Buscar

LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA - 06 A 10

Prévia do material em texto

6ª AULA
		Exercício: GST1714_EX_A6_201609119452_V1 
	10/05/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): LIANE PALMA CASTANHO
	2019.1 EAD
	Disciplina: GST1714 - LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA 
	201609119452
	
	 1a Questão
	
	
	(TRT 9ª 2013 - FCC) - Com fundamento na legislação aplicável ao FGTS, a conta vinculada do trabalhador NÃO poderá ser movimentada na hipótese de:
	
	falecimento do trabalhador.
	
	culpa recíproca.
	
	aposentadoria concedida pela Previdência Social.
	 
	pedido de demissão.
	
	dispensa indireta.
	Explicação:
A conta vinculada ao FGTS pode ser movimentada quando o trabalhador com contrato regido pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) se encontrar em uma das situações descritas no artigo 20 da Lei nº 8.036/90 - que incluem a demissão sem justa causa, extinção da empresa, aposentadoria pela Previdência Social, doenças graves e emergências pessoais.
O FGTS pode ser sacado nas seguintes ocorrências:
- Na demissão sem justa causa.
- No término do contrato por prazo determinado.
- Na rescisão do contrato por extinção total da empresa supressão de parte de suas atividades fechamento de quaisquer de seus estabelecimentos, filiais ou agências falecimento do empregador individual ou decretação de nulidade do contrato de trabalho - inciso II do art. 37 da Constituição Federal, quando mantido o direito ao salário.
- Na rescisão do contrato por culpa recíproca ou força maior.
- Na aposentadoria.
- No caso de necessidade pessoal, urgente e grave, decorrente de desastre natural causado por chuvas ou inundações que tenham atingido a área de residência do trabalhador, quando a situação de emergência ou o estado de calamidade pública for assim reconhecido, por meio de portaria do Governo Federal.
- Na suspensão do Trabalho Avulso.
- No falecimento do trabalhador.
- Quando o titular da conta vinculada tiver idade igual ou superior a 70 anos.
- Quando o trabalhador ou seu dependente for portador do vírus HIV.
- Quando o trabalhador ou seu dependente estiver acometido de neoplasia maligna - câncer.
- Quando o trabalhador ou seu dependente estiver em estágio terminal, em razão de doença grave.
- Quando a conta permanecer sem depósito por 3 anos ininterruptos cujo afastamento tenha ocorrido até 13/07/90, inclusive.
- Quando o trabalhador permanecer por 03 (três) anos ininterruptos fora do regime do FGTS, cujo afastamento tenha ocorrido a partir de 14/07/90, inclusive, podendo o saque, neste caso, ser efetuado a partir do mês de aniversário do titular da conta.
- Na amortização, liquidação de saldo devedor e pagamento de parte das prestações adquiridas em sistemas imobiliários de consórcio.
- Para aquisição de moradia própria, liquidação ou amortização de dívida ou pagamento de parte das prestações de financiamento habitacional.
	
	 2a Questão
	
	
	Os motivos que levam as empresas a demitir por justa causa são muitos. A falta constante de um empregado ao serviço, sem justificativa, é considerada para efeitos de justa causa, um ato de.
	
	furto
	
	improbidade
	 
	desídia
	
	indisciplina.
	
	incontinência de conduta
	Explicação:
Gabarito: Item C.
Explicação: Conceito de Desídia - É a ociosidade, indolência, preguiça, desleixo. Constitui justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador. A desídia, portanto, é falta de diligência do empregado em relação à execução dos serviços que lhe estão afetos. É caracterizada pela negligência, imperícia ou imprudência.
	
	 3a Questão
	
	
	Quando o empregador deixa de cumprir suas obrigações contratuais do contrato de trabalho individual indeterminado, o empregado inconformado pode pleitear a extinção contratual:
	 
	Sim, através do pedido de Dispensa Indireta e empregador tem que pagar todos os direitos inerentes à extinção contratual sem justa causa.
	
	Sim, através de denúncia pelo empregado ao Ministério do Trabalho do empregador, alegando um ato de insubordinação e o empregado recebe todos os seus direitos inerentes à extinção contratual.
	
	Sim, através de denúncia pelo empregado ao Ministério do Trabalho do empregador, alegando um ato de improbidade e o empregado recebe todos os seus direitos inerentes à extinção contratual.
	
	Sim, através de pedido de demissão e o empregador tem que pagar o empregado todos os direitos inerentes à extinção contratual sem justa causa.
	
	Sim, através de denúncia pelo empregado ao Ministério do Trabalho do empregador, alegando um ato de desídia e o empregado recebe tosos os seus direitos inerentes à extinção contratual.
	Explicação:
Gabarito: Item C.
Explicação : Sergio Ferreira Pantaleão
A despedida indireta (rescisão indireta) se origina da falta grave praticada pelo empregador na relação de trabalho, prevista na legislação trabalhista como justo motivo para rompimento do vínculo empregatício por parte do empregado.
Estes motivos estão previstos no artigo 483 da Consolidação das Leis do Trabalho - CLT, os quais preveem esta possibilidade em razão do empregador não cumprir com as obrigações legais ou contratuais ajustadas entre as partes.
Os motivos que ensejam a justa causa do empregador prevista no artigo supracitado são os seguintes:
Exigir do empregado serviços superiores às suas forças, defesos por lei, contrários aos bons costumes, ou alheios ao contrato;
Tratar o empregado com rigor excessivo;
Submeter o empregado a perigo manifesto de mal considerável;
Deixar de cumprir as obrigações do contrato de trabalho;
Praticar contra o empregado ou pessoas de sua família, ato lesivo da honra e boa fama;
Ofender fisicamente o empregado ou pessoas de sua família, salvo em caso de legítima defesa própria ou de outrem;
Reduzir unilateralmente o trabalho do empregado, sendo este por peça ou tarefa, de forma a afetar sensivelmente a sua remuneração.
É importante lembrar que o empregador, na maioria das vezes, é representado por seus prepostos (Gerentes, Supervisores, Diretores, Presidentes e etc.) e que o ato praticado por estes frente aos empregados na relação do trabalho, uma vez enquadrado em um dos motivos previstos no artigo 483 da CLT, pode acarretar a despedida indireta.
Portanto, cabe ao empregador orientar e fiscalizar a ação de seus prepostos de modo a evitar que estes possam cometer algum ato que configure a despedida indireta, sob pena de arcar com a esta responsabilidade. 
	
	 4a Questão
	
	
	(FCC ¿ 2011- INFRAERO) Monalisa, empregada da empresa I, recebeu aviso prévio comunicando-lhe que seu contrato de trabalho seria rescindido. No mencionado aviso foi lhe dada opção de sair duas horas mais cedo todos os dias trabalhados ou faltar sete dias consecutivos no final de seu aviso. Monalisa, durante o período do aviso prévio, optou por sair duas horas mais cedo de seu serviço. Ocorre que a empresa I não cumpriu o acordado e Monalisa trabalhou durante o aviso prévio sem a redução da carga horária. Neste caso, Monalisa
	
	faz jus ao recebimento de indenização referente a metade do valor do aviso em razão do seu parcial descumprimento.
	
	faz jus ao recebimento de indenização referente a um terço do valor do aviso em razão do seu parcial descumprimento.
	
	faz jus ao recebimento de indenização referente ao valor das horas trabalhadas acrescidas de 100%.
	 
	faz jus ao recebimento de novo aviso prévio.
	
	não faz jus ao recebimento de novo aviso prévio, devendo a empresa efetuar o pagamento das duas horas laboradas como horas extras legais.
	Explicação:
Gabarito: E.
Explicação: Quando o empregador Vale salientar que o empregador só poderá descontar do empregado os salários do período mencionado e não outro tipo de verba, como férias, por exemplo. Se o trabalhador não presta serviços durante o aviso prévio, por sua própria decisão, perde o direito ao restante do aviso.
Quanto ao horário de trabalho durante tal instituto, será diariamente reduzido em duas horas corridas diárias, ou, caso prefirao obreiro, poderá trabalhar no horário normal, podendo faltar ao serviço por até sete dias corridos, sem prejuízo do salário.
Se o empregador não conceder a redução do horário de trabalho, tem-se que o aviso prévio não foi concedido. Nesta hipótese, deve ser concedido ou pago de maneira indenizada outro aviso prévio. Cumpre ressaltar que a Súmula 230 do TST deixa claro que ¿é ilegal substituir o período que se reduz da jornada de trabalho, no aviso prévio, pelo pagamento das horas correspondentes¿. Logo, se a empresa pagar como extras as horas que deveriam corresponder à redução do horário de trabalho, deve pagar novamente o aviso prévio.
	
	 5a Questão
	
	
	Com relação a estabilidade provisória marque a opção correta:
	
	a estabilidade pela gravidez somente se inicia após o empregador ter conhecimento do estado gravidico da empregada.
	
	a estabilidade pela gravidez tem início desde a concepção do feto até sete meses após o parto.
	
	não há estabildade pela gravidez no contrato de trabalho por prazo determinado.
	 
	a mulher gestante em contrato de experiência tem direito a estabilidade pela gravidez nos termos da lei.
	
	a empregada doméstica não tem direito a estabilidade pela gravidez.
	Explicação:
Gabarito: Item C
Explicação:Modificando sua jurisprudência consolidada, e autenticando o entendimento supra, foi dada nova redação ao inciso III, da Sumula 244 do TST, para que a proteção à gestante, e consequentemente ao nascituro, abarcassem todas as modalidades de contratos por prazo determinado, vale dizer, aqueles em cuja vigência dependa de termo pré-fixado ou da execução de serviço específicos ou ainda da realização de certo acontecimento suscetível de previsão aproxima, conforme determina o § 1º do artigo 443, da CLT. 
	
	 6a Questão
	
	
	O aviso prévio tem por finalidade evitar a surpresa na ruptura do contrato de trabalho, possibilitando ao empregador o preenchimento do cargo vago e ao empregado uma nova colocação no mercado de trabalho. Sendo, uma relação de emprego, quando uma das partes deseja rescindir, sem justa causa, o contrato de trabalho por prazo indeterminado, deverá, antecipadamente, notificar à outra parte, no prazo de:
	
	20 dias;
	
	60 dias;
	 
	30 dias;
	
	45 dias.
	
	90 dias;
	
	 7a Questão
	
	
	(FCC - 2012 - TST) Quando o empregado rescindir o contrato de trabalho por prazo indeterminado por sua iniciativa
	 
	deverá conceder aviso prévio ao empregador, sob pena de ser descontado o período correspondente de seu salário.
	
	não deverá conceder aviso prévio ao empregador, pois este é direito exclusivo do empregado despedido sem justa causa
	
	poderá exigir o pagamento indenizado do aviso prévio, pelo princípio da proteção do empregado.  
	
	deverá conceder o aviso prévio ao empregador e pagar indenização de um salário pelos prejuízos eventualmente sofridos com a rescisão do contrato de trabalho.
	
	deverá conceder o aviso prévio ao empregador, porém terá o direito de ter a sua jornada diária de trabalho reduzida em duas horas, sem prejuízo do salário integral.
	Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação: deverá conceder aviso prévio ao empregador, sob pena de ser descontado o período correspondente de seu salário.
CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943
Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 487 - Não havendo prazo estipulado, a parte que, sem justo motivo, quiser rescindir o contrato deverá avisar a outra da sua resolução com a antecedência mínima de:
II - trinta dias aos que perceberem por quinzena ou mês, ou que tenham mais de 12 (doze) meses de serviço na empresa. (Redação dada pela Lei nº 1.530, de 26.12.1951)
	
	 8a Questão
	
	
	Tratando-se de aviso prévio é correto afirmar:
	
	O valor das horas extraordinárias habituais não integra o aviso prévio indenizado
	
	quando o empregado for demitido por justa causa deverá cumprir aviso prévio trabalhado.
	
	Sempre deverá haver cumprimento do aviso prévio no contrato de experiência.
	
	É indevido o aviso prévio na despedida indireta.
	 
	A falta de aviso prévio por parte do empregado dá ao empregador o direito de descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo.
	Explicação:
Gabarito: Item C.
Explicação:  refere-se ao aviso prévio concedido pelo empregador. ... Quando não ocorrer o aviso prévio por parte do empregador, o art. 487, §1º, da CLT, dispõe que esta falta dá ao empregado o direito aos salários correspondentes ao prazo doaviso, garantida sempre a integração desse período no seu tempo de serviço
		Exercício: GST1714_EX_A6_201609119452_V2 
	10/05/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): LIANE PALMA CASTANHO
	2019.1 EAD
	Disciplina: GST1714 - LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA 
	201609119452
	
	 1a Questão
	
	
	Sobre o aviso prévio, é correto afirmar que:
	
	o empregado que, durante o prazo do aviso prévio, cometer qualquer das faltas consideradas pela lei como justas para rescisão não perde o direito ao restante do respectivo prazo.
	
	Há aviso prévio na demissão por justa causa do empregado.
	
	a falta de aviso prévio por parte do empregado não dá ao empregador o direito de descontar os salários correspondentes ao prazo respectivo.
	
	Não é cabível reconsideração no aviso prévio.
	 
	O horário normal de trabalho do empregado, durante o prazo do aviso, e se a rescisão tiver sido promovida pelo empregador, será reduzido de 2 (duas) horas diárias, sem prejuízo do salário integral.
	
	 2a Questão
	
	
	O aviso prévio é devido ao trabalhador que:
	
	No término do contrato por prazo determinado;
	
	For demitido por justa causa;
	
	Nenhuma das respostas estão corretas
	
	No término do contrato de trabalho por aposentadoria.
	 
	For demitido sem justa causa;
	Explicação:
Gabarito - Item B.
Explicação:
Os direitos assegurados ao trabalhador no caso da demissão sem justa causa são:
Saldo de salário: salário proporcional aos dias trabalhados até a ocasião da demissão. O cálculo desse valor é realizado dividindo o salário do trabalhador por 30 e multiplicando pela quantidade de dias trabalhados no mês.
Aviso prévio indenizado: o empregador tem o dever de comunicar ao empregado sobre sua demissão, no mínimo, 30 dias antes de efetuá-la. Caso isso não ocorra, o empregador deve indenizar o empregado no valor que receberia caso tivesse trabalhado esses 30 dias.
Quanto ao prazo para o acerto ser realizado, se a empresa avisa previamente ao trabalhador sobre sua demissão, o pagamento deve ser efetuado no primeiro dia útil seguinte ao término do aviso. Já no caso de aviso prévio for indenizado, o prazo para o acerto é de 10 dias, a serem contados a partir do dia que o trabalhador foi notificado sobre a demissão.
	
	 3a Questão
	
	
	
	
	Definindo o Aviso Prévio é uma comunicação que deve ser feita pelo empregador ao funcionário (ou vice-versa), avisando o fim do contrato de trabalho, em determinado prazo atempado. O aviso prévio é obrigatório quando a demissão de um funcionário não tem justa causa. Sendo assim, qual o prazo legal para comunicação do aviso prévio por parte do empregado ou empregador?
	 
	30 dias.
	
	07 dias.
	
	20 dias.
	
	04 dias.
	
	06 dias.
	Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação: Aviso Prévio, que é a comunicação da falta de interesse na continuação do pacto, a qual deve ser comunicada com antecedência mínima de 30 dias(artigo 487 da CLT)
	
	 4a Questão
	
	
	(CETESB-VUNESP/2009) O direito do trabalhador de permanecer no emprego, mesmo contra a vontade do empregador, enquanto existir uma causa relevante expressa em lei e que permita a sua dispensa, é conhecido por:
	
	proteção moral.
	
	encargos sociais.
	
	férias.
	
	horas extras.
	 
	estabilidade.
	Explicação:
 Gabarito - Aula nº 06 Estabilidade- onceito. "Estabilidade é o direito do trabalhador de permanecer no emprego, mesmo contra a vontade do empregador, enquanto existir uma causa relevante e expressa em lei que permita sua dispensa" (Amauri Mascaro Nascimento).
	
	 5a Questão
	
	
	A conta vinculada do trabalhador no FGTS, NÃO poderá ser movimentada em caso de:
	
	culpa recíproca.
	
	aposentadoria concedida pela Previdência Social.
	 
	pedido de demissão pelo trabalhador.
	
	falecimento do trabalhador.
	
	dispensa indireta.
	
	 6a Questão
	
	
	O empregado que oferece informação indevida sobre o vale- transporte para tirar vantagem do empregador, está enquadrado nas hipóteses do artigo 482 da CLT da Extinção Contratual como Justa Causa :
	
	um ato de Incontinência de Conduta ou Mau Procedimento do empregado ao empregador;
	
	um ato de Desídia do empregado ao empregador.
	 
	um ato de Improbidade ou Desonestidade do empregado ao empregador
	
	um ato de Negociação habitual do empregado ao empregador.
	
	um ato de insubordinação do empregado ao empregador.
	Explicação:
Gabarito: Item C.
Explicação: CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943
Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 482 - Constituem justa causa para rescisão do contrato de trabalho pelo empregador:
a) ato de improbidade;
b) incontinência de conduta ou mau procedimento;
c) negociação habitual por conta própria ou alheia sem permissão do empregador, e quando constituir ato de concorrência à empresa para a qual trabalha o empregado, ou for prejudicial ao serviço;
d) condenação criminal do empregado, passada em julgado, caso não tenha havido suspensão da execução da pena;
e) desídia no desempenho das respectivas funções;
f) embriaguez habitual ou em serviço;
g) violação de segredo da empresa;
h) ato de indisciplina ou de insubordinação;
i) abandono de emprego;
j) ato lesivo da honra ou da boa fama praticado no serviço contra qualquer pessoa, ou ofensas físicas, nas mesmas condições, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;
k) ato lesivo da honra ou da boa fama ou ofensas físicas praticadas contra o empregador e superiores hierárquicos, salvo em caso de legítima defesa, própria ou de outrem;
l) prática constante de jogos de azar.
m) perda da habilitação ou dos requisitos estabelecidos em lei para o exercício da profissão, em decorrência de conduta dolosa do empregado. (Incluído pela Lei nº 13.467, de 2017)
Parágrafo único - Constitui igualmente justa causa para dispensa de empregado a prática, devidamente comprovada em inquérito administrativo, de atos atentatórios à segurança nacional. (Incluído pelo Decreto-lei nº 3, de 27.1.1966)
	
	 7a Questão
	
	
	Caso o empregado possua estabilidade, ainda que provisória, não poderá ser dispensado sem justa causa. Diante da afirmação analise os casos listados a seguir e assinale a que contempla situação de empregado que possui a referida garantia no emprego.
	
	O empregado que foi nomeado presidente da CIPA pela empresa
	
	O empregado de uma empresa que foi nomeado delegado sindical
	 
	O empregado eleito a dirigente sindical suplente
	
	O empregado que retorna após afastamento pelo INSS no qual recebeu benefício de auxílio doença.
	
	O empregado que sofreu acidente em sua folga e não recebeu benefício previdenciário.
	Explicação:
Gabarito: Item D.
Explicação: TST - Estabilidade de dirigentes sindicais se estende a sete suplentes. A garantiaprovisória de emprego do dirigente sindical e do respectivo suplente está sustentada nos artigos 8º, inciso VIII, da Constituição, e 543, parágrafo 3º, da CLT 
	
	 8a Questão
	
	
	Observe as frases a seguir que se relacionam ao tema do AVISO PRÉVIO: I - Aviso prévio é a comunicação da rescisão do contrato de trabalho por uma das partes, empregador ou empregado, que decide encerrá-lo. II - O aviso prévio trabalhado ocorre quando o empregador determina o desligamento imediato do empregado e efetua o pagamento da parcela relativa ao respectivo período. III - Ocorrendo a rescisão do contrato de trabalho, sem justa causa, por iniciativa do empregador, poderá ele optar pela concessão do aviso prévio trabalhado ou indenizado IV - No aviso prévio indenizado o empregado se desliga imediatamente e o empregador efetua o pagamento do valor respectivo em rescisão de contrato. É correto o que se afirma:
	
	Somente nas alternativas II, III e IV;
	
	Somente nas alternativas I, II e III;
	
	Somente nas alternativas I e IV;
	
	Somente nas alternativas II e III;
	 
	Somente nas alternativas I, III e IV;
	
7ª AULA
		Exercício: GST1714_EX_A7_201609119452_V1 
	10/05/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): LIANE PALMA CASTANHO
	2019.1 EAD
	Disciplina: GST1714 - LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA 
	201609119452
	
	 1a Questão
	
	
	O acordo no qual dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais (trabalhadores e patronal) estabelecem condições de trabalho, onde as decisões estipuladas se transformam em direitos e deveres a serem aplicados a todos os trabalhadores e empregadores, é denominado:
	 
	Acordo Coletivo de Trabalho.
	
	Direito Coletivo do Trabalho.
	
	Norma Coletiva.
	
	Decisão Coletiva.
	
	Dissídio Coletivo.
	
	 2a Questão
	
	
	Conceituando o Direito Trabalho, como complexo de princípios, regras e institutos jurídicos que regulam a relação empregatícia de trabalho e outras relações normativamente especificadas, englobando, também, os institutos, regras e princípios jurídicos concernentes às relações coletivas entre trabalhadores e tomadores de serviços, em especial através de suas associações coletivas. Podemos considerar que o Direito do Trabalho se divide em:
	
	Quatro segmentos.
	
	dois segmentos.
	 
	três segmentos.
	
	um segmento.
	
	não tem divisão de segmentos.
	Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação: O Direito do Trabalho se divide em três segmentos: O Direito Individual, O Direito Coletivo e O Direito Administrativo do Trabalho. Aula nº 07 Tela N º 01.
	
	 3a Questão
	
	
	No que tange as convenções coletivas de trabalho, é VERDADEIRO dizer:
	 
	Serão celebradas por escrito, sem emendas nem rasuras, em tantas vias quantos forem os Sindicatos convenentes ou as empresas acordantes, além de uma destinada a registro, não sendo permitido estipular duração superior a 2 (dois) anos.
	
	Serão celebradas por escrito, sem emendas nem rasuras, em tantas vias quantos forem os Sindicatos convenentes ou as empresas acordantes, além de uma destinada a registro, não sendo permitido estipular duração superior a 3 (três) anos.
	
	Podem ser celebradas verbalmente ou por escrito, sem emendas nem rasuras, em tantas vias quantos forem os Sindicatos convenentes ou as empresas acordantes, sem necessidade de serem levadas a registro, não sendo permitido estipular duração superior a 2 (dois) anos.
	
	Podem ser prorrogadas, revistas, denunciadas ou revogadas total ou parcialmente mediante a aprovação da Diretoria dos Sindicatos convenentes ou partes acordantes.
	
	Não podem ser prorrogadas, revistas, denunciadas ou revogadas total ou parcialmente.
	
	 4a Questão
	
	
	O instrumento oriundo da autocomposição de conflito coletivo entre sindicatos de empregados e empregadores, estabelecendo normas válidas no âmbito de suas representações, denomina-se
	
	dissídio coletivo.
	
	Convenção individual
	
	negociação coletiva.
	
	acordo coletivo.
	 
	convenção coletiva
	Explicação:
Gabarito: Item B.
Explicação: 
CLT - Decreto Lei nº 5.452 de 01 de Maio de 1943
Aprova a Consolidação das Leis do Trabalho.
Art. 611 - Convenção Coletiva de Trabalho é o acôrdo de caráter normativo, pelo qual dois ou mais Sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam condiçõesde trabalho aplicáveis, no âmbito das respectivas representações, às relações individuais de trabalho. (Redação dada pelo Decreto-lei nº 229, de 28.2.1967)
	
	 5a Questão
	
	
	No Direito Coletivo do Trabalho, a proteção se dá:
	
	De Modo direto ao trabalhador.
	 
	Através da intervenção sindical.
	
	Através da intervenção estatal.
	
	Através de qualquer grupo de trabalhadores.
	
	 6a Questão
	
	
	Em relação às normas coletivas de trabalho, é VERDADEIRO:
		
	
	As partes que participam do acordo coletivo são o sindicato patronal e o sindicato dos trabalhadores.
	
	As partes que participam da convenção coletiva são o sindicato dos trabalhadores e uma ou mais empresas.
	
	Não será permitido estipular duração de Convenção ou Acordo superior a dez anos.
	 
	Os sindicatos representativos de categorias econômicas ou profissionais e as empresas, inclusive as que não tenham representação sindical, quando provocados, não podem recusar-se à negociação coletiva.
	
	O sindicato não tem poder de negociação coletiva em nosso ordenamento jurídico.
	
	 7a Questão
	
	
	Definindo Direito Sindical como um ramo que se caracteriza por regular as relações jurídicas entre o empregador e os trabalhadores representados por um sindicato. E que se refere a:
	
	regular o direito de diversas pessoas com interesses em comum, que venham a pertencer a um mesmo conjunto de características, na maioria das vezes, essa representatividade se dá por um sindicato que pode ser tanto de trabalhadores quanto de empregadores.
	
	que são as relações jurídicas que têm como sujeitos os sindicatos de trabalhadores e os sindicatos de empregadores ou grupos e como causa a defesa dos interesses coletivos dos membros desse grupo (NASCIMENTO, 2009, p. 1214).
	
	desenvolvem entre toda uma categoria profissional, de um lado geralmente organizada em sindicato e, noutra banda, um empregador ou a respectiva categoria patronal (CARRION, 2008, p. 22).
	
	Convenção e Acordo Coletivo de Trabalho, Representação dos Trabalhadores nas empresas, Dissídio Coletivo, Negociação Coletiva; Conflitos Coletivos, Normas Internacionais de Proteção ao Trabalho.
	 
	liberdade Sindical, Estrutura e Organização Sindical, Prerrogativa das Entidades Sindicais, Administração, Proteção aos Dirigentes e Forma de Atuação dos Sindicatos.
	Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação:  Liberdade Sindical; Estrutura e Organização Sindical; Prerrogativa das Entidades Sindicais; Administração, Proteção aos Dirigentes e Forma de Atuação dos Sindicatos. Aula nº 07 tela nº 03
	
	 8a Questão
	
	
	O Direito do Trabalho se divide em três segmentos: O Direito Individual, O Direito Coletivo e O Direito Administrativo do Trabalho. O primeiro segmento Direito Individual do Trabalho, estuda:
	
	que é a proteção se dá através do grupo ao qual o trabalhador está vinculado
	
	como o complexo de princípios, regras e institutos jurídicos que regulam as relações laborais de empregados e empregadores, além de outros grupos jurídicos normativamente específicos, considerada sua ação coletiva, realizada autonomamente ou através das respectivas associações.
	 
	o Princípio da Proteção ao Economicamente mais Fraco também chamado de hipossuficente, é fundamental e básico e objetiva proteger o trabalhador, equilibrando juridicamente a desigualdade econômica e social, evitando que este seja subjugado pelo empregador.
	
	Que partindo da premissa de que a União faz a força, ocorre relacionamento entre instituições com força equivalente. De um lado os trabalhadores unidos de forma coletiva, com uma liderança e objetivos comuns, formando blocos ou entidades profissionais de classe. De outro lado os empregadores, através de seus empreendimentos, ou agrupados também em bloco formando Entidades Econômicas ou Patronais de classe.
	
	o conjunto de normas que consideram os empregados e empregadores coletivamente reunidos, principalmente na forma de entidades sindicais. Aborda, portanto, sobre organizações sindicais, sua estrutura, suas relações representando as categorias profissionais e econômicas, os conflitos coletivos entre outros
	Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação: o Princípio da Proteção ao Economicamente mais Fraco também chamado de hipossuficente, é fundamental e básico e objetiva proteger o trabalhador, equilibrando juridicamente a desigualdade econômica e social, evitando que este seja subjugado pelo empregador. Aula nº 07 , Tela nº 02.
		Exercício: GST1714_EX_A7_201609119452_V2 
	10/05/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): LIANE PALMA CASTANHO
	2019.1 EAD
	Disciplina: GST1714 - LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA 
	201609119452
	
	 1a Questão
	
	
	A ASSOCIAÇÃO DAS PESSOAS FÍSICAS OU JURÍDICAS QUE TEM ATIVIDADES ECONÔMICAS OU PROFISSIONAIS, VISANDO A DEFESA DOS INTERESSES COLETIVOS E INDIVIDUAIS DE SUES MENBROS OU DA CATEGORIA É:
	
	CATEGORIA PROFISSIONAL
	 
	SINDICATO
	
	DIREITO COLETIVO DO TRABALHO
	
	CATEGORIA ECONÔMICA
	
	CATEGORIA
	Explicação:
Gabarito: Item B.
Explicação: sindicato representativo da mesma categoria econômica ou profissional, ou profissão liberal, em uma dada base territorial.A Constituição Federal, ao dizer no Inciso III, do mesmo artigo 8º, que ao sindicato cabe a defesa dos direitos e interesses individuais ou coletivos da categoria, inclusive em questões judiciais ou administrativas, recepciona, de forma clara e indiscutível, tanto o critério adotado pela CLT na definição de categoria profissional, no artigo 511, como também corrobora as prerrogativas do sindicato contidas no artigo 513.
	
	 2a Questão
	
	
	O acordo onde dois ou mais sindicatos representativos de categorias econômicas e profissionais estipulam a aplicação de determinadas condições de trabalho, no âmbito das respectivas representações às relações individuais de trabalho e resultante de uma disputa judicial, é:
	 
	dissídio coletivo de trabalho
	
	acordo coletivo
	
	acordo individual de trabalho
	
	convenção coletiva de trabalho
	
	norma coletiva
	Explicação:
Gabarito - Aula nº 01 e 07 -  Os dissídios coletivos são ações ajuizadas no Tribunal para solucionar conflitos entre as partes coletivas que compõem uma relação de trabalho. Normalmente a negociação coletiva é confundida com o dissídio coletivo e com o acordo coletivo.
	
	 3a Questão
	
	
	De acordo com o previsto na Lei no 7.783/89 (Lei de Greve), em relação à greve em serviços ou atividades essenciais, é Verdadeira a afirmação:
	
	Não são considerados serviços ou atividades essenciais, entre outros: assistência médica e hospitalar; funerário; controle de tráfego aéreo; compensação bancária.
	
	Não são considerados serviços ou atividades essenciais; telecomunicações; processamento de dados ligados a serviços essenciais; somente o transporte coletivo e a captação e tratamento de esgoto e lixo.
	
	Não são necessidades inadiáveis da comunidade aquelas que, são atendidas, coloquem em perigo iminente a sobrevivência, a saúde ou a segurança da população
	 
	Os sindicatos, os empregadores e os trabalhadores ficam obrigados de comum acordo, a garantir, durante a greve, a prestação dos serviços indispensáveis ao atendimento das necessidade inadiáveis da comunidade.
	
	As entidades sindicais ou os trabalhadores, conforme o caso, ficam obrigados a comunicar a decisão aos empregadores e aos usuários com antecedência mínima de 48 horas da paralisação.
	Explicação:
Gabarito: Item B.
Explicação: 
 o art. 9.º, § 1º, da mesma Constituição dispõe: § 1º."A lei definirá os serviços ou atividades essenciais e disporá sobre o atendimento de necessidades inadiáveis da comunidade". Este parágrafo, condiciona o exercício do direito de greve em serviços ou atividades essenciais ao atendimento das necessidades inadiáveis da comunidade.
Assim, deve-seentender que, nesses serviços ou atividades, um mínimo efetivo tem de continuar em funcionamento, a fim de possibilitar o atendimento de necessidades essenciais da população.
	
	 4a Questão
	
	
	O artigo 8o da Consolidação das Leis do Trabalho dispõe: As autoridades administrativas e a Justiça do Trabalho, na falta de disposições legais ou contratuais, decidirão, conforme o caso, pela jurisprudência, por analogia, por eqüidade e outros princípios e normas gerais do direito, principalmente de direito do trabalho, e, ainda, de acordo com os usos e costumes, o direito comparado, mas sempre de maneira que nenhum interesse de classe ou particular prevaleça sobre o interesse público. De acordo com o texto:
		
	 
	os princípios gerais do direito do trabalho têm uma função integrativa do direito positivo, além de serem aplicáveis nos casos de lacuna da legislação.
	
	a analogia e a eqüidade prevalecem sobre as fontes formais.
	
	os princípios do direito do trabalho podem ser utilizados como meio de evitar e retificar os efeitos indesejáveis da lei trabalhista.
	
	os usos e costumes, por serem práticas reiteradas, podem ser contrários à lei.
	
	os enunciados do TST têm força vinculante.
	Explicação:
Gabarito : Item C.
Explicação: 
	os princípios gerais do direito do trabalho têm uma função integrativa do direito positivo, além de serem aplicáveis nos casos de lacuna da legislação.
	
	
	 5a Questão
	
	
	As Comissões de Conciliação Prévia, de acordo com a legislação pátria, principalmente a Consolidação das Leis do Trabalho:
	
	têm prazo de dez dias para a realização da sessão de tentativa de conciliação a partir da intimação da parte contrária ( reclamada ).
	
	têm prazo de trinta dias para a realização da sessão de tentativa de conciliação a partir da provocação do interessado.
	 
	têm prazo de dez dias para a realização da sessão de tentativa de conciliação a partir da provocação do interessado
	
	não possuem prazo pré-estabelecido na legislação trabalhista supra mencionada para a realização da sessão de tentativa de conciliação.
	
	têm prazo de trinta dias para a realização da sessão de tentativa de conciliação a partir da intimação da parte contrária ( reclamada ).
	
	 6a Questão
	
	
	A contribuição confederativa é devida
	 
	apenas pelos associados do sindicato, desde que autorizada em assembleia geral da categoria
	
	aos associados e não associados do sindicato, quando prevista em convenção, acordo coletivo ou sentença normativa
	
	por todos os membros da categoria, desde que calcada em negociação coletiva
	
	por todos os membros da categoria, quando prevista em convenção, acordo coletivo ou sentença normativa
	
	por todos os membros da categoria, desde que autorizada em assembleia geral da categoria
	Explicação:
Gabarito: Item D.
Explicação: contribuição confederativa, acordada em âmbito sindical e responsável pela manutenção dos sindicatos e outras entidades de classe, não foi alterada, após a reforma trabalhista. Numa Assembleia Geral é fixada a contribuição para ser descontada em folha dos filiados à entidade.
	
	 7a Questão
	
	
	Sobre o exercício do direito de greve:
	
	Na paralisação de serviços essenciais o sindicato deverá comunicar que haverá greve 5 (cinco) dias antes do seu início.
	
	A greve é ilegal no direito trabalhista brasileiro.
	
	A greve de serviços não essenciais deverá ser comunicada pelo sindicato com antecedência mínima de 10 (dez) dias do seu início.
	
	o ¿lockout¿ é a paralisação das atividades pelo empregador, constitucionalmente garantido, para que seja respeitado o princípio da igualdade
	 
	Durante o período de greve os contratos de trabalho permanecem suspensos.
	
	 8a Questão
	
	
	Crodoaldo Valério, estilista, recebeu aumento salarial e passou a receber R$ 1.220,00. Ao analisar o texto abaixo chegou a conclusão que o acréscimo foi decorrente das regras contidas fixado no mural da empresa com os seguintes dizeres: SINDICATO DOS OFICIAIS ALFAIATES, COSTUREIRAS E TRABALHADORES NAS INDUSTRIAS DE CONFECCAO DE ROUPAS E DE CHAPEUS DE SENHORAS DE SAO PAULO E OSASCO , CNPJ n. 62.812.573/0001-77, neste ato representado por seu Presidente, Sra. EUNICE CABRAL; e SINDICATO DA INDÚSTRIA DO VESTUARIO MASCULINO NO EST.DE S.PAULO., neste ato representado por seu Presidente, Sr. ANTONIO VALTER TROMBETA; celebram a(o) presente _________________, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes: ... CLÁUSULA TERCEIRA - SALÁRIO NORMATIVO: Fica assegurado para os empregados, à exceção do menor aprendiz, na forma da lei, um salário normativo que obedecerá aos seguintes critérios: piso de R$ 1.220,00 (um mil duzentos e vinte reais) mensais, para os funcionários considerados como diferenciados, a saber, costureira-piloteira, encaixador-riscador, cortador (operador de máquina de corte), operador de cad-cam, estilista e modelista. Crodoaldo não sabe o nome técnico deste documento, mas, podemos afirmar que este documento trata-se de:
	 
	Convenção coletiva de trabalho
	
	Processo judicial
	
	Acordo individual
	
	Dissídio
	
	Acordo coletivo
	
8ª AULA
		Exercício: GST1714_EX_A8_201609119452_V1 
	10/05/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): LIANE PALMA CASTANHO
	2019.1 EAD
	Disciplina: GST1714 - LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA 
	201609119452
	
	 1a Questão
	
	
	A Assistência Social é tratada pelos artigos 203 e 204 da Constituição Federal, que determina seus objetivos, formas de ação e de financiamento, sendo prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição para a seguridade social, tendo como objetivos:
	
	Todas as alternativas estão corretas;
	
	O desamparo ás crianças e adolescentes carentes;
	 
	A habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência física e a promoção da sua integração a sociedade
	
	A proteção á família, à maternidade e adolescente
	
	Todas as alternativas estão incorretas;
	
	 2a Questão
	
	
	Quanto aos princípios constitucionais da Seguridade Social, é INCORRETO afirmar:
		
	 
	Todas as alternativas estão incorretas;
	
	O princípio da irredutibilidade do valor dos benefícios, é consagrada na CF/1988 como objetivo da Seguridade Social. Pode ser real ou nominal. Enquanto a primeira significa a preservação do poder aquisitivo do benefício, a segunda é a simples manutenção do valor nominal;
	
	A universalidade da cobertura e do atendimento significa a cobertura de todos os riscos, chamados riscos sociais, que podem atingir as pessoas que vivem em sociedade e que todos os residentes e domiciliados no território nacional - brasileiros e estrangeiros ¿ devem ser atendidos pelo Sistema de Seguridade Social;
	
	4. O Princípio da Seletividade e da Distributividade na Prestação de Benefícios e Serviços é a manifestação em matéria de Seguridade Social do denominado Princípio da Reserva do Possível, pelo qual, tendo em vista que o Estado não tem capacidade financeira ilimitada para o desempenho de suas funções, em especial o atendimento das demandas sociais, limitam-se as hipóteses e as formas de prestação de serviços públicos;
	
	O princípio da seletividade é o princípio norteador do qual a seguridade social se baseia para que sejam realizadas as contribuições para os segurados do INSS de forma correta sem que ocorram erros nos pagamentos dos benefícios;
	Explicação:
Gabarito: Item E.
Explicação: Os princípios da Seguridade Social estão previstos no art. 194 da Constituição Federal de 1988
	
	 3a Questão
	
	
	A Saúde e a Constituição abordam em seus artigos 196 a 198 suas diretrizes que estão voltadas a saúde que é um direito de todos e um dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas, visando:
	
	à redução econômica dos interessessociais de doenças e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	à redução do interesses sociais de doenças e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	à redução dos interesses sociais e habitacional de doenças e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	 
	à redução de riscos de doenças e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	
	à redução parcimoniosa dos interesses sociais de doenças e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação.
	Explicação:
Gabarito; Item A.
Explicação: A Saúde e a Constituição abordam em seus artigos 196 a 198 suas diretrizes, que são:
A Saúde é um direito de todos e um dever do Estado, garantido mediante políticas sociais e econômicas que visam à redução de riscos de doenças e de outros agravos e o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. Aula nº 08 tela nº 08.
	
	 4a Questão
	
	
	Quem tem a competência nos termos da lei, de organizar a seguridade social?
	
	Poder Sociais.
	
	Poder Executivo.
	
	Poder Legislativo.
	
	Poder Judiciário.
	 
	Poder Público.
	Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação: Compete ao Poder Público, nos termos da lei, organizar a seguridade social. Aula nº 08 tela nº 02.
	
	 5a Questão
	
	
	No que tange o financiamento da seguridade social, na Constituição da República é VERDADEIRO afirmar que:
	 
	As contribuições sociais do empregador e da empresa incidentes sobre a folha de salários e demais rendimentos pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa física que lhe preste serviço, mesmo sem vínculo empregatício, poderão ter alíquotas ou bases de cálculo diferenciadas, em razão da atividade econômica, da utilização intensiva de mão de obra, do porte da empresa ou da condição estrutural do mercado de trabalho.
	
	A lei definirá os setores de atividade econômica para os quais as contribuições sociais sobre a receita de concursos de prognósticos e as do importador de bens ou serviços do exterior serão não-cumulativas.
	
	As contribuições sociais destinadas ao financiamento da seguridade social só poderão ser exigidas no exercício financeiro seguinte àquele em que haja sido publicada a lei que as instituiu ou aumentou, desde que decorridos noventa dias da data da publicação da lei.
	
	A lei definirá os critérios de transferência de recursos para o Sistema Único de Saúde e ações de assistência social da União para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios, e dos Estados para os Municípios, dispensada a respectiva contrapartida de recursos.
	
	A pessoa jurídica em débito com o sistema da seguridade social não poderá contratar com o Poder Público, mas dele poderá receber incentivos fiscais ou creditícios, com vistas à sua recuperação financeira, nas hipóteses previstas em lei.
	
	 6a Questão
	
	
	A Assistência Social será prestada a quem dela necessitar, independentemente de contribuição para a seguridade social, e terá por objetivo:
	
	Proteção à família, à maternidde, à adolescência, á infância e à velhice;
	
	Promoção da itnegração ao mercado de trabalho;
	
	Amparo às ciranças e adolescentes carentes;
	 
	Todas as alternativas estão corretas.
	
	Habilitação e Reabilitação das pessoas poradoras de deficiência físcia e a promoção de sua integração à vida comunitária;
	Explicação:
Gabarito : Item E
Explicação: A assistência social é garantida a todo aquele que dela necessitar, não depende de pagamento de qualquer importância ao INSS, por exemplo, e tem por objetivos: 
¿ Proteção à família, à maternidade, à infância, à adolescência e à velhice 
¿ O amparo às crianças e adolescentes carentes 
¿ A promoção da integração ao mercado de trabalho 
¿ A habilitação e reabilitação das pessoas portadoras de deficiência e a promoção de sua integração à vida comunitária 
¿ A garantia de um salário mínimo de benefício mensal à pessoa portadora de deficiência e ao idoso que comprovem não possuir meios de prover à própria manutenção ou de tê-la provida por sua família, conforme dispuser a lei
	
	 7a Questão
	
	
	A Seguridade Social tem por objetivo assegurar os direitos relativos a:
	
	Previdência Social.
	
	Saúde.
	
	Assistência Social.
	
	Previdência e Assistência social.
	 
	Saúde, previdência e assistência social.
	Explicação:
Gabarito: Item D.
Explicação: SEGURIDADE SOCIAL Conceito, Denominação e Divisão - art.194 à 204 CF
Conceito - Art A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.Seguridade Social é GêneroSaúde, Assistência Social e Previdência são espécies
	
	 8a Questão
	
	
	(Procurador ¿ Natal-RN ¿ 2008 ¿ CESPE) Edmar, ex-estudante de direito da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, nunca exerceu atividade profissional. No entanto, elegeu-se deputado federal, sendo que a atividade parlamentar foi sua primeira experiência político profissional. Com base nessa situação hipotética, é correto afirmar que, enquanto estiver no exercício do mandato, Edmar será segurado obrigatório
	
	da previdência social na qualidade de contribuinte individual.
	 
	da previdência social na qualidade de empregado.
	
	da previdência social na qualidade de autônomo.
	
	do regime próprio de previdência da Câmara dos Deputados.
	
	nenhuma das respostas.
	Explicação:
Gabarito :  Item C
Explicação:  O exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que não vinculado a regime próprio de previdência social, é considerado segurado do Regime Geral de Previdência Social, na categoria de empregado, conforme dispõe o art. 11, I, h, Lei n. 8.213/91. 
		Exercício: GST1714_EX_A8_201609119452_V2 
	10/05/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): LIANE PALMA CASTANHO
	2019.1 EAD
	Disciplina: GST1714 - LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA 
	201609119452
	
	 1a Questão
	
	
	O Instituto Nacional de Seguridade Social - INSS ao conceder um determinado benefício assistencial da renda vitalícia a um cidadão portador de deficiência e que não possui meios de subsistência, estará aplicando qual dos princípios da seguridade:
	
	Equidade na forma de participação do custeio;
	 
	Seletividade na prestação dos benefícios e serviços;
	
	Universalidade do valor da cobertura e atendimento;
	
	Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações;
	
	Distributividade na prestação dos benefícios e serviços;
	Explicação:
Gabarito: Item B.
Explicação: O princípio da seletividade é o princípio norteador do qual a seguridade social se baseia para que sejam realizadas as contribuições para os segurados do INSS de forma correta sem que ocorram erros nos pagamentos dos benefícios.A seletividade está ligada à escolha das prestações que serão feitas de acordo com as possibilidades econômico-financeiras do sistema da Seguridade Social. Já a distributividade relaciona-se com o ideal de justiça social, visto que o sistema visa à redução das desigualdades sociais e econômicas, mediante política de redistribuição de renda.
	
	 2a Questão
	
	
	A Previdência Social atinge também o benefício da Aposentadoria, e, possui regimes básicos e complementares. Assim marque a alternativa correta esclarecendo os regimes básicos:
	 
	Regime Geral da Previdência Social (RGPS), previsto no artigo 201 da CF e Regimes Próprios da Previdência dos Servidores Públicos e Militares(RPPS) previstos noartigo 40, para os servidores civis, e artigo 142, X, para os militares.
	
	Regimes Próprios da Previdência dos Servidores Públicos e Militares(RPPS) previstos no artigo 40, para os servidores civis, e artigo 142, X, para os militares e Aberto (EAPC)
	
	Regime Geral da Previdência Social (RGPS), previsto no artigo 201 da CF e Regimes Próprios da Previdência dos Servidores Públicos e Público Fechado (EFPC).
	
	Regime Geral da Previdência Social (RGPS), previsto no artigo 201 da CF e Regimes Próprios da Previdência dos Servidores Públicos e Aberto (EAPC).
	
	Regimes Próprios da Previdência dos Servidores Públicos e Militares(RPPS) previstos no artigo 40, para os servidores civis, e artigo 142, X, para os militares e Público Fechado (EFPC).
	Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação: Aposentadoria e Previdência Social Pública e Privada. A Previdência Social possui dois regimes básicos e dois complementares. Regime Geral da Previdência Social (RGPS), previsto no artigo 201 da CF e Regimes Próprios da Previdência dos Servidores Públicos e Militares(RPPS) previstos no artigo 40, para os servidores civis, e artigo 142, X, para os militares.
	
	 3a Questão
	
	
	São segurados obrigatórios da previdência social:
	
	somente o empregado e o empregado doméstico;
	
	somente o empregado e o trabalhador autônomo;
	
	O empresário e qualquer trabalhador.
	
	empregado e trabalhador autônomo;
	 
	empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial;
	
	 4a Questão
	
	
	A Constituição Federal em seu artigo 194 trata sobre a seguridade social como ações do poder público e da sociedade em geral visando asegurar quais direitos:
	
	Todas as alternativas estão incorretas.
	
	Previdência, Saúde e Educação
	
	Saúde, Previdência e Segurança
	
	Previdência, Assistência Social e Educação
	 
	Saúde, Previdência e Assistência Social
	Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação: Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos poderes públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
	
	 5a Questão
	
	
	Tendo em vista os princípios e diretrizes da Seguridade Social, nos termos do texto da Constituição Federal e da legislação de custeio previdenciária, assinale a opção incorreta.
	 
	Irredutibilidade do valor dos benefícios e serviços.
	
	Diversidade da base de financiamento.
	
	Universalidade da cobertura e do atendimento.
	
	Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais.
	
	Equidade na forma de participação no custeio.
	
	 6a Questão
	
	
	A seguridade Social conglomera a Saúde, a Previdência Social e a Assistência Social.
	
	Sim. A seguridade engloba a Habitação, a Previdência Social e a Assistência Social.
	 
	Sim. A seguridade engloba a Saúde, a Previdência Social e a Assistência Social.
	
	Não. A seguridade não envolve a Segurança, a Previdência Social e a Assistência Social
	
	Sim. A seguridade envolve a Segurança, a Previdência Social e a Assistência Social.
	
	Não. A Seguridade não junta a Saúde, a Previdência Social e a Assistência Social.
	Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação: A seguridade Social conglomera a Saúde, a Previdência Social e a Assistência Social. Aula nº 08 tela nº 13.
	
	 7a Questão
	
	
	Consoante previsão expressa, relativamente ao financiamento e custeio da seguridade social, na Constituição da República; é VERDADEIRO afirmar que:
	
	Os recursos provenientes das contribuições sociais do empregador incidentes sobre a folha de salários podem ser utilizadas para a realização de despesas distintas do pagamento de benefícios do regime geral de previdência social, ressalvadas hipóteses previstas em lei.
	
	As receitas dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios destinadas à seguridade social integrarão o orçamento da União, ressalvadas as relativas às contribuições pagas por suas autarquias, fundações, empresas públicas e sociedades de economia mista, que constarão dos respectivos orçamentos.
	 
	A União poderá instituir, mediante lei complementar, outras fontes destinadas a garantir a manutenção ou expansão da seguridade social, além das previstas na Constituição da República, desde que sejam não-cumulativas, e não tenham fato gerador ou base de cálculo próprios dos impostos discriminados no texto constitucional.
	
	A proposta de orçamento da seguridade social será elaborada de forma integrada pelos órgãos responsáveis pela saúde, previdência social, assistência social e educação, tendo em vista as metas e prioridades estabelecidas na lei de diretrizes orçamentárias, assegurada a cada área a gestão de seus recursos.
	
	As contribuições destinadas ao financiamento da seguridade social, previstas na Constituição, só poderão ser exigidas após decorridos, no mínimo, noventa dias da data da publicação da lei que as houver instituído ou modificado, embora não no mesmo exercício financeiro em que haja sido publicada referida lei.
	
	 8a Questão
	
	
	Com conformidade com o artigo 194 da Constituição Federal, define que a Seguridade Social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade destinado a assegurar os direitos relativos:
	
	à Educação, à Saúde, à Habitação.
	
	à Previdência, à Lazer, à Assistência social;
	
	à Habitação, à Previdência, à Assistência social;
	
	à Educação, à Saúde, à Assistência social.
	 
	à Previdência, à Saúde, à Assistência social;
	Explicação:
Gabarito: C.
Explicação:Art. 194. A seguridade social compreende um conjunto integrado de ações de iniciativa dos Poderes Públicos e da sociedade, destinadas a assegurar os direitos relativos à saúde, à previdência e à assistência social.
9ª AULA
		Exercício: GST1714_EX_A9_201609119452_V1 
	10/05/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): LIANE PALMA CASTANHO
	2019.1 EAD
	Disciplina: GST1714 - LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA 
	201609119452
	
	 1a Questão
	
	
	Quais os tipos de benefícios pagos pela Previdência Social para os contribuintes ou dependentes?
		
	 
	Auxílio-acidente, Auxílio-reclusão, Aposentadoria por tempo de contribuição, Aposentadoria por idade, Aposentadoria por invalidez, Salário-maternidade , Pensão por morte
	
	Auxílio-acidente, Auxílio- inserção, Aposentadoria por tempo de contribuição, Aposentadoria por idade, Aposentadoria por invalidez, Salário-maternidade , Pensão por morte.
	
	Auxílio internação, Auxílio-reclusão, Aposentadoria por tempo de contribuição, Aposentadoria por idade, Aposentadoria por invalidez , Salário-maternidade , Pensão por morte.
	
	Auxílio acidente , Auxílio-inclusão, Aposentadoria por tempo de contribuição, Aposentadoria por idade, Aposentadoria por invalidez , Salário-maternidade , Pensão por morte.
	
	Auxílio-acidente, Auxílio-exclusão, Aposentadoria por tempo de contribuição, Aposentadoria por idade, Aposentadoria por invalidez, Salário-maternidade , Pensão por morte.
	Explicação:
Gabarito: Item A.
 Explicação: Auxílio-acidente , Auxílio-reclusão , Aposentadoria por tempo de contribuição Aposentadoria por idade , Aposentadoria por invalidez , Salário-maternidade , Pensão por morte.
Aula nº 09  Direito Previdenciário  Tela nº 02
	
	 2a Questão
	
	
	Carlos é empregado da empresa ABC Ltda. na função de auxiliar de serviços gerais. O empregado estava com muita tosse e resolveu comparecer ao posto de saúde para consulta médica. Após exame foi diagnosticado tuberculose e será necessário afastamento por seis meses para tratamento. Marque a opção que informa qual o benefício que será concedido a Carlos após o décimo quinto dia de afastamento:
	
	auxílio doença acidentário
	
	pensãopor doença grave
	 
	auxílio doença
	
	pensão acidentária
	
	nenhum benefício, tendo em vista que não há previsão para concessão nas hipóteses de tuberculose.
	Explicação:
Gabarito: Item B.
Explicação:Auxílio-doença. Auxílio-doença é um seguro previdenciário. No Brasil, é regulado pela Lei 8.213/91, que é a lei de benefícios da previdência social. ... Existem duas variedades: auxílio-doença comum, para doenças e acidentes comuns; auxílio-doença acidentário, para doença ocupacional e acidente de trabalho.
	
	 3a Questão
	
	
	Maria era noiva de Antônio e descobriu que estava grávida. Durante sua gestação, Antônio que trabalhava em uma empresa de CTPS anotada cometeu um crime e foi preso em flagrante delito. A neném nasceu e Antônio registrou a filha, mas permanecia em preso em regime fechado. Houve a condenação e Antônio soube que permaneceria 5 anos cumprindo pena em regime fechado. Maria ganhava pouco e não possuía outra fonte de renda senão seu salário. Ela soube por uma amiga que havia um benefício previdenciário que era concedido aos dependentes do preso caso ele tivesse a qualidade de segurado. É certo afirmar que antes de cometer o crime e ser preso Antônio prestava serviços como empregado. Existe algum benefício previdenciário que sua filha é credora com dependente de Antônio ? Marque a opção correta:
	
	auxílio doença vitalício
	
	pensão por morte
	
	seguro prisional
	
	auxílio doença
	 
	auxílio reclusão
	
	 4a Questão
	
	
	Um empregado veio a falecer com a seguinte situação familiar: era casado oficialmente com uma pessoa, mas, na prática, dela era separado de fato e viveu com outra pessoa por doze anos, com quem teve um filho, atualmente com oito anos de idade. No sepultamento, apareceu uma namorada que o finado via esporadicamente, sendo que, nessa relação extraconjugal, ele teve outro filho, atualmente com quatro anos de idade. Todas reivindicam a pensão por morte do falecido. Diante da situação hipotética descrita, de acordo com as Leis Previdenciárias em vigor, assinale a afirmativa correta.
	 
	A pensão será rateada igualmente entre a pessoa que era casada oficialmente com o falecido, sua companheira e os dois filhos que o empregado teve.
	
	Somente os filhos receberão a pensão por morte, pois merecem a proteção da Lei até que completem 21 anos de idade.
	
	As mulheres que conceberam filhos do falecido terão direito a metade da pensão, sendo a outra metade dividida entre os filhos e paga até que eles completem dezoito anos de idade.
	
	Cada um dos interessados receberá um salário mínimo ¿ a esposa, a companheira, a namorada e os dois filhos.
	
	Somente a esposa casada oficialmente terá direito à pensão, já que a Previdência Social não admite uma relação fora do casamento.
	
	 5a Questão
	
	
	(IBAM/2012/adaptada) - Em relação ao cálculo dos proventos de aposentadoria dos servidores titulares de cargo efetivo de qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, é correto afirmar que:
	
	será considerada a maior remuneração do servidor público para fins de definição de seus proventos de aposentadoria.
	 
	será considerada a média aritmética simples das maiores remunerações do servidor, utilizadas como base para as contribuições aos regimes de previdência ao qual esteve vinculado, correspondentes a 80% (oitenta por cento) de todo o período contributivo.
	
	será considerada a média aritmética simples de todas as remunerações do servidor, utilizadas como base para as contribuições aos regimes de previdência ao qual esteve vinculado.
	
	será considerada a última remuneração do servidor para fins de definição de seus proventos de aposentadoria.
	
	será considerada  a média em relação a  maior remuneração do servidor público para fins de definição de seus proventos de aposentadoria.
	Explicação:
A Medida Provisória nº 167, que veio a ser a norma regulamentadora dessa forma de cálculo para a apuração do valor dos proventos de aposentadoria dos servidores públicos. Ressalte-se que a referida MP foi convertida na atual Lei nº 10887/04.
 A referida Medida Provisória estabeleceu que, no cálculo dos proventos de aposentadoria dos servidores públicos, seria considerada a média aritmética simples das maiores remunerações, utilizadas como base para as contribuições do servidor aos regimes de previdência a que esteve vinculado, correspondentes a oitenta por cento de todo o período contributivo desde a competência julho de 1994 ou desde a do início da contribuição, se posterior àquela competência.
A partir da entrada em vigor da Medida Provisória 167, o servidor não se aposenta mais com base na sua última a atual remuneração. O valor dos proventos seria apurado com base no resultado de uma média das maiores remunerações de contribuição vertidas aos regimes a que esteve vinculado, seja o RPPS ou o RGPS, e que corresponderia a 80% de todo o período contributivo desde a competência julho de 1994 ou desde a do início da contribuição, se posterior àquela competência.
 Em regra, o cálculo pela média faz com que o valor dos proventos de aposentadoria caia, diminua em relação ao valor da última e atual remuneração do servidor no cargo efetivo. Isto se dá em razão do cálculo representar o resultado médio das contribuições que recaiam sobre uma remuneração variável, sobretudo, aquelas que sempre tiveram ganhos e reajustes e foram tendo ganhos reais no decorrer dos anos.          
 Assim, ao final da vida funcional, o servidor está percebendo uma remuneração maior, mas o cálculo da média, mesmo levando em conta as 80% maiores, contempla também remunerações menores do que a atualmente percebida pelo servidor, o que faz com o resultado, inevitavelmente, caia.
	
	 6a Questão
	
	
	Para Carlos Alberto Pereira de Castro e João Batista Lazzari, são considerados Dependentes são pessoas que, embora não contribuindo para a Seguridade Social, a Lei de Benefícios elenca como possíveis beneficiários do Regime Geral de Previdência Social- RGPS, fazendo jus às seguintes prestações: pensão por morte, auxílio reclusão, serviço social e reabilitação profissional. E de acordo com a Lei 8.213/91 em seu art.16 e também do decreto 3048/99, os dependentes são divididos em 03 (três) Classes; a Três Classe III é composta por:
	
	Pais.
	
	 Cônjuges, Companheiras (os), filhos até 21 anos ou Inválidos e Pais.
	
	Pais, Irmão não emancipado menor de 21 anos ou Inválido
	
	Cônjuges, Companheiras (os), filhos até 21 anos ou Inválidos.
	 
	Irmão não emancipado menor de 21 anos ou Inválido.
	Explicação:
Gabarito: A.
Explicação: Irmão não emancipado menor de 21 anos ou Inválido. Aula nº 09 Parte II Tela nº 08.
	
	 7a Questão
	
	
	Considerando as regras do Regime Geral de Previdência Social - RGPS, constituem-se em segurados obrigatórios os tipos de trabalhadores abaixo relacionados, EXCETO:
	
	Empregado Doméstico
	
	Contribuinte Especial
	
	Contribuinte Avulso
	
	Empregado
	 
	Aquele acima de 16 anos, que desejam integrar o sistema de previdenciário, apesar de não exercerem atividade remunerada.
	Explicação:
Gabarito; Item C.
Explicação - Os segurados obrigatórios são subdivido em cinco categorias: o empregado, o empregado doméstico, o contribuinte individual, o trabalhador avulso e o segurado especial.
Decreto 3.048/99, art. 11. É segurado facultativo o maior de dezesseis anos de idade que se filiar ao Regime Geral de Previdência Social, mediante contribuição, na forma do art. 199, desde que não esteja exercendo atividade remunerada que o enquadre como segurado obrigatório da previdência social.
	
	 8a Questão
	
	
	São segurados obrigatórios da Previdência Social:
	
	Somente os empregados regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho.
	
	Somente os segurados especiais.
	 
	Os Empregados, inclusive domésticos, os ContribuintesIndividuais, os Trabalhadores Avulsos e os Segurados Especiais
	
	Somente os empregados domésticos.
	
	Somente os trabalhadores avulsos.
	
Explicação:
Gabarito: Itrem A.
Explicacão: Os segurados obrigatórios são subdivido em cinco categorias: o empregado, o empregado doméstico, o contribuinte individual, o trabalhador avulso e o segurado especial.
		Exercício: GST1714_EX_A9_201609119452_V2 
	10/05/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): LIANE PALMA CASTANHO
	2019.1 EAD
	Disciplina: GST1714 - LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA 
	201609119452
	
	 1a Questão
	
	
	O único benefício previdenciário pago à segurada empregada com valor mensal igual à sua remuneração integral, no mês de seu afastamento é:
	
	Auxílio Acidente
	
	Auxílio Reclusão
	
	Auxílio Doença
	 
	Salário Maternidade
	
	Aposentadoria por Invalidez
	
	 2a Questão
	
	
	Com relação aos segurados facultativos, à luz da legislação previdenciária vigente, assinale a opção correta:
	 
	Pode ser aquele que deixou de ser segurado obrigatório da Previdência Social.
	
	Pode ser menor de 14 anos.
	
	Pode ser segurado empregado.
	
	Pode ser segurado contribuinte individual.
	
	Pode ser segurado especial.
	
	 3a Questão
	
	
	Para Carlos Alberto Pereira de Castro e João Batista Lazzari, são considerados Dependentes são pessoas que, embora não contribuindo para a Seguridade Social, a Lei de Benefícios elenca como possíveis beneficiários do Regime Geral de Previdência Social- RGPS, fazendo jus às seguintes prestações: pensão por morte, auxílio reclusão, serviço social e reabilitação profissional. E de acordo com a Lei 8.213/91 em seu art.16 e também do decreto 3048/99, os dependentes são divididos em:
	
	2 ( duas) classes.
	 
	3 ( três) classes.
	
	06 ( seis) classes.
	
	01 (uma) classe.
	
	04 (quatro) classes.
	Explicação:
Gabarito: Item A.
Os Dependentes por sua vez são divididos em 3 classes, esse de acordo com a Lei 8.213/91 em seu art. 16 e também do decreto3048/99. Aula nº 09 Parte II. Tela 07
	
	 4a Questão
	
	
	(IBAM/2012/adaptada) - Em relação aos benefícios dos Regimes Próprios de Previdência Social dos Servidores Públicos, é INCORRETO afirmar que:
	
	fará jus ao auxílio-reclusão o dependente do servidor de baixa renda, recolhido à prisão, nos termos da lei de cada ente.
	
	o auxílio-doença será devido ao segurado que ficar incapacitado para o trabalho, com base em inspeção médica que definirá o prazo de afastamento.
	
	fará jus aos benefícios do governo federal o  servidor de baixa renda, recolhido ao cárcera, nos termos da lei de cada ente.
	 
	 o servidor que apresentar incapacidade permanente para o trabalho, conforme definido em laudo médico pericial, será aposentado por invalidez, com proventos integrais.
	
	o servidor que apresentar incapacidade permanente para o trabalho, conforme definido em laudo médico pericial, será aposentado por invalidez, com proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, hipóteses em que os proventos serão integrais.
	Explicação:
A aposentadoria por invalidez permanente é um benefício pago ao servidor que ficar incapaz permanentemente para o trabalho, independentemente de estar em estágio probatório ou em condição estável no serviço público nos termos do Anexo VII do Decreto nº 3.338, de 23.06.2010. Sua concessão depende de inspeção atualizada por órgão médico pericial e corresponde à passagem do servidor para a inatividade com proventos integrais ou proporcionais. Será considerada prorrogação da licença para tratamento de saúde o lapso de tempo entre a expedição do laudo pericial e a publicação do ato concessório da aposentadoria.
O Artigo 40 da C.F.B.R/88  dispõe que:  Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição do respectivo ente público, dos servidores ativos e inativos e dos pensionistas, observados critérios que preservem o equilíbrio financeiro e atuarial e o disposto neste artigo. § 1º Os servidores abrangidos pelo regime de previdência de que trata este artigo serão aposentados, calculados os seus proventos a partir dos valores fixados na forma dos §§ 3º e 17: I - por invalidez permanente, sendo os proventos proporcionais ao tempo de contribuição, exceto se decorrente de acidente em serviço, moléstia profissional ou doença grave, contagiosa ou incurável, na forma da lei.
	
	 5a Questão
	
	
	Com relação aos segurados facultativos, à luz da legislação previdenciária vigente, assinale a opção correta:
	
	Pode ser segurado contribuinte individual.
	
	Pode ser segurado empregado.
	
	Pode ser menor de 14 anos.
	 
	Pode ser aquele que deixou de ser segurado obrigatório da Previdência Social.
	
	Pode ser segurado especial.
	
	 6a Questão
	
	
	A Lei de Benefícios da Previdência Social (Lei n. 8.213/91), no art. 11, elenca como segurados obrigatórios da Previdência Social na condição de empregado, entre outros, as seguintes pessoas físicas, exceto:
	 
	O empregado de organismo oficial internacional ou estrangeiro em funcionamento no Brasil, ainda que coberto por regime próprio de previdência social.
	
	Aquele que presta serviço de natureza urbana ou rural à empresa, em caráter não eventual, sob sua subordinação e mediante remuneração, inclusive como diretor empregado.
	
	O exercente de mandato eletivo federal, estadual ou municipal, desde que não vinculado a regime próprio de previdência social.
	
	O brasileiro ou estrangeiro domiciliado e contratado no Brasil para trabalhar como empregado em empresa domiciliada no exterior, cuja maioria do capital votante pertença a empresa brasileira de capital nacional.
	
	Aquele que, contratado por empresa de trabalho temporário, definida em legislação específica, presta serviço para atender a necessidade transitória de substituição de pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviço de outras empresas.
	
	 7a Questão
	
	
	De acordo com a lei, período de carência é o número mínimo de contribuições mensais indispensáveis para que o beneficiário faça jus ao benefício, consideradas a partir do transcurso do primeiro dia dos meses de suas competências. Sendo assim alguns Benefícios Previdenciários só poderão ser concedidos se houver um número mínimo de Contribuições mensais, como Auxílio doença é:
	
	11 meses de carência.
	
	1 ano de carência.
	 
	10 meses de carência.
	
	12 meses de carência.
	
	08 (oito) meses de carência
	Explicação:
Gabarito: Item A
Explicação : Auxílio-Doença 12 meses de carência. Aula nº 09 Parte II Tela nº 09.
	
	 8a Questão
	
	
	No regime de previdência pública, os segurados obrigatórios serão divididos em várias classes, sendo elas, EXCETO:
	
	3. Contribuinte individual
	
	4. Trabalhador avulso
	
	2. Empregados doméstico
	
	5. Segurado especial.
	 
	1. Empregadores
	Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação: Quem são os segurados obrigatórios?
São segurados obrigatórios as seguintes pessoas físicas: empregado, empregado doméstico, contribuinte individual, trabalhador avulso e segurado especial. ... Trabalhador pessoa que presta serviço com ou sem vínculo empregatício à empresa; aquele que exerce por conta própria atividade econômica remunerada.
10ª AULA
		Exercício: GST1714_EX_A10_201609119452_V1 
	10/05/2019 (Finaliz.)
	Aluno(a): LIANE PALMA CASTANHO
	2019.1 EAD
	Disciplina: GST1714 - LEGISLAÇÃO TRABALHISTA E PREVIDENCIÁRIA 
	201609119452
	
	 1a Questão
	
	
	(IBAM/2012/ adaptada) - O Regime Geralde Previdência Social será financiado por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União Federal. Além desses recursos, o Regime Geral de Previdência Social também será financiado pelas contribuições sociais. Uma delas é:
	
	aquela paga pelo empregador, que deverá incidir sobre a real remuneração percebida pela pessoa fisica que lhe preste serviço, sendo, no entanto, obrigatório o vínculo empregatício.
	
	aquela paga pelo exportador de bens ou serviços para o exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.
	
	 
aquela paga pelo empregador, que deverá incidir sobre a folha de salários e demais rendimentos do trabalho pagos ou creditados, a qualquer título, à pessoa fisica que lhe preste serviço, sendo, no entanto, obrigatório o vínculo empregatício.
	 
	aquela paga pelo trabalhador e pelos demais segurados da previdência social, não incidindo contribuição sobre os benefícios de aposentadoria e pensão concedidas pelo Regime Geral de Previdência Social.
	
	aquela paga pelo fornecedor de bens ou serviços para o exterior, ou de quem a lei a ele equiparar.
	Explicação:
Prevê o art. 195 da Constituição: "A seguridade é financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da lei, mediante recursos provenientes dos orçamentos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios".
Os regimes de Seguridade Social são:
a- geral, que é destinado aos particulares. É o regime do INSS;
b- próprios, como o dos servidores públicos;
c- complementares, que visam complementar o regime geral ou dos servidores públicos.
Na verdade, a Seguridade Social não será financiada, mas haverá seu custeio. Não se trata de financiamento, como se fosse um empréstimo bancário , em que haveria necessidade de devolver o valor com juros e correção monetária. Trata-se de custeio, o que é feito por meio de contribuição social.
Entende-se por fonte de custeio os meios econômicos e, principalmente, financeiros obtidos e determinados à concessão e à manutenção das prestações da Seguridade Social.
	
	 2a Questão
	
	
	Considerar doutrinário que Sujeito Ativo da Previdenciária Social sendo o responsável de tem a incumbência de recebe as Contribuições do INSS, e, tendo também competência para cobrá-las e impor penalidades. Diante da explicação quem são considerados Contribuintes Diretos pela Previdência Social?
	
	Trabalhador Biscateiro e Equiparado a ela para fins previdenciários.
	
	Trabalhador Doméstico e Equiparado a ela para fins previdenciários.
	 
	Empregador Doméstico e Empresas e Equiparados a ela para fins previdenciários.
	
	Trabalhador Rural e Equiparado a ela para fins previdenciários.
	
	Trabalhador Avulso e Equiparado a ela para fins previdenciários.
	Explicação:
Gabarito:Item A.
Explicação: O Sujeito Ativo quem recebe as contribuições é o INSS, que tem competência para cobrá-las e impor penalidades. São considerados Contribuintes Diretos:
	
	 3a Questão
	
	
	O Custeio ou Financiamento da Previdência, além do Artigo 195 da CF 88, é regido também pela Lei 8.212/912 e o Decreto 3.048/99. Segundo a Constituição de 1988 e a Lei 8.212/91, o custeio da Seguridade Social é composto pelas seguintes fontes. Questiona-se: Quais as fontes que compõe também o custeio da Seguridade Social?
	
	Receita Municipal, Receitas das Contribuições Sociais e Receitas de Outras Fontes.
	 
	Receita da União, Receitas das Contribuições Sociais e Receitas de Outras Fontes.
	
	- Receita Distrital, Receitas das Contribuições Sociais e Receitas de Outras Fontes.
	
	Receita Estadual, Receitas das Contribuições Sociais e Receitas de Outras Fontes.
	
	Receita Federal, Receitas das Contribuições Sociais e Receitas de Outras Fontes.
	Explicação:
Gabarito;Item A.
Explicação: 
O Custeio ou Financiamento da Previdência, além do Artigo 195 da CF 88, é regido também pela Lei 8.212/912 e o Decreto 3.048/99.Segundo a Constituição de 1988 e a Lei 8.212/91, o custeio da Seguridade Social é composto pelas seguintes fontes:
Receitas da União;
 Receitas das Contribuições Sociais;
Receitas de Outras Fontes.
: Aula nº 10.
	
	
	 4a Questão
	
	
	Qual a denominação jurídica previdenciária para quem tem a competência de recebe, cobrar e até penalizar as contribuições do INSS:
	
	Segurados
	
	Sujeito Passivo.
	 
	Sujeito Ativo.
	
	Contribuinte.
	
	População
	
	 5a Questão
	
	
	As empresas ou empregadores com mais de um estabelecimento, filial ou sucursal devem possuir quantos Livros de Inspeção do Trabalho?
	
	Um para cada cem estabelecimentos
	 
	Um para cada estabelecimento
	
	Dois para cada dez estabelecimentos
	
	Um que centralize todos os estabelecimentos
	
	Um para cada 50 estabelecimentos
	Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação: 
É um documento obrigatório para a maioria das empresas, sendo previsto pela Portaria 3.158/71 do Ministério do Trabalho.
Nessa Portaria, está estabelecido o modelo que esse livro deve seguir (não se preocupe, tem em qualquer papelaria) e, também, são apresentadas outras diretrizes¿
Entre elas, é importante destacar a previsão do Art. 3º:
Art. 3º As empresas ou empregadores que mantiverem mais de um estabelecimento, filial ou sucursal, deverão possuir tantos livros ¿Inspeção do Trabalho¿ quantos forem seus estabelecimentos.
	
	 6a Questão
	
	
	O Artigo 195 da Constituição Federal determina que o Custeio ou Financiamento da Seguridade Social, envolva somente:
	 
	Saúde, Previdência e a Assistência Social, são suportadas por toda a Sociedade direta ou indiretamente.
	
	Habitação, Previdência e a Assistência Social, são suportadas por toda a Sociedade direta ou indiretamente.
	
	Laser, Previdência e a Assistência Social, são suportadas por toda a Sociedade direta ou indiretamente.
	
	Segurança, Previdência e a Assistência Social, são suportadas por toda a Sociedade direta ou indiretamente.
	
	Educação, Previdência e a Assistência Social, são suportadas por toda a Sociedade direta ou indiretamente.
	Explicação:
Gabarito: Item A.
Explicação: O artigo 195 da Constituição Federal determina que o Custeio ou Financiamento da Seguridade Social, que abrange a Saúde, a Previdência e a Assistência Social, é suportado por toda a Sociedade, direta ou indiretamente.
	
	 7a Questão
	
	
	Acerca do plano de benefícios do INSS e da manutenção, perda e restabelecimento da qualidade de segurado, julgue os itens a seguir e indique aquele que está ERRADO:
	
	1. O RGPS concede as seguintes prestações aos segurados: aposentadoria (por invalidez, idade, tempo de contribuição e especial), auxílio-doença, salário-família, salário-maternidade, auxílio-acidente e reabilitação profissional.
	
	2. Carência é o tempo correspondente ao número mínimo de contribuições mensais exigíveis para que o beneficiário tenha direito a usufruir o benefício.
	 
	5. Serão considerados, para cálculo do salário de benefício, os ganhos habituais do empregado sob a forma de utilidades, mesmo os que não tenham incididos na contribuição previdenciária.
	
	3. A concessão do salário-maternidade para as seguradas contribuintes individual, empregada doméstica, especial e facultativa depende do recolhimento mínimo de dez contribuições mensais.
	
	4. Os segurados trabalhadores avulsos deverão provar o recolhimento das contribuições para que sejam contadas para efeito de carência.
	Explicação:
Gabarito: Item E.
Explicação: Serão considerados, para cálculo do salário de benefício, os ganhos habituais do empregado sob a forma de utilidades, mesmo os que não tenham incididos na contribuição previdenciária.
	
	 8a Questão
	
	
	O artigo 195 da Constituição Federal estabelece que a seguridade social será financiada por toda a sociedade, de forma direta e indireta, nos termos da

Continue navegando