Buscar

Efeitos Adversos de Medicamentos

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade: Uninassau
 Curso: Farmácia EaD
Aluna: Sângela de Jesus Rodrigues
 Atividade contextualizada
 Quando vamos até em uma farmácia em busca de um medicamento, vamos atrás de algum especifico para aliviar aquele tipo de descorforto, mas nem sempre nos preocupamos com os efeitos colaterais que esse medicamento pode trazer para nosso organismo, tendo assim o efeito colateral e adverso.
 EFEITO ADVERSO: efeito prejudicial ou indesejável que ocorre durante ou após uma intervenção ou o uso de um medicamento, em que há possibilidade razoável de relação causal entre o tratamento e o efeito1.
 REAÇÃO ADVERSA A MEDICAMENTO (RAM): é qualquer resposta prejudicial ou indesejável, não intencional, a um medicamento, que ocorre nas doses usualmente empregadas no homem para profilaxia, diagnóstico, terapia da doença ou para a modificação de funções fisiológicas. A RAM é caracterizada pela existência de uma relação causal específica entre o medicamento e a ocorrência.
 Toda reação adversa a medicamento é um evento adverso, mas nem todo evento adverso é uma RAM. É importante também esclarecer a diferença entre RAM e intoxicação medicamentos, a primeira ocorre com o uso do medicamento em dose terapêutica e a segunda em superdose. 
 EFEITO COLATERAL: é um efeito não pretendido (adverso ou benéfico) causado por medicamento utilizado em doses terapêuticas
 Através de pesquisas descobrir que existe a Farmacovigilância que é a ciência e conjunto de atividades relacionados com a detecção, avaliação, compreensão e prevenção de efeitos indesejáveis (ou reações adversas) ou qualquer outro problema de segurança relacionado a medicamentos, visando melhorar a segurança dos fármacos, em defesa da Saúde Pública.
 Na indústria, o principal ator no sistema de Farmacovigilância SAC é responsável por capturar dados relevantes sobre a segurança do medicamento disponibilizado no mercado. Além de ser fundamental para a correta orientação dos pacientes sobre características e uso de medicamentos, o SAC, quando bem estruturado, pode ser um poderoso canal para notificações de suspeitas de reações adversas associadas ao uso dos medicamentos.
Referências:
https://www.ictq.com.br/industria-farmaceutica/736-o-papel-da-industria-farmaceutica-na-seguranca-dos-medicamentos
http://portal.anvisa.gov.br/documents/33868/2894427/Rea%C3%A7%C3%B5es+Adversas+a+Medicamentos/1041b8af-9cde-4e94-8f5c-9a5fe95f804d
https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/farmacia/a-industria-farmaceutica-e-as-politicas-de-saude-e-de-medicamentos/638
http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/importancia.pdf

Mais conteúdos dessa disciplina