Buscar

Didática II: Estratégias para o Ensino de Ciências

Prévia do material em texto

Curso: Pedagogia
	Semestre: 4° 
	Disciplina: Didática II
	Nome: Thamiris de Jesus Figueiredo
	RGM:053.17928
Atividade 01
	Atenção!
A data limite para a entrega das atividades será dia 30/08/2019, lembrando que: 
1- Não serão aceitas atividades após a data agendada;
2- Cópias da internet serão zeradas; 
3- Texto desorganizado, sem estética terão notas descontadas, bem como erros ortográficos, de coesão e coerência; 
4- De 30/08 a 31/08, os portfólios serão reabertos. Entretanto, terão valor menor: 0 a 4,0.
ENADE 2011 - Em uma aula de Ciências ocorreu o seguinte diálogo entre a professora e a aluna:
Profesora: − Quem lembra o que é a celulose?
Aluna: − Eu lembro, eu sei, professora!
Professora: − Então, diga!
Aluna: − É aquilo que aparece nas pernas das mulheres, que ficam cheias de furinhos ...
Professora: − Menina, de onde você tirou isso?
Aluna: − Daquela enciclopédia de ciências que fala de uma inflamação ...
Por meio deste pequeno diálogo é possível perceber que a aluna possuía determinados conhecimentos a respeito de um conteúdo próprio da área de Ciências, mas o confundiu, pela semelhança entre palavras, com outro conteúdo solicitado pela professora.
a) Complete o diálogo com uma nova “fala” da professora, que faça com que a aluna se sinta valorizada em relação a seus conhecimentos prévios. (valor: 2,0)
___Não, são palavras parecidas, porém, cada uma com seu significado e sua importância, você está falando sobre celulite, que são depósitos de gorduras sob a pele, o que ocasionam aqueles furinhos semelhantes a casquinhas de laranja na pele. Também é uma assunto na área de ciências que fala sobre o corpo humano, fico feliz em saber que você tem estudado e lido sobre os conteúdos, é muito importante estudar.
Porém, a professora está se referindo hoje área das plantas, que é a principal massa celular estrutural das plantas. Formada por monômeros de glicose ligados entre si, foi descoberta em1838 pelo químico Frances Anselme Payen, que determinou sua formula química. A mesma constitui uma importante matéria- prima para as industrias, que a extraem de diversos vegetais .
b) Apresente uma estratégia didática a ser utilizada, que ajude a aluna a rever suas concepções e a reconstruir conceitos. (valor: 2,0)
Para fixação do conteúdo já explicado pela professora,a proposta didática seria pedir aos alunos um trabalho com pesquisa, sobre o significado mais aprofundado a respeito de cada palavra e seus significados, dividiria a sala em dois grupos, solicitando assim, que o trabalho tenha gravuras e fundamentação teórica 
c) Descreva uma ação a ser desenvolvida pela professora, tendo em vista trabalhar o conteúdo em questão com uma abordagem interdisciplinar. (valor: 1,0)
_Solicitar as crianças uma pesquisa no dicionário sobre o significado das palavras, também, montaria oficinas onde evidenciaria desde a matéria prima até a industrlização e comercialização do produto, bem como a sua utilidade e necessidade desse em nosso cotidiano, assim subdividiria a classe em equipes as quais ficariam responsáveis por cada oficina de representação do trabalho solicitado.

Continue navegando