Buscar

Trabalho da disciplina Terminação Contratual e Proteção em Face da Dispensa - keyffinny Müllerchem

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Universidade Estácio de Sá Pós-graduação em Direito e processo do trabalho e previdenciário 
Resenha sobre (Análise de Caso): Gravidez durante o aviso prévio dá direito a estabilidade
Nome do aluno: KEYFFINNY MÜLLERCHEM MUNIZ
Trabalho da disciplina Terminação Contratual e Proteção em Face da Dispensa
Tutor: Prof. Carla Sendon Ameijeiras Veloso
Betim, Minas Gerais
Agosto de 2019
TÍTULO: ESTABILIDADE GRAVÍDICA APÓS COMUNICAÇÃO DA DEMISSÃO
	O caso proposto é sobre a Decisão da Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho que entendeu pela garantia da estabilidade da empregada que engravida durante o aviso prévio até o quinto mês após o parto, tendo em vista que o aviso prévio não significa o fim da relação empregatícia. 
	A decisão não garantiu a reintegração da empregada no trabalho, mas decidiu que ela continuasse recebendo seus benefícios pelo período entre a data de sua demissão até o fim do período e estabilidade gravídica. 
	A estabilidade da empregada gestante é garantida a partir da confirmação de sua gravidez, inclusive em casos de contratos de experiência ou por tempo determinado, tendo como período de licença maternidade correspondente à 120 dias, sem prejuízo de seu emprego ou salário. 
	Conforme previsto no artigo 10, II, “b” do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias da Constituição Federal/88, é vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa da empregada gestante, desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto. 
	Até o ano de 2012 haviam divergências quanto à garantia de estabilidade de a gravidez da empregada ocorresse no curso do aviso prévio, pois o aviso prévio era equiparado a um contrato por tempo determinado, já que as partes estavam já cientes do prazo certo de início e fim do aviso. 
	Outrossim, tanto no contrato de trabalho por tempo determinado quanto no caso de aviso prévio, a estabilidade passou a ser garantida com a alteração do inciso III da Súmula 244 do TST que explicitou que a empregada gestante tem direito a estabilidade provisória mesmo na hipótese de admissão por contrato por tempo determinado. Além disso, com a publicação da lei 12.812/2013, ratificou-se o entendimento do TST, onde tal garantia foi definitivamente edificada, explicando que a confirmação do estado de gravidez advindo no curso do contrato de trabalho, mesmo que durante o aviso prévio trabalhado ou indenizado, garante a empregada gestante a estabilidade. 
Referências: 
Saiba como funciona a estabilidade após licença maternidade. Disponível em: https://www.jornalcontabil.com.br/saiba-como-funciona-a-estabilidade-apos-licenca-maternidade/. Acesso em: 30/08/2019
ESTABILIDADE DA GESTANTE - É A PARTIR DA GRAVIDEZ OU DA COMUNICAÇÃO À EMPRESA?. Disponível em: http://www.guiatrabalhista.com.br/tematicas/gravidez_inicio_estab.ht. Acesso em: 30/08/2019

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais