Buscar

BANCO DE QUESTÕES FORMAÇÃO PROFISSIONAL EM NUTRIÇÃO AULA 01_02_03_04 ESTÁCIO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AULA 01
O corpo humano necessita de energia para manter suas funções como também de outras substâncias para o contole das reações que produzem energia. Para isso são necessários o consumo de macro e micronutrientes, respectivamente:
R carboidratos e vitamina E
Destaque os macronutrientes:
R Carboidratos, lipídios e proteínas
São doenças causadas por deficiências nutricionais como consequência da falta de alimentação equilibrada e saudável
R desnutrição energético proteica e osteoporose
Leia  as  afirmativas  a  seguir. Assinale  o  item  que  identifica  as  afirmativas  corretas .
I - A  Nutrição  é  a  ciência  que  estuda  os  alimentos  e  seus nutrientes ; 
II - A  Ciência  da  Nutrição  estuda  a  forma   como  os nutrientes  são  aproveitados pelo organismo ;
III - O  Nutricionista  é  o  único profissional habilitado, por  lei, para  prescrição de  dietas ; 
I V  - A  Nutrição  possui várias  áreas  de  atuaç ão  profissional;
V - O  Nutricionista  é  um  pr ofissional generalista  e  pode  ter  atuação  inter  e  multidisciplinar . 
S ã o  c orretas as  afirmativas :
R Todas as afirmativas verdadeiras
A alimentação e nutrição são conceitos diferentes e complementares. Desta forma, o atendimento às necessidades nutricionais do organismo, garantindo as suas funções fisiológicas, corresponde  a nutrição. Tais necessidades são determinadas por:
R idade, sexo e doenças
AULA 02
Os principais problemas de Nutrição em Saúde Pública no Brasil, após a transição nutricional, são os seguintes (assinale a alternativa correta)
R Osteoporose, Diabete mellitus, obesidade e anemia na população em geral
Desde a metade do século XIX a Nutrição despontou dentro da área de conhecimento médico, através de teses nas Faculdades de Medicina (RJ e BA). Temas como Higiene Alimentar, a vitaminose A, fisiologia da alimentação começaram a surgir. No Brasil, a Nutrição surgiu nos anos de 1930-40. Responda qual das alternativas é verdadeira sobre o contexto de surgimento da nutrição no Brasil
R a criação fez parte do processo de modernização da economia brasileira, delimitando a implantação em bases para a consolidação de uma sociedade capitalista urbano-industrial no país
As frutas e verdursas são excelentes fontes de:
R Fibras, vitaminas e minerais
Ém relação a identidade do nutricionista no Brasil, é correto afirmar o que é apresentado na alternativa:
R o estado de São Paulo é o campeão no número de cursos
Com base na aula de conceitos básicos em Nutrição, a individualidade na prática do profissional de Nutrição é fundamental para conduzir um adequado atendimento nutricional, marque a alternativa correta:
R A individualidade deve ser respeitada em todo atendimento pelo profissional de nutrição, visto a importância de um atendimento humanizado e devido cada indíviduo ser único com as suas particularidades (religião, hábitos, cultura, aspectos econômicos, sociais, psicológicos e clínicos) que devem ser escutadas atentamente e inclusa no seu atendimento nutricional
Assinale a importância de Josué de Castro e de Pedro Escudeiro para o surgimento e consolidação da profissão de nutricionista no Brasil.
R O primeiro foi um grande estudioso sobre alimentação e responsável pelo projeto sobre o ensino superior de Nutrição e regulamentação. E o segundo foi o fundador e criador da especialidade nas Américas e na Argentina
A Asbran (Associação Brasileira de Nutrição) tem como objetivo
R 
Promover o fortalecimento da formação e da especialização do nutricionista, incentivando a pesquisa e contribuindo com a divulgação da Nutrição no Brasil.
Josué de Castro foi um dos homens mais importantes na história da nutrição ele foi responsável pela publicação
R Geografia da fome, publicado pela primeira vez em 1946.
AULA 03
O curso de nutrição foi criado inicialmente com a duração de um ano e atualmente são 4 anos no mínimo para a formação do nutricionista. O número de especializações vem crescendo e atendendo a demanda do mercado. Qual afirmativa é verdadeira sobre este assunto?
R cursos de graduação formam generalistas e cursos de especialização  preparam os profissionais para estarem mais aptos a lidarem com situações específicas  e se capacitarem a solucionarem os problemas
Nutricionista recém admitido em hospital observa que os nutricionistas mais antigos adotam uma conduta desatualizada para o tratamento dietético de pacientes diabéticos. Ao tentar aplicar seus conhecimentos é rejeitada e, temendo indispor-se com o grupo, passa a adotar a mesma conduta dos demais. Avaliando o caso segundo o código de ética do nutricionista, qual dos artigos abaixo o nutricionista recém admitido viola?
R Art. 17. É dever do nutricionista primar pelo trabalho adequado, digno e justo, apontando falhas existentes nos regulamentos, processos, recursos e estruturas dos locais em que atue profissionalmente quando as considerar incompatíveis com o exercício profissional ou prejudiciais aos indivíduos e às coletividades, comunicando oficialmente aos responsáveis e, no caso de inércia destes, aos órgãos competentes e ao Conselho Regional de Nutricionistas da respectiva jurisdição.
Um nutricionista desempregado há algum tempo, convidado para uma entrevista de emprego declara ao entrevistador que a dificuldade para o sucesso profissional do nutricionista deve-se ao Curso de Nutrição que não o prepara adequadamente. Segundo o código de ética, qual dos artigos abaixo ele viola?
R Art. 4º O nutricionista deve se comprometer com o contínuo aprimoramento profissional para a qualificação técnico-científica dos processos de trabalho e das relações interpessoais, visando à promoção da saúde e à alimentação adequada e saudável de indivíduos e coletividades.
As instituições de ensino têm crescido na mesma proporção em que o mercado da nutrição vem crescendo. Assinale a alternativa verdadeira sobre esta realidade.
R Atualmente o número de instituições de ensino com cursos de Nutrição no Brasil totalizam mais de 363 e são mais de 400 cursos autorizados (Porque em 2018, segundo o CFN, são 363 instituições de ensino que apresentam curso de nutrição e sua maioria mais de 250 estão em instituições privadas, e são 431 cursos autorizados.)
No tocante ao acompanhamento da situação das doenças crônicas não transmissíveis, relacionadas com a alimentação e estilos de vida considerados inadequados, o trabalho deve ser compatibilizado com os sistemas em funcionamento, em termos da coleta, da geração, do fluxo, do processamento e da análise dos dados, quais são os sistemas utilizados:
R O Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), o Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC), o Sistema Nacional de Agravos Notificáveis (SINAN), e o Sistema de Informação Ambulatorial (SIAB). 
(No tocante ao acompanhamento da situação das doenças crônicas nãotransmissíveis, relacionadas com a alimentação e estilos de vida considerados inadequados, o trabalho deve ser compatibilizado com os sistemas em funcionamento, em termos da coleta, da geração, do fluxo, do processamento e da análise dos dados, de que são exemplos: o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), o Sistema de Informação de Nascidos Vivos (SINASC), o Sistema Nacional de Agravos Notificáveis (SINAN), e o Sistema de Informação Ambulatorial (SIAB), sendo a estratégia para tal interface a cargo do CENEPI (Centro Nacional de Epidemiologia). )
Os problemas nutricionais no Brasil surgem como a subnutrição na década de 30 e  nos dias atuais o excesso de peso. E neste período, principalmente no início dos anos 2000, foram criados políticas e programas, tais como:
R PBF e PNAN
(Porque SISVAN é um sistema e não programa, é o sistema de monitoramento do estado nutricional, situações de risco, e do consumo alimentar; e CONSEA é o conselho Nacional de Segurança alimentar e  nutricional, que faz as propostas aos ministros do CAISAN)
No Brasil o início da implantação do SISVAN foi em 1977 tendo como proposta a organização de um sistema de informação para vigilância do estado nutricional e da situaçãoalimentar da população brasileira. Porém, a sua regulamentação foi:
R 1990, pela Portaria do Ministério da Saúde nº 080 (16/10/1990).
(No Brasil o início da implantação do SISVAN foi em 1977 tendo como proposta a organização de um sistema de informação para vigilância do estado nutricional e da situação alimentar da população brasileira. Sua regulamentação veio, posteriormente, em 1990, pela Portaria do Ministério da Saúde nº 080 (16/10/1990) sendo sua existência a nível municipal considerada pré-requisito para o repasse de recursos federais para as ações de combate à desnutrição.)
Até 1964 os Cursos de Nutrição tinham a duração de um ano, em tempo integral.  Só a partir de 1964, através da Portaria nº 514/64 do Ministério da Educação (MEC), que fixou o primeiro currículo mínimo de matérias e determinou a duração mínima de três anos para todos os cursos do País, através do Parecer Conselho Federal de Educação (CFE) nº 265/62, atualmente qual é a duração mínima do curso de Nutrição
R O mínimo de 3.200 horas para cursos de graduação, entre eles o de nutrição, incluindo os estágios curriculares obrigatórios, horas para trabalho de conclusão de curso (TCC) e atividades complementares, na modalidade bacharelado e presencial. 
(Parecer CNE/CES nº 329/2004 aprovado em 11/11/2004, dispõe sobre o mínimo de 3.200 horas para cursos de graduação, entre eles o de nutrição, incluindo os estágios curriculares obrigatórios, horas para trabalho de conclusão de curso (TCC) e atividades complementares, na modalidade bacharelado e presencial.)
AULA 04
Segundo a lei nº 8.234, de 17 de setembro de 1991 (dou 18/09/1991) que regulamenta a profissão de nutricionista e determina outras providências é uma afirmativa CORRETA:
R O profissional de nutrição pode solicitar exames laboratoriais necessários ao acompanhamento dietoterápico.
Atualmente as redes sociais têm divulgado dietas e alimentos para emagrecimento, e defendendo efeitos milagrosos de perda de peso em pouco tempo. Muitas vezes, usando imagens e testemunhos de celebridades. Assinale  a alternativa que apresenta uma destas dietas
R dieta lowcarb
Em conformidade com a Lei no 6.583/1978, o Conselho Federal de Nutricionistas constitui uma
R autarquia federal, com personalidade jurídica de direito público e autonomia administrativa e financeira, vinculada ao Ministério do Trabalho.
(Porque o CFN é uma autarquia sem fins lucrativos, de interesse público, com poder delegado pela União para normatizar, orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício e as atividades da profissão de nutricionista em todo o território nacional.O Sistema se mantém com a arrecadação proveniente de anuidades, taxas, multas e emolumentos (taxa cobrada pela expedição de um documento), recolhidos por pessoas físicas (nutricionistas e técnicos) e jurídicas (empresas e instituições).)
A Associação Brasileira de Nutrição - ASBRAN é uma sociedade sem fins lucrativos que congrega profissionais da área de nutrição. De caráter técnico-científico, cultural e social, de âmbito nacional, compõe-se de número ilimitado de sócios filiados às associações de Nutrição nos estados. Tem como objetivo, exceto
R A ASBRAN é uma entidade de apoio ao sistema CFN/CRN com a fiscalização do exercício da profissão
São competências do CFN:
R Criar resoluções e outros atos que disciplinem a atuação dos CRN, dos profissionais inscritos e  das pessoas jurídicas registradas e cadastradas
A Rede ASBRAN é constituída pela Associação Brasileira de Nutrição e suas associações estaduais filiadas, distribuídas nas regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil.  No estado do Rio de Janeiro, a ANERJ é atuante em apoio a cursos e responsável, assim como as entidades de outros estados por
R apoiar instituições em cursos, jornadas e congressos na área de nutrição
Segundo a resolução do CFN Nº 380/2005 são definidas as seguintes áreas de atuação do nutricionista:
Alimentação Coletiva, II. Nutrição Clínica, III. Saúde Coletiva, IV. Docência, V. Indústria de Alimentos, VI. Nutrição em Esportes e VII. Marketing na área de Alimentação e Nutrição. O nutricionista Carlos trabalhando com docência tem orientado alunos em projeto de iniciação científica,  marque a alternativa correta:
R O Nutricionista deve responsabilizar-se pela orientação e supervisão acadêmica (monitoria, estágios
curriculares e complementares, iniciação científica entre outros);
(IV - ÁREA DE DOCÊNCIA
Fundamento Legal:
Incisos I, IV e V do Artigo 3º da Lei nº 8.234/91.
1. Ensino, Pesquisa e Extensão (Graduação e Pós-graduação):
1.1. Para realizar as atribuições definidas no item IV, no âmbito do ensino, da
pesquisa e da extensão, o nutricionista deverá desenvolver as seguintes atividades
obrigatórias:
 1.1.3. Responsabilizar¿se pela orientação e supervisão acadêmica (monitoria, estágios
curriculares e complementares, iniciação científica entre outros); )
A área de alimentação coletiva corresponde ao setor de produção de refeições para coletividades. nesta área, segundo a resolução CFN 600/2018, compete ao nutricionista: planejar, organizar, dirigir, supervisionar e avaliar os serviços de alimentação e nutrição; realizar assistência e educação alimentar e nutricional à coletividade ou a indivíduos sadios ou enfermos em instituições públicas e privadas. Esta área prevê alguns subsegmentos. Dos segmentos abaixo, qual não corresponde a um subsegmento da Alimentação Coletiva segundo a resolução CFN 600/2018?
R Alimentação Escolar - Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)

Continue navegando