Buscar

AD1 Produção do Espaço Turístic

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

AD1 Produção do Espaço Turístico
Aluno: Fernando Luís S. Patrocínio - Matrícula: 12216100096
Macaé
Respostas: 
1- O turista como agente de turistificação.
A importância do turista na turistificação de paisagens, onde a atividade surgiu pelo olhar do turista, por “descoberta” do turista. O turista estabelece uma relação mais próxima com o lugar e seu olhar produz efeito que se caracteriza pela prática espontânea que o turismo ocorre. O lugar turístico pode ser uma criação determinada pela naturalidade do turista ir visita-la. Visitantes de primeira viagem descobrem lugares turísticos sem depender do mercado para esta mediação. O turista gera espontaneamente um novo lugar turístico, estabelecendo uma relação mais estreita com o lugar, mais próxima com o lugar desenvolvendo laços afetivos com o modo de vida da população nativa dando origem a um novo produto turístico.
2- O mercado como agente de turistificação.
O mercado é hoje a principal fonte de turistificação do espaço. O mercado do turismo é um dos que mais crescem, e os agentes privados são os maiores responsáveis pela criação e recriação de espaços turísticos, determinados pelo agente de mercado de produto turístico. O mercado utiliza várias estratégias para promover a prática do turismo, incentivando o aumento e a criação de novas demandas. O turismo é uma atividade econômica que pode gerar benefícios econômicos e sócio-culturais, desde que tenha um bom planejamento turístico na localidade em que esta inserido e que objetive compreender as fragilidades locais e não só as potencialidades. O próprio mercado pode ser um indutor da criação de novas necessidades do turismo. Para desenvolver suas estratégias o mercado utiliza instrumentos como a mídia e o marketing. 
3- Os planejadores e promotores territoriais como agentes de turistificação.
Os atores sociais são os responsáveis por fazer do turismo uma atividade que produza espaços e os transforme em atrativos turísticos. São todas as pessoas responsáveis pelo desenvolvimento da atividade turística, eles assumiram os benefícios e as responsabilidades em todo o processo. São responsáveis pelo planejamento, pela implantação, pelo desenvolvimento, pela gestão, pelo controle da atividade. São os gestores, a população local e os turistas, já que são os consumidores. A colaboração de todos os atores é um instrumento importante para desenvolver o turismo de forma equilibrada. Para que a localidade se torne um destino turístico é primordial que todos os aspectos da vida local se agrupem e interajam de forma que permita que o turismo se desenvolva sem destruir os valores locais. 
Podemos apontar outros agentes planejadores e promotores territoriais, tais como órgãos reguladores públicos e privados, como certificadoras e Organizações Não Governamentais, as ONGs. Trata-se de todo e qualquer elemento físico ou jurídico que interaja com as organizações de desenvolvimento da atividade turística. 
O turismo é uma atividade produtora e transformadora do espaço e os atores sociais são os responsáveis por esse processo. O turismo pode ser originado espontaneamente ou induzido pelos agentes públicos e privados.
O Estado é o principal agente público responsável por uma série de ações relacionadas à organização da atividade, tais como elaborar uma legislação do turismo, conscientizar e sensibilizar a população sobre a importância da legislação, desenvolver campanhas nacionais e internacionais de atração de clientelas turísticas para o país, preparar os cidadãos para o turismo, assegurar o desenvolvimento econômico e sociocultural por meio do turismo e salvaguardar e proteger a natureza do nosso território das ações da atividade. 
4- Discorra sobre um caso verídico que evidencie a influência dos atores sociais na constituição de um território turístico.
As comunidades receptoras de turismo do Ceará adotam duas estratégias para desenvolver o turismo de forma associativa. A primeira, organizando um turismo participativo, onde todos se sentem capazes de contribuir, entendendo que são aqueles que conhecem a cultura e o espaço ecológico das comunidades, os melhores organizadores das estratégias de desenvolvimento turístico local. Quando esses grupos são assessorados por técnicos com conhecimento de gestão participativa, quando a filosofia cooperativista é entendida por todos, a comunidade avança econômica e culturalmente. A segunda forma é organizando as cooperativas que são organizações de grupos de pessoas com atividades comuns, cada um com um pequeno capital, para formar um capital maior, capaz de prestar um serviço turístico, remunerado e beneficiando de forma justa, ou seja, de acordo com as cotas de participação dos cooperados e com os serviços prestados. Quem entra com mais capital recebe mais, é tudo proporcional e auto- fiscalizado.
As formas de reação das comunidades locais ao turismo no Ceará, indica que muitas destas passaram do período da aversão, quando o visitante era visto como um ocupante indesejado e agora buscam tirar proveito da expansão da atividade nas localidades em que residem. A esta postura da população local tem conduzido ao associativismo, ampliando assim as possibilidades de retorno dos resultados do turismo para as comunidades.

Continue navegando