Buscar

AD1 de Gestão da Produção - 2019 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 
Período – 2019/2º
Disciplina: Gestão de Produção
Coordenador: Marcelo Sales Ferreira
ALUNO: Daniel do Nascimento Rodriues MATR: 11215060005
	Boa Prova!!!
O texto a seguir é apenas uma referência para análise. Após a leitura, comente, com base no que você estudou, as questões propostas.
 Um fabricante de porta-aviões lida com o enorme desafio relacionado à complexidade e grandiosidade do seu output. São milhões de peças, incluindo cerca de 50.000 toneladas de aço e 1500 quilômetros de cabos. As mudanças nos projetos não podem demorar muito tempo, pois diversos componentes de equipamentos podem ficar ultrapassados com o passar dos anos. 
 O último modelo que foi projetado pela empresa recebeu 1362 modificações importantes em relação a seu predecessor, incluindo uma nova proa e a expansão da torre de controle de vôo. Tais modificações de projeto levaram dois anos para serem desenvolvidas. As seções mais importantes foram projetadas por meio de um software de computador, utilizando-se de desenho em 3D. Essa tecnologia evitou o uso de maquetes porque permitiu ao projetista simular o uso de compartimentos e a operação de equipamentos.
 Os projetistas pesquisaram previamente sobre a disponibilidade de fontes de suprimento para os equipamentos novos ou modificados. Decisões como a espessura das partes de aço e a especificação de cada solda levaram em conta seus impactos sobre o processo, analisando principalmente a contrapartida para o produto de cada elemento de complexidade adicional na fabricação.
 Fonte: Adaptado de KRAJEWSKI, Lee; RITZMAN, Larry; MALHOTRA, Manoj. Administração de Produção e Operações. 8. ed. Pearson Prentice Hall, 2009.
1- Sobre a gestão de projetos em administração da produção, responda:
a) Qual a importância e como uma empresa pode buscar reduzir o tempo de desenvolvimento de projetos de produtos?
A importância de reduzir o tempo de desenvolvimento de projetos de produtos reside na intensa concorrência global e o grande progresso tecnológico que fizeram da velocidade uma vantagem competitiva. A necessidade de reduzir a duração do projeto ocorre por muitas razões — por exemplo, datas impostas, considerações sobre TTM (data para chegar ao mercado, do inglês time-to-market), contratos com incentivos, restrições quanto a recursos, altos custos indiretos ou simplesmente atrasos não previstos. Tal possiiblidade – redução do tempo de desenvolvimento de projetos de produtos – pode ser alcançada por meio de diversos fatores capazes de reduzir significativamente o tempo até o lançamento de um novo produto, quais sejam: 1) engenharia simultânea; 2) resolução rápida de conflitos e incertezas; 3) estrutura organizacional por projeto; 4) projeto auxiliado por computador; e 5) outros.
b) Qual a importância e como uma empresa pode buscar conectar as decisões de projeto de produto com as decisões de projeto de processo?
A importância em conectar as decisões de projeto de produto com as decisões de projeto de processo se dá porque os produtos e serviços devem ser projetados de forma que possam ser produzidos eficazmente e os processos devem ser projetados de forma que possam produzir todos os produtos e serviços que venham a ser lançados na operação. A figura a seguir trás de maneira mais ilustrativa o que foi dito
A atividade de projeto é muito importante para os objetivos de desempenho de produção da empresa, bem como para a satisfação dos clientes. Uma empresa pode busar essa interação – entre projetos e processos – através da ênfase nos objetivos de desempenho de qualidade como: rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custos. Além dos cinco objetivos de desempenho supracitados, um outro ponto que está sendo cada vez mais considerado pelas empresas durante a elaboração de projetos é a sustentabilidade. Esse conceito é baseado no compromisso da empresa em manter um equilíbrio entre resultados econômicos e posturas responsáveis do ponto de vista ambiental e social.
c) Escolha a situação proposta na letra “a” ou a situação proposta na letra “b” e pesquise em reportagens ou artigos um caso real envolvendo uma das situações. Comente o caso pesquisado relacionando-o com a matéria (caso não encontre uma fonte do tipo sugerida, utilize um caso imaginado).
Escolhi a situação proposta na letra “a” e trouxe a seguinte reportagem:
A veloc​idade é vital nos negócios desde a corrida do ouro nna califórnia. A indústria de smartphones é um om exemplo de um negócio intensamente compettitivo que valoriza a velocidade e inovação. Primeira semana de setembro de 2012, a Nókia e a Motorola lançaram versões dos seus smartphones. O Lúmia 920 da Nókia, considerado decisivo para o revigoramento da empresa, apresentou Pure Motion HD+ e muitos outros atributos novos. O RazrM da Motorila tinha uma tela maior, desempenho mais veloz e um sistema opercional Android atualizado. Ambos os telefones vinham como uma reação ao lançameto do Iphone 5 da Apple, 10 dias ares, que tinha uma tela maior e um itnerface mais rápida. 
Para sobreviver, RIM, Samsumg, Apple e outros fabricantes de smartphones se tornaram mestres em gerenciamento de projetos. Eles conseguiram reduzier o tempo de lançamento de nnovos telefones no mercado de 12 a 18 para seis a nove meses. O que está em jogo é mais de US$ bilhão em vendas previstas de novos smartphones.
Fonte: J. Garside, “Smartphones sales to hit 1bn a year for the first time in 2013”, The Guardian, www.guardian.co.uk/2013/jan/06/smartphone.
O tempo é um ponto crítico em grande parte das empresas. O principal fator é: não importa o quão inovador ou quão boa é a qualidade do produto/serviço novo, nada adianta se não conseguir colocá-lo no mercado antes da concorrência. Quando se tem uma velocidade baixa para a divulgação, é como entregar a vantagem competitiva para sua concorrência. Logo, a necessidade de reduzir a duração do projeto encontra respaldo em TTM (data para chegar ao mercado, do inglês time-to-market).

Outros materiais