Buscar

A atividade de estágio curricular em educação especial é uma atividade que se constitui de análise crítica da realidade educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A atividade de estágio curricular em educação especial é uma atividade que se constitui de análise crítica da realidade educacional, das ações desenvolvidas no meio, dos procedimentos e recursos pedagógicos utilizados e adaptados ás necessidades educativas dos educandos com necessidades educacionais especiais, estabelecendo um olhar amplo e sensível aos inseridos no cotidiano escolar da educação especial e inclusiva. O estágio em educação especial e inclusiva é um marco de suma importância na construção da identidade profissional, tanto do educador que atua há anos na área da educação especial, quanto para o educador que está iniciando a sua carreira profissional. O estágio em educação especial teve por objetivo a análise e as implicações didático-pedagógicas, quanto ao planejamento curricular, conteúdos, objetivos, métodos, avaliações e relações pedagógicas no processo de inclusão dos educandos com necessidades educacionais, possibilitando identificar os procedimentos e recursos adaptados ás necessidades dos alunos, estabelecendo uma análise crítica da realidade escolar atual, refletindo sobre a questão do professor frente ás novas demandas no ensino regular no processo de inclusão social, e ás possibilidades das novas tecnologias para a educação especial e inclusiva. O estágio curricular em educação especial e inclusiva é um instrumento indispensável e importantíssimo para a futura formação na área de especialização em educação especial e educação inclusiva, pois através do estágio se analisa os aspectos essenciais para a prática pedagógica na inclusão escolar e social através de um currículo adaptado á construção de identidades e ao reconhecimento da diversidade humana. O estágio na prática proporcionou uma relevante aprendizagem ao possibilitar o contato real e direto com a escola, professores, funcionários e principalmente com os educandos.
 Através de observações e indagações, analisou-se que a proposta metodológica elaborada pelos educadores da escola é baseada num ensino-aprendizagem significativo e benéfico há todas as pessoas com limitações, incluindo no processo de ensino o respeito aos diferentes ritmos de aprendizagem. 
 O trabalho de estágio curricular em educação especial foi realizado na escola de educação Especial Beija Flor/APAE
A caracterização do prédio da instituição escolar é bem estruturada, conforme as necessidades de locomoção de alguns alunos com limitações específicas. A iluminação e a ventilação são de excelente qualidade em todas as salas de aula, inclusive no prédio em geral, a limpeza é eficiente nas (salas, refeitório, corredores, bebedores, mesas, carteiras, banheiros, quadra e cozinha), há muita higiene e dedicação, não só da parte dos zeladores, mas também da parte dos professores, direção e alunos, onde os mesmos zelam pela escola, evitando assim contaminações e havendo um ar leve e saudável para todos. As salas de aula da instituição têm as paredes decoradas com muita criatividade, como, pinturas, imagens ilustrativas, cartazes com frases, varal didático e alfabeto de borracha, entre outras decorações.
A alimentação é oferecida pela escola, observa-se que a merenda escolar é de qualidade, a hora de saída para o recreio no período vespertino é 15h15min, sendo permitindo 15 minutos para o recreio, o refeitório da escola possui instalações qualitativas que atende a legislação vigente, como, espaço, alimentação e facilidade de acesso aos educandos com necessidades especiais.
A preparação da alimentação na escola segue um cardápio preparado por uma nutricionista que atende as exigências de nutrição, de saúde e segurança alimentar. A escola também conta com o espaço não formal, onde os professores realizam muitas atividades ao ar livre com os seus educandos com necessidades educacionais especiais, como: atividades de expressão física, pinturas, cultura e de lazer, incluindo ás áreas verdes.
O perfil dos profissionais no espaço estagiado é exemplar, os mesmos são organizados e participativos com todos, transmitem segurança e solidariedade aos discentes que chegam até a escola. Os docentes possuem formação continuada, como, especialização na área de educação especial e inclusiva.

Continue navegando