Logo Passei Direto
Buscar

Ferramentas de estudo

Mês do Cliente Passei Direto

Quer receber 70% de desconto para assinar o PasseIA?

Questões resolvidas

A cibercultura, objetivada através das mídias eletrônicas, e de certo ponto de vista, é encarada como um projeto de tecnologia que carrega a herança cultural iluminista. Esta tradição acredita no poder transformador amplo da ciência, como resolução de quase todos problemas da sociedade. A cibercultura aproxima o debate de comunidades que antes estariam necessariamente inalcançáveis. A troca de informação e saberes é uma via de progresso, tanto de condições favoráveis quanto desfavoráveis. A ideia de progresso é que move a produção de inovações como a cibercultura. De certa forma, a cibercultura com seus dispositivos técnicos representa o anseio pelos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade já pretendido nos movimentos revolucionários republicanos do século XVI. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial. A ocorrências das mídias sociais e redes de relacionamento, bem como o acesso aos computadores interligados promovem novas janelas culturais de aprendizado e cultura.
Sobre a cibercultura, assinale a alternativa CORRETA:
a) Introjeta valores morais do iluminismo quando permite a troca de informação e ideias.
b) Representa um contravalor de oposição aos ideais pregados pelos pensadores do iluminismo.
c) Consolida uma característica intrínseca do mundo pós-moderno de liberdade comunicativa.
d) Reforçou o isolamento das pessoas através do desenvolvimento dos computadores pessoais e domiciliares.

Pais usam demais o celular: 87% das crianças brasileiras são ignoradas por eles. No Brasil, o percentual de crianças com reclamações ficou acima da média mundial, que é de 54%. É comum os pais reclamarem com seus filhos que, por usarem demais o celular, eles não estão dando atenção à família, mas, e quando acontece a situação inversa? Uma pesquisa da empresa AVG mostrou que 87% das crianças brasileiras ouvidas acreditam que seus pais usam demais os dispositivos. O índice está acima da média global, que foi de 54%. O estudo, que ouviu mais de 6 mil pessoas em todo o mundo, mostrou também que 32% dos filhos se sentiam ignorados quando os pais utilizavam o celular. Há quem considere as mídias móveis ou as mídias eletrônicas a maior tecnologia dominante de todos os tempos. Esta mídia transmite, fotografa, grava vídeos, acessa emissoras, posta fotos e partilha todo tipo de aplicativo para soluções do cotidiano. Com isso, interage com diferentes plataformas da comunicação social e veículos da mídia.
Sobre as mídias móveis, assinale a alternativa CORRETA:
a) São desprovidas de qualidades tecnológicas específicas de uma nova mídia. Elas apenas reúnem o que já existia em outras mídias.
b) Centraliza utilidades de outros tipos de comunicação já consolidados e pode ser considerada uma nova mídia por acrescentar aplicativos inéditos.
c) São direcionadas preferencialmente para as relações pessoais minimizando aspectos profissionais da comunicação e do trabalho.
d) Têm na mobilidade sua principal estratégia de marketing, mas não pode ser classificada uma mídia original.

A tecnologia nos ambientes escolares trouxe mudanças impactantes aos professores e à comunidade escolar. Na história da educação, vários aparelhos se tornaram referências de tecnologias didáticas tornando mais interativa a vida estudantil, em especial, a implantação das salas de informática, o que ampliou o acesso dos estudantes aos computadores e à internet.
Com relação ao contexto pedagógico da sala de informática na escola, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É um espaço de produção e aprimoramento de conhecimentos, contando com a participação criativa de estudantes e professores.
( ) É um espaço aberto à participação de todos os membros que trabalham na escola, com exceção de estudantes e familiares.
( ) Pode ser um espaço também destinado aos professores e gestores na realização de planejamentos e ações pedagógicas.
( ) É um espaço em que alunos e professores realizam atividades técnicas, não fazendo uso de pesquisa ou comunicação.
a) V - F - V - F.
b) F - V - V - F.
c) V - V - F - F.
d) V - V - V - F.

O conceito de paradigma na educação formal pode ser traduzido como o modo conforme é pensada a necessidade, o jeito e o ser da escola, em geral, influenciado pela mudança de paradigma social. Então, quando passamos por uma mudança de paradigma na educação, logo nos remetemos ao que é novo, inovador e transformador em busca de melhorar os objetivos finais do trabalho.
Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A mudança de paradigma na educação reflete gradativamente no trabalho do professor e, consequentemente, na aprendizagem dos estudantes.
( ) A mudança de paradigma compete apenas ao professor, a fim de não envolver a escola nem a comunidade.
( ) A mudança de paradigma é algo que deve envolver todas as pessoas que fazem parte do processo educacional, com suas crenças, instrumentos ou técnicas.
( ) A mudança de paradigma na escola contemporânea inclui as tecnologias educacionais com foco na informação, comunicação e pesquisa.
a) V - F - V - V.
b) V - F - V - F.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - F.

Ao que parece, a sociedade contemporânea apresenta uma obsessão por conquistar a natureza, dominar o tempo e o espaço e imprimir uma existência cada vez mais artificial. Tudo tem de ser veloz e ninguém quer mais esperar por nada. Os processos econômicos ou sociais estão cada vez mais programáticos e a informática em rede está presente em quase todos os detalhes do cotidiano.
Pensando nesta questão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O texto citado direciona soluções para as desigualdades econômicas entre os países menos desenvolvidos.
( ) O fragmento aponta indícios de uma sociedade centrada em tecnologias de controle social e ambiental.
( ) O fragmento explica sobre os padrões sociais que fundamentam a atual sociedade industrial de consumo.
( ) O texto argumenta sobre as soluções técnicas que irão acabar com o problema do trabalho insalubre e repetitivo.
a) V - F - F - V.
b) F - V - V - F.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - V.

Dos 150 bilhões de e-mails enviados no mundo a cada dia, 90% são spam - lixo eletrônico. A maior parte dos spams tenta vender alguma coisa, como cursos, remédios ou aparelhos para aumentar o pênis. Outros tentam plantar vírus no seu computador (são as mensagens que dizem "clique aqui para ver nossas fotos de ontem" ou algo parecido). Você provavelmente já recebeu mensagens assim. Mas também existe um outro tipo de spam: os golpes virtuais. Eles não trazem vírus nem tentam vender produtos. Pelo contrário, oferecem a você a chance de ganhar muito dinheiro - geralmente vindo de algum milionário, que precisa da sua ajuda para liberar uma fortuna retida em bancos africanos ou do Oriente Médio. E há quem caia nisso - existem diversos casos de pessoas que perderam todas as suas economias nesses golpes.
A internet vem revolucionando o trabalho dos profissionais da comunicação. Esta ferramenta cria novos instrumentos de mídia que alteram comportamentos e padrões de comunicação. Neste caminho, os blogs e páginas corporativas representam novidades no setor de comunicação. Esta ferramenta da comunicação vem sendo usufruída no campo institucional como:
a) Um canal de comunicação aberto multilateral que atinge o público tanto internamente como externamente à corporação. Atinge clientes e funcionários.
b) Um meio eficiente de expandir a informação comercial com comunicação unilateral e objetivado ao clientelismo.
c) Serve de agenda para informar questões imediatas e rotineiras dentro de um layout linear corporativo.
d) Um espaço de mídia voltado ao público selecionado de classe de produção com características mais voltadas ao poder da comunicação.

Alguns autores da filosofia da tecnologia chamam a atenção para a característica totalitária e antidemocrática do modo de ser baseado na tecnologia. Nesse mesmo sentido, você já deve ter ouvido a expressão: "não é possível, pois o sistema não permite".
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à condição totalitária da tecnologia:
a) A tendência totalitária se permite invadir todos os problemas da vida, mas negligencia questões fundamentais da existência humana.
b) Fomenta o estudo crítico de novas tecnologias da comunicação e de artefatos de controle social.
c) É a última fronteira entre que separa ser humano das máquinas, impedindo que a neurologia faça fusão com a eletrônica.
d) Observa as novas invenções técnicas com desconfiança, criando barreiras e limites ao uso de novas mídias.

O resultado é uma sociedade (a industrial) em que o homem tem apenas uma missão: conquistar a natureza, comandar o espaço e o tempo, acelerar os processos, apressar o crescimento e o transporte, apagar distâncias, substituir o natural pelo artificial. "Há uma única velocidade eficiente: mais rápido; um único destino atraente: mais longe; uma única medida desejável: maior; uma única meta quantitativa racional: mais" (CUPANI, 2011, p. 90). A mecanização e a automação marcham em uma só direção: a do "grande cérebro" (computador), que controla o homem que o criou e termine por eliminá-lo.
Sobre o texto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A reflexão sugere que a sociedade rural entendida é o caminho para a superação das desigualdades sociais.
b) O texto representa a falta de eficiência das tecnologias sociais e governamentais do tempo presente.
c) Ao longo da história, o ser humano desenvolveu habilidades biológicas capazes de dispensar sistemas tecnológicos.
d) O texto apresenta uma visão crítica sobre o contexto social da tecnologia contemporânea.

Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Escolha uma das opções e acesse esse e outros materiais sem bloqueio. 🤩

Cadastre-se ou realize login

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Questões resolvidas

A cibercultura, objetivada através das mídias eletrônicas, e de certo ponto de vista, é encarada como um projeto de tecnologia que carrega a herança cultural iluminista. Esta tradição acredita no poder transformador amplo da ciência, como resolução de quase todos problemas da sociedade. A cibercultura aproxima o debate de comunidades que antes estariam necessariamente inalcançáveis. A troca de informação e saberes é uma via de progresso, tanto de condições favoráveis quanto desfavoráveis. A ideia de progresso é que move a produção de inovações como a cibercultura. De certa forma, a cibercultura com seus dispositivos técnicos representa o anseio pelos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade já pretendido nos movimentos revolucionários republicanos do século XVI. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial. A ocorrências das mídias sociais e redes de relacionamento, bem como o acesso aos computadores interligados promovem novas janelas culturais de aprendizado e cultura.
Sobre a cibercultura, assinale a alternativa CORRETA:
a) Introjeta valores morais do iluminismo quando permite a troca de informação e ideias.
b) Representa um contravalor de oposição aos ideais pregados pelos pensadores do iluminismo.
c) Consolida uma característica intrínseca do mundo pós-moderno de liberdade comunicativa.
d) Reforçou o isolamento das pessoas através do desenvolvimento dos computadores pessoais e domiciliares.

Pais usam demais o celular: 87% das crianças brasileiras são ignoradas por eles. No Brasil, o percentual de crianças com reclamações ficou acima da média mundial, que é de 54%. É comum os pais reclamarem com seus filhos que, por usarem demais o celular, eles não estão dando atenção à família, mas, e quando acontece a situação inversa? Uma pesquisa da empresa AVG mostrou que 87% das crianças brasileiras ouvidas acreditam que seus pais usam demais os dispositivos. O índice está acima da média global, que foi de 54%. O estudo, que ouviu mais de 6 mil pessoas em todo o mundo, mostrou também que 32% dos filhos se sentiam ignorados quando os pais utilizavam o celular. Há quem considere as mídias móveis ou as mídias eletrônicas a maior tecnologia dominante de todos os tempos. Esta mídia transmite, fotografa, grava vídeos, acessa emissoras, posta fotos e partilha todo tipo de aplicativo para soluções do cotidiano. Com isso, interage com diferentes plataformas da comunicação social e veículos da mídia.
Sobre as mídias móveis, assinale a alternativa CORRETA:
a) São desprovidas de qualidades tecnológicas específicas de uma nova mídia. Elas apenas reúnem o que já existia em outras mídias.
b) Centraliza utilidades de outros tipos de comunicação já consolidados e pode ser considerada uma nova mídia por acrescentar aplicativos inéditos.
c) São direcionadas preferencialmente para as relações pessoais minimizando aspectos profissionais da comunicação e do trabalho.
d) Têm na mobilidade sua principal estratégia de marketing, mas não pode ser classificada uma mídia original.

A tecnologia nos ambientes escolares trouxe mudanças impactantes aos professores e à comunidade escolar. Na história da educação, vários aparelhos se tornaram referências de tecnologias didáticas tornando mais interativa a vida estudantil, em especial, a implantação das salas de informática, o que ampliou o acesso dos estudantes aos computadores e à internet.
Com relação ao contexto pedagógico da sala de informática na escola, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) É um espaço de produção e aprimoramento de conhecimentos, contando com a participação criativa de estudantes e professores.
( ) É um espaço aberto à participação de todos os membros que trabalham na escola, com exceção de estudantes e familiares.
( ) Pode ser um espaço também destinado aos professores e gestores na realização de planejamentos e ações pedagógicas.
( ) É um espaço em que alunos e professores realizam atividades técnicas, não fazendo uso de pesquisa ou comunicação.
a) V - F - V - F.
b) F - V - V - F.
c) V - V - F - F.
d) V - V - V - F.

O conceito de paradigma na educação formal pode ser traduzido como o modo conforme é pensada a necessidade, o jeito e o ser da escola, em geral, influenciado pela mudança de paradigma social. Então, quando passamos por uma mudança de paradigma na educação, logo nos remetemos ao que é novo, inovador e transformador em busca de melhorar os objetivos finais do trabalho.
Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A mudança de paradigma na educação reflete gradativamente no trabalho do professor e, consequentemente, na aprendizagem dos estudantes.
( ) A mudança de paradigma compete apenas ao professor, a fim de não envolver a escola nem a comunidade.
( ) A mudança de paradigma é algo que deve envolver todas as pessoas que fazem parte do processo educacional, com suas crenças, instrumentos ou técnicas.
( ) A mudança de paradigma na escola contemporânea inclui as tecnologias educacionais com foco na informação, comunicação e pesquisa.
a) V - F - V - V.
b) V - F - V - F.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - F.

Ao que parece, a sociedade contemporânea apresenta uma obsessão por conquistar a natureza, dominar o tempo e o espaço e imprimir uma existência cada vez mais artificial. Tudo tem de ser veloz e ninguém quer mais esperar por nada. Os processos econômicos ou sociais estão cada vez mais programáticos e a informática em rede está presente em quase todos os detalhes do cotidiano.
Pensando nesta questão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O texto citado direciona soluções para as desigualdades econômicas entre os países menos desenvolvidos.
( ) O fragmento aponta indícios de uma sociedade centrada em tecnologias de controle social e ambiental.
( ) O fragmento explica sobre os padrões sociais que fundamentam a atual sociedade industrial de consumo.
( ) O texto argumenta sobre as soluções técnicas que irão acabar com o problema do trabalho insalubre e repetitivo.
a) V - F - F - V.
b) F - V - V - F.
c) V - V - F - F.
d) F - V - V - V.

Dos 150 bilhões de e-mails enviados no mundo a cada dia, 90% são spam - lixo eletrônico. A maior parte dos spams tenta vender alguma coisa, como cursos, remédios ou aparelhos para aumentar o pênis. Outros tentam plantar vírus no seu computador (são as mensagens que dizem "clique aqui para ver nossas fotos de ontem" ou algo parecido). Você provavelmente já recebeu mensagens assim. Mas também existe um outro tipo de spam: os golpes virtuais. Eles não trazem vírus nem tentam vender produtos. Pelo contrário, oferecem a você a chance de ganhar muito dinheiro - geralmente vindo de algum milionário, que precisa da sua ajuda para liberar uma fortuna retida em bancos africanos ou do Oriente Médio. E há quem caia nisso - existem diversos casos de pessoas que perderam todas as suas economias nesses golpes.
A internet vem revolucionando o trabalho dos profissionais da comunicação. Esta ferramenta cria novos instrumentos de mídia que alteram comportamentos e padrões de comunicação. Neste caminho, os blogs e páginas corporativas representam novidades no setor de comunicação. Esta ferramenta da comunicação vem sendo usufruída no campo institucional como:
a) Um canal de comunicação aberto multilateral que atinge o público tanto internamente como externamente à corporação. Atinge clientes e funcionários.
b) Um meio eficiente de expandir a informação comercial com comunicação unilateral e objetivado ao clientelismo.
c) Serve de agenda para informar questões imediatas e rotineiras dentro de um layout linear corporativo.
d) Um espaço de mídia voltado ao público selecionado de classe de produção com características mais voltadas ao poder da comunicação.

Alguns autores da filosofia da tecnologia chamam a atenção para a característica totalitária e antidemocrática do modo de ser baseado na tecnologia. Nesse mesmo sentido, você já deve ter ouvido a expressão: "não é possível, pois o sistema não permite".
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à condição totalitária da tecnologia:
a) A tendência totalitária se permite invadir todos os problemas da vida, mas negligencia questões fundamentais da existência humana.
b) Fomenta o estudo crítico de novas tecnologias da comunicação e de artefatos de controle social.
c) É a última fronteira entre que separa ser humano das máquinas, impedindo que a neurologia faça fusão com a eletrônica.
d) Observa as novas invenções técnicas com desconfiança, criando barreiras e limites ao uso de novas mídias.

O resultado é uma sociedade (a industrial) em que o homem tem apenas uma missão: conquistar a natureza, comandar o espaço e o tempo, acelerar os processos, apressar o crescimento e o transporte, apagar distâncias, substituir o natural pelo artificial. "Há uma única velocidade eficiente: mais rápido; um único destino atraente: mais longe; uma única medida desejável: maior; uma única meta quantitativa racional: mais" (CUPANI, 2011, p. 90). A mecanização e a automação marcham em uma só direção: a do "grande cérebro" (computador), que controla o homem que o criou e termine por eliminá-lo.
Sobre o texto, assinale a alternativa CORRETA:
a) A reflexão sugere que a sociedade rural entendida é o caminho para a superação das desigualdades sociais.
b) O texto representa a falta de eficiência das tecnologias sociais e governamentais do tempo presente.
c) Ao longo da história, o ser humano desenvolveu habilidades biológicas capazes de dispensar sistemas tecnológicos.
d) O texto apresenta uma visão crítica sobre o contexto social da tecnologia contemporânea.

Prévia do material em texto

Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	A cibercultura, objetivada através das mídias eletrônicas, e de certo ponto de vista, é encarada como um projeto de tecnologia que carrega a herança cultural iluminista. Esta tradição acredita no poder transformador amplo da ciência, como resolução de quase todos problemas da sociedade. A cibercultura aproxima o debate de comunidades que antes estariam necessariamente inalcançáveis. A troca de informação e saberes é uma via de progresso, tanto de condições favoráveis quanto desfavoráveis. A ideia de progresso é que move a produção de inovações como a cibercultura. De certa forma, a cibercultura com seus dispositivos técnicos representa o anseio pelos ideais de liberdade, igualdade e fraternidade já pretendido nos movimentos revolucionários republicanos do século XVI. Na era das mídias eletrônicas, a igualdade se concretiza na possibilidade de cada um transmitir a todos; a liberdade toma forma nos softwares de codificação e no acesso a múltiplas comunidades virtuais, atravessando fronteiras, enquanto a fraternidade, finalmente, se traduz em interconexão mundial. A ocorrências das mídias sociais e redes de relacionamento, bem como o acesso aos computadores interligados promovem novas janelas culturais de aprendizado e cultura. Sobre a cibercultura, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: LEVY, P. Revolução virtual. Folha de S. Paulo. Caderno Mais, 16 ago. 1998, p. 3.
	 a)
	Introjeta valores morais do iluminismo quando permite a troca de informação e ideias.
	 b)
	Representa um contravalor de oposição aos ideais pregados pelos pensadores do iluminismo.
	 c)
	Consolida uma característica intrínseca do mundo pós-moderno de liberdade comunicativa.
	 d)
	Reforçou o isolamento das pessoas através do desenvolvimento dos computadores pessoais e domiciliares.
	2.
	Pais usam demais o celular: 87% das crianças brasileiras são ignoradas por eles. No Brasil, o percentual de crianças com reclamações ficou acima da média mundial, que é de 54%. É comum os pais reclamarem com seus filhos que, por usarem demais o celular, eles não estão dando atenção à família, mas, e quando acontece a situação inversa? Uma pesquisa da empresa AVG mostrou que 87% das crianças brasileiras ouvidas acreditam que seus pais usam demais os dispositivos. O índice está acima da média global, que foi de 54%. O estudo, que ouviu mais de 6 mil pessoas em todo o mundo, mostrou também que 32% dos filhos se sentiam ignorados quando os pais utilizavam o celular. Há quem considere as mídias móveis ou as mídias eletrônicas a maior tecnologia dominante de todos os tempos. Esta mídia transmite, fotografa, grava vídeos, acessa emissoras, posta fotos e partilha todo tipo de aplicativo para soluções do cotidiano. Com isso, interage com diferentes plataformas da comunicação social e veículos da mídia. Sobre as mídias móveis, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: https://odia.ig.com.br/_conteudo/noticia/mundoeciencia/2015-08-30/pais-usam-demais-o-celular-87-das-criancas-brasileiras-sao-ignoradas-por-eles.html. Acesso em: 16 abr. 2018.
	 a)
	São direcionadas preferencialmente para as relações pessoais minimizando aspectos profissionais da comunicação e do trabalho.
	 b)
	Centraliza utilidades de outros tipos de comunicação já consolidados e pode ser considerada uma nova mídia por acrescentar aplicativos inéditos.
	 c)
	Têm na mobilidade sua principal estratégia de marketing, mas não pode ser classificada uma mídia original.
	 d)
	São desprovidas de qualidades tecnológicas específicas de uma nova mídia. Elas apenas reúnem o que já existia em outras mídias.
	3.
	A tecnologia nos ambientes escolares trouxe mudanças impactantes aos professores e à comunidade escolar. Na história da educação, vários aparelhos se tornaram referências de tecnologias didáticas tornando mais interativa a vida estudantil, em especial, a implantação das salas de informática, o que ampliou o acesso dos estudantes aos computadores e à internet. Com relação ao contexto pedagógico da sala de informática na escola, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) É um espaço de produção e aprimoramento de conhecimentos, contando com a participação criativa de estudantes e professores.
(    ) É um espaço aberto à participação de todos os membros que trabalham na escola, com exceção de estudantes e familiares.
(    ) Pode ser  um espaço também destinado aos professores e gestores na realização de planejamentos e ações pedagógicas.
(    ) É um espaço em que alunos e professores realizam atividades técnicas, não fazendo uso de pesquisa ou comunicação.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - F.
	 b)
	V - F - V - F.
	 c)
	F - V - V - F.
	 d)
	V - V - V - F.
	4.
	A indústria cultural move a economia do consumo. Esta é um termo empregado pela primeira vez pelos filósofos Horkheimer e Adorno. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir:
I- A indústria cultural é impositiva na definição do que deve ser consumido.
PORQUE
II- Igualmente a produção da arte popular, os produtos da indústria cultural são adaptados ao consumo das grandes massas.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A primeira é falsa e a segunda é verdadeira.
	 b)
	As duas são falsas.
	 c)
	A primeira é verdadeira e a segunda é falsa.
	 d)
	As duas são verdadeiras e a segunda justifica a primeira.
	5.
	O conceito de paradigma na educação formal pode ser traduzido como o modo conforme é pensada a necessidade, o jeito e o ser da escola, em geral, influenciado pela mudança de paradigma social. Então, quando passamos por uma mudança de paradigma na educação, logo nos remetemos ao que é novo, inovador e transformador em busca de melhorar os objetivos finais do trabalho. Nesse contexto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A mudança de paradigma na educação reflete gradativamente no trabalho do professor e, consequentemente, na aprendizagem dos estudantes.
(    ) A mudança de paradigma compete apenas ao professor, a fim de não envolver a escola nem a comunidade.
(    ) A mudança de paradigma é algo que deve envolver todas as pessoas que fazem parte do processo educacional, com suas crenças, instrumentos ou técnicas.
(    ) A mudança de paradigma na escola contemporânea inclui as tecnologias educacionais com foco na informação, comunicação e pesquisa.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - F - V - V.
	 c)
	V - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - F.
	6.
	Ao que parece, a sociedade contemporânea apresenta uma obsessão por conquistar a natureza, dominar o tempo e o espaço e imprimir uma existência cada vez mais artificial. Tudo tem de ser veloz e ninguém quer mais esperar por nada. Os processos econômicos ou sociais estão cada vez mais programáticos e a informática em rede está presente em quase todos os detalhes do cotidiano. Pensando nesta questão, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) O texto citado direciona soluções para as desigualdades econômicas entre os países menos desenvolvidos.
(    ) O fragmento aponta indícios de uma sociedade centrada em tecnologias de controle social e ambiental.
(    ) O fragmento explica sobre os padrões sociais que fundamentam a atual sociedade industrial de consumo.
(    ) O texto argumenta sobre as soluções técnicas que irão acabar com o problema do trabalho insalubre e repetitivo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - F.
	 b)
	V - V - F - F.
	 c)
	F - V - V - V.
	 d)
	V - F - F - V.
	7.
	Dos 150 bilhões de e-mails enviados no mundo a cada dia, 90% são spam - lixo eletrônico. A maior parte dos spams tenta vender alguma coisa, como cursos, remédios ou aparelhos para aumentar o pênis. Outros tentamplantar vírus no seu computador (são as mensagens que dizem "clique aqui para ver nossas fotos de ontem" ou algo parecido). Você provavelmente já recebeu mensagens assim. Mas também existe um outro tipo de spam: os golpes virtuais. Eles não trazem vírus nem tentam vender produtos. Pelo contrário, oferecem a você a chance de ganhar muito dinheiro - geralmente vindo de algum milionário, que precisa da sua ajuda para liberar uma fortuna retida em bancos africanos ou do Oriente Médio. E há quem caia nisso - existem diversos casos de pessoas que perderam todas as suas economias nesses golpes. A internet vem revolucionando o trabalho dos profissionais da comunicação. Esta ferramenta cria novos instrumentos de mídia que alteram comportamentos e padrões de comunicação. Neste caminho, os blogs e páginas corporativas representam novidades no setor de comunicação. Esta ferramenta da comunicação vem sendo usufruída no campo institucional como:
FONTE: https://super.abril.com.br/tecnologia/caimos-nos-golpes-da-internet/. Acesso em: 23 abr. 2018.
	 a)
	Um meio eficiente de expandir a informação comercial com comunicação unilateral e objetivado ao clientelismo.
	 b)
	Serve de agenda para informar questões imediatas e rotineiras dentro de um layout linear corporativo.
	 c)
	Um espaço de mídia voltado ao público selecionado de classe de produção com características mais voltadas ao poder da comunicação.
	 d)
	Um canal de comunicação aberto multilateral que atinge o público tanto internamente como externamente à corporação. Atinge clientes e funcionários.
	8.
	Alguns autores da filosofia da tecnologia chamam a atenção para a característica totalitária e antidemocrática do modo de ser baseado na tecnologia. Nesse mesmo sentido, você já deve ter ouvido a expressão: "não é possível, pois o sistema não permite". Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à condição totalitária da tecnologia:
	 a)
	É a última fronteira entre que separa ser humano das máquinas, impedindo que a neurologia faça fusão com a eletrônica.
	 b)
	Fomenta o estudo crítico de novas tecnologias da comunicação e de artefatos de controle social.
	 c)
	Observa as novas invenções técnicas com desconfiança, criando barreiras e limites ao uso de novas mídias.
	 d)
	A tendência totalitária se permite invadir todos os problemas da vida, mas negligencia questões fundamentais da existência humana.
	9.
	O resultado é uma sociedade (a industrial) em que o homem tem apenas uma missão: conquistar a natureza, comandar o espaço e o tempo, acelerar os processos, apressar o crescimento e o transporte, apagar distâncias, substituir o natural pelo artificial. "Há uma única velocidade eficiente: mais rápido; um único destino atraente: mais longe; uma única medida desejável: maior; uma única meta quantitativa racional: mais" (CUPANI, 2011, p. 90). A mecanização e a automação marcham em uma só direção: a do "grande cérebro" (computador), que controla o homem que o criou e termine por eliminá-lo . Sobre o texto, assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: CUPANI, Alberto. Filosofia da tecnologia: um convite. Florianópolis: UFSC, 2011.
	 a)
	O texto representa a falta de eficiência das tecnologias sociais e governamentais do tempo presente.
	 b)
	Ao longo da história, o ser humano desenvolveu habilidades biológicas capazes de dispensar sistemas tecnológicos.
	 c)
	O texto apresenta uma visão crítica sobre o contexto social da tecnologia contemporânea.
	 d)
	A reflexão sugere que a sociedade rural entendida é o caminho para a superação das desigualdades sociais.
	10.
	TEXTO 1
No Brasil, os esforços sistemáticos de pesquisa produziram estudos relevantes no campo eleitoral, particularmente nos aspectos dos determinantes sociais do voto. No entanto, pouco se tem explorado o papel dos meios de comunicação de massa nos diferentes tipos de eleição, assim como nenhuma atenção tem sido dada à relação entre a televisão e as campanhas eleitorais. Há evidências de que esta relação é importante particularmente nas eleições majoritárias, para os cargos municipais em distritos de grande porte, governos de estados, e a eleição presidencial pelo voto direto no ano de 1989, suspensa desde 1960 pelo regime militar instalado em 1964. A evidência é confirmada pela importância que os candidatos atribuem à mídia eletrônica nos vários estágios de uma campanha, um recurso que se tornou dos mais centrais nas estratégias eleitorais atuais. Sem este componente de modernidade nenhum partido parece tornar-se viável.
FONTE: http://www.scielo.br/pdf/rae/v32n4/a05v32n4.pdf. Acesso em: 16 abr. 2018.
TEXTO 2
No século XXI, as campanhas eleitorais ganharam formas que vão muito além do corpo a corpo e da propaganda eleitoral no rádio e na TV. As redes sociais como Twitter e Facebook estão sendo usadas pelos candidatos como mais uma maneira de se aproximarem dos eleitores, apresentando suas propostas, divulgando suas agendas e, assim, conquistando mais votos.
FONTE: http://agenciatrato.com.br/blog/o-poder-das-redes-sociais-nas-eleicoes/. Acesso em: 16 abr. 2018.
Notícias recentes têm sido divulgadas sobre o intenso uso da internet para o cotidiano das pessoas. Nesse contexto, a web se transformou na principal estratégia na pesquisa dos candidatos na preparação para os embates com adversários. Com relação ao instrumento da internet, analise as afirmativas a seguir:
I- O Google, Facebook, WhatsApp e Twitter são fontes em que os assuntos são classificados por categorias de pesquisa.
II- Os instrumentos de busca na internet possibilitam a organização de pesquisas relevantes através de diretórios, repositórios e sites de pesquisa.
III- O uso de frases ou termos no campo de busca para pesquisas permite recortar o tema de pesquisa e refinar a busca.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As afirmativas I e III estão corretas.
	 b)
	Somente a sentença III está correta.
	 c)
	As afirmativas II e III estão corretas.
	 d)
	As afirmativas I e II estão corretas.
Parte inferior do formulário

Mais conteúdos dessa disciplina