Buscar

trabalho Salim

Prévia do material em texto

A Vida de Salim
 Salim, é uma criança que passa por um duro processo de separação dos pais. Salim desde que nasceu foi criado numa família de classe média de modo que nunca faltou nada para ele; ele sempre ganhava os seus presentes desejados, sempre foi atendido em seus anseios pelos seus pais.
 Na sua primeira infância aos três anos salim sempre que possível dormia na mesma cama que seus pais (Romana e Salomão). fatos como esses da criança dormir junto com seus pais prejudica a intimidade do casal e acaba resultando também na falta de independência do filho em algo tão básico que é conseguir dormir sozinho, muitos dos pais aceitam esta situação pois acreditam que é uma maneira de ficar mais próximo do filho uma vez que já passam muito tempo fora de casa em virtude do trabalho, e para compensar esta ausência acaba cedendo o desejo do filho atrelado a necessidade dos pais de compensar o tempo que ficam ausentes. 
 Salim cresceu, e ingressou na escola com 5 anos. Como se desenvolveu tendo seus desejos sempre sendo atendidos pelos seus pais, impunha as suas vontades e logo era atendido, suas imposições perduraram até o âmbito escolar, salim passou a escolher e exigir quem iria buscá-lô na escola muitas vezes em detrimento da disponibilidade dos pais, caso quem fosse buscá-lo fosse o avesso a sua escolha ele armava um escândalo em público sem nenhum pudor. 
 A personalidade de Salim começou a se tornar a de uma criança com síndrome de imperador. Esse fenômeno tem sido chamado de “Síndrome do Imperador”, uma vez que as crianças imperadoras estabelecem padrões de comportamento para satisfazer os seus caprichos e exigências acima da autoridade de seus pais ou responsáveis. Quem não cumprir as exigências da criança é vítima de birras ultrajantes e, até mesmo, agressão. A violência que os filhos exercem contra seus progenitores, aprendendo a controlá-los psicologicamente, resulta no êxito em fazê-los obedecer e realizar os seus desejos. Esta característica da personalidade destas crianças também foi apelidada de “filhos ditadores”, devido ao seu domínio incontestável na família. 
 Na escola Salim ia bem até então, realizava as atividades dentro dos conformes. Mas com a separação dos pais o rendimento escolar do educando começou a retroceder. No ano anterior ele foi promovido ao ano seguinte devido a situação que os pais estavam passando no processo de separação, então o conselho de classe decidiu promovê-lo, mas no ano subsequente ele continuou indo mal na escola, alguns problemas começaram a se revelar como a dificuldade na leitura, gaguejava para ler em voz alta, trocava letras como “p’’ por “q”, “b” com “d”… em matemática tinha dificuldade em concentrar-se e em resolver operações matemáticas simples como por exemplo: adição, multiplicação, subtração e divisão. suas dificuldades iam de encontro com um problema muito recorrente entre as crianças que é a dislexia, se trata de um problema cromossômico: “A dislexia é caracterizada por dificuldades de reconhecimento de palavras, de soletração, decodificação, lentidão na leitura e na escrita, inversão de letras e números e problemas de memorização. O fracasso do desenvolvimento da leitura fluente (capacidade de ler um texto não somente com precisão, mas com rapidez e expressão adequada) também é uma característica do distúrbio que persiste na adolescência e idade adulta. Trata-se de uma condição hereditária, com alterações genéticas, apresentando ainda alterações no padrão neurológico”, explica a neuropsicóloga Márcia Lazzarotto Vizzotto.
Por fim, Salim é também quem dita as regras das brincadeiras na escola entre os amigos, e se não for do seu jeito ele não brinca e se isola dos demais colegas, sua atitude faz jus a sua personalidade de imperador como citamos acima. 
 Não somente o Salim, mas os pais também precisam de acompanhamento psicológico para resolverem a sua separação de modo amigável e o salim se recuperar dos transtornos que esta passando.

Continue navegando