RTP - SLIDE - LEANDRA (leandra mathos)
15 pág.

RTP - SLIDE - LEANDRA (leandra mathos)


DisciplinaRecursos Terapêuticos da Psicomotricidade5 materiais179 seguidores
Pré-visualização1 página
RECURSOS TERAPÊUTICOS DA PSICOMOTRICIDADE
Tema:
Elementos Básicos da Psicomotricidade
- Curso: Fisioterapia
- Aluno (a) : Leandra Mathos de Andrade
                           Vanilda Silva Vieira
                            Radidja Mikaelly de souza
                            Laila D. Chaves Soares de Souza
                            Valéria Melo da Silva
                            Luciana Fagundes Couto
                            Viviane Barbosa da Cruz
- Professora: Áurea
Então ...
O que é RTP? 
Define-se como Psicomotricidade a integração  das funções motoras e psíquicas em consequência da maturidade do sistema nervoso. É a ciência que tem como objeto de estudo o homem através do seu corpo em movimento e em relação ao seu mundo interno e externo.
PSI= Áspectos Emocionais + CO= Cognitivos(Processamento de informaçoes)+MOTRI=Movimento Humano+ CIDADE= Etapas da Vida Humana
INTRODUÇÃO
Nosso trabalho consiste em falar sobre aspectos básicos relacionados a Psicomotricidade , nos próximos slides , explicaremos sensações , percepções , respiração , espaço e tempo , referente a Psicomotricidade no ser humano e como isso as afetas. 
SENSAÇÃO E PERCEPÇÃO
Sensação 
O que é Sensação?
-Sensação origina-se do latim - ter ou experimentar pelos sentidos. Recebimentos de estímulos do meio externo
Podem ser divididos em:
-Interoceptivas: Nos dão os sinais do meio externo do organismo e asseguram a regulação das necessidades elementares. Mantém estreita ligação com os estados emocionais. São elas que expressam a fome, mal estar, bem estar, estado de tensao, satisfação e etc.
-Proprioceptivas: nos dão informação sobre a posição do corpo no espaço e sobre a posição do corpo no espaço e sobre as posturas, garantindo a regulação dos movimentos.
-Exteroceptivas: Nos dão os sinais vindos do mundo exterior. Criam a base do comportamento consciente. As sensações oriundas dos receptores vestibulares estão ligadas a visão
Percepção
O que é Percepção?
-Percepção vem do latim "percepiere", apoderar-se (movimento de colher)
A percepção é divididas em classe , elas são :
-Classificação: distribuir por classes.
-Identificação: descrever, fornecer informações específicas.
-Avaliação: o fato novo é comparado com os valores individuais do perceptor.
-Ação: o que fazer e/ou como comportar-se em relação ao fato novo.
-Processo de organização e interpretação dos estímulos que são obtidos por meio dos órgãos dos sentidos.
Tipos de Percepção: Visual , auditiva,olfativa,gustativa,termo-tátil,análise e sintese
Espaço e Tempo
ESPAÇO - TEMPORAL
A Organzação Espaço Temporal, é a capacidade que o indivíduo tem de situar-se e orientar-se em relação aos objetos, às pessoas e ao seu próprio corpo em um determinado espaço. É saber localizar o que está à direita ou à esquerda; à frente ou atrás; acima ou abaixo de si, ou ainda, um objeto em relação a outro.  É ter noção do longe, perto, alto, baixo, longo, curto (ASSUNÇÃO; COELHO,1997, p.91-96). Espaço e tempo são concebidos com indissociáveis corpo coordena-se dentro de um espaço determinado em função de um tempo
ESTRUTURAÇÃO - TEMPORAL
É  essencial para que a criança possa desenvolver noções de simultaneidade,ordem e sequência (antes,agora e depois),duração de intervalos (segundo, minuto e hora),tempo ( ontem, hoje e amanhã) e ritimo. Essas habilidades vão sendo constituídas conforme as experiências vivídas . A estruturação temporal , é então a capacidade da pessoa se situar em função de uma sucessão de acontecimentos.
ORIENTAÇÃO ESPACIAL
A orientac\u327a\u303o espacial e\u301 a capacidade que tem o indivi\u301duo de situar-se e orientar- se, localizar outra pessoa ou objeto dentro de um determinado espac\u327o. Quando a crianc\u327a aprender noc\u327o\u303es de situac\u327a\u303o, tamanho, movimentos, formas, volume e outras, ela atingira\u301 a etapa de orientac\u327a\u303o espacial, ou seja, ela passa a ter acesso a um espac\u327o orientado a partir de seu pro\u301prio corpo, multiplicando suas possibilidades de ac\u327o\u303es. 
Respiração
RESPIRAÇÃO E A PSICOMOTRICIDADE
Dados a cerca da psicomotricidade e a respiração: 
-Os bloqueios emocionais transformam a forma natural de respiração e cristalizam formas inadequadas de movimentação respiratória.  
-Formas anômalas de respiração coexistem com dificuldades de expressão emocional, mas, elas não estão sempre circunscritas no corpo em relação a sentimentos determinados. 
-A alta coincidência entre consciência sensorial e consciência emocional é um elemento importante a ser considerado no diagnóstico e no acompanhamento terapêutico.  
-Na terapia com pessoas que têm asma, o fluxo e o IRPM têm apresentado melhoras, ao lado de uma diminuição das crises.  
-Não é possível apoiar um estudo só no que o corpo comunica ou só no que é expresso pela palavra, mas nos dois. Os dois são complementares e indispensáveis.  
-Terapia é a arte de se fazer ciência. A arte está ligada ao jeito de cada um, e é carregada de subjetividade. 
-A respiração pode atuar em âmbitos , na fisioterapia como várias  especialidades. Na psicomotricidade é associada como técnica de relaxamento assim contribui para o equilíbrio emocional e ajuda no desenvolvimento neuropsicomotor associada a outras técnicas e analises. 
Conclusão
Concluímos então através desta pesquisa , que os princípios básicos da Psicomotricidade são de suma importância para o desenvolvimento físico, psíquico e social de uma  criança, por isso , a Psicomotricidade tem que ser "ensinada" desde a pré - escola, para que no futuro a criança não cresça com dificuldades desses temas tratados no nosso trabalho. 
Bibliografia
https://www.psicomotricidade.com.br/artigos/respiracao.htm
https://psicomotricidade.com.br/sobre/o-que-e-psicomotricidade/
https://pt.slideshare.net/paulinhanaranjo/estruturao-temporal-psicomotricidade