Buscar

Respostas referente ao tema abordado estrutura e função APS

Prévia do material em texto

Respostas referente ao tema abordado:
A) Conforme o caso o indivíduo realizou uma ressonância magnética, para avaliação do tumor
Defina os planos de secções (cortes) utilizado para esse tipo de exames.
R: Os planos utilizados na ressonância magnética são os planos Axial, coronal e sagital.
B) Analise o exame do caso clinico e cite a secção presente na imagem na Ressonância Magnética.
R: O plano presente no caso clinico é o plano axial ou transverso.
C) O pano da imagem evidenciou um comprometimento do tronco encefálico, faça um mapa conceitual as divisões do sistema nervoso, detalhando ainda as partes do tronco encefálico.
R: Tronco encefálico
 Bulbo medula oblonga
 Ponte
 mesencéfalo
 Medula Espinal
 Cervical
 Lombar
 Sacral,
 Caldal
 Raiz dorsal e ventral
 D) Quais as células que constituem o sistema Nervoso?Cérebro
Principais funções do organismo
Neurônios
Unidade funcional do 
Sistema nervoso
Sistema nervoso
R: O tecido nervoso é composto por células nervosas (Neurônios), unidades funcionais responsável pela coordenação e células da glia que tem atividades relacionadas com os neurônios, onde são os oligodendrócitos, células de Schwann, micróglias e células ependimarias 
 E) O paciente apresenta paralisia do nervo facial. Explique do ponto de vista histológico, o que é um nervo.
 R: nervos são estruturas anatômicas do corpo humano, distribuídas em filamentos por todo o corpo, formados por prolongamentos de múltiplos axônios e detritos neurais, responsável pela distribuição dos impulsos elétricos nervosos. Garantindo a comunicação do sistema nervoso central e órgãos efetores e de sensibilidade.
F) Analise os sintomas do caso clínico e explique a relação com o tumor no tronco encefálico.
R: O caso clínico apresenta um tumor cerebral, esse tipo de tumor apresenta um crescimento anormal das células dentro do crânio, que leva a compressão e destruição de células saudáveis do cérebro.
As características da doença são: dor falta de coordenação fraqueza e rigidez muscular, convulsão agitação motora entre outros.
Ele pode ser caracterizado como primário, onde o tumor pode estar localizado dentro do próprio crânio ou tumor metastático ou secundário, quando o tumor tem origem em outro órgão quando se espalha para outros órgãos.
G) Para que uma informação seja passada de um neurônio para outro, a transmissão de impulso nervoso, envolve um mecanismo denominado potencial de ação. Explique a fase de despolarização e repolarização da membrana celular.
A despolarização é a primeira fase do potencial de ação. Durante essa fase, ocorre um significativo aumento na permeabilidade aos íons sódio (Na+) na membrana celular. Isso propicia um grande fluxo de íons sódio de fora para dentro da célula por meio de sua membrana por um processo de difusão simples. Como resultado do fenômeno citado acima, o líquido intracelular passa a apresentar uma grande quantidade de íons de carga positiva (cátions) e a membrana celular passa a apresentar agora um potencial inverso daquele encontrado nas condições de repouso da célula: Mais cargas positivas no interior da célula e mais cargas negativas no seu exterior. O potencial de membrana nesse período passa a ser, portanto, positivo (algo em torno de+45 mv).
Já na Repolarização os canais de sódio são estimulados a serem fechados pela grande quantidade de sódio presentes, na célula, assim abrem os canais de potássio (K+) e fazendo a sua liberação. A bomba de sódio e potássio, funciona transportando três moléculas de Na+ para o exterior e recolocando duas moléculas de K+ no interior da célula, transformando agora seu interior mais negativo e seu exterior positivo. Há gasto de energia e aumento das atividades metabólica celular para a obtenção de suprimento energético.
A ATP é quebrada liberando fosfato (Pi), ADP e energia necessária para o transporte de íons.
h. A comunicação rápida e precisa entre neurônios é possível devido a dois mecanismos: condução axonal e transmissão sináptica. As sinapses são estruturas especializadas que permitem comunicação elétrica entre células excitáveis. Elas se subdividem em sinapse elétrica e sinapse química. Diferencie-as e correlacione com o seu papel na transmissão da informação.
R: Sinapses Químicas essas sinapses iniciam no terminal do axônio (uma região pouco mais alargada formando um botão) da célula pré-sináptica.
As vesículas contendo neurotransmissores são liberadas na fenda sináptica e reconhecidas por receptores químicos (proteínas específicas) na membrana da célula pós-sináptica.
A seguir se fundem com a membrana e liberam o seu conteúdo. A ligação química entre o neurotransmissor e o receptor do neurônio seguinte gera mudanças que irão fazer com que o sinal elétrico seja transmitido.
As sinapses químicas podem ser excitatórias ou inibitórias, de acordo com o tipo de sinal que conduzem.
Se o sinal produzido na membrana pós-sináptica for a despolarização, iniciando o potencial de ação, então será uma sinapse excitatória.
Se o sinal produzido na membrana pós-sináptica for de hiperpolarização, a ação resultante será inibitória do potencial de ação, portanto nesse caso há uma sinapse inibitória.
Sinapses Elétricas Nessas sinapses não há participação de neurotransmissores, o sinal elétrico é conduzido diretamente de uma célula a outra através de junções comunicantes (gap junctions). Essas junções são canais que conduzem íons, obtendo respostas quase imediatas, isso quer dizer que o potencial de ação é gerado diretamente.

Continue navegando

Outros materiais