Buscar

APS APARELHO LOCOMOTOR

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

APARELHO LOCOMOTOR APS 
Nome: NATÁLIA PASSARELLI PINHEIRO DANTAS RA: 2828856 
Analise o caso clínico e responda:
Durante a prática do futebol de final de semana, J.L.P., 33 anos, fisicamente ativo, relata dor e limitação de movimento, além de edema no joelho direito. O paciente informa que durante a prática esportiva, em um dado momento executou uma rotação do corpo, com a intenção de mudar de direção na corrida. Neste momento, escutou um forte “estalo” e muita dor, impossibilitando de continuar a executar a atividade. Após avaliação clínica e exame de imagem (figura 1), foi diagnosticado ruptura do ligamento cruzado anterior.
Qual o movimento gerenciado pelo ligamento cruzado anterior e quais são os ligamentos encontrados no complexo articular denominado joelho?
Indique as peças ósseas em que os ligamentos são fixados e os movimentos gerenciados por cada um deles.
Pesquise os processos de regeneração dos tecidos lesionados
De acordo com sua competência acadêmica proponha uma terapêutica para este indivíduo
O ligamento cruzado anterior se dirige para cima, para trás e lateralmente, impedindo a hiperextensão do joelho. São encontrados os ligamentos cruzado anterior e posterior, colateral tibial e fibular, ligamento patelar, poplíteo arqueado e oblíquo, menisco femorais anterior e posterior e ligamento menisco tibiais anterior e posterior. 
São três ossos: o osso da coxa (fêmur), o osso da perna (tíbia) e a patela. Entre o fêmur e a tíbia é permitido o movimento de flexão, extensão, rotação interna e rotação externa. Entre o fêmur e a patela é permitido o movimento de deslizamento crânio-caudal (pra cima e pra baixo) e látero-lateral (de um lado pro outro).  
O ligamento quando se rompe totalmente ele não se regenera, o procedimento é cirúrgico. É recolhido um pedaço de tendão e implantado onde o ligamento foi rompido, então o tendão sofre uma mutação biológica se tornando fisiologicamente parecido com o ligamento rompido. 
Como enfermeira apenas posso dar algumas orientações ao paciente, propor uma terapêutica não faz parte da função do enfermeiro. As assistências possíveis são: 
- Repouso da perna lesada;
- Compressas de gelo; 
- Ao andar utilizar muletas ou cadeira de rodas.

Continue navegando