Buscar

Questões DISCURSIVAS da disciplina Treinamento e Desenvolvimento

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questões DISCURSIVAS da disciplina Treinamento e Desenvolvimento
Questão 1/5 - Treinamento e Desenvolvimento
Leia o relato abaixo:
BRINCADEIRAS NO TRABALHO? PODE?
Desde o ano 2000, os donos da RL Higiene, distribuidora paulistana de produtos de limpeza, organizam, todo mês de janeiro, um evento para os funcionários. O objetivo é divulgar as estratégias para o ano que se inicia. Em 2012, o discurso dos sócios — Ricardo Vacaro, de 54 anos, e Rogério Vacaro, de 51 — seria um pouco diferente do habitual.
"Por muitos anos, botamos pilha nos funcionários para aumentar as vendas a qualquer custo",
diz Ricardo. "Em 2012, as metas eram cortar despesas e melhorar as margens." Para não diminuir o engajamento dos funcionários, Ricardo decidiu aproveitar o dia do evento para promover uma conscientização usando games.
Para isso, contratou a paulistana Vehuel, que desenvolve jogos de tabuleiro para clientes como Itaú, Unilever e BMW. A Vehuel criou um jogo em que os funcionários ocupavam o papel de donos da RL Higiene. Em cada turno, os participantes jogavam o dado e caíam em casinhas que os incitavam a tomar uma decisão com base em situações hipotéticas.
"Podia ser uma oferta tentadora de um fornecedor ou um cliente que insistia por um desconto mais alto", diz Carmem Manzano, diretora da Vehuel. Se a decisão prejudicava a rentabilidade do negócio, o jogador tinha de voltar algumas casinhas e ficava mais distante da vitória."
Fonte: Exame 24/10/2013
Qual o método de aprendizagem utilizado no texto?
AVA UNIVIRTUS
Espera-se que o aluno identifique a Metodologia vivencial, pois através de jogos e dinâmicas os membros da equipe devem resolver situações-problema e tomam decisões que os levam a uma reflexão. As ferramentas mais utilizadas no método participativo são as dinâmicas de grupo, os jogos de empresa, as simulações de vendas e as dramatizações. Nesse método, os indivíduos participam de uma atividade concreta onde são levados a resolverem desafios e a exercitarem suas habilidades de negociação, relacionamento e tomada de decisão. Ao final do processo, o grupo é convidado a refletir sobre seus comportamentos, atitudes e decisões, conduzindo-os à reflexão e a aprendizagem.
Questão 2/5 - Treinamento e Desenvolvimento
A empresa Alfa vem enfrentando problemas de competitividade. Como alternativa de racionalização de custos, optou por trocar seus fornecedores, obtendo matéria-prima mais barata. Os custos de produção diminuíram, mas a empresa passou a enfrentar um grande volume de reclamações referentes à queda na qualidade dos produtos, comprometendo ainda mais sua posição no mercado.
A gerência de Recursos Humanos decidiu propor um programa interno de treinamento para solucionar o problema de qualidade dos produtos.
Avalie a decisão da empresa a respeito do levantamento das necessidades de treinamento.
No caso apresentado julga-se que há uma relação direta entre a falta de capacitação e a qualidade dos produtos. Contudo, é inadequado levantar as necessidades de treinamento apenas pelas falhas de produção, pois os produtos defeituosos podem ser ocasionados pela má qualidade da matéria prima, tecnologia empregada.
Questão 3/5 - Treinamento e Desenvolvimento
Um programa de treinamento foi orçado em R$ 15.000,00 para ser desenvolvido e realizado. Depois de se concluir o treinamento, o número de acidentes na empresa diminuiu, gerando uma economia de R$ 10.000,00/ ano.
A partir dos dados informados, a empresa deve investir ou não no treinamento?
Para resolução da questão é preciso calcular o RDI = resultado obtido / custo do treinamento. O RDI é 0,67. Quando o resultado é maior do que 1 a empresa pode continuar investindo no treinamento, quando menor que 1 o treinamento torna-se inviável. O resultado do RDI do caso é 0,67, ou seja, é inviável.
Questão 4/5 - Treinamento e Desenvolvimento
Milkovich e Boudreau (2000) afirmam que o "Desenvolvimento é o processo de longo prazo para aperfeiçoar as capacidades e motivações dos empregados a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização".
Estabeleça pelo menos uma diferença entre Treinamento e Desenvolvimento.
De acordo com Freire (2014, capítulo 5), desenvolvimento não é o mesmo que treinar pessoas. O conceito de desenvolvimento de pessoas é mais amplo, pois tem como objetivo principal capacitar as pessoas para serem profissionais de sucesso:
O desenvolvimento é um processo de longo prazo, já o treinamento, geralmente, é de curto ou médio prazo e que tem, como objetivo, suprir uma necessidade atual do cargo.
O desenvolvimento visa aperfeiçoar capacidades e motivações dos empregados, preparando-os, no futuro próximo, para exercerem novas posições estratégicas dentro da organização. O treinamento foca na tarefa a ser desenvolvida no presente.
Questão 5/5 - Treinamento e Desenvolvimento
Com a escassez de talentos, as empresas sentiram necessidade de identificar ou, até mesmo, desenvolver habilidades em profissionais que já faziam parte do quadro funcional ou, então, em novos profissionais, e transformá-los em verdadeiros talentos. A necessidade maior é criar líderes para assumir cargos de chefia, afinal, é mais cômodo eleger um líder que já entenda como funciona a organização, do que pegar uma pessoa "verde" que terá de aprender com seus subordinados a forma que aquela empresa trabalha. Foi então que surgiu a ideia de fazer isso antes de colocá-lo em função de liderança.
É muito mais simples contratar um profissional capaz de ter uma visão generalista que se adapte bem em diversos setores. São estipulados tempos curtos (dois meses são suficientes, mas isso depende de setor para setor e do segmento de cada empresa) para que o profissional trabalhe efetivamente em setores que não são suas especialidades. É como se ele pudesse experimentar um pouquinho de tudo que a empresa possui.
Alguns meses no departamento financeiro serão suficientes para entender como os números da companhia funcionam. Mais um tempo na área de comunicação o fará entender das verdadeiras necessidades que a empresa possui para suprir as necessidades de Assessoria de Imprensa e Publicidade e Propaganda. O tempo que ele ficar no TI, será importante para valorizar a importância de dar crédito para esses profissionais. No comercial, ele entenderá como o mercado vê a empresa e quais os timings que as coisas acontecem ali. E, por fim, participando da rotina operacional, descobrirá onde estão os erros e acertos de todos os processos da empresa.
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/economia/colunistas/talento-em-pauta/job-rotation- bim10nmpv3wux1gz491lmve4u
Qual o método de desenvolvimento de pessoas no cargo é descrito no texto? Explique-o.
Espera-se que o aluno identifique o método de rotação de cargos (job-rotation).
O texto apresenta o método de rotação de cargos, significa a movimentação das pessoas em várias posições dentro da organização com o objetivo de desenvolver competências individuais e profissionais. A rotação pode ser vertical ou horizontal. Será vertical quando existe uma promoção temporária das pessoas para uma função mais complexa. Isso pode ocorrer, por exemplo, durante o período de férias de um líder. A rotação horizontal ocorre quando o indivíduo é colocado em outra tarefa, mas de mesmo nível de complexidade, com o intuito de absorver novos conhecimentos e habilidades (Freire, 2014, capítulo 06).

Continue navegando