Buscar

O Celeiro Artigo

Prévia do material em texto

O texto em questão trás a tona um assunto de grande relevância para a sociedade em geral, de forma que demonstra características de fácil percepção, já em seu titulo podemos observar o objetivo do artigo que é elencar os estudos sobre pessoas com autismo e a dificuldade enfrentada para alcançar a inclusão, o texto expõe duas ideias que são as terapias para ajuda de alunos autistas utilizando a equoterapia e através da pedagogia formas de ajudar a inteiração dos autistas na sociedade, o artigo estabelece uma relação de causa e mostra uma forma de resolvê-la assim apresentando uma problematização com uma resolução clara e objetiva.
O artigo tem como pontos relevantes os estudos quanto o autismo e forma de ajudar os portadores a ter uma melhor inteiração com a sociedade e um melhor desenvolvimento dos mesmos, foram abordados duas formas maneiras e seus benefícios na ajuda aos autistas que são a Equoterapia e a importância das praticas pedagógicas inclusivas. A Equoterapia é um tratamento realizado com cavalos, onde a inteiração do autista com o animal promove uma grande melhora no seu desenvolvimento, é um método que aborda a área da saúde e educação, segundo estudos o autista se sente bem com essa relação melhorando sua comunicação, inclusão no meio social e uma maior integração do seu sentido sensorial. A outra maneira abordada são as práticas pedagógicas inclusivas e sua devida importância para o desenvolvimento dos autistas com relação a sua aprendizagem nesse sentido atenta ao profissional que deve estar preparado para lidar com alunos com autismo com uma preparação afiada afim de lidar com os transtornos do aluno. Outro ponto relevante é a não classificação de autismo como doença pois não é uma questão de saúde. O artigo destaca os avanços na criação de pontos especializados para atendimento a pessoas com autismo com centros de apoio, o texto chama atenção a família para atentar aos filhos que podem já cedo emitir sinais de autismo. 
Já obtive uma experiência gratificante com um aluno autista, o mesmo foi matriculado na escola regular e apresentava uma dificuldade enorme no aprendizado devido aos transtornos apresentado, contudo com uma atenção especial, aulas com apresentação de figuras, formas, linguagem mais clara o mesmo começou a desenvolver bem suas habilidades pedagógicas, e hoje é um aluno já integrado e incluso.

Continue navegando