Buscar

atividade reflexiva unidade 2

Prévia do material em texto

CURSO: PEDAGOGIA (LICENCIATURA)
	ALUNA: Luziane Siqueira Campos
	RGM:17524628
	DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Música, Contação de Histórias e Artes Visuais
Na Educação Infantil é de suma importância que o professor trabalhe com esses três focos, como conteúdos/recursos pedagógicos: Música, Contação de Histórias e Artes Visuais. Pois além de tornar a aula mais lúdica, se trabalhada de forma adequada e planejada, favorece, também, ricamente no desenvolvimento integral da criança em suas dimensões afetiva, cognitiva, motora e social.
Segundo o RCNEI:
A música é uma linguagem que comunica e expressa sensações, e percebemos que desde bem pequenos ela já faz parte do cotidiano, da cultura, da vida da criança (BRASIL, 1998).
A música já faz parte da vida da criança desde muito cedo, e cabe ao professor de Educação Infantil, no ambiente escolar, proporcionar atividades com a música buscando favorecer o desenvolvimento da sensibilidade, da criatividade, do senso rítmico, do prazer de ouvir música, da imaginação, memória, concentração, atenção, do respeito ao próximo, também de modo a contribuir para uma efetiva consciência corporal e de movimentação.
Já através da Contação de Histórias, se desperta e desenvolve na criança o gosto pela leitura e escrita, a convivência com os colegas, a exploração da imaginação, além de entenderem o mundo no qual vivem se tornando cidadãos.
Na maioria dos casos, a Escola acaba sendo a única fonte de contato da criança com o livro e, sendo assim, é necessário estabelecer-se um compromisso maior com a qualidade e o aproveitamento da leitura como fonte de prazer (MIGUEZ, 2000, p.28).
Portanto, apropriar-se deste foco Contação de Histórias é um valioso momento de trabalho no desenvolvimento da cultura, valores, questões sociais, por meio da fantasia e do imaginário.
As artes visuais são também um tipo de linguagem cuja estrutura e características auxiliam a criança a se comunicar, expressar, atribuir sentidos e sensações, sentimentos, pensamentos e realidade por vários meios, dentre eles: linhas, formas, pontos, etc... É muito importante que o professor tenha em mente que o principal objetivo no ensino de Artes Visuais na Educação Infantil é permitir que por meio delas a criança possa desenvolver a sensibilidade, a intuição, estética e conhecimento, para que possa se relacionar consigo e com o outro, construindo por meio do diálogo valores como solidariedade, justiça e respeito.
Pude notar durante meu estágio, que esses três focos são muito utilizados pela professora. A música está em todos os momentos, desde a acolhida dos alunos, hora do lanche, em atividades pedagógicas, eventos, comemorações, etc.; a Contação de Histórias é realizada de forma lúdica, participativa e criativa; já as Artes Visuais está presente em todo o ambiente escolar desenvolvendo bem a criatividade dos alunos e o gosto por querer aprender e querer fazer. A professora frisa que deve sempre levar em conta os conhecimentos que as crianças já possuem, e a partir deles se faz a introdução de novos conhecimentos através de experiências vividas na aula, e a importância da ludicidade e um ambiente acolhedor com materiais interessantes para que ocorra o desenvolvimento, ensino e aprendizagem dos alunos.
REFERÊNCIAS
Material teórico: Unidade 2_ Música, Contação de Histórias e Artes Visuais.
MIGUEZ, Fátima. Nas arte-manhas do imaginário infantil. 14 ed. Rio de Janeiro: Zeus, 2000.
Brasil. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial curricular nacional para a educação infantil / Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Fundamental. — Brasília: MEC/SEF, 1998. Volume 3.

Continue navegando