalada
e)comprovar que o esporte e o exercício interferem no desenvolvimento natural do ser humano quando iniciado precocemente, sendo portanto, fundamental que se modifique o formato dos mesmos para que se adequem aos patamares da ciência.
3)Moreno (2000) definiu a iniciação esportiva como um processo de ensino-aprendizagem para a prática e o conhecimento de uma modalidade esportiva, compreendida desde o primeiro contato até a prática de maneira estruturada da mesma.
 
Com base no texto apresentado complete as lacunas a seguir.
 
Ao nos referirmos a iniciação por crianças e ____________na prática esportiva como um processo de ensino-aprendizagem, podemos nos referir a essa prática como uma prática ____________, visto que o esporte é praticado nos contextos formal e ____________ e deve focar, a questão sócia educativa “analisando os processos de __________e de aprendizagem, bem como os processos de educação e de ____________.
Assinale a alternativa que preenche corretamente as lacunas.
Alternativas:
a)jovens – educacional – informal – ensino – socialização.Alternativa assinalada
b)adultos – recreacional – educativo – estudo – inclusão.
c)adultos – profissional – informal – conhecimento – exclusão.
d)jovens – educacional – informal – desenvolvimento – inclusão.
e)atletas – profissional – educativo – desenvolvimento – socialização.
4)A necessidade de registro e das análises das ações individuais técnico–tática foi apresentada pela primeira vez em 1936, onde foi proposto que em cada jogo se deveria fixar a quantidade de passes e outros fundamentos, bem como a efetividade dessas técnicas na evolução das ações de ataque e defesa.
A forma de registro apresentada recebeu o nome de:
Alternativas:
a)Planilha.
b)Prancheta.
c)Scout.Alternativa assinalada
d)Estatística.
e)Tablet.

Outros materiais