Buscar

ATIVIDADE 01 A 10 - AULA 10


Continue navegando


Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	
	Legitimar a ideologia dominante a partir do seguinte pensamento: "eu sou incapaz e, portanto, sou responsável pelo meu fracasso ou sucesso escolar e na vida", está de acordo com uma concepção de educação que compreende o homem como:
		
	
	
	
	
	
	
	
	
	 
	mero objeto condicionado.
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Quando o professor se planeja, faz a escuta trabalhada, parte da realidade do educando e devolve de forma científica, sistematizada, pensa no que faz e porque faz, ele é considerado professor:
		
	 
	Pesquisador
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	O modelos de formação profissional analisados por Schön é voltado para a ação-reflexão-ação. Em outras palavras, podemos dizer que se trata:
	
	
	
	
	
	 
	do exercício da práxis
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	Saber conviver tornou-se mundialmente conhecido como um dos pilares da educação para o século XXI, apresentado no Relatório Delors (UNESCO). No âmbito da atuação do profissional de educação física, valorizar o saber conviver como uma expressão de respeito ao multiculturalismo representa desconstruir verdades corporalizadas, integrar saberes da cultura corporal, questionar a hierarquização das diferenças de habilidade, amar e respeitar o ser humano e a vida. Nessa perspectiva, assinale a opção em que é apresentada a atitude adequada do profissional de educação física no trabalho com um grupo de ginástica que envolva pessoas de diferentes gerações.
		
	
	
	
	
	
	
	 
	D- Socializar os saberes da experiência cultural de cada um dos participantes com relação à ginástica, como forma de valorização da diversidade cultural.
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	A educação como fenômeno social é parte integrante das relações sociais, econômicas, políticas e culturais de uma determinada sociedade. Acerca desse assunto, o papel do professor progressista, crítico e emancipado é:
		
	
	
	 
	contextualizar o processo formativo, não dicotomizando escola e sociedade.
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	( SESI, 2014, DF) Em uma escola de Educação Básica, os professores se reuniram para discutir os problemas relacionados à disciplina dos estudantes. Dentre as dificuldades sinalizadas pelos professores, foi quase unânime a fala de que a linguagem utilizada pelos estudantes era desrespeitosa e pejorativa. Um dos professores verbalizou que não entendia como desrespeitosa a linguagem dos estudantes, justificando que se tratava de uma linguagem informal e carregada de regionalismo. Segundo a perspectiva pedagógica que respalda as ações nessa instituição de ensino, é um procedimento correto:
	
	
	
	
	
	 
	Alinhar coletivamente as possíveis intervenções docentes, objetivando o sucesso dos estudantes e um bom clima organizacional.
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	Segundo Leticia Fonseca R. F. de Castro, no livro da disciplina de Didática (Rio de Janeiro : SESES, 2015):  A partir da trajetória de surgimento da Didática, é possível perceber que sua temática central se traduziu (e se traduz) em torno de estudos, discussões e análises para nortear e/ou instrumentalizar o processo de ensino-aprendizagem em que estão envolvidos aluno e professor (ALVITE apud DAMIS, 2007). As preocupações centravam-se (e centram-se), ainda, no estudo de um conjunto de normas, recursos e procedimentos que deveriam informar e orientar o trabalho docente. Nessa trajetória de evolução, é possível observar que, além da produção de conhecimentos sobre o ato de ensinar, a escola se organizou e se legitimou como uma instituição social. Nesse contexto, foram identificadas relações entre as práticas pedagógicas desenvolvidas pelos professores e a finalidade social da escola. Então, como reflexão sistemática (aquela que estuda as teorias de ensino e aprendizagem e seus resultados), a Didática, segundo Masetto (1997, p. 13) vai pensar e refletir sobre questões relacionadas à escola e à sala da aula.
Sobre o afirmado acima é possível afirmar que a Didática tem compromisso com reflexões sobre: (Analise as afirmativas abaixo em verdadeiras "V" ou falsas "F")
I - Como o aluno constrói conhecimento. (     )
II - Quais as consequências das políticas de educação no cotidiano das escolas e na sala de aula. (     )
III - As possibilidades de caminhos que ajudem a moticvar os alunos para a aprendizagem. (     )
IV - As relações entre teoria e prática que dizem respeito ao ensino. (     )
		
	
	
	
	
	
	
	 
	V - V - V - V
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A nova diretora da Escola Desafio identificou altos índices de bullying e de reprovação na análise inicial que fez ao assumir a gestão. Conversando com os professores, observou que suas práticas eram individualizadas e não havia contato da escola com as famílias. Passou a promover um movimento em direção a(à):
I. construção coletiva de uma instituição autônoma e democrática;
II. aproximação da escola com a comunidade;
III. implementação do projeto político-pedagógico em busca de uma identidade para a instituição por meio de permanente reflexão e discussão;
IV. uma gestão centralizadora com o objetivo de controlar os problemas encontrados na escola;
V. uma gestão colegiada, prevendo organizar o trabalho pedagógico e viabilizar a ampla participação.
Das ações promovidas pela nova diretora desta escola, são princípios da gestão democrática:
	
	
	
	 
	I, II, III e V.