Buscar

Modelo - Contextualizada



Continue navegando


Prévia do material em texto

FACULDADE MAURÍCIO DE NASSAU
FARMÁCIA
QUÍMICA GERAL E INORGÂNICA
BERG FEGUEIREDO
MAYRA FERREIRA
DANIELLE NUNES DIAS DA SILA 
A qualidade do ar é um resultado das interações de numerosos fatores, porém destacassem a magnitude das emissões, a topografia e as condições meteorológicas da determinada região, favorecendo ou não na dispersão de poluentes. A chuva ácida pode ser considerada um problema de poluição atmosférica afetando o meio ambiente onde apressam, sendo suas consequência, sérias e prejudiciais á saúde e á vida dos seres humanos. É possível unir a prevenção em saúde, e o respeito á vida e o meio ambiente com o desenvolvimento. A constituição federal em seu artigo 225 trouxe o princípio do desenvolvimento sustentável, que consiste em um meio ambiente equilibrado, com preservação e conservação do meio ambiente por parte dos cidadãos e do poder público. 
Atualmente no Brasil os padrões de qualidade do ar são estabelecidos pela resolução CONAMA numero 491/2018, a qual prevê o padrão de qualidade do ar como um dos instrumentos de gestão da sua qualidade e como medida de prevenção da chuva ácida, podemos citar a redução no consumo de energia, o incentivo ao uso do transporte público , o uso de um sistema de tratamento de gases industriais, o uso de combustíveis mas limpos como álcool, biogás, utilizações de fontes energéticas mais limpas como células fotovoltaicas, aerogeradores,
biodigestores entre outros. 
E considerado crime de poluição as ações que resultem em danos á saúde humana, mortandade de animais ou destruição da flora. E a legislação brasileira prevê penas de reclusão e multa aos seus causadores. Conforme Sirvinskas (2013), o causador de poluição possui responsabilidade objetiva e tem a obrigação de indenizar ou reparar o dano, independente de culpa ou não. Por isso cabe ao cidadão e ao poder público fiscalizar, denunciar a inobservância das leis e cobrar a efetiva adoção das madidas cabíveis a cada situação. É preciso preservar e prevenir para que o pior não aconteça. 
REFERENCIAS; 
HTTP://www.mma.gov.br/cidadessustentaveis/qualidadedoar
SIRVINSKAS, Luís Paulo. Manual de direito ambiental/ Luís Paulo Sirvinskas11.ed São Paulo: Saraiva,2013.
	
REFERENCIAS
 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFIAS