Buscar

Título de Crédito Cheque: Conceito e Requisitos

Prévia do material em texto

*
*
TÍTULO DE CRÉDITO
CHEQUE
DIREITO EMPRESARIAL II
PROFA: NOELMA SARAIVA
*
*
*
*
1. CONCEITO E PRESSUPOSTOS DE EMISSÃO
-Fábio Ulhoa: “ cheque é a ordem de pagamento á vista, emitida contra um banco, em razão de fundos que o emitente possui junto ao sacado”.
- Othon: “ é uma ordem de pagamento emitida contra um banco, ou entre assemelhado, para que pague á pessoa, em favor de quem se emite, ou ao portador, importância certa em dinheiro”.
- Lei: nº 7.357/85
- Três sujeitos: EMITENTE/ SACADO/ BENEFICIÁRIO
-OBS: A letra de câmbio é emitida livremente, mas o cheque só poderá ser emitido se atendido três pressupostos ( lei nº, arts. 3º e 4º).
*
*
2.PRESSUPOSTOS PARA EMISSÃO DO CHEQUE
1. O sacado do cheque seja uma instituição financeira
2. Necessário que haja um contrato de conta corrente entre o emitente e o sacado.
3. Emitente tenha fundos disponíveis no momento da apresentação do cheque
OBS: a ausência de fundos não desconfigura o cheque, mas desnatura sua finalidade; trata-se de um cheque irregular, mas perfeitamente válido e eficaz.
*
*
3. REQUISITOS
-observar o modelo normativo- Banco Central
- denominação “cheque” por escrito no documento na língua em que o título é redigido.
-deve conter a ordem ´pura e simples de pagar determinada quantidade.
-indicação do valor do cheque, deverá ser feita em algarismos e por extenso, prevalecendo esta última no caso de divergência.
-nome do sacado- instituição financeira.
-data de emissão
Assinatura do emitente
-identificação do lugar do pagamento ( requisito essencial). Tal indicação é fundamental para saber qual será o prazo de apresentação: 30 dias se o local da emissão for o mesmo do pagamento ou 60 dias se forem locais distintos.
*
*
4. ACEITE
- As assinaturas possíveis são apenas o ENDOSSO E O AVAL.
-Não HÁ aceite no cheque.
*
*
5. ENDOSSO
- o cheque possui de forma implícita, a cláusula á ordem, podendo circular por meio do endosso.
- a cláusula não á ordem impede essa circulação, permitindo somente por meio de cessão de crédito.
-endossante fica vinculado como responsável –devedor indireto, salvo cláusula em contrário.
- Não existe limite do número de endosso no cheque.
*
*
6. AVAL
- O cheque admite o aval como o ato pelo qual alguém assume a obrigação de pagar, total ou parcialmente, o título, nas mesmas condições que um devedor desse título.
- o aval da pessoa casada exigirá outorga conjugal, SALVO se o regime de bens for o da separação absoluta.
-obrigação assumida pelo avalista é solidária, autonôma e não personalíssima, como na letra de câmbio.
- impossibilidade de o sacado ser avalista ( lei nº7.357/85- art. 29).
*
*
7.APRESENTAÇÃO
- o cheque é sempre pagável á vista, considerando-se não escrita qualquer menção em contrário.( art. 32). Assim sendo, o cheque será exigível e poderá ser pago a partir do momento em que for apresentado ao sacado, ainda que nele esteja consignada uma data futura. Equivale a apresentação ao sacado, aquela feita a uma câmara de compensação.
- primeira apresentação
-segunda apresentação- o banco inscreve o nome no Cadastro de Emitentes de Cheque Sem Fundo ( CCF).
- Prazo de apresentação: 30 dias ( quando emitido no lugar onde houver de ser pago); e 60 dias ( quando emitido em outro lugar do país ou exterior). Art. 33.
- contados da data de Emissão.
*
*
OBS:
No Brasil, mesmo após o prazo de apresentação, o cheque pode ser apresentado para pagamento ao sacado. Nesse caso, ele ainda terá a obrigação de pagar o cheque, caso haja fundos, desde que a ação cambial ainda não esteja prescrita, ou seja, dentro do prazo de 6 meses posteriormente ao término do prazo para apresentação – art. 35 e 59 da referida lei.
*
*
8. PAGAMENTO
- Para efetuar o pagamento, compete ao banco analisar a regularidade do título, a provisão de fundos, a ausência de impedimento ao pagamento e a legitimidade de quem o apresenta.
- ao pagar o cheque, o sacado deve exigir a entrega do título pelo portador, acompanhado do endosso-quitação se o pagamento se der em espécie.
- No caso em que for admitida a emissão de cheques em moeda estrangeira, o cheque deverá ser pago, no prazo de apresentação, em moeda nacional á luz do câmbio do dia do pagamento. 
- pagamento parcial: faculdade do banco
- devolução do cheque sem pagamento 
-súmula 28 STF: é de responsabilidade do banco sacado, o cheque falso, falsificado ou objeto de alterações, por se tratar de risco inerente á sua atividade.
*
*
9. REVOGAÇÃO E SUSTAÇÃO
- contraordem ou revogação: impede que o banco efetue o pagamento. O emitente deve comunicar o banco da sua intenção, indicando os motivos do seu ato (art. 35), NÃO cabendo, porém ao banco discuti-los. No caso de furto, roubo ou extravio exige-se a apresentação de ocorrência policial ( resolução n. 3.972/2011).
- essa contraordem, que é exclusiva do emitente, só produz efeito após o prazo de apresentação de cheque ( 30 ou 60 dias a contar da emissão).
- SUSTAÇÃO: tanto o emitente como os legítimos possuidores podem sustar o cheque e os efeitos serão imediatos. Deverá ser requerida por escrito e está fundada em relevante razão de direito.
*
*
10. PROTESTO
- é o meio solene de provar feito perante o competente cartório, para fins de incorporar ao título a prova do não pagamento no vencimento.
- STJ: vem afirmando que o protesto é indevido, ou seja, não há que protestar o título devolvido por furto, roubo ou extravio.
- recusa do protesto pelo tabelião: casos de fraude, furto, roubo ou extravio.
- prazo de protesto: antes da expiração do prazo de apresentação ( 30 ou 60 dias, contados da emissão).
-OBS: assim sendo, o protesto pode ser realizado a qualquer tempo, inclusive depois da prescrição da execução, tendo em vista que a obrigação ainda existirá, podendo ser exigida por meio da AÇÃO DE LOCUPLETAMENTO ou de AÇÃO CAUSAL.
*
*
11.AÇÃO CAMBIAL
- ajuizar a ação executiva, perante o juízo do foro de domicílio do executado. Havendo mais de um devedor, com diferentes domicílios, a execução será proposta no foro de qualquer deles, á escolha do exequente.
- sendo incerto ou desconhecido o domicílio do executado, a execução poderá ser proposta onde for encontrado ou no foro de domicílio do exequente.
- prescrição: 6 meses.
- primeiro conta-se o prazo da apresentação em dias e só depois se conta o prazo prescricional em meses.
- Na ação para o exercício do direito de regresso, o prazo prescricional também é de 6 meses, mas contados do dia em que o obrigado pagou o cheque ou o dia em qie foi demandado ( art. 59).
*
*
12. AÇÃO DE LOCUPLETAMENTO OU DE ENRIQUECIMENTO SEM CAUSA
 O decurso do prazo de prescrição da ação cambial não significa a perda do direito de receber o valor constante no cheque, mas apenas a perda da pretensão executiva. Prescrita a ação cambial executiva, pode o portador do cheque ajuizar ainda a ação de locupletamento ou de enriquecimento sem causa, visando ao recebimento do valor consignado no título.
- ação subsidiária
OBS: AÇÃO CAUSAL- AÇÃO DE COBRANÇA: 3ª ação para o recebimento o cheque.
- AÇÃO MONITÓRIA ( prazo genérico de 5 anos, contados do primeiro dia útil seguinte ao vencimento do título)
*
*
13. MODALIDADES DE CHEQUES
- CHEQUE VISADO: banco sacado lança e assina no verso do título, declarando a existência de fundos suficientes no valor do título, os quais ficarão reservados para a liquidação do cheque, pelo prazo para apresentação do título. (Art. 7º)
- Após o prazo de apresentação, se o cheque visado não for apresentado, os valores serão novamente creditados na conta do emitente.
- Para que haja o visto no cheque, deve ocorrer sua apresentação ao sacado antes da apresentação para pagamento.
*
*
13. CHEQUE CRUZADO
- o cheque só pode ser pago a um banco ou a um cliente do sacado, mediante crédito em conta. Ou seja, o cheque tem que ser depositado. Caso, seja depositado em um banco diverso do sacado, o banco depositárioreceberá o cheque e creditará os valores ao seu cliente. Caso seja depositado no mesmo banco sacado, este efetuará o pagamento ao seu cliente, mediante crédito em conta, mas nunca em dinheiro.
- No cruzamento em branco, o cheque poderá ser depositado em qualquer banco. Já no cruzamento em preto ou especial, o cheque deverá ser depositado no banco indicado entre os traços paralelos da face do cheque.
*
*
14. CHEQUE ADMINISTRATIVO
 O cheque administrativo, assim como o cheque visado possuem como objetivo garantir ao beneficiário, a existência de recursos financeiros destinados ao pagamento. Todavia, enquanto o cheque visado é emitido pelo correntista, o cheque administrativo é emitido pela instituição financeira em face dela mesma. Nesta espécie de cheque, o correntista solicita que a instituição financeira emita um cheque em face dela mesma. O mecanismo de funcionamento ocorre, tendo em vista que o gerente da instituição financeira fará a retirada dos valores da conta corrente do devedor e transferirá para a conta da própria instituição. A vantagem desta modalidade consiste em que a garantia não estará atrelada apenas ao prazo de apresentação;
*
*
15. CHEQUE ESPECIAL
- nessa categoria o sacado, mediante acordo de vontade com o emitente, abre uma linha de crédito, facultando-lhe o uso desse crédito.
- em outras palavras, por meio desse contrato, o emitente do cheque tem á sua disposição um valor para coibir emergências, inclusive o pagamento de cheques.

Continue navegando