Buscar

Aula 08 - Teste1b - Aspectos Antropologicos e Sociologos da Educacao

Prévia do material em texto

ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO
8a aula
		
	 
	Lupa
	 
	 
	
Vídeo 
	
PPT
	
MP3
	 
	
	 1a Questão 
	
	
	
	
	Todo ano na formatura dos alunos do ensino médio da escola, uma das cerimônias que não pode faltar é a missa do padre Paulo. É um costume que remonta mesmo as origens das escolas no Brasil. Esse ano, alguns alunos questionaram a necessidade do evento dada a diversidade religiosa na escola. Mas Padre Paulo veio a escola fazer um discurso sobre a importância da religião em nossas vidas e sobre como a presença de Deus em momentos de consagração como esse é fundamental. Depois de muito debate, a força da tradição prevaleceu e no dia da formatura Padre Paulo estava lá proferindo a missa de agradecimento.
 Esse exercício de poder expressa uma forma de dominação designada por Weber de: 
		
	
	Dominação legal
	
	Dominação carismática
	
	Dominação formal
	
	Dominação ilegítima
	
	Dominação tradicional 
	Respondido em 12/09/2019 12:32:18
	
	
	 2a Questão 
	
	
	
	
	Max Weber interpreta como uma das características centrais da modernidade a racionalização em todas esferas sociais. Indique a opção que não contempla o pensamento de Max Weber no tocante ao processo educativo:
		
	
	Para alcançar o feito da modernização da sociedade é preciso tomar posse de elementos como formação de técnicos , funcionários especializados , hierarquia e disciplina.
	
	A educação escolar é pré - requisito fundamental das sociedades modernas que se fundamentam na dominação racional legal.
	
	A sociedade moderna está ancorada o desprezo aos títulos acadêmicos na construção de uma nova forma de estratificação da sociedade.
	
	Quanto maior o grau de preparo profissional mais possibilidades de se obter remuneração salarial mais elevada, assim como aposentadoria assegurada.
	
	A busca pela qualificação profissional e a disputa por títulos acadêmicos servem de passaporte para a entrada em círculos sociais mais respeitáveis.
	Respondido em 12/09/2019 12:33:41
	Explicação: Marx não pensava a educação como uma esfera que deveria ser centrada apenas em reflexões humanísticas abstratas e deixaria de fora os aspectos materiais e produtivos.
	
	
	 3a Questão 
	
	
	
	
	Leia o texto com atenção e em seguida escolha a opção que correspondente à definição de Weber: "São as práticas de educação dominantes do Capitalismo. Segundo Weber, com a racionalização da vida social e a crescente burocratização do Estado moderno, a educação deixa gradualmente de ter como objetivo a ¿qualidade da posição do homem na vida¿ e passa a se constituir num projeto especializado com o objetivo de formar peritos e especialistas com vistas ao mercado de trabalho. Weber percebia com certa melancolia esta relação com o conhecimento, que poderia ser percebida como uma espécie de depressão intelectual".
		
	
	Pedagogia da Práxis;
	
	Pedagogia do Treinamento.
	
	Pedagogia da Autonomia;
	
	Pedagogia Libertadora;
	
	Pedagogia do Cultivo;
	Respondido em 12/09/2019 12:36:03
	
	
	 4a Questão 
	
	
	
	
	A educação escolar segundo Max Weber é pré - requisito fundamental das sociedades modernas que se fundamentam na dominação racional legal. Indique a opção que contempla verdadeiramente a crítica feita por este autor ao modelo educacional da Alemanha de seu período:
		
	
	Os princípios dialéticos do modelo de educação.
	
	A Tendência Gramsciniana do modelo educacional e o descarte da dominação burocrática.
	
	A submissão do sujeito à máquina burocrática. 
	
	A visão marxista do modelo educacional vigente.
	
	As teorias centradas na eliminação da maquinação burocrática em vigor.
	Respondido em 12/09/2019 12:40:29
	Explicação: Outro aspecto fundamental na análise de Weber sobre a educação superior de seu período é a tendência à ¿submissão do sujeito à máquina burocrática¿. Enquanto pensador liberal, Weber criticava a dominação burocrática que prevalecia no ensino superior alemão à época. Assumindo uma posição crítica, Weber argumentava que ¿na Alemanha, os princípios pedagógicos focavam-se em formações educacionais burocráticas, gerando e fortalecendo, dessa forma, todo um sistema de organização social e política centrado na burocracia estamental.
	
	 
	
	 5a Questão 
	
	
	
	
	Qual o sentido de burocracia na visão weberiana?
		
	
	Segundo Weber é um conjunto de regras configuradas para dificultar o acesso indiscriminado de algo. 
	
	Termo designado segundo Weber para a estrutura administrativa estatal, formada pelos funcionários públicos.
	
	Segundo Weber é um aparato técnico-administrativo, formado por profissionais especializados, selecionados segundo critérios racionais e que se encarregavam de diversas tarefas importantes dentro do sistema.
	
	Proliferação de normas e regulamentos que tornam ineficientes as organizações administrativas públicas, bem como corporações e empresas privadas.
	
	O corpo/quadro de funcionários de uma determinada organização empresarial; a classe dos burocratas que torna todo o processo moroso. 
	Respondido em 12/09/2019 21:04:33
	Explicação: Dentro dessa perspectiva jurídica, o termo era empregado para indicar funções da administração pública, que era guiada por normas, atribuições específicas, esferas de competência bem delimitadas e critérios de seleção de funcionários
	
	 
	
	 6a Questão 
	
	
	
	
	O professor Francisco é querido por todos os professores e alunos. Os professores se identificam com ele por conta de sua origem humilde e trajetória de muito esforço. Além disso, ele tem muita habilidade para lidar com os adolescentes, sempre alegre e provocador. Suas qualidades pessoais são tão contagiantes que superaram o currículo e competência do outro candidato à direção da escola e ele foi eleito mesmo não sendo considerado o mais competente.
 O poder exercido pelo professor Francisco expressa uma forma de dominação designada por Weber de: 
		
	
	Dominação legal 
	
	Dominação ilegítima 
	
	Dominação formal
	
	Dominação carismática 
	
	Dominação tradicional 
	Respondido em 12/09/2019 21:05:53
	
	
	 7a Questão 
	
	
	
	
	Nas organizações modernas, e dentre elas nas escolas, busca-se ao máximo reduzir a influência pessoal ou sentimental em seu funcionamento. Por isso, seus administradores são selecionados de acordo com suas competências e procedimentos legais, eles não podem fazer "tudo que querem", mas tem poder limitado por regras e exercido dentro de limites previstos de acordo com seu cargo. 
Esse exercício de poder expressa uma forma de dominação designada por Weber de: 
		
	
	Dominação tradicional
	
	Dominação legal 
	
	Dominação formal 
	
	Dominação carismática 
	
	Dominação ilegítima 
	Respondido em 12/09/2019 21:06:42
	
	
	 8a Questão 
	
	
	
	
	Para Weber, a Pedagogia do Treinamento, imposta pela racionalidade da sociedade capitalista, reduz a formação generalista, que distingue o homem culto, a uma formação de especialidades, aquelas exigidas pela nova ordem econômica e social. Para ele, essa condição...
 I. É o que, considerando conhecimento científico altamente especializado que produz, levaria a libertação do homem, promovendo maior felicidade e realização humana. 
II. Apresenta-se como um forte obstáculo ao desenvolvimento do talento e da própria realização pessoal dos homens. 
III. Eleva o status da formação do homem culto, atribuindo-lhe novas habilidades e competências. 
Assinale a alternativa correta: 
		
	
	Apenas a alternativa II está correta 
	
	Apenas a alternativa III está correta
	
	Apenas a alternativa I está correta
	
	Todas as alternativas estão corretas
	
	Nenhuma das alternativasestá correta
	Respondido em 12/09/2019 21:08:33

Continue navegando