Buscar

TRAB PRATICAS IX NOITE

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE NILTON LINS 
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
 
   
PROJETO DE CRIAÇÃO DE UM PRODUTO OU SERVIÇO. 
 
 
 
  
 
 
 
Manaus - Am
2018
ALEXANDRE SALDANHA DE OLIVEIRA – 17011892
BRUNO OLIVEIRA DA SILVA - 13180744
DHEYME GABRIEL DIED NASCIMENTO - 16494353
HERIEVERTON MARINHO DA SILVA – 18007733
RODRIGO DE OLIVEIRA SILVA - 13383723
SUANE LOPES COSTA – 16498262
WAGNER PEREIRA PIRES - 15098911
 
PROJETO DE CRIAÇÃO DE UM PRODUTO OU SERVIÇO.
 Trabalho apresentado para a obtenção de nota da 1° avaliação da práticas integradas IX, da LEC 101, sob a orientação do Professor Paulo César Barros de Oliveira.
Manaus - Am
2018
	
INTRODUÇÃO
Produto é o resultado de uma atividade humana ou de processo natural, e tem relação com um processo de produção. Também designa bens de consumo ou de comércio, como um artigo ou mercadoria à venda.
Em economia, bens duráveis e não duráveis são produtos, itens que possuem um dono, com direitos sobre ele. Para exemplificar, o que uma loja vende, o que uma fazenda colhe e o que uma indústria comercializa são produtos, sejam roupas, carros, alimentos etc.
Serviço é a realização de uma ou mais atividades para atender demandas sem envolver mercadorias, como transporte, educação, refeições, serviços de telefonia etc.
O termo tem origem na ideia de servir, atender à necessidade de outra pessoa executando uma tarefa ou ação pontual.
Frequentemente se diz que produtos são tangíveis, podem ser tocados, enquanto serviços são intangíveis, não podem ser tocados. Como ambos são resultado de processos de trabalho, a ideia de que produtos são bens materiais que podem ser tocados, criados a partir de matérias-primas, pode ajudar a entender a distinção, embora nem sempre haja algo concreto envolvido.
O serviço, por sua vez, não transforma objetos em bens, mas é consumido enquanto é prestado. Enquanto produtos podem ser guardados e armazenados em estoque, esgotando-se e perdendo prazo de validade, o serviço tem limitações de disponibilidade associadas a recursos humanos e materiais, e dependem da participação ou presença do cliente para acontecerem.
Outra forma de perceber a diferença diz respeito à forma de medir e de cobrar o preço. Um produto vendido pode ser mensurado com métricas de massa (gramas, quilogramas, toneladas), tamanho (centímetros, metros) ou volume (litros ou metros cúbicos), por exemplo. No caso de serviços, é comum verificar que são usadas unidades de tempo (diária, hora de trabalho, mensalidade) ou de esforço.
É também uma distinção a propriedade do que é vendido. A posse de um produto negociado passa de quem o vende para quem o compra. Um carro adquirido numa concessionária era propriedade da empresa de venda de veículos, mas é repassada ao comprador.
No caso de serviços, não há essa transferência, mas direito de uso ou acesso. Ao comprar um bilhete de ônibus, por exemplo, você nunca esperaria que o veículo passasse para você, mas apenas que você teria o direito de se deslocar no coletivo durante seu percurso.
No caso dos produtos, produção, entrega e consumo acontecem em momentos diferentes e razoavelmente claros, enquanto serviços dependem de presença para serem prestados, ainda que muita coisa possa ser preparada antes e depois dessa presença.
DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE PRODUTOS/SERVIÇOS
Projeto em si é a parte conceitual do produto/serviço que poderá vir a ser produzido, tendo como objetivo primordial a satisfação das necessidades de seus eventuais consumidores, concomitante aos recursos disponíveis e objetivos de desempenho estabelecidos para o produto/serviço. Slack (2002) conceitua projeto como os processos através do qual as exigências funcionais das pessoas são satisfeitas com o uso do produto, que representa a tradução física do conceito. Enquanto Corrêa (2006) define projeto como um conjunto de atividades inter-relacionadas para produzir um resultado definido dentro de um prazo determinado, utilizando recursos específicos.
 A natureza do projeto é a tradução do conceito, a partir da especificação detalhada, em um produto ou serviço em consonância com os objetivos de desempenho (qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo) propostos, pois estes afetam diretamente na escolha do produto/serviço pelos consumidores (Slack, 2002).
Um ponto crucial para Slack (2002) ao desenvolvimento de um projeto de produto e serviço é a criatividade, desde sua concepção (idéia) até o detalhamento final do projeto (especificação), visto que a competitividade de produto/serviço depende das escolhas que o projetista irá fazer durante as etapas do projeto em relação às inovações que o diferenciará dos demais existentes no mercado. Para minimizar erros de tomada de decisões utiliza-se o balanceamento entre criatividade e avaliação, segundo critérios de viabilidade, aceitabilidade e vulnerabilidade do projeto (Slack,2002).
Ao desenvolvimento novos produtos/serviços, no tocante à participação de mercado, é crucial o tempo que será despendido desde a concepção do projeto até a efetiva chegada do produto/serviço no mercado. Segundo Davis (2001) o mercado está cada vez mais competitivo, mudando a todo instante devido à necessidade de reagir às inovações e ao ciclo de vida dos produtos estarem mais curtos. Os objetivos do projeto, na visão de Stevenson (2001), é satisfazer aos clientes e obter lucro razoável.
ELABORAÇÃO DE PROJETO.
Objetivo;
A Correia Engenharia foi criada com o objetivo de cuidar da manutenção de toda a área externa que envolve os residenciais Lima Park. Além disso, a Correia Engenharia concentra as atividades operacionais realizadas em cada uma dos residenciais, nos espaços comerciais e no Lima Park Office no intuito de reduzir os custos e de promover padronização e mais eficiência dos serviços.
Então, serviços como portaria, limpeza, manutenção e jardinagem são realizados pela Correia Engenharia não só nas áreas externas do complexo, mas também dentro de cada um dos residenciais, nas áreas comerciais e no Office.
Empresa;
Missão;
Atender os anseios de todos os condomínios que estão inseridos no complexo urbanístico Lima Park.
Visão;
Prestar serviços exclusivo ao complexo urbanístico, de forma orgânica e visando a centralização e padronização dos processos, afim de obtermos redução dos custos operacionais e de investimentos e obter melhor qualidade dos serviços.
Valores;
Cumprir e fazer cumprir a legislação, estatuto e regulamentos vigentes, bem como conduzir todos os processos preservando a ética e cidadania.
Ramo de Atividade da Empresa;
Somos uma empresa de prestação de serviços para os condomínios dos complexos Lima Park, no Brasil.
Demanda dependente ou independente;
Imagem, Organograma de Demanda.
Layout do negócio mostrando todos os departamentos, junto com o fluxo de informações; 
Imagem, Layout dos Departamentos.
4.2. Identificar e Descrever, os Recursos Tecnológicos existentes na empresa (Hardware, Software, Redes, Dados e RH);
4.2.1. Guia Canteiro de Obra no Lima Park
Este guia foi produzido pelo Departamento de Projetos e Fiscalização de Obras da Correia Engenharia, como uma ferramenta de orientação na condução das construções no complexo. As principais dúvidas estão descritas neste material. Todas as diretrizes e normas têm o objetivo de beneficiar os moradores do Lima Park e foram criadas para oferecer qualidade de vida e garantia de bom convívio entre toda a vizinhança. Acesse:  correiaengenharia.com.br.
4.2.2. Monitoramento de placas de veículos:
O Departamento de Segurança da Correia Engenharia conseguiu usa o sistema LPR, de reconhecimento de placas de automóveis. Uma tela monitora todos os carros que entram e saem do Lima Park. Câmeras foram instaladas em todos os acessos do complexo. “É mais uma forma de garantir a segurança nos acessos do complexo; é um sistema muito importante para a segurança”. 
LPR – do inglês Licence Plate Recognition– permite a identificação de uma placa assim que o veículo passa pelo local onde está a câmera. O Departamento de Segurança está realizando o cadastramento de todos os veículos de seu sistema de moradores. Alerta imediato”. Todas as imagens são protegidas por lei.
 Imagem, Monitoramento de Placas de Veículos.
4.2.3. VOiP: Lima Park interligado
A tecnologia VoIP está disponível para todo o Lima Park. Com este sistema, moradores, portarias e Correia Engenharia podem se comunicar por meio de ramais discados em seus aparelhos de celular. Trata-se de uma forma de comunicação ágil e com custos muito menores do que a telefonia comum.  “É como se fosse um sistema de interfone para cada residência do Lima Park, interligando uma casa com a outra, com os funcionários das portarias e da Correia Engenharia. 
Imagem, Tecnologia de VOiP.
O RH da empresa conta com a ferramenta Superlogica, possibilitando todos os dados dos clientes, agilizando na formar de gera cobranças e pagamentos. 
A Correia Engenharia para melhor atender seus clientes, conta com as licencias da Auto CAD, Revit, Windows e do Avast. 
4.3. Destaque os principais benefícios d uso da tecnologia da informação na empresa;
 4.3.1. Aumento da produtividade
Por meio do trabalho dos profissionais de TI, a empresa consegue automatizar a maioria dos processos e simplificar atividades que, devido à falta de tecnologia, eram mais demoradas.
 Imagem, Tempo da Oportunidade.
4.3.2. Aperfeiçoamento da comunicação
O time de TI é responsável pela escolha dos canais de comunicação corretos e a garantia do funcionamento de cada um.
Isso faz com que a interação entre todos os setores e colaboradores da empresa seja ágil, tornando a resolução de problemas e a tomada de decisões mais rápidas.
 Imagem, Aperfeiçoamento da Comunicação.
Web Site, a empresa trabalha com E-Commerce?
. Melhoria na interação com os clientes
 O TI da Correia Engenharia pode oferecer para melhorar a comunicação com seus consumidores:
Criar apresentações dos produtos e serviços para os clientes;
Ajudar a tornar mais chamativas campanhas institucionais;
Publicar de forma mais fácil e abrangente as campanhas de marketing;
Trabalhar o banco de dados para manter contato com os consumidores;
Auxiliar na construção dos perfis de potenciais clientes.
 Imagem Melhoria Interação dos Clientes.
Maior segurança na informação
O departamento de tecnologia estruturado, a segurança digital da empresa está garantida.
Imagem, Segurança de informação.
5.3. Auxílio no setor fiscal e financeiro
Hoje, todas as operações financeiras da Correia Engenharia que vão desde o pagamento de colaboradores até a medição do fluxo de caixa são realizadas a partir de dados digitais.
Entre as soluções mais utilizadas pela tecnologia usada na Correia Engenharia para auxiliar os setores financeiro e fiscal, estão:
Backups de informação em nuvem;
Softwares para controle financeiro;
ERPs (Sistema de Gestão Empresarial) para acompanhamento fiscal;
Programas para tradução de dados e relatórios de leitura.
Endereço: 
Rua: Tapajós, N° 1320 – Cidade Nova;
Manaus – AM, 69.030-110: 
Contatos:
(092) 3011-4010, (092) 3642-3020;
E-mail: correia.engenharia@gmail.com;
Pessoal responsável pela empresa, elaborar um organograma;
Imagem, Organograma da Empresa.
Quantidade de Funcionários.
39 funcionários sendo: Diretor Presidente; Diretor Administrativo; Diretor Financeiro; Diretor Técnico TI / Telecon; Diretor Técnico Projetos, Manutenção, Infraestrutura; Diretor de Segurança; Diretor Administrativo e Financeiro;
Coordenador de TI / Telecom; Gerente Projeto e fiscal de Obras; Gerente de Manutenção; Gerente de Segurança; Secretária Executiva; Administrativo Pessoal analista de RH; Gerente de Pessoas / R&S Analista de RH; Compradora; Assistente Jurídico; Contadora.
Tempo de Funcionamento?
5 Anos prestando serviços para o grupo Lima Park, no Brasil.
Faturamento anual, base 2017.
 Imagem, Faturamento 2017.
CONCLUSÃO
Dentro desse contexto global e competitivo, revela-se a importância da elaboração do projeto de produtos e serviços, que desde os aspectos iniciais da geração do conceito até o produto final e assistência ao cliente deve nortear as organizações.
Verifica-se a partir do estudo realizado que as organizações necessitam de bons projetos para angariar cada vez mais consumidores. Pois, a criação de produtos que atendam as necessidades desses, pode por ventura ser o ponto de partida para estabelecer uma vantagem competitiva, e consequentemente será conseguido o sucesso estratégico da empresa.
REFERÊNCIAS.
SLACK, Nigel; CHAMBERS, Stuart; JOHNSTON, Robert. Administração da produção: 2ª edição. São Paulo: Atlas, 2002.
DAVIS, Mark M.; AQUILANO, Nicholas J.; CHASE, Richard B. Fundamentos da Administração da produção: 3ª edição. Porto Alegre: Bookman, 2001.
CORRÊA, Henrique L.; CORRÊA, Carlos A. Administração de produção e operações: 2ª edição São Paulo: Atlas, 2006.
GIL, Carlos Antonio. Como elaborar projetos de pesquisa: 4 ed. São Paulo: Atlas, 2007.

Continue navegando