Buscar

Odontologia Legal - perícia em odontologia legal

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Maria Clara Tabosa
Perícia em Odontologia Legal
Introdução 
 Na odontologia legal, para obter a identificação de um indivíduo, o perito precisará fazer um estudo minucioso das arcadas dentárias questionadas (maxila e mandíbula), de forma que possa captar o maior número possível de informações que permitam a sua caracterização. O trabalho se torna bem mais simples quando se trata de uma ossada, pela possibilidade de se estudar separadamente ambos os arcos, inferior e superior. Já nos casos de cadáver fresco, completo ou cabeça decepada, técnicas especiais deverão ser utilizadas para retirada do arco maxilar e mandibular, para facilitar o manuseio. 
Obs: estudo pericial com achados radiográficos feitos in vivo (Técnica de Luntz – disseca e separa a ossada), mostrará um grande número de pontos relevantes para a identificação
Prontuário odontológico para identificação forense
 Difere do prontuário clínico odontológico, por conter mais informações, que facilitam identificar uma vítima, como: falta de elementos dentários, alterações congênitas ou adquiridas dos elementos dentários remanescentes, restaurações odontológicas, obturações, próteses fixas ou removíveis, radiografias etc.
 Deverá conter ao menos: sistema de numeração dos elementos dentários, diagrama para registro das particularidades morfológicas das coroas de cada dente, local para registro de outras características odontológicas etc.
Formulário de achados dentais
 Referência: formulário usado pela Interpol, por ser de fácil utilização, onde se registram todas as obturações, seguindo instruções precisas quanto à marcação.
 No preenchimento do formulário, os elementos dentários perdidos “in vivo”, marcam-se com um X grande. Os perdidos “post morten” com um círculo. Para restaurações em amalgama, usa-se a cor preta. Em ouro, vermelha e resina em verde. As cáries marcam-se com um X pequeno grifado sobre a face atingida pelo processo.
Obs: amálgama resiste a poucas temperaturas. Se o corpo carbonizado estiver com a boca aberta, pode alterar o odontograma ante morte por conta da temperatura.
Seção para características especiais
 Utiliza-se parte do prontuário para anotar trabalhos odontológicos relevantes para a identificação, como: radiografias apicais panorâmicas, “intra vitan” e “post morten” e/ou outras informações. Estas indicações são importantes para que o perito ppossa recolher dados fundamentais.
Peculiaridades da perícia em odontologia: reveste-se das características, que vão além da constatação anatômica da lesão, adentrando pelos caminhos adicionais, a saber: mastigação, estético e fonético.
Uma mordedura com ausência de um incisivo central é diferente de uma mordedura com ausência de um canino
3° molar não tem valor, nem estético, nem fonético, nem mastigatório
	Peça dentária
	Valor estético
	Valor fonético
	Valor mastigatório
	IC
	100
	100
	40
	IL
	90
	90
	40
	Canino
	80
	80
	70
	1° PM
	70
	50
	60
	2° PM
	60
	40
	70
	1° M
	50
	40
	100
	2° M
	40
	–
	90
	3° M
	–
	–
	–
Documentos legais
Introdução 	
	Documento é qualquer objeto que sirva para comprovar a veracidade ou falsidade de algo. Os documentos odontolegais “compreendem o conjunto de declarações orais ou escritas, firmadas por cirurgião dentista, no exercício da profissão, para servir como prova, que podem ser utilizadas com finalidade jurídica”.
Classificação
Quanto à procedência
Oficial: expedido por profissional de cargo ou função pública
Oficioso: expedido por profissional no exercício privado
Quanto à finalidade
Administrativo: destinado a produzir efeito perante qualquer pessoa/empresa
Judicial: tem por finalidade ser utilizado nos autos de um processo judicial
Quanto ao conteúdo
Verdadeiro: quando seu texto expressa a verdade
Falso: de conteúdo inverídico
Tipos de documentos
Notificação: é um documento que relata fatos de índole odontológica ou não, observados ou constatados no exercício da profissão, que por força da lei, o cirurgião dentista tem a obrigação de comunicar (acidentes de trabalho, moléstias infecto-contagiosas, doenças profissionais, síndrome de ação pública etc). Deve ser feita por escrito e dirigida à autoridade competente para a tomada de providências cabíveis. O documento deve conter: identificação do profissional; identificação do paciente; horário, local e data do atendimento; informação sobre o ato profissional realizado; data, assinatura do CD e respectivo carimbo.
Atestado odontológico: é a afirmação simples por escrito de um fato odontológico e suas consequências. O documento deve conter: identificação do CD; identificação do paciente; finalidade; fato ocorrido; repouso documentado em horas; local e data de expedição, caso seja solicitado, vializar CID e assinatura registrando anuência do paciente. 
Declaração de comparecimento: pedido comum feito pelos acompanhantes do paciente. Não é atestado. 2 vias (uma armazena e a outra entrega ao paciente.
Sistema e-SUS: disponibiliza uma plataforma operacional de apoio à atividade do dentista, oferecendo a possibilidade de gerenciar sua agenda, dados do paciente, atendimentos individuais, exames, histórico de eventos, preenchimento do prontuário no atendimento, atestados, entre outros
Relatório ou laudo: é a narração escrita e minuciosa de todas as operações de uma perícia.
Auto: ditado diretamente pelo perito a um escrivão na presença de testemunhas
Laudo: redigido pelo próprio perito posteriormente ao exame
Preâmbulo: abertura do relatório. Peritos declaram sua identificação e a do examinado, qualificam a autoridade requisitante; descrevem a finalidade da perícia; apresentam os quesitos oficiais; detalham hora/local do exame pericial
Histórico: relato sucinto, porém completo do fato justificador do pedido da perícia. Não é de autoria do perito; relato que veio da polícia; narração de tudo que interessar sobre o ocorrido
Descrição: contém todos os detalhes (achados objetivos e subjetivos dos exames realizados). Qual o material recolhido?; qual o exame realizado?; resultados do exame
Discussão: é o debate, a confrontação das hipóteses, as controvérsias possíveis de cada caso
Conclusão: é a síntese diagnóstica redigida, com clareza, dos dados descritos e discutidos. A posição FINAL do perito
Resposta aos quesitos: respostas diretas, curtas e objetivas: sim, não, prejudicado, sem elementos. Explicações sucintas apenas quando necessárias
Parecer odontolegal: é uma opinião emitida pelo profissional sobre o assunto, controvertido da especialidade, sob forma de consulta. Esclarece questões de interesse jurídico, resposta formulada, não obedece forma fixa 
PARECER ≠ LAUDO
Relatório escrito pelo perito posteriormente ao exame
Opinião emitida pelo CD sobre o assunto controvertido da especialidade, sob forma de consulta
Depoimento oral: é uma informação prestada, de viva voz, pelo perito, perante autoridade policial ou judiciária, que a registra a termo. Perito chamado para depor sobre o laudo oferecido
Consulta: esclarecimento prestado à autoridade em consequência de dúvidas ou omissões de ordem odontológica

Outros materiais