Buscar

Resumo do filme Nell

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

RESUMO DO FILME NELL.
Nell é uma jovem mulher que mora em uma floresta, sem contato com o mundo exterior. Foi criada pela mãe, vítima de um derrame cerebral, Nell desenvolveu um inglês um tanto distorcido para se comunicar, certamente em decorrência da doença de sua mãe. Teve a companhia da irmã gêmea, que morreu ainda criança.
Antes de falecer, a mãe que sofreu um estupro, cria a filha, ensinando valores religiosos e mostrando que o homem é mau. Não teve amigos, não havia frequentado a escola, mas ainda assim era capaz de sobreviver sozinha no meio da floresta. Tinha medo de sair durante o dia, pois sua mãe assim a ensinou. Com a morte da mãe a Nell passa a ter contato com o mundo exterior reagindo de forma agressiva ao entrar em contato com outras pessoas e com as situações novas. Nesse contexto aparece o drama pessoal da Doutora, que ao vivenciou o abandono de sua mãe pelo marido. Essa situação a traumatiza e adulta passa a ser uma mulher fechada para os relacionamentos amorosos. Neel compreende seus sentimentos e a conforta.
Quando descoberta pelo médico, Dr. Lovell e pela psicóloga, Drª Paula, surge o questionamento do que fazer com relação à Nell. De opiniões divergentes no início, Dr. Lovell defende o modo de vida e a autonomia de Nell, buscando apenas compreendê-la e mostrar o lado bom da convivência com outras pessoas. Muitos são os momentos em que Nell reage com medo: ao ouvir música, ao sentir o flash da máquina fotográfica, ao ouvir o barulho do helicóptero, todas situações ainda não vivenciadas por ela. Em contrapartida, a psicóloga acredita que o melhor seria retirá-la de seu ambiente e interná-la em uma clínica, a fim de estudar o seu caso.
Durante o processo de observação, médico e psicólogo concordam que é possível aceitar a forma de organização e valores de Nell, bem como proporcionar a troca de informações desses dois conceitos de vida. Mesmo com as dificuldades de comunicação o médico continuou insistindo e cada dia mais se encantando com a sensibilidade da moça. Durante o período que a observavam o médico e a psicóloga levaram Nell até a cidade para conhecer um pouco sobre o mundo fora da floresta, a moça ficou abismada e um tanto assustada com tudo o que via, afinal era tudo muito novo para ela. O caso teve uma repercussão muito grande a ponto de jornalistas perseguirem Nell até sua casa, Dr. Lovell a essa altura se vê obrigado a aceitar a proposta de Paula e internar Nell num hospital para ser estudada e para que a imprensa ficasse longe até o julgamento. 
Após esse período de pesquisa, o Tribunal promove um julgamento, que tem como objetivo decidir sobre o futuro da chamada “mulher selvagem”. Nell surpreende a todos por sua determinação e maturidade, provando que pode viver muito bem sozinha. No julgamento, mesmo debilitada e deprimida, Nell consegue com a ajuda do médico a se comunicar com o juiz e todos os presentes expressando sua opinião sobre tudo o que estava acontecendo, emociona a todos e pode enfim, voltar para sua casa, onde sempre viveu bem.
O filme discute as diferentes formas de linguagem (não só a verbal, como também a corporal). Levanta uma série de questões acerca do comportamento humano dentro de um determinado contexto. A idéia do certo e do errado; da inocência e da malicia; bondade de maldade. Nell ensina a importância da simplicidade, da sinceridade e do amor ao próximo. É uma crítica à sociedade hipócrita e contaminada por seu materialismo e falsidades.
Além de trazer todas essas reflexões de valores, mostra a importância da troca de experiências, do uso de métodos para a observância do caso, da busca e do espírito do pesquisador. 
Algo que nos chama muito a atenção nesse filme é o fato de como Nell tem conhecimentos religiosos visíveis em seus costumes, a maneira como ela ficou ao perceber que sua bíblia não estava mais na casa demonstra isso claramente, ela percebeu que estava em perigo, que algo estava errado por sua bíblia não estar ali.
Sua relação com a morte também era muito incomum para a maioria de nós, geralmente tememos que ela chegue, mas Nell simplesmente a aceita como algo natural e inevitável da vida, o carinho que ela tem pela ossada da irmã que havia falecido quando criança nos faz perceber que suas lágrimas não eram de tristeza, mas sim de saudade. 
O filme aborda a questão das diferenças culturais, pois a personagem criou um dialeto e rituais próprios, como a forma que velou e sepultou a mãe e a irmã. Outra importante reflexão trazida nessa obra é a do respeito às diferenças individuais.A cena final do filme mostra Dr. Lovell e Drª Paula, casados, juntamente com sua filha, comemorando o aniversário de Nell, em sua casa, na floresta, cercada por amigos. nos mostra também que independente das culturas é possível conviver com harmonia, respeitando as diferentes formas de ver e perceber o mundo. Nell consegue nos encantar com seu modo de enxergar a vida, capaz de viver com simplicidade, valorizar as pequenas coisas da vida, aceitar o que é inevitável. Através de sua trajetória de vida Nell ensina que muito além das tecnologias e das convenções sociais é preciso ser feliz e que a linguagem dos sentimentos é universal.
Concluo que o respeito às diferenças, sejam elas quais forem, é fundamental para a convivência humana.
Referências:
Nell. Direção: Michael Apted. Produção: Renee Missel e Jodie Foster.
Protagonistas: Jodie Foster, Liam Neeson e Natasha Richardson. FoxVideo, 1994.

Outros materiais