Buscar

Psicologia Org Trabalho np1

Prévia do material em texto

Com referência ao momento histórico atual, considere as afirmativas abaixo:
I - Toda experiência adquirida no exercício da atividade profissional prescinde de capacidade intelectual e pode preterir a educação formal.
II - A excelência do trabalho braçal e da habilidade manual não se sobrepõe, em empresas de tecnologia desenvolvida, à exigida argúcia intelectual.
III - A capacitação profissional nas empresas deve ser corrigida sem que implique interrupção ou alteração no rumo traçado para a modernidade.
 
Isto nos permite concluir que a(s) afirmativa(s) verdadeira(s) é(são):
a) Apenas III
b) Apenas I e II
c) Apenas I e III
d) Apenas II e III
e) I, II, III
Alternativa correta (D), A capacitação profissional é um dos requisitos básicos para manter a qualidade da equipe e consequentemente da produtividade de uma empresa. O investimento em programas de qualificação favorece tanto o empregador quanto o funcionário, uma vez que o colaborador agrega valor par a si e para a empresa. 
2)Sabemos que a situação do mercado de trabalho também afeta as práticas de RH. A obra Gestão de Pessoas, de Idalberto Chiavenato, traz ao leitor características do Mercado de Trabalho, tanto em oferta, quanto em procura. Sobre esse tema, analise as alternativas a seguir:
SOMENTE está correto o que se afirma em:
     I.  O mercado de trabalho em procura pede critérios de seleção mais rígidos e rigorosos, para aproveitar a abundância de candidatos.
   II.  O mercado de trabalho em situação de procura é caracterizado por altos
investimentos em treinamento para compensar a inadequação dos candidatos.
  III.  Quando o mercado de trabalho está em oferta, as pessoas não precisam
fixar-se nos atuais empregos.
I
II
III
I e III
II e III
Alternativa correta (D), Segundo Chiavenato a definição para seleção de Recursos Humanos nada mais é que a escolha da pessoa certa para o cargo certo, ou, mais amplamente entre os candidatos recrutados para um processo seletivo àqueles que mais preenchem os requisitos aos cargos existentes da organização visando manter ou aumentar a eficiência e o desempenho no quadro de pessoal.
3)Qual das tarefas abaixo citadas NÃO está relacionada à prática profissional do Psicólogo Organizacional?
a)Participa, assessora, acompanha e elabora instrumentos para avaliação de 
funcionários. 
b) Realiza pesquisas visando a construção e ampliação do conhecimento 
aplicado ao trabalho. 
c ) Participa dos processos de demissão de funcionários, desde sua 
decisão até sua implementação. 
d) Participa de programas culturais, recreativos e educacionais no sentido de 
garantir o em prego do trabalha dor. 
e)Participa de programas e/ou atividades na área de segurança do trabalho
Alternativa correta (C), está correta, pois essa é uma pratica que não faz parte da função do Psicólogo organizacional, pois suas funções são outras, como, participar de projetos, buscar bem estar social e psicológico, auxiliar em algumas atividades, aplicar provas, testes, seleções etc. 
 
4) Desde os preceitos de Adam Smith até o surgimento da Escola de Administração Clássica, o mundo do trabalho consolidou a ideia da divisão do trabalho como elemento de fundamental importância no aumento da produtividade de indivíduos. Em razão disso, aponte a afirmação correta:
a) A divisão do trabalho permite uma eficiente especialização de tarefas, garantindo ao trabalhador uma melhor adequação ao cargo e ao conteúdo do trabalho
b) O sistema de produção em massa permite que o trabalhador conheça todo o processo produtivo
c) O princípio da produtividade – proposto por Ford – alimenta-se no trabalhador de se superar a todo instante, o que representará melhoria no processo produtivo
d) A alienação do trabalhador é um elemento a ser considerado, uma vez que, ao executar uma pequena parte do processo produtivo, o indivíduo acaba perdendo o domínio sobre o mesmo.
e) Os ideais do Taylorismo sugerem uma ‘’melhor maneira’’ de se realizar o trabalho, cabendo ao trabalhador a escolha de acordo com suas habilidades físicas/intelectuais.
Alternativa correta (D), As afirmações partem do princípio de que o indivíduo tem maior conhecimento do processo produtivo ou que tenha participação ativa ou escolha no processo como um todo. O trabalhador ficou sujeito ao processo produtivo determinado externamente, bem como direcionado a exercer uma tarefa específica, perdendo então seu contato com os meios de produção e com o produto final.
5) Considerando-se as constantes mudanças que ocorrem no mercado de trabalho, bem como também a necessidade das empresas de manter um número adequado de pessoas para que o custo da mão de obra não inviabilize o processo produtivo, faz-se necessário que o psicólogo organizacional mantenha sempre atualizada a política de cargos e salários da sua organização, a partir da elaboração do perfil do cargo. Para a realização da descrição e análise de cargos é necessário que utilizemos:
a)   O método misto, pois o uso de dois métodos ou mais permitem uma avaliação mais abrangente do cargo.
b)   O método mais adequado às condições de trabalho e tempo disponível do ocupante do analista de cargos.
c)   O método do questionário porque é o que causa menor número de problemas decorrentes da intervenção no trabalho.
d)   O método que permite recrutar o candidato mais adequado ao cargo, de acordo com a política de contratação especificada pela empresa.
e)   O método de entrevistas, porque é o que se aplica para todos os cargos, permitindo flexibilidade do entrevistador para com o nível de escolaridade dos ocupantes.
Alternativa correta (A), As demais afirmações partem do princípio de que existe  apenas um dos métodos melhor do que os demais, sendo que apenas com a junção de dois ou mais métodos se pode suprir as deficiências dos mesmos.
6) Um psicólogo organizacional ao se deparar com uma nova vaga para recrutamento de pessoal, se depara com inúmeras fontes que podem ser utilizadas. Identifique dentre elas a fonte de Recrutamento externo que se apresenta com menor custo financeiro e maior rapidez diante das outras:
a)   Palestras e conferências
b) Anúncios em revistas ou jornais
c)   Consulta aos arquivos de candidatos
d)   Agências de recrutamento
e)   Cartazes na portaria da empresa
Alternativa correta (C),  Pois dentre as variadas técnicas de seleção a que se encontra mais próxima e conseqüentemente mais barata e rápida é o arquivo de candidatos, as demais alternativas possuem menor rapidez e maior custo.
7) Dentre as várias técnicas que podem ser utilizadas pelas organizações nas áreas de Seleção e Treinamento de pessoal, identifique qual delas verifica a capacidade ou aptidão, com o intuito de generalizar ou prever o comportamento sob determinada forma de trabalho: 
a) Teste de conhecimento
b) Teste psicométrico
c) Entrevista
d) Dinâmica de grupo
e) Jogos de empresas
Alternativa correta (D), pois a dinâmica de grupo é capaz de desvendar com maior perspicácia comportamentos disfarçados na entrevista, já que os selecionadores investem, entre outros métodos, a fim de analisar como seria a conduta do profissional no dia a dia.
8) Assinale a afirmativa que corresponde a algumas fontes de recrutamento:
a) Descrição de cargos, jornal, internet e divulgação na própria empresa 
 b) Descrição de cargos, testes psicológicos e laudo psicológico 
c) Jornal, internet, divulgação na própria empresa 
 
d) Testes de nível intelectual, bateria de testes de aptidões e testes de personalidade 
e)Descrição de cargos, entrevistas e laudo psicológico
Alternativa correta (C), Como vantagens destacam-se o reduzido custo do processo, sem necessidade de recorrer a empresas de recrutamento, e a rapidez do processo. Como desvantagens encontram-se a abundância de candidaturas e a seleção menos criteriosa. 
9) Identificamos uma necessidade de treinamento através de vários indicadores. Identifique qual das alternativas abaixo NÃO consiste em umindicador de necessidade de treinamento: 
a) As queixas de clientes internos ou pares
b) Evidência de erros e sucatas excessivas
c) Resultado da entrevista de desligamento
d) As queixas de clientes externos
e) O gosto da chefia por determinados cursos
Alternativa correta (E), Pois é essencial manter uma rotina agradável e motivadora despertando o desejo de produtividade. Por isso, é muito importante que a empresa tenha um chefe motivador. Esse clima ajuda a diminuir o estresse e contribui de forma significativa no resultado final, pois funcionários felizes trabalham com maior gosto.
10) Você foi designado para fazer parte de uma comissão de cargos e salários, imcubida de rever as carreiras e o plano de cargos da organização. Para consolidar a carreira dos engenheiros, compete a você defender a opção por uma carreira em Y, substituindo a carreira dos engenheiros, compete a você defender a opção por uma carreira em Y, substituindo a carreira por linha hierárquica que vem sendo praticada. Nesse sentido, você afirma que a carreira em Y é mais adequada porque:
Os cargos gerenciais são mais importantes do que os cargos técnicos e consequentemente, é natural que o profissional no topo de sua carreira ocupe um cargo gerencial 
Com uma carreira flexível, qualquer mudança na estrutura da empresa gera grandes problemas na alocação das pessoas que ocupam cargos gerenciais
Ela valoriza o trabalho do generalista e satisfaz as necessidades organizacionais de expansão da amplitude administrativa
Ela permite um menor número de pessoas no topo da organização, sem que, necessariamente, seja aumentada a estrutura organizacional
 e) Ela tem como pressuposto a mobilidade e a ascensão profissional do empregado pelo exercício de funções gerenciais ou de ocupações na sua área de especialidade.
Alternativa correta (E), A questão poderia ser considerada fácil para quem tem conhecimentos de administração de cargos e salários e planos de carreira. 
Permitindo assim, exercer suas funções na área de especialidade.

Continue navegando