Buscar

Educação Ambiental

Prévia do material em texto

Educação Ambiental
Questão 2
A educação ambiental, entendida como uma prática transformadora, enfrenta muitos desafios que vem romper com uma conjuntura de situações, existente na sociedade contemporânea, relacionadas ao descaso com o ambiente. Estabelece assim, uma nova sociedade chamada de pós-moderna ou modernidade tardia. Para tanto, é necessário que esses conhecimentos reativos a educação ambiental sejam contextualizados e que estejam incluídos no contexto global, onde o homem está inserido. Esta situação, traz para a sociedade contemporânea, vários desafios. De acordo com o contexto apresentado, analise os desafios e a seguir identifique os que são verdadeiros (V) e os que são falsos (F).
Enfrentar a multiplicidade de visões.  Os pensamentos e conhecimentos não podem ser pensados de maneira linear e hierarquizados, a dimensão ambiental deve estar associada às dimensões humanas, havendo a necessidade de professores preparados para trabalhar essa diversidade de visões.
Não há necessidade de preocupações com as diversas visões, os pensamentos devem ser vistos de maneira linear e hierarquizados, a dimensão social deve estar desatrelada da dimensão ambiental.
Os pensamentos e conhecimentos devem ser pensados de maneira linear e hierarquizados, pois os professores estarão preparados para desenvolver nos seus alunos uma visão unilateral em relação a esses conhecimentos.
As dimensões humanas estão desatreladas das dimensões ambientais, não havendo necessidades de professores preparados para trabalhar a diversidades de visões, já que a sociedade se encontra em pleno desenvolvimento, em relação às questões ambientais.
A Educação Ambiental, através da escola, deve passar da simples transmissão do conhecimento para o estabelecimento de uma comunicação crítica, criadora de um sistema imaginativo e transformador da cultura e do ser humano.
Assinale a alternativa correta:
Escolha uma:
a. F, F, V, V, V
b. V, V, V, V, F
c. V, V, V, V, V
d. V, F, F, F, V
GABARITO: ALTERNATIVA DE nº “3”(V,F,F,F,V), CONFORME livro p. 30. Cap. 2.  A educação é uma área de interseção de múltiplos saberes, sendo impossível pensar a educação ambiental através da metáfora da árvore do conhecimento, em que temos um tronco em comum irradiando os galhos das diferentes “especializações” (GALLO, 1999). O pensamento e o conhecimento não podem ser pensados de maneira  linear e hierarquizadas como a metáfora que a propõe, Apesar da origem comum, vários campos devem se integrar visando à articulação dos saberes, a multiplicidade de visões. Outra metáfora, chamada rizoma, é apresentada pelo autor com base nos trabalhos de Deleuze e Guattari (1996), em que a dimensão ambiental está associada a todas as dimensões humanas, cujos conceitos estão entrelaçados, interligados, articulados, permitindo possíveis trânsitos de saberes. Assim, o professor deve estar preparado para trabalhar com a diversidade de visões, saber fazer conexão entre as culturas. É importante que a educação ambiental respeite a diversidade social, cultural e biológica e, através da escola, procure passar da simples transmissão do conhecimento para o estabelecimento de uma comunicação crítica, criadora de um sistema imaginativo e transformador da cultura e do ser humano.
e. F, V, V, F, F
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: V, F, F, F, V.
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
De acordo com (SERRANO, 2001), a Revolução Verde foi colocada em prática no Brasil entre as décadas de 60 e 70 do século passado. Ela consistiu numa série de pacotes tecnológicos destinados ao incremento da produtividade agrícola dos países pobres por meio do desenvolvimento de variedades melhoradas de cereais para se conseguir alta produtividade, melhoria dos sistemas de irrigação, do uso de fertilizantes e pesticidas e da capacidade da população no manejo destas técnicas. Sobre as consequências dessas estratégias implementadas sem as devidas reflexões, que podem ser percebidas ainda hoje no meio ambiente rural brasileiro, podemos destacar:
Diminuição das desigualdades sociais, pela menor concentração fundiária.
II – Problemas ambientais sérios, tais como a contaminação do meio ambiente por agrotóxicos e a erosão do solo.
III – Os pequenos produtores rurais muitas vezes não conseguiram acompanhar o modelo de desenvolvimento pregado pela Revolução Verde, como por exemplo, a necessidade de capital e de fertilizantes exigidos.
Está correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a. Apenas frase I.
b. Apenas frase III.
c. Apenas frase II.
d. Frases II e III.
Frases II e III.
e. Frases I e II.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Frases II e III..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A teoria e a prática na educação ambiental devem estar juntas em todo processo educacional e projetos relacionados à temática. Os benefícios para a sociedade são maiores quando conseguimos desenvolver plenamente estas capacidades. Tendo por base os estudos sobre o tema marque com verdadeiro e falso as afirmações a seguir. Em seguida escolha a alternativa correta.
(__) Um dos fatores mais importantes, que contribui para a especificidade da educação ambiental, é a sua ênfase na resolução de problemas práticos que afetam o meio ambiente humano.
(__) Pode-se considerar a educação ambiental como um processo permanente pelo qual indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem o conhecimento, os valores, as habilidades, a experiência e a determinação que os tornam aptos a agir, individual e coletivamente, e resolver problemas ambientais presentes e futuros.
(__) A educação ambiental não deve proporcionar ao indivíduo condições de perceber e compreender os poucos fatores que interagem no tempo e no espaço.
(__) Analisando as apostilas que norteiam a educação no Brasil, percebe se o descaso do direito à educação, pautado no princípio da desigualdade, que garante a todos o acesso ao conhecimento necessário para desenvolver plenamente suas capacidades.
(__) Os seus objetivos devem ser definidos levando-se em conta as realidades econômica, social e ecológica da comunidade, ou os objetivos determinados para o seu desenvolvimento.
Escolha uma:
a. F, F, F, F, F.
b. F, F, V, V, F.
c. V, V, F, F, V.
A alternativa correta é a que traz: V, V, F, F, V. As alternativas incorretas deveriam estar descritas desta forma: - A educação ambiental deve proporcionar ao indivíduo condições de perceber e compreender os vários fatores que interagem no tempo e no espaço; - Analisando os documentos que norteiam a educação no Brasil, percebe se a defesa do direito à educação, pautada no princípio da equidade, que garante a todos o acesso ao conhecimento necessário para desenvolver plenamente suas capacidades. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, capítulo 5 A superação da dicotomia teoria e prática na educação ambiental, assunto: A teoria e a prática na educação ambiental.
d. V, V, V, V, V.
e. V, F, V, F, V.
Feedback
A resposta correta é: V, V, F, F, V..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Paulo Freire traz uma importante contribuição para as relações indissociáveis entre Educação e Meio Ambiente, para ele seria necessário a criação de uma Pedagogia que estivesse preocupada, voltada para uma busca mais profunda das questões relacionadas ao que diz respeito, entre a relação do homem com a natureza, assim como a relação do homem com os diferentes recursos encontrados na natureza. Nas proposições a seguir, assinale a que indica qual seria o nome denominado a essa Pedagogia preocupada com as relações entre o homem e a natureza.
Escolha uma:
a. Pedagogia do Oprimido.
b. Pedagogia Renovadora.
c. Pedagogia da Terra.
Pedagogia da Terra, conforme livro didático da disciplina tema Educação e Meio Ambiente/Introdução. A partir da concepção, estabelecida com relação à indissociabilidade entre educação e meio ambiente, aqual aponta para a necessidade iminente de uma educação para uma vida sustentável. Moacir Gadotti na página 63 de sua obra Educar para a sustentabilidade, publicada em 2009 pelo Instituto Paulo Freire, afirma que “precisamos de uma Pedagogia da Terra, justamente porque sem essa pedagogia para a reeducação do homem/mulher, principalmente do homem ocidental, [...] não poderemos mais falar de Terra como um lar”.
d. Pedagogia Libertadora.
e. Pedagogia da Sustentabilidade.
Feedback
A resposta correta é: Pedagogia da Terra..
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
Propor atividades dinâmicas que envolvam os alunos, que trabalhem situações do cotidiano promove a interdisciplinaridade e Guimarães (1995) apresenta duas atividades pedagógicas que podem ser realizadas individualmente ou em um trabalho coletivo de vários professores, no esforço de, a partir das atividades de cada um, produzir um novo conhecimento ampliado da realidade trabalhada. Esse esforço coletivo poderá resultar em um trabalho interdisciplinar que muito enriquecerá a educação ambiental na escola.
Neste contexto, avalie as atividades a seguir:
I. Estudo da história: estudo teórico de conteúdos ambientais na disciplina de história.
II. Jogo tabuleiro de histórias: apresentação de um painel com ilustrações sequenciadas, com início e fim.
III. Realização de reciclagem de lixo: como uma atividade esporádica para complementação da carga horária.
IV. Júri simulado: parte de uma situação problema, como por exemplo a construção de uma usina nuclear próxima a uma pequena e pacata cidade do interior.
Marque a alternativa que contém exemplos de atividades dinâmicas e interdisciplinares.
Escolha uma:
a. II e III.
b. I e II.
c. I e IV.
d. II e IV.
São exemplos de atividades dinâmicas e interdisciplinares: II. Jogo tabuleiro de histórias: apresentação de um painel com ilustrações sequenciadas, com início e fim. IV. Júri simulado: parte de uma situação problema, como por exemplo a construção de uma usina nuclear próxima a uma pequena e pacata cidade do interior. Os demais exemplos não são de atividades dinâmicas e interdisciplinares. Guimarães (1995) apresenta duas atividades pedagógicas que podem ser realizadas individualmente ou em um trabalho coletivo de vários professores, no esforço de, a partir das atividades de cada um, produzir um novo conhecimento ampliado da realidade trabalhada. O autor sugere o jogo Tabuleiro de histórias: A atividade consiste na apresentação de um painel com ilustrações sequenciadas, com início e fim. E a outra proposta é o Júri simulado: parte de uma situação problema, o autor usa como exemplo a construção de uma usina nuclear próxima a uma pequena e pacata cidade do interior, localizada em área preservada ambientalmente. Conteúdo abordado na questão de acordo com PARTE I. Projetos pedagógicos em educação ambiental do livro da disciplina, Capítulo 9. Práticas e ações na educação ambiental, assunto: Atividades pedagógicas em uma perspectiva interdisciplinar.
e. II, III e IV
Feedback
A resposta correta é: II e IV..
A Conferência de Belgrado, ocorreu na Iugoslávia, em 1975, em resposta as recomendações da Conferência de Estocolmo. Nesse encontro,  foram formulados princípios e orientações para um programa de Educação Ambiental, em que estava estabelecido que a Educação Ambiental deveria ser contínua, multidisciplinar, integrada às diferenças regionais e orientada para os interesses nacionais. Esse encontro deu origem a Carta de Belgrado, um documento que é considerado um marco histórico para a evolução dos movimentos em torno do tema meio ambiente. A Carta de Belgrado declara que a meta da educação ambiental é: "Desenvolver um cidadão consciente do ambiente total, preocupado com os problemas associados a esse ambiente, e que tenha o conhecimento, as atitudes, motivações, envolvimento e habilidades para trabalhar de forma individual às questões daí emergentes".
Trechos da Carta de Belgrado. Fonte: http://www.portaleducacao.com.br/biologia/artigos/27424/conferencia-de-belgrado-1975#ixzz3U69tQKII. Sendo a Carta de Belgrado um marco histórico, assinale nas proposições a seguir, o principal tema da referida Carta e o que deveria promover.
Escolha uma:
a. A formação de agentes capazes de defender os interesses políticos dos países desenvolvidos
b. A nova ética planetária, ou seja,  a nova ética global, que promovesse a erradicação da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluição, entre outras.
GABARITO: ALTERNATIVA DE Nº “2” (A nova ética planetária, ou seja,  a nova ética global, que promovesse a erradicação da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluição, entre outras.), CONFORME LIVRO Educação e Meio Ambiente p 164. CAP 2. A Conferência de Belgrado, realizada na Iugoslávia teve como principal tema, a urgência de uma nova ética global, que promovesse a erradicação da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluição, entre outras (DIAS, 1994). Esse encontro promovido pela UNESCO, reunindo 65 países, gerou a Carta de Belgrado, que preconizava a já citada nova ética planetária (PEDRINI, 1997).
c. A formação de agentes capazes de defender os interesses políticos  dos países emergentes
d. A nova defesa ao Planeta Terra, de acordo com interesses de países desenvolvidos
e. A formação da cidadania para atuar no meio ambiente.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: A nova ética planetária, ou seja,  a nova ética global, que promovesse a erradicação da pobreza, da fome, do analfabetismo, da poluição, entre outras. .
Questão 3
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A questão ambiental deve ser tratada com aqueles que serão o futuro da sociedade, para que possam criar uma consciência de preservação ambiental. O documento Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) aborda-se a importância da questão ambiental e alguns objetivos para o ensino fundamental. Assinale verdadeiro ou falso para os objetivos apresentados e em seguida marque a alternativa com a resposta correta.
(__) Identificar-se como parte integrante da natureza, percebendo os processos pessoais como elementos fundamentais para uma atuação criativa, responsável e respeitosa em relação ao meio ambiente.
(__) Adotar posturas na escola, em casa e em sua comunidade que os levem a interações construtivas, justas e ambientalmente sustentáveis.
(__) Observar e analisar fatos e situações do ponto de vista ambiental, de modo crítico, reconhecendo a necessidade e as oportunidades de atuar de modo reativo e propositivo para garantir um meio ambiente saudável e a boa qualidade de vida.
(__) compreender a necessidade e dominar alguns procedimentos de conservação e manejo dos recursos naturais com os quais interagem, aplicando-os no dia a dia.
Escolha uma:
a. V, V, V, V.
Todas as alternativas são verdadeiras. De acordo com os Parâmetros Curriculares Nacionais, os objetivos apresentados para o trabalho com o tema meio ambiente no ensino fundamental são verdadeiros. Capítulo 3, item 3.3.
b. V, F, V, F.
c. F, V, F, V.
d. V, V, V, F.
e. F, F, F, F.
Feedback
A resposta correta é: V, V, V, V..
Questão 4
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A Educação Ambiental teve início na década de 1970, um período em que o Brasil vivia sob o regime militar, o qual tinha como um de seus focos a busca pelo desenvolvimento. Nesse período surgem as primeiras preocupações relativas às questões ambientais que só vêm ganhar caráter público e social efetivo no final da década de 1980, com a abertura política. Ocorrem preocupações por parte da sociedade para que se garanta acesso a todas as pessoas dos bens necessários à vida. É o início do período referente às ações mais evidentes e direcionadas para a educação ambiental. As mudanças sociais e políticas permitiram que o Brasil sediasse um grande evento voltado para as discussões referentes às questões ambientais, o qual ficou conhecido mundialmente. Assinale a alternativa que apresenta o evento ocorrido no Brasil.
Escolha uma:
a. Convenção sobre Responsabilidade Civil por DanosResultantes de Atividades Perigosas ao Meio Ambiente em 1993
b. Estocolmo, 1972, foram discutidos temas como chuva ácida e o controle da poluição do ar, ocasionando inclusive em uma disputa do “desenvolvimento zero”, defendido pelos países desenvolvidos; e o “desenvolvimento a qualquer custo”, defendido pelos países subdesenvolvidos.
c. Em 1994, Convenção Internacional de Combate à Desertificação nos Países afetados por Desertificação e/ou Seca - Reconhece a importância do combate à pobreza, da melhor distribuição dos benefícios do desenvolvimento e do atendimento às necessidades de saúde e bem-estar das populações afetadas pela desertificação.
d. ECO 92, conferência na qual a educação ambiental se estabelece perante a sociedade brasileira como uma demanda institucional, determinando o desenvolvimento de muitos projetos.
ECO 92, conferência na qual a educação ambiental se estabelece perante a sociedade brasileira como uma demanda institucional, determinando o desenvolvimento de muitos projetos. Com a abertura política, algumas ações, projetos e programas passam a ser desenvolvidos, garantindo a inclusão do tema sobre Educação Ambiental (EA) na Constituição de 1988. O ambientalismo ganha caráter público e social efetivo no Brasil apenas no final da década de 80 do século passado, quando começam a surgir, mais intensamente, trabalhos acadêmicos abordando a temática, paralelos ao envolvimento maior da sociedade nessa questão, tendo em vista um processo de abertura política. Conhecida como Eco 92, a Conferência para o Desenvolvimento e Meio Ambiente, do Rio de Janeiro, também conhecida como Eco 92, a EA se estabelece perante a sociedade brasileira como uma demanda institucional.
e. Em 1987 ocorreu a divulgação do Relatório “Nosso Futuro Comum”, conhecido como “Relatório Brundtland”, que inauguraria a terminologia “desenvolvimento sustentável”.
Feedback
A resposta correta é: ECO 92, conferência na qual a educação ambiental se estabelece perante a sociedade brasileira como uma demanda institucional, determinando o desenvolvimento de muitos projetos..
Questão 5
Correto
Marcar questão
Texto da questão
A expressão Revolução Verde foi criada em 1966, em uma conferência em Washington. Esse programa foi financiado pelo grupo Rockefeller, sediado em Nova Iorque. Utilizando um discurso ideológico de aumentar a produção de alimentos para acabar com a fome no mundo, o grupo Rockefeller expandiu seu mercado consumidor, fortalecendo a corporação com vendas de verdadeiros pacotes de insumos agrícolas, principalmente para países em desenvolvimento como Índia, Brasil e México. De fato, houve um aumento considerável na produção de alimentos. No entanto, o problema da fome no mundo não foi solucionado, pois a produção dos alimentos nos países em desenvolvimento é destinada, principalmente, a países ricos industrializados, como Estados Unidos, Japão e Países da União Europeia.
(Adaptado do site: http://www.brasilescola.com/geografia/revolucao-verde.htm)
Essa revolução durou por duas décadas, com uma série de medidas sem as devidas reflexões sobre o seu impacto no ambiente rural. Consequências que podem ser percebidas até hoje no meio ambiente rural brasileiro.
Neste contexto, assinale a seguir as consequências da Revolução Verde consideradas verdadeiras (V) e as que são consideradas falsas (F).
(__) Desigualdades sociais causadas pela concentração fundiária.
(__) Descontaminação do meio ambiente.
(__) Erosão do solo.
(__) Aumento do consumo de produtos químicos na produção agrícola.
(__) As desigualdades sociais foram diminuídas pela concentração fundiária.
Marque a alternativa que preenche corretamente os espaços.
Escolha uma:
a. V, V, F, F, V.
b. V, F, V, V, F
São consequências da Revolução Verde: Desigualdades sociais causadas pela concentração fundiária; Erosão do solo; Aumento do consumo de produtos químicos na produção agrícola. Não são consequências da Revolução Verde: Descontaminação do meio ambiente; As desigualdades sociais foram diminuídas pela concentração fundiária. Logo, a resposta correta é: V, F, V, V, F. A Revolução Verde, por exemplo, colocada em prática no Brasil entre as décadas de 60 e 70 do século, foi pensada como uma forma de modernizar o setor agrário. Essa revolução consistiu, durante essas décadas, em uma série de pacotes tecnológicos destinados ao incremento da produtividade agrícola nos países pobres por meio do desenvolvimento de variedades melhoradas de cereais para se conseguir uma alta produtividade, entre outras melhoras. As consequências dessas estratégias implementadas sem as devidas reflexões podem ser percebidas ainda hoje no meio ambiente rural brasileiro. Dentre elas podemos destacar o agravamento das desigualdades sociais causado pela concentração fundiária, a contaminação do meio ambiente rural brasileiro, a erosão do solo, entre muitas outras (UMBELINO, 1988). Além disso, o tempo mostrou que a necessidade de capital e de fertilizantes exigidos por esse modelo não era compatível com as posses dos pequenos produtores rurais dos países em desenvolvimento (BERZOSA, 1996). Conteúdo abordado na questão: Capítulo 1 Visão unidimensional de desenvolvimento e necessidade de legislação ambiental da Parte II. Políticas públicas e iniciativas da Sociedade Civil em Educação Ambiental/ Tema: Contexto histórico das teorias desenvolvimentistas e os problemas ambientais atuais.
c. F, F, V, F, V.
d. V, F, V, F, V
e. F, V, V, F, F
Feedback
A resposta correta é: V, F, V, V, F.
Questão 6
Correto
Marcar questão
Texto da questão
O movimento ecológico brasileiro começa a ganhar expressividade a partir da década de 70 do século XX, entretanto a educação ambiental só vai ganhar projeção social e obter o reconhecimento da sociedade a partir da década de 1990. Assinale abaixo a única alternativa correta que demonstra a corrente na qual se orientava primeiramente o movimento ecológico brasileiro. 
Escolha uma:
a. Ecologia social.
b. Eco-Socialismo/Marxismo.
c. Ecologia profunda
d. Visão preservacionista
e. Visão naturalista ou conservacionista.
Visão naturalista ou conservacionista.
Feedback
Sua resposta está correta.
A resposta correta é: Visão naturalista ou conservacionista..

Continue navegando