Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNINASSSAU
PEDAGOGIA EAD
ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
CYNTHIA CYBELLE RODRIGUES FERNANDES PORTO
ADRIANA FERREIRA
ANA LÚCIA FERREIRA DE SOUZA SILVA
“Verso mínimo, lírico de um universo onírico
Cada maloqueiro tem um saber empírico
Rap é forte, pode crer, Oui, Monsiuer
Perrenoud, Piaget, Sabotá, Enchanté!”
(Esquiva da Esgrima – Criolo)
Estudamos sobre o construtivismo e suas 02 vertentes: o cognitismo de Piaget e o interacionismo de Vygotski.
Tomando a canção como base, analise a importância do construtivismo e de Piaget dentro deste saber empírico dos ‘maloqueiros’.
Peço que discorra seu texto em até 30 linhas.
A teoria Construtivista, inspirada nas ideias do psicólogo suíço Jean Piaget (1896 - 1980), baseia-se na participação ativa do aluno em seu próprio aprendizado. O Construtivismo se dividiu em duas vertentes: O Cognitismo (Piaget) e o Interacionismo (Vygotsky).
Piaget foi o criador do Cognitismo, defendeu o desenvolvimento intelectual através da percepção, o construtivismo analisa o desenvolvimento do cognitivo infantil passando por 4 estágios específicos, conforme a fase de sua capacidade intelectual, para adquirir conhecimentos: o Sensório Motor (de 0 a 2 anos de idade) – caracterizado pelo aprendizado das experiências sensoriais e físicas; o Pré-Operacional (de 2 a 7 anos de idade) - pensamento egocêntrico, mudança social na vida da criança por causa da convivência com outras pessoas (geralmente na escola); o Operacional Concreto (de 7 a 11 anos de idade) – começam a utilizar o pensamento lógico, mas apenas em situações concretas; e o Operacional Formal (de 11 anos em diante, até aproximadamente 19 anos de idade) – aquisição do pensamento lógico e utilização do mesmo em todas as situações, início do aprendizado como um “todo”.O desenvolvimento cognitivo refere-se ao conjunto de habilidades mentais adquiridas para o conhecimento do mundo ao nosso redor.
Vygotsky, psicólogo bielorusso (1896 – 1934), trouxe o conceito do Interacionismo, defendeu que as relações com o mundo externo são indispensáveis para o desenvolvimento do intelecto do ser humano, e é justamente nesse contexto onde verificamos que os conhecimentos empíricos adquiridos pelas interações com o meio social onde vivemos influenciam diretamente sobre nossa forma de ver o mundo e também de como aprendemos.
Na música Esquiva da Esgrima o autor evidencia a importância das experiências vivenciadas no cotidiano para a construção do ser consciente e atuante na sociedade, o verso: “cada maloqueiro tem um saber empírico”, demonstra claramente a presença da sabedoria construída através da própria vivência na vida de cada um.
O Construtivismo foi um marco na área da educação, e, na minha opinião, suas duas vertentes se completam: o Cognitismo de Piaget e o Interacionismo de Vygotsky, apesar de serem consideradas totalmente opostas. Restando para nós, educadores, a responsabilidade de identificarmos os fatores determinantes dentro da concepção Construtivista, em suas duas visões, que irão nos ajudar a proporcionar o desenvolvimento dos nossos alunos para formar cidadãos conscientes, críticos e socialmente ativos.
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
Construtivismo – Linha Construtivista – Só Pedagogia. Disponível em: <https://www.pedagogia.com.br/conteudos/construtivista.php>. Acesso em: 20 de maio de 2019.
Revista Educação Pública. Disponível em:<https://educacaopublica.cederj.edu.br/artigos/15/12/o-construtivismo-e-jean-piaget>. Acesso em: 20 de maio de 2019.
Desenvolvimento Infantil: O Que é? Conheça ass 4 Fases de Jean Piaget. Disponível em:<https://www.opas.org.br/desenvolvimento-infantil-o-que-e-e-as-4-fases-de-jean-piaget/>. Acesso em: 20 de maio de 2019.
Piaget e Vigotsky: Semelhanças e Diferenças Interessantes. Disponível em:<https://amenteemaravilhosa.com.br/semelhancas-diferencas-piaget-e-vygotsky/>. Acesso em: 20 de maio de 2019.

Outros materiais