Buscar

Apol 2 Avaliação

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Avaliação
Atente para a seguinte citação: 
“O que acontece é, então, a atribuição de graus numéricos a vários aspectos relacionados à vida do aluno na escola, indiscriminadamente. Decorre, desse equívoco, a atribuição de notas a aspectos atitudinais dos estudantes (comprometimento, interesse, participação) ou a tarefas deles que não admitem escores precisos (redações, desenhos, monografias)”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: HOFFMANN, J. M. L. Avaliação: mito e desafio: uma perspectiva construtivista. Porto Alegre: Mediação, 2005. p. 41, 42. 
De acordo com a citação e com os conteúdos do livro-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre as fórmulas aritméticas e médias na avaliação, assinale a afirmativa correta a respeito desse tipo de apuração:
Nota: 20.0
	
	A
	Medir a qualidade da aprendizagem mediante o emprego de operações se coaduna com avaliação, quando encarada como processo dinâmico.
	
	B
	Apurar valores médios relativos ao desempenho dos estudantes deveria ser “fruto proibido” no meio educacional.
	
	C
	O rebaixamento do nível de conhecimento elevado trata-se da desvalorização do conhecimento pela necessidade de compartilhar uma nota alta com uma de valor baixo.
Você acertou!
De acordo com o livro-base, entre as possíveis injustiças cometidas na apuração de médias em avaliação, duas delas são: o “rebaixamento do nível de conhecimento elevado” e a “supervalorização do baixo nível de conhecimento”. O rebaixamento do nível de conhecimento elevado “trata-se de desvalorização do conhecimento pela necessidade de compartilhar uma nota de valor elevado com uma de valor baixo” (livro-base, p. 34). Em relação às fórmulas aritméticas e médias, o livro-base afirma que “medir a qualidade da aprendizagem mediante o emprego de operações não se coaduna com avaliação, quando encarada como processo dinâmico [...]” (p. 34). O livro-base, ainda, explica que “apurar valores médios relativos ao desempenho dos estudantes não se torna um ‘fruto proibido’ no meio educacional, mas, por certo, não representa a medida mais adequada para externar o nível de tal desempenho” (p. 35).
	
	D
	Supervalorização do baixo de nível de conhecimento é uma característica positiva da avaliação apurada por média.
	
	E
	Adotar o cálculo de média para avaliar o desempenho dos estudantes é a medida mais adequada para externar o nível de tal desempenho.
Questão 2/5 - Avaliação
Leia o excerto de texto a seguir: 
“Importa ter presente que todos os instrumentos de coleta de dados para a avaliação da aprendizagem são úteis, desde que sejam adequados aos objetivos da avaliação, isto é, adequados às necessidades e ao objeto da ação avaliativa e elaborado segundo as regras da metodologia científica”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: componente do ato pedagógico. São Paulo: Cortez, 2011. p. 297. 
De acordo com os conteúdos do texto-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina, os instrumentos de avaliação de desempenho possuem diferentes vantagens na sua aplicação. Enumere, na ordem sequencial, as vantagens que se relacionam a cada um dos instrumentos: 
1. Prova objetiva
2. Relatório individual
3. Prova dissertativa
4. Trabalho em grupo
5. Seminário 
( ) O aluno tem liberdade para expor os pensamentos, mostrando habilidades de organização, interpretação e expressão.
( ) É familiar às crianças, simples de preparar e de responder; pode abranger grande parte do exposto em sala de aula.
( ) Possibilita o trabalho organizado em classes numerosas e a abrangência de diversos conteúdos em caso de escassez de tempo.
( ) Contribui para aprendizagem do ouvinte e do expositor, exige pesquisa, planejamento e organização das informações.
( ) Possibilita avaliar o real nível de apreensão de conteúdos depois de atividades coletivas e individuais. 
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	4 – 2 – 5 – 3 – 1
	
	B
	5 – 4 – 1 – 2 – 3
	
	C
	2 – 3 – 1 – 4 – 5
	
	D
	3 – 1 – 4 – 5 – 2
Você acertou!
A sequência correta é 3 – 1 – 4 – 5 – 2. Segundo o livro-base: “[1] Prova objetiva: É familiar às crianças, simples de preparar e de responder; pode abranger grande parte do exposto em sala de aula. [...] [2] Relatório individual: É possível avaliar o real nível de apreensão de conteúdos depois de atividades coletivas e individuais. [...] [3] Prova dissertativa: O aluno tem liberdade para expor os pensamentos, mostrando habilidades de organização, interpretação e expressão. [...] [4] Trabalho em grupo: Possibilita o trabalho organizado em classes numerosas e a abrangência de diversos conteúdos em caso de escassez de tempo. [...] [5] Seminário: Contribui para aprendizagem do ouvinte e do expositor, exige pesquisa, planejamento e organização das informações [...]” (livro-base, p. 88, 89).
	
	E
	2 – 3 – 4 – 5 – 1
Questão 3/5 - Avaliação
Leia o excerto de texto a seguir: 
“A educação básica é o primeiro nível do ensino escolar no Brasil. Compreende três etapas: a educação infantil (para crianças com até cinco anos), o ensino fundamental (para alunos de seis a 14 anos) e o ensino médio (para alunos de 15 a 17 anos). Ao longo desse percurso, crianças e adolescentes devem receber a formação comum indispensável para o exercício da cidadania, como aponta a Lei de Diretrizes e Bases da Educação”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOVERNO DO BRASIL. Etapas de ensino asseguram cidadania para crianças e jovens. <http://www.brasil.gov.br/educacao/2012/04/etapas-do-ensino-asseguram-cidadania-para-criancas-e-jovens>. Acesso em 15 de mai. 2018. 
Tendo em vista essas informações e os conteúdos do livro-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre os níveis da educação básica, assinale a afirmativa que apresenta um aspecto socioeducacional que deve ser levado em conta na implementação da avaliação no ensino fundamental:
Nota: 20.0
	
	A
	A preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação.
	
	B
	O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
	
	C
	A compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática.
	
	D
	O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
Você acertou!
Segundo o livro-base, o art. 32 da LBDEN deixa implícito que a avaliação, no ensino fundamental, deve ser organizada e implementada levando em conta aspectos socioeducacionais dos alunos como “‘o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo’” (livro-base, p. 189). As demais afirmativas tratam de finalidades do ensino médio, conforme art. 35 da LBDEN (p. 189-190).
	
	E
	A consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos.
Questão 4/5 - Avaliação
Considere a seguinte informação: 
“Municípios e estados devem trabalhar de forma articulada para oferecer o ensino fundamental. Já o ensino médio, com duração de três anos, é de responsabilidade dos estados. Nesse período, são aprofundados os conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, buscando articular o conteúdo com a preparação básica para o trabalho e a cidadania”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: GOVERNO DO BRASIL. Etapas de ensino asseguram cidadania para crianças e jovens. <http://www.brasil.gov.br/educacao/2012/04/etapas-do-ensino-asseguram-cidadania-para-criancas-e-jovens>.Acesso em 15 de mai. 2018. 
Considerando o dado fragmento de texto e os conteúdos do livro-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina sobre os níveis da educação básica, assinale a afirmativa que apresenta uma finalidade do ensino médio:
Nota: 20.0
	
	A
	O desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo.
	
	B
	A compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade.
	
	C
	O aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico.
Você acertou!
O art. 35 da LBDEN estabelece as finalidades do ensino médio, entre as quais destaca-se, no inciso III – “‘o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico’” (livro-base, p. 190). As demais afirmativas tratam dos incisos do art. 32 da LBDEN, que se referem ao ensino fundamental (livro-base, p.189).
	
	D
	O desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores.
	
	E
	O fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.
Questão 5/5 - Avaliação
Leia o excerto do texto a seguir: 
“Primeira etapa da educação básica, oferecida em creches e pré-escolas, às quais se caracterizam como espaços institucionais não domésticos que constituem estabelecimentos educacionais públicos ou privados que educam e cuidam de crianças de 0 a 5 anos de idade [...]. É dever do Estado garantir a oferta de Educação Infantil pública, gratuita e de qualidade, sem requisito de seleção”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MEC: Diretrizes Curriculares Nacionais de Educação Infantil. <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=9769-diretrizescurriculares-2012&category_slug=janeiro-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em 21 abr. 2018.
Conforme os conteúdos do texto-base Avaliação planejada, aprendizagem consentida: é ensinando que se avalia, é avaliando que se ensina, a Educação Infantil é um dos pontos altos do processo da educação brasileira. Assinale a alternativa que enfatiza corretamente a importância dessa fase educacional:
Nota: 20.0
	
	A
	A Educação Infantil é dividida em três etapas: berçário, creche e pré-escolar.
	
	B
	A legislação educacional brasileira engloba a etapa da Educação Infantil como obrigatória.
	
	C
	O bom desempenho educacional do estudante depende dos estímulos, das competências e das habilidades desenvolvidas na Educação Infantil.
Você acertou!
A afirmativa ‘c’ é correta, pois “[...] é das boas inciativas empreendidas nesse período que depende, em grande parte, o sucesso educacional nos demais níveis escolares” (livro-base, p. 166). As bases para boa aprendizagem são formadas na Educação Infantil.  A alternativa ‘a’ é falsa, porque a Educação Infantil é composta por duas etapas: creche (0 a 3) e pré-escolar (4 a 5). A alternativa ‘b’ não pode ser considerada, pois essa fase é gratuita, sem retenções e sem a obrigatoriedade. A alternativa ‘d’ também é falsa, pois não existe critério avaliativo para a criança frequentar a Educação Infantil. A alternativa ‘e’ é falsa, porque a educação infantil tem que desenvolver a integralmente a criança (p. 171).
	
	D
	A inserção da criança na Educação Infantil ocorre por meio de avaliação com o responsável.
	
	E
	O principal foco da primeira etapa da educação básica é a oralidade.

Continue navegando