Buscar

1 Aula

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

1a Questão
	
	
	
	Assinale a alternativa que representa uma visão de mundo calcada no Etnocentrismo:
		
	
	É liberal, alternativa e fundada em uma perspectiva humanista, a partir do reconhecimento de diferentes etnias
	
	Está centrado na idéia de etnia e valoriza quaisquer encontros culturais que partlhem experiências concretas, tendo como eixo a relação multicultural e os desdobramentos dela advindos
	 
	Partilha a importância do encontro de etnias diferentes , tomando como princípio o respeito à alteridade
	 
	Percebe a realidade a partir de referências advindas de valores e critérios do grupo social do qual o sujeito participa, desconsiderando a alteridade e percebendo os princípios culturais diferentes como inferiores ou incorretos.
	
	Centra-se na valorização do discurso da alteridade como único válido, o que faz rever os princípios de seu próprio grupo
	Respondido em 19/08/2019 21:20:57
	
Explicação:
O etnocentrismo é uma visão de mundo em que o nosso próprio grupo é tomado como centro de tudo e todos os outros são pensados e sentidos por meio dos nossos valores, nossos modelos, nossas definições do que é a existência.
	
	
	 
	
	 2a Questão
	
	
	
	
	Existem correntes de pensamento que acreditam que os acontecimentos e comportamentos humanos são regidos por leis ou forças que os determinam, sendo praticamente impossível fugir a essas terminações. De acordo com Laraia (1993), o determinismo biológico é uma teoria que considera que as diferenças genéticas determinam as diferenças de comportamento. Essa abordagem do comportamento se popularizou e ainda hoje muitas concepções de senso comum estão baseadas nessa teoria. Assinale a única alternativa que NÃO corresponde a essa ideia:
		
	
	homens são mais fortes que mulheres
	
	negros sambam melhor que brancos
	
	brancos são mais inteligentes que negros
	
	filhos de alcoólatras tem propensão ao alcoolismo
	 
	filhos de pobres aprendem mais
	Respondido em 19/08/2019 21:42:27
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	A primeira definição de cultura que foi formulada do ponto de vista antropológico pertence a:
		
	
	Paul Mercier.
	
	Karl Marx
	
	Max Weber
	 
	Edward B. Tylor.
	
	Michel Leiris.
	Respondido em 19/08/2019 21:22:04
	
Explicação:
 O primeiro conceito etnográfico de cultura surgiu com Tylor, que a entendia como. ¿um todo complexo que inclui conhecimentos, crenças, arte, moral, leis, costumes ou qualquer outra capacidade ou hábitos adquiridos pelo homem como membro de uma sociedade.¿ 
	
	
	 
	
	 4a Questão
	
	
	
	
	O homem é o resultado do meio cultural em que foi socializado. Ele é um herdeiro de um longo processo acumulativo, que reflete o conhecimento e a experiência adquiridas pelas numerosas gerações que o antecederam. A manipulação adequada e criativa desse patrimônio cultural permite as inovações e as invenções. Estas não são, pois, o produto da ação isolada de um gênio, mas o resultado do esforço de toda uma comunidade. (LARAIA, Roque de Barros, pág. 45). De acordo com o texto acima marque a alternativa CORRETA ao conceito de desenvolvimento de cultura:
		
	
	Graças à cultura o homem se distanciou do mundo animal. Mais do que isso, o homem passou a ser considerado um ser acima de suas limitações orgânicas.
	
	Os grupos humanos desenvolvem suas culturas da mesma maneira, embora algumas culturas são mais adiantadas que outras. Cada sociedade seguirá três estágios: selvageria, barbarismo e civilização.
	
	O homem é resultado de uma herança genética, que determinará para sempre a sua vida.
	
	A cultura é um é desenvolvida somente em classes sociais elevadas, sendo que as camadas populares não são capazes de adquirir cultura.
	 
	Todo ser humano pode desenvolver cultura.
	Respondido em 21/08/2019 23:03:12
	
Explicação:
	Seja a sociedade simples ou complexa, todas possuem sua forma de expressar, pensar, agir e sentir, portanto, todas têm sua própria cultura
 
 
 
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 5a Questão
	
	
	
	
	(Unioeste 2012) O relativismo cultural é um princípio segundo o qual não é possível compreender, interpretar ou avaliar de maneira significativa os fenômenos sociais a não ser que sejam considerados em relação ao papel que desempenham no sistema cultural. Tendo por base o anúncio transcrito acima, é correto afirmar que:
		
	 
	relativizar é construir descrições exteriores sobre diferentes modos de vida.
	
	o relativismo defende que todas as culturas tendem a se assemelhar com o passar do tempo, e que ao difundir nossos hábitos estamos colaborando com esse processo.
	 
	relativizar é uma tentativa de construir descrições e interpretações dos fatos culturais a partir do que nos dizem e do que fazem os atores destes fatos culturais;
	
	relativizar é uma defesa da homogeneidade cultural;
	
	é o reconhecimento da unidade biológica da espécie humana. Através dessa unidade biológica podemos explicar as realidades culturais e o comportamento das pessoas;
	Respondido em 21/08/2019 23:38:06
	
Explicação:
Como aponta a resposta, o relativismo cultural depende de um exercício em que se coloca a cultura do outro em perspectiva, considerando sempre sua ligação com o mundo prático em que aquela cultura surgiu e em que é reproduzida.
	
	
	 
	
	 6a Questão
	
	
	
	
	Sobre o Determinismo Geográfico podemos afirmar que:
		
	
	A teoria do determinismo geográfico não teve uma ideologia de dominação e exclusão de grupos sociais que viviam em regiões tropicais.
	 
	O determinismo geográfico implica que as diferenças ambientais influencia e condiciona a diversidade cultural.
	
	Todas as afirmativas estão corretas.
	
	O determinismo geográfico implica em um conjunto de ações sociais impostas pelos povos primitivos.
	
	As condições naturais não influencia na cultural de determinados grupos sociais.
	Respondido em 21/08/2019 23:18:33
	
Explicação: O determinismo geográfico é uma teoria da Geografia de cunho ideológico que veio para justificar o domínio do homem europeu sobre os demais membros da sociedade mundial, determinando que os aspectos físicos como clima, vegetação e tudo relacionado as condições naturais implica no comportamento ou em uma determinada cultura.
	
	
	 
	
	 7a Questão
	
	
	
	
	(Cf. UFU 2012) A estética nas diferentes sociedades vem geralmente acompanhada de marcas corporais que individualizam seus sujeitos e sua coletividade. Discos labiais, piercings, tatuagens, mutilações, pinturas, vestimentas, penteados e cortes de cabelo são algumas marcas reconhecíveis de um inventário possível das técnicas corporais em toda sua riqueza e diversidade. Embora universal, as formas das quais se valem os grupos e indivíduos para se marcarem corporalmente são vistas, às vezes, como estranhas a indivíduos que pertencem a outros grupos. Essa atitude de estranhamento em relação ao diferente é considerada conceitualmente como:
		
	
	Preconceito: reconhece no valor das raças o que é correto ou não na estética corporal.
	 
	Etnocentrismo: só reconhece valor nos seus próprios elementos culturais.
	
	Egocentrismo: prioriza a si não enxergando a necessidades de outros indivíduos em relação às suas.
	
	Etnocídio: afasta o diferente e procura transformá-lo num igual.
	
	Relativização: o outro é entendido nos seus próprios termos.
	Respondido em 21/08/2019 23:25:09
	
	
	Gabarito
Coment.
	
	 
	
	 8a Questão
	
	
	
	
	A problemática do etnocentrismo tem preocupado, de maneira geral, devido a produção de estigmas, preconceitos, atitudes discriminatórias e definiçõesdos sujeitos sociais. Entre os grupos de minoria, ainda temos as mulheres buscando a mudança da concepção sexita tradicional no meio social, legitimando-se como sujeito social. Desta forma, a compreensão das atribuições dos papéis sexuais sociais tradicionais são:
		
	
	não formam valores nos homens e nem nas mulheres sobre suas funções e ações no meio social.
	
	são aceitos pelo movimento feminista que determina as mulheres no espaço doméstico e como objeto de desejo e submissa ao homem.
	 
	questionadas por existirem novos papéis e novas atribuições que garantem a mulher como sujeito social, rompendo, através de lutas, sua definição no espaço doméstico.
	
	estas atribuições não existem, são apenas conceituais e abstratas.
	
	são ainda determinados e entendidos por estes modelos tradicionais que são os certos pra manter a ordem social.
	Respondido em 21/08/2019 23:34:50
	
Explicação: importante compreender as consequências do etnocentrismo e a representação dos movimentos dos grupos de minoria, em particular, a questão de gênero, que vem defendido a ruptura do paradigma tradicional para que a mulher se legitime como sujeito social e possa ter direito e deveres respeitados e aceitos na vida social.

Continue navegando

Outros materiais