Buscar

Administração da Produção (ADM64) Avaliação II

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Administração da Produção (ADM64)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual Semipresencial ( Cod.:460085) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12847426
	Nota da Prova:
	10,00
	
	
	10,00
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A partir do momento em que a empresa decide se instalar em uma determinada localização, tem início outro processo. Esse processo é o de organizar a empresa com os mais variados layouts, que dependem de cada ramo de negócio para se por em prática o melhor formato, para que o fluxo de produção ou serviço seja satisfatório para a organização. Sobre o layout, analise as sentenças a seguir:
I- O processo de layout interno de uma organização tem apenas o intuito de minimizar os erros na produção.
II- Cada mudança de layout tem a função da racionalização e organização dos insumos, minimizar os custos de produção e, consequentemente, os desperdícios.
III- O layout tem como base resolver apenas os problemas de paradas de produção.
IV- O layout tem a necessidade de verificar o processo de organização do almoxarifado.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença I está correta.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	Somente a sentença II está correta.
	2.
	Para que haja competitividade, muitas vezes, as organizações esquecem da importância do layout nas organizações, o que pode trazer prejuízos para as empresas, ou mesmo o aumento do produto, provocando perdas de mercado. Essa estratégia de mudanças do layout é muito importante para a busca constante de mercado e competitividade dos produtos, ou até mesmo de serviços. A correção ou implantação de um layout adequado proporciona maior economia em diversos aspectos, e beneficia a produção devido à disposição dos instrumentos de trabalho, departamentos, pontos de armazenamento e do fator humano envolvido no processo. As empresas precisam realizar análises da distribuição física. Ao escolher o tipo de layout, quais as mudanças importantes para a organização interna das operações? Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) As mudanças de layout são muito comuns nas organizações, visto que não exigem investimentos.
(    ) Essas mudanças de layout podem implicar interrupções no processo produtivo.
(    ) As mudanças de layout também podem afetar a produtividade, bem como a capacidade da instalação.
(    ) Mudanças de layout dependem da necessidade percebida nos operadores das máquinas.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - F - V - V.
	 b)
	V - V - V - F.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - F.
	3.
	As organizações de grande porte normalmente fazem uma pesquisa para identificar qual o melhor lugar para implantar uma estrutura fabril. Um exemplo é uma empresa siderúrgica que pretende se instalar em algum lugar; os gestores deverão fazer estudos para evidenciar os fatores de custos para a tomada de decisão sobre em qual lugar a empresa deverá ser instalada. Sobre os fatores para a instalação de uma planta fabril em determinado local, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Mão de obra.
(    ) Conveniência para os clientes.
(    ) Energia.
(    ) Adequação interna do local.
(    ) Transportes.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F - V.
	 b)
	V - F - F - V - F.
	 c)
	V - F - V - F - V.
	 d)
	F - F - V - V - V.
	4.
	A partir do momento em que a empresa escolheu o local de sua instalação, passa a trabalhar na parte interna, com a organização, e principalmente com o arranjo físico. Esse, por sua vez, muito importante para diminuir custos e desperdícios. Para tanto, é necessário realizar estudos e projetos para não gerar despesas desnecessárias para a organização. O arranjo físico pode afetar a competitividade da empresa, proporcionando facilidade no fluxo de informações e materiais, aumento da produtividade tanto das pessoas como dos equipamentos, redução dos riscos de acidentes e à saúde dos trabalhadores. Diante desse fato, existem quatro tipos de arranjo físico. Sobre os modelos utilizados nas organizações, classifique V para as opções verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Por Status.
(    ) Posicional.
(    ) Por Produto.
(    ) Celular.
(    ) Por Processo.
(    ) Por Lote.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - F - V - F - V - F.
	 b)
	F - V - F - V - V - V.
	 c)
	V - V - F - V - F - F.
	 d)
	F - V - V - V - V - F.
	5.
	Para que um arranjo físico fique adequado, todas as pessoas que fazem parte de uma organização devem estar atentas a tudo que as cerca, tendo em mente que a empresa/seção tem caráter dinâmico e não estático. Contudo, o que quer dizer isso? Pode-se dizer que a cada momento as pessoas se movem, movem equipamentos, esticam fios, iniciam e finalizam tipos de operações do setor da empresa em que trabalham. Muitas vezes, ferramentas utilizadas são esquecidas em vários locais inadequados, bem como os cavacos restantes de algumas operações, entre muitos outros tipos de produção ou serviços; nos casos em que não é dada a devida atenção a toda essa movimentação, tem-se não apenas um acidente, mas pelo menos uma condição insegura e inadequada, geradora de atrasos quando retornamos ao serviço no dia seguinte ou na troca de turnos. Sobre os modelos de leiaute do arranjo físico, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Leiaute posicional.
II- Leiaute por processo.
III- Leiaute celular.
IV- Leiaute por produto.
(    ) Ocorre toda vez que se tem recursos transformadores similares agrupados.
(    ) Ocorre quando é identificada uma necessidade específica de uma família de clientes ou produtos, suficientemente significativa para a adoção de uma estratégia direcionada.
(    ) Ocorre sempre que o recurso transformado estiver estático, com recursos transformadores lhe sendo dedicados.
(    ) Ocorre quando as necessidades ou características do produto determinam o posicionamento dos recursos transformadores.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	II - IV - I - III.
	 b)
	I - III - II - IV.
	 c)
	II - III - I - IV.
	 d)
	I - III - IV - II.
	6.
	Como os consumidores estão cada vez mais informados, e trocam informações entre si através das redes sociais, principalmente quando se trata da qualidade de um produto ou serviço. Em poucas empresas ainda ocorre isso, deixam a qualidade em segundo plano. Atualmente, a qualidade não é mais um diferencial e sim uma necessidade, uma obrigação. Reid e Sanders (2005) especificam o que é qualidade, sendo que não existe um consenso na sua definição, mas depende da percepção para chegar a essa qualidade. Sobre cada tipo de qualidade, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Conformidade com as especificações.
II- Adequação ao uso.
III- Valor pelo preço pago.
IV- Serviços de suporte.
V- Critérios psicológicos.
(    ) O produto produzido tem o valor correto para o que será utilizado.
(    ) Avaliação dos serviços prestados aos clientes.
(    ) O produto está especificado conforme o projeto efetuado pela engenharia.
(    ) O produto cumpre sua função que foi especificado.
(    ) São qualificados pela tradição da marca.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: REID, R. D.; SANDERS, N. R. Gestão de Operações. Rio de Janeiro: LTC, 2005.
	 a)
	II - I - IV - V - III.
	 b)
	V - II - IV - III - I.
	 c)
	III - II - I - V - IV.
	 d)
	III - IV - I - II - V.
	7.
	Quanto ao Controle Total da Qualidade (TQC), são necessários quatro passos para garantir a qualidade do processo. O TQC (Total Quality Control) tem como papel principal a satisfação total de ambas as partes: de um lado os fabricantes e de outro os clientes num ciclomercadológico, em que os fatores diversos que serão abordados no trabalho influirão neste ciclo de satisfação. O uso do TQC se dá em qualquer empresa ou estabelecimento que queira a otimização do serviço, através de técnicas de relacionamento, aperfeiçoamento, controle, padronização, entre outros, que seguem no trabalho visando ao aumento do lucro. O controle de qualidade total procura empregar um padrão de excelência, seja em qual for o produto ou serviço que uma empresa, grupo ou organização esteja trabalhando ou produzindo. O sistema de gestão de controle de qualidade total pretende superar as expectativas não somente dos clientes, mas de todos os envolvidos no processo. Um dos conceitos importantes no TQC é a prioridade em oferecer um produto com ausência total de defeito, ou prestar o melhor serviço possível sem erros. Quando o serviço oferecido for um produto, o controle de qualidade total refere-se ao enquadramento desse produto às suas especificações técnicas, ou seja, precisa passar por detalhadas inspeções para constar que o produto seja confiável e ausente de defeito. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Primeiro passo.
II- Segundo passo.
III- Terceiro passo.
IV- Quarto passo.
(    ) Avaliar a conformidade com relação aos padrões estabelecidos.
(    ) Planejar uma melhoria definitiva.
(    ) Estabelecer os padrões.
(    ) Agir corretivamente quando necessário.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: PORTAL EDUCAÇÃO. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/administracao/artigos/51130/controle-de-qualidade-total-total-quality-control-tqc#ixzz3nnC6y7gz>. Acesso em: 10 out. 2015.
	 a)
	I - II - III - IV.
	 b)
	III - II - I - IV.
	 c)
	I - III - IV - II.
	 d)
	II - IV - I - III.
	8.
	Os custos de manutenção podem ser identificados como um tipo de medição do desempenho de manutenção e como medida importante em todo o planejamento da gestão de manutenção. Após fazer o levantamento dos custos é que um gestor pode afirmar qual a melhor maneira de se fazer a manutenção, quando e como fazer. Infelizmente, os custos são geralmente usados para comparar o desempenho de manutenção entre empresas ou entre plantas dentro da mesma empresa. Da mesma forma, não existe um padrão para medir esses custos. Cada empresa, cada planta e, muitas vezes, cada setor dentro de uma mesma empresa pode desenvolver sua própria definição de "custo de manutenção". Entretanto, as comparações dos custos devem sempre ser acompanhadas por uma definição mais clara do que está incluído e excluído em cada planta. Caso a empresa esteja no processo de definição dos custos, deverá ter em mente o que pode ser considerado custo, para que, dessa forma, consiga gerenciar da melhor maneira como irá reduzir os gastos e aproveitar cada investimento realizado. No entanto, é importante que os custos de manutenção sejam controlados. A respeito dos indicadores de controle de custos de manutenção, analise as sentenças a seguir:
I- O histórico de custos deve ser feito mensalmente, criando, assim, um acompanhamento histórico.
II- É importante fazer o comparativo de investimentos em manutenção (benchmarking), ou seja, fazer um comparativo anual do que a própria empresa investe em manutenção.
III- O histórico de custo deve ser acompanhado de acordo com o cronograma proposto pelo setor operacional.
IV- O comparativo entre o que se planeja investir em manutenção e o que realmente foi investido nesta área é um dos indicadores de controle.
Agora, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/1798-custos-de-manutencao-como-identificar/>. Acesso em: 10 out. 2015.
	 a)
	as sentenças I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença II está correta.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	9.
	A abertura dos mercados e a consciência da importância da preservação do meio ambiente se transformaram em competitividade para as organizações. Por outro lado, as empresas ?redescobriram? um capital relegado a segundo plano por muitos anos: as pessoas da empresa, o seu maior capital. Na maioria das empresas, seus colaboradores foram selecionados, contratados, treinados e postos a trabalhar sob rígidos modelos ultrapassados. Toda a experiência acumulada nas tarefas aprendidas e gerada nas posições anteriores tinha servido muito pouco, já que o uso do intelecto para desafiar as metas e paradigmas instalados não estava sendo usado pelas pessoas detentoras das funções. Diante desses fatos, sabe-se que o processo de melhoria contínua contempla o uso de normas técnicas como complemento para buscar a produtividade com competitividade. Assim, quanto aos exemplos de aplicações das normas técnicas, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Alavancar a melhoria, pois ela só ocorre se houver um documento que a sustente.
(    ) Dar legalidade é melhoria, pois as normas são uma obrigação para as empresas que querem introduzir processos sólidos de melhoria contínua.
(    ) Permitir a introdução de auditorias, que garantam a manutenção da melhoria ao longo do tempo.
(    ) Levar a equipe de qualidade a uma busca constante pela fundamentação teórica das melhorias e a sua documentação como meio de formar memória empresarial.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: Disponível em: <http://www.administradores.com.br/artigos/tecnologia/o-processo-de-melhoria-continua/29794/>. Acesso em: 21 out. 2015.
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	F - F - V - V.
	 c)
	F - F - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	10.
	Quando uma organização decide ampliar o seu mix de mercado ou iniciar um novo projeto, o gestor deverá observar algumas situações. Esse fator é importante para que os custos estejam em equilíbrio com o preço do mercado, para não correr o risco de não vender o produto. Na operação de um determinado produto, é necessário saber se aquele local tem disponibilidade de matéria-prima,  proximidades com portos e ferrovias para realizar a distribuição dos produtos, entre outros. Assinale a alternativa CORRETA que apresenta os fatores da demanda:
	 a)
	Mão de obra qualificada, a imagem do local onde será a produção, localização da empresa e o custo do terreno.
	 b)
	Mão de obra qualificada, a imagem do local onde será a produção, localização da empresa e acesso fácil aos clientes.
	 c)
	Mão de obra qualificada, a imagem do local onde será a produção, localização da empresa e  fatores da comunidade.
	 d)
	Mão de obra desqualificada, a imagem do local onde será a produção, localização da empresa e acesso fácil aos clientes.
Prova finalizada com 10 acertos e 0 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Continue navegando