Buscar

Questionário Legislação - A Regulamentação Trabalhista (1)

Prévia do material em texto

Questionário Legislação – Módulo IV
A Regulamentação Trabalhista
A CLT já foi nosso objeto de estudo. Defina a Constituição Federal e as Leis esparsas. 
A Constituição Federal é a lei Maior do país e ocupa o ponto mais alto da hierarquia das leis, e nenhuma lei deve ir contra a ela. Todas as leis devem se submeter a ela. Quando uma lei vai contra a Constituição, é declara inconstitucional. É ela quem organiza e estrutura o Estado Brasileiro, e prevê os direitos sociais e coletivos dos cidadãos. 
Já uma lei é uma norma ou um conjunto de normas jurídicas, elaborado pelo Poder Legislativo, sempre respeitando a Constituição Federal. Existem vários tipos de Leis, como a Lei complementar, a Lei ordinária ou comum. Uma Lei complementar regulamenta uma matéria muito importante, tão importante que assume caráter constitucional. Fica acima de todas as leis, menos da Constituição Federal. A Lei comum ou ordinária é a lei que regulamenta uma relação social, a qual estamos todos sujeitos. 
O que são e quais são os adicionais trabalhistas? Explique, no mínimo, três dos adicionais mais comuns. 
Adicionais trabalhistas são acréscimos que são incorporados ao salário, devido às condições de trabalho, em determinadas atividade, formando assim a remuneração. Os adicionais mais comuns são os adicionais por hora extra, adicional noturno, adicional de insalubridade, periculosidade, entre outros.
O adicional noturno é um acréscimo de 20% ao salário pago a um trabalhador que tenha sua jornada trabalho entre as 22h e 5h. O horário noturno é reduzido (52min e 30 segundos), cessando o benefício quando o trabalhador é transferido para outro horário.
O adicional de insalubridade é um acréscimo de 10%, 20% ou 40%, conforme o grau de classificação da insalubridade (mínimo, médio ou máximo), de acordo com o laudo do Serviço de Saúde Ocupacional, pago ao trabalhador exposto a agentes nocivos à saúde em razão da natureza, intensidade ou tempo de exposição.
Já o adicional de periculosidade é pago ao trabalhador exposto a risco de morte, como o contato permanente com produtos químicos inflamáveis, explosivos, energia elétrica, substâncias radioativas. Esse trabalhador terá um acréscimo de 30% sobre o seu salário-base.
Quais são os descontos salariais possíveis?
Em via de regra, o empregador é proibido de realizar desconto no salário do empregado, salvo os descontos previstos em lei e acordado antecipadamente. Desde que acordado com antecedência, o empregador poderá descontar do salário do empregado danos causados por ele, descontos para pagamento de planos de assistência, como de saúde, odontológico, seguro, previdência privada, etc.
Alguns descontos são obrigatórios e descontados em folha, como o da Previdência Social (desconto de 7% a 11%, dependendo do salário), IRRF, Contribuição Sindical, vale transporte, vale alimentação e pensão alimentícia.
Encontram-se, basicamente, duas formas de extinção do contrato de trabalho. Quais são? Explique. 
Existem duas formas de extinção do contrato de trabalho: a por iniciativa do empregador, nos casos de despedida, e a por iniciativa do empregado, nos casos de demissão, não existindo acordo de vontades para extinção do contrato. Os direitos e deveres do empregado e do empregador variam em cada situação, e é a forma de extinção que os define.
Qual o prazo que possuo, como empregado, para entrar com uma reclamatória trabalhista e quantos anos de trabalho posso reclamar?
O empregado tem direito a entrar com uma reclamatória trabalhista na Justiça do Trabalho até 2 anos após o término do contrato de trabalho, incluindo o período do aviso prévio, podendo reclamar seus direitos referentes aos últimos 5 anos anteriores a entrada a ação.
 
Como proceder: fui contratado para uma função e exerço outra? No caso de morte do trabalhador o que a família deve fazer? Estou entrando licença maternidade. Vou desfrutar de quatro ou seis meses? O salário, estabelecido por contrato, pode ser reduzido?
Nos casos de morte de um trabalhador, a família (dependentes) tem direito ao benefício da pensão por morte, no valor de 100% do salário recebido pelo empregado antes do falecimento ou o valor que receberia caso fosse aposentado por invalidez, dividido em partes iguais entre os dependentes.
A empregada que está entrando em licença maternidade tem direito a 120 dias (4 meses) de licença, sem prejuízo no emprego ou no salário.
Conforme CF/88, o salário não poderá ser reduzido, salvo na hipótese de convenção coletiva, ou seja, negociação entre a empresa e o sindicato.
O que são os chamados bancos de horas?
Banco de horas é um método de compensação de horas extras trabalhadas (nunca excedente a 10 horas) pelo empregado, onde o empregador compensa essas horas em “folgas”, sem que haja o pagamento adicional de 50% referente às horas extras.
Bibliografia Consultada:
http://pt.scribd.com/doc/68620852/7/%E2%80%93-Constituicao-Federal-Conceito-Classificacao-e-Historia
http://www.araujosilvaadvocacia.com.br/adicional_de_periculosidade.htm
http://www.gestaoempresarial-br.com.br/livre/adicionais.php
http://www.cursojuridico.com/euvoupassar/upload/2541.pdf
http://direitoramos.no.comunidades.net/index.php?pagina=1223254342
http://meusalario.uol.com.br/main/trabalho-decente/acao-trabalhista-tem-prazo-para-entrada-na-justica-fique-atento
http://www.emq.adv.br/artigos_banco_de_horas.html
http://cltonline.blogspot.com.br/2010/02/art-392_17.html
http://vicissitudesx.blogspot.com.br/2011/09/o-salario-estabelecido-por-contrato.html
http://blog.previdencia.gov.br/?p=1190

Continue navegando