Buscar

DESAFIO PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

DESAFIO COLABORATIVO
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM
Como consta nos conteúdos da disciplina, diversos estudiosos, a partir do final do século XIX, dedicaram-se à compreensão dos brinquedos, das atividades lúdicas e dos jogos das crianças e, assim, formularam diferentes teorias para explicá-los.
Segundo estes estudiosos, os educadores e os pais têm de escolher brinquedos que sejam compatíveis com a faixa etária em que se encontram as crianças para que possam promover seu desenvolvimento.
Dessa maneira, cite duas faixas etárias da infância e dois tipos de brinquedos recomendados para cada faixa selecionada.
RESPOSTA
Existem inúmeras teorias com diferentes abordagens quanto a aprendizagem humana, isto aliado ao conceito de que a criança é um ser em desenvolvimento e que precisa da proteção e orientação de, no mínimo, um adulto para completar este ciclo, é uma realidade bem recente. A consciência da necessidade de afetividade para com os pequenos era praticamente inexistente até grande parte da Idade Moderna, a taxa de mortalidade infantil era bem alta e por isso os adultos não se apegavam aos próprios rebentos, pois sabiam que a qualquer momento poderiam morrer e um outro poderia nascer, simplesmente, para substituir o falecido ou falecida, além disso a ideia de infância era inexistente, as crianças eram consideradas “adultos pequenos”. Comparando ao pensamento contemporâneo esse relato pode ser considerado crueldade, mas são fatos que fazem parte da nossa história evolutiva.
Atualmente sabemos que a aprendizagem humana se trata de um processo psicológico diretamente ligado ao desenvolvimento do ser, passando por estágios ou fases com respectivas e distintas características.
Sendo assim, o lúdico é considerado uma forma de desenvolvimento do conhecimento, da criatividade, através das brincadeiras, jogos músicas e danças a criança interage e aprende a ter e sentir prazer no processo educacional, além de trazer benefícios para o aperfeiçoamento de qualidades e para a superação das dificuldades.
Friedrich Froebel, pedagogo e pedagogista alemão (1782-1852), foi o idealizador do termo “jardim de infância”, para ele o desenvolvimento infantil dependia, também, de atividades prazerosas como o jogo, o trabalho manual e o contato com a natureza. Para ele as brincadeiras são o caminho para a aprendizagem dos pequenos.
Mas as brincadeiras precisam ter um direcionamento para que os objetivos pretendidos sejam plenamente alcançados, sendo assim será necessário um planejamento pedagógico voltado para este fim, um detalhe importante é que os brinquedos precisam ser escolhidos de acordo com a faixa etária do aluno.
De acordo com o ICCP (Centro Nacional de Informação sobre o Brinquedo) os brinquedos são classificados como:
1. Funcionais – são os que se adaptam ao corpo da criança;
2. Experimentais – são os que promovem diferentes possibilidades de uso;
3. De estruturação – auxiliam no desenvolvimento do equilíbrio emocional e afetivo;
4. De relação – auxiliam o relacionamento da criança com o brinquedo e com outras pessoas.
Para facilitar a indicação por idade o ICCP criou um sistema de classificação por cores, mas isso foi insuficiente pois alguns brinquedos se encaixavam em mais de uma cor e isso ficou um tanto confuso.
Em 1982 a canadense Denise Garon tomou por base a teoria de Jean Piaget e criou o método ESAR (E de exercício, S de símbolo, A de acoplagem e R de regras), em 1997 surgiu o C.O.L. (classificação dos objetos lúdicos) baseado nos termos de Piaget e Garon.
 Baseados em todo esse contexto chegamos aos “esquemas de análise” de brinquedos e jogos conforme critérios de classificação por idade, sendo:
- Primeira idade (0 a 15 meses);
- Maternal (15 meses a 3 anos);
- Pré-escolar (3 a 6 anos);
- Escolar (6 a 12 anos);
- Adolescência (12 a 16 anos).
Por exemplo: de 0 a 5 meses (faz parte da primeira idade) a criança já reage a sons e movimentos, os brinquedos indicados são chocalhos, mordedores e outros, na faixa etária de 4 a 6 anos de idade (pré-escolar) são importantes brinquedos que estimulem o raciocínio e o imaginário como o telefone, meios de transporte, fazenda com animais e muitas outras opções no vasto mercado existente. Os fabricantes de brinquedos já incluem na embalagem a faixa etária ao qual se destinam e alguns até mesmo indicam a finalidade pedagógica do mesmo. 
A importância dos brinquedos e das brincadeiras para o desenvolvimento e a aprendizagem é realmente incontestável, além de ser uma ferramenta acessível e prazerosa para educadores e alunos. 
Fontes:
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/pedagogia/a-importancia-do-ludico-na/30066
https://novaescola.org.br/conteudo/96/friedrich-froebel-o-formador-das-criancas-pequenas?gclid=CjwKCAiAiJPkBRAuEiwAEDXZZZZS4YmUuTl4TW-3Qs-N71eWJe360P_cGk79tYwQ4C71kQfVc-lryhoC2wYQAvD_BwE
https://educador.brasilescola.uol.com.br/sugestoes-pais-professores/classificacao-dos-brinquedos.htm
http://www.joped.uepg.br/2010/anais/painel/20187_1_FINAL.pdf

Outros materiais