Buscar

Análise da Aquisição da Linguagem no Filme Nell

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Estadual de Feira de Santana
Departamento de Letras e Artes (DLA)
Disciplina: Linguística III
Mércia Mota da Silva
Nell
A presente resenha tem por finalidade analisar o processo de aquisição da linguagem no filme Nell, produzido em 1994 com direção de Michael Apted. O filme recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de melhor atriz (Jodie Foster), além de receber três indicações ao Globo de Ouro de melhor filme - drama, melhor atriz - drama (Jodie Foster) e melhor trilha sonora. A análise será feita com foco na personagem principal, a qual dá título ao filme, Nell - representada por Jodie Foster.
O filme aborda a história de Nell, uma mulher com aproximadamente 30 anos que foi criada em uma casa no meio da floresta longe de todo o contato social. Seu único contato fora com sua mãe e irmã gêmea, esta, falecida entre os 6 e 10 anos de idade. A mãe de Nell sofreu um derrame, por isso tinha problemas fonético-fonólogicos ao pronunciar algumas consoantes, e vivia escondida do mundo social por ter sido estuprada - Nell e sua irmã gêmea são frutos desse estupro -, então sua mãe a amedrontava com esse fato e sempre lia um mesmo texto bíblico fazendo referência à maldade dos homens. Sendo assim, Nell viveu por 30 anos uma vida simples, e possuía um dialeto próprio, uma gramática interna estruturada de acordo com a fala afásica da mãe, até ser descoberta pelo Dr. Lovell quando ele foi atestar a morte da senhora.
Nell despertou a curiosidade e o interesse deste doutor e de tantos outros, o qual Lovell solicitou ajuda. A partir dessa cena começou a grande problematização do filme: O que fazer com Nell? Ela seria capaz de viver sozinha? Chegou-se a cogitar se a personagem não teria algum tipo de doença mental e a sua internação, então o caso de Nell foi levado a júri, onde fica decidido que é preciso compreender a moça para então saber como ela vivia e se precisa de alguma ajuda para a sua sobrevivência. O Dr. Lovell e a psicóloga Dr. Paula expuseram suas opiniões, inicialmente contrárias, no entanto durante a observação do comportamento de Nell, mudaram suas opiniões e chegaram a um consenso. 
Paula instalou Câmeras na casa de Nell com a intenção de observá-la, já Lovell, decide tentar um contato mais direto, no início ele encontra uma relutância, porém consegue bons resultados e com o passar do tempo ganham a confiança da protagonista e então começam a compreender a fala, os hábitos e medo da personagem. Passado os três meses, estabelecido pelo juiz, tem-se a audiência onde seria decidido por quem Nell seria cuidada. Enquanto cada um expressa sua opinião, a própria Nell se levanta e pede ao Dr. Lovell traduzir sua fala, Nell pede que as pessoas não se preocupem com ela, visto que, todos, assim como ela, têm seus medos e angústia, mostrando toda sua consciência em relação aos seus atos.
Nell tinha em sua linguagem uma estrutura simplificada, poucos conectivos, muitos substantivos, e consoante em inicio de palavra, porém no meio das palavras ela não conseguia pronunciar. 
O filme Nell aborda aspectos linguísticos da fala, da linguagem e da interação do indivíduo com o meio social. Com esse filme, pode-se concluir que o homem se torna homem a partir da linguagem, haja vista, no início da trama, quando a personagem não tinha adquirido a linguagem por completo, ela agia como uma selvagem e era desprovida de todo o pudor social. Vygotsky defende a interação do homem com o meio em seu desenvolvimento intelectual. Essa teoria fica bem clara no filme, já que a partir do contato social com os doutores, Nell consegue expressar-se melhor, ou seja, ela foi exposta a dados significativos, podendo desenvolver a sua gramática universal.
 É possível fazer uma correlação do filme Nell com o filme O Enigma de Kaspar Hauser (1974) e O Milagre de Anne Sullivan (1962), todos abordam a aquisição da linguagem e a transformação social dos personagens após adquirirem a linguagem. 
 
Disponível em: <http://www.adorocinema.com/filmes/filme-43375/>. Acesso em: 01 de setembro de 2016.
Disponível em: < http://www.adorocinema.com/personalidades/personalidade-10552/>. Acesso em: 01 de setembro de 2016.

Continue navegando