Buscar

ATIVIDADES AULA 5

Prévia do material em texto

Questão 1
Relacionando o trecho da música a seguir a teoria de Karl Marx.
"Um homem se humilha se castram seus sonhos / Seu sonho é sua vida/ e a vida trabalho/ E sem o seu trabalho/ O homem não tem honra/ e sem a sua honra/ se morre, se mata/ Não dá prá ser feliz". (Menino Guerreiro - Gonzaguinha)
Somente uma das ideias abaixo NÃO está de acordo, assinale essa opção:
a) solidariedade mecânica e orgânica
b) alienação
c) dialética
d) trabalho
e) classes sociais
Justificativa: Marx não trabalha com as categorias de análise solidariedade mecânica nem solidariedade orgânica. São categorias criadas por Émile Durlheim e são aplicadas para explicar o grau de consenso entre os indivíduos e o grau de desenvolvimento social de uma sociedade. Para Durkheim a solidariedade do tipo mecânica é característica das sociedades ditas ¿primitivas¿ ou ¿arcaicas¿, ou seja, em agrupamentos humanos de tipo tribal formado por clãs. Já a solidariedade do tipo orgânica é a do tipo que predomina nas sociedades ditas ¿modernas¿ ou¿complexas¿ do ponto de vista da maior diferenciação individual e social (como exemplo as sociedades capitalistas). Além de não compartilharem dos mesmos valores e crenças sociais, os interesses individuais são bastante distintos e a consciência de cada indivíduo é mais acentuada. (ex. o individualismo).
Questão 2
Para Karl Marx o trabalhador foi separado, pelo capitalismo, do controle autônomo que exercia sobre o seu trabalho e também do fruto deste trabalho. O trabalho é, então, percebido pelo trabalhador como algo fora de si, que pertence a outros. (...) Eles veem a dominação de uma classe sobre a outra como fatos naturais. (Rodrigues, Alberto Tosi, Sociologia da Educação, RJ, Ed. Lamparina, pg. 40).
 A este processo Marx deu o nome de:
a) injustiça.
b) dominação tradicional.
c) alienação.
d) coerção.
e) divisão social do trabalho.
Justificativa: 
Questão 3
As sociedades modernas são complexas e multifacetadas. Mas é com o capitalismo que as divisões sociais se tornam mais desiguais e excludentes. Marx já observara que só o conflito entre as classes pode mover a história. Assim sendo, para o referido autor, em qual das opções se evidencia uma característica de classe social?
a) A ação política dos indivíduos nas sociedades hierarquizadas.
b) A identidade social, cultural e coletiva.
c) O status social e cultural dos indivíduos.
d) A função social exercida pelos indivíduos na sociedade.
e) A posição que os indivíduos ocupam nas relações de produção.
Justificativa: As classes sociais são entendidas como um grupo de indivíduos que possuem em comum uma mesma situação material e sua situação em relação aos modos de produção, isto é, se são ou não detentores dos ¿meios de produção¿ da sociedade. Esses ¿meios de produção¿ estão relacionados com as formas de produção de bens de consumo, ou seja, fábricas e grandes porções de terra dedicadas à produção de matérias-primas para produção de bens industrializados, por exemplo.
Questão 4
O Congresso estudantil de Ibiúna, realizado pela UNE, em 1968 foi um marco político e social no país pois reuniu vários pensadores e idealistas que tiveram influência na vida intelectual do país. Esta manifestação proibida resultou na prisão de vários jovens e estabeleceu uma lista de pessoas perseguidas pelo governo militar devido ao envolvimento com ideais relacionados a qual pensador?
 a) Emile Durkheim.
b) Augusto Comte.
c) Nenhuma das alternativas anteriores.
d) Max Weber.
e) Karl Marx.
Justificativa: As ideias de Marx na educação brasileira tiveram como marco principal a década de 1930 com o educador Paschoal Lemme . Segundo ele "só algum tempo mais tarde, principalmente, a partir de 1933, fomos influenciados pelos acontecimentos político-sociais que vinham se desenrolando no mundo e no país, é que se interessou mais de perto pelo estudo dessas questões, ou seja, as obras de Marx¿. Mais tarde, nas décadas de 1960 e de 1970 o movimento estudantil amplia essa participação nas lutas por ideais para a concretização, na prática, desse saber teórico. Os jovens que se reuniram naquele comício acreditam que seus ideias poderiam proporcionar um melhor uso da pedagogia na vida social e cultural. Acreditavam que o homem depende da educação para mudar "o mundo" mudando a si mesmo. Porém, acreditavam que prática e militância venceria e transformaria a sociedade através da luta de classes.
Questão 5
Segundo Marx, o conceito de consciência invertida pode ser definido como:
a) uma visão de mundo que os seres humanos necessitam para se adaptarem à vida em sociedade.
b) um conjunto de ideias que estimula a classe dominada a alcançar o poder.
c) um fato social sem importância para a construção da subjetividade na sociedade atual.
d) consciência que distorce e encobre as formas de dominação existentes nas relações sociais.
e) consciência de uma imagem transparente das relações sociais de produção.
Justificativa: Elemento da formação das identidades de classe, a dimensão da consciência social é, para Marx, aspecto essencial na compreensão dos mecanismos de dominação.
Questão 6
São as diferentes posições dos homens com relação às formas de propriedades presentes numa sociedade, ou modo de produção, que irão definir as diferentes classes sociais existentes. Assim, de acordo com Marx, a história humana é uma história das:
a) lutas entre as classes.
b) lutas partidárias.
c) conquistas democráticas.
d) políticas públicas
e) unificação dos direitos.
Questão 7
Escrito há quase duzentos anos, por Karl Marx e Friedrich Engels, o Manifesto Comunista denunciava as desigualdades sociais vividas pelos homens na sociedade capitalista. Leia trecho dessa obra, reproduzido a seguir, e assinale o que for correto sobre o desenvolvimento econômico. 
"A sociedade burguesa moderna, que brotou das ruínas da sociedade feudal, não aboliu os antagonismos das classes. Estabeleceu novas classes, novas condições de opressão, novas formas de luta no lugar das antigas [...] A manufatura já não era suficiente. Em consequência disso, o vapor e as máquinas revolucionaram a produção industrial. O lugar da manufatura foi tomado pela indústria gigantesca moderna, o lugar da classe média industrial, pelos milionários da indústria, líderes de todo o exército industrial, os burgueses modernos"
(MARX, Karl & ENGELS, Friedrich. O Manifesto do Partido Comunista. 10. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1998, p.09 e 11). 
I- A passagem da manufatura para indústria gerou um processo de modificação do espaço natural que foi bastante equilibrado, sem prejuízos ao meio ambiente. 
II - O trecho acima se refere ao contexto de formação da sociedade capitalista e à composição dos antagonismos de classe, os quais opõem proprietários dos meios de produção e proprietários da força de trabalho. 
III - As relações estabelecidas pelas classes sociais na sociedade burguesa moderna são pautadas pela cooperação, a qual conduz ao desenvolvimento econômico gerador de melhor condição de vida para todos. 
IV - As relações de troca se revolucionaram em virtude de o crescimento da burguesia moderna ter ocorrido na mesma proporção do crescimento da produção industrial. 
V - O desenvolvimento da indústria está assentado no emprego do trabalho humano, o único detentor de conhecimento para alterar a matéria-prima, a partir do uso de instrumentos que ele mesmo produz. 
Estão corretas as seguintes alternativas:
a) todas.
b) II, IV, V.
c) III, IV, V
d) I, II, V.
e) I, IV, V
Justificativa: As relações estabelecidas pelas classes sociais na sociedade burguesa estão pautadas no conflito de interesses e não na cooperação. A Revolução Industrial provocou impactos ambientais amplamente discutidos pela literatura sociológica atual.
Questão 8
Essa obra, redigida por Marx e Engels e publicada pela primeira vez no ano de 1848. De caráter panfletário, com linguagem simples e acessível, buscava conscientizar os trabalhadores da exploração a que estavam sujeitos, e indicar a força da união operária para arevolução. Esse texto é conhecido como:
a) Do Contrato Social.
b) Crítica ao Programa de Gotha.
c) O Capital.
d) A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo.
e) Manifesto Comunista.
Justificativa: Apesar da importância que teve e tem como obra de divulgação de suas ideias, o Manifesto Comunista é um 'panfleto' e está longe da complexidade que os principais escritos de Marx e Engels.

Continue navegando