Buscar

BIOQUÍMICA ANIMAL E VEGETAL

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO CLARETIANO
BIOLOGIA
 
ANA VITÓRIA OLIVEIRA BEZERRA
CARACTERÍSTICAS DOS MACRONUTRIENTES E SUAS FUNÇÕES NO ORGANISMO
BELÉM
2019
ANA VITÓRIA OLIVEIRA BEZERRA
CARACTÉRISTICAS DOS MACRONUTRIENTES E SUAS FUNÇÕES NO ORGANISMO
Trabalho apresentado ao Professor Marcio Henrique Gomes Melo,
da disciplina Bioquímica Animal e Vegetal, como requisito parcial
para obtenção da média semestral.
BELÉM
2019
CARACTERÍSTICAS DOS MACRONUTRIENTES E SUAS FUNÇÕES NO ORGANISMO
Os macronutrientes são componentes de fundamental importância para o organismo. A este grupo compreende os carboidratos, proteínas e lipídeos.
Por serem estruturas grandes, necessitam ser quebradas em partes menores para que sejam absorvidas pelo organismo. Sua digestão ocorre no intestino, dissociando-se na suas unidades básicas: açúcares dos carboidratos, ácidos graxos e glicerol das gorduras e aminoácidos das proteínas.
Sendo que os lipídeos são os que mais fornecem energia para o organismo, isso quando comparado com carboidratos e proteínas.
Carboidratos
Os carboidratos são considerados as principais fontes alimentares para obtenção de energia. Além disso, é responsável também por desempenhar diversas funções metabólicas no organismo, São classificados em:
Monossacarídeos: compreende a glicose, frutose e galactose;
Dissacarídeos: dos quais fazem parte a sacarose, maltose e lactose;
Polissacarídeos: dentre estes são encontrados o amido, a dextrina, o glicogênio e a celulose.
Proteínas
As proteínas possuem função estrutural no organismo. São responsáveis por formar os hormônios, as enzimas, os anticorpos e os componentes estruturais das células. Estes macronutriente é classificado como:
Lipídeos
Os lipídeos são substância de origem animal ou vegetal, compostos quase que exclusivamente de produtos de condensação entre glicerol e ácidos graxos, denominados triacilgliceróis. Principal fonte energética do organismo, Compõem estruturas celulares, Importante isolante térmico, Sintetizam hormônio e sais biliares, Veículos de vitaminas lipossolúveis. São classificados em:
Lipídeos simples: são triglicerídeos que dão origem a ácidos graxos e glicerol quando decompostos. Podem apresentar-se na forma sólida ou líquida, sendo que os sólidos á temperatura ambiente recebem o nome de gordura, enquanto que os líquidos recebem o nome de óleos.
Lipídeos compostos: estes são formados pela combinação de gorduras e outros componentes, como fósforo, glicídios, nitrogênio e enxofre, originando os fosfolipídeos, glicolipídeos e lipoproteínas.
Lipídeos derivados: estes são sintetizados durante a hidrólise ou decomposição dos lipídeos. Compreendem os ácidos graxos saturados e insaturados, o glicerol e os esteroides.

Continue navegando