Buscar

Colesterol HDL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Colesterol HDL, LDL e triglicérides
HDL forma uma classe de lipoproteínas de alta densidade  que variam em tamanho e capacidade, e carregam colesterol dos tecidos do corpo para o fígado. Uma vez que HDL pode remover o colesterol da ateroma dentro da artérias, e transportá-lo de volta ao fígado para ser excretado, é chamado de "bom colesterol". Quando é feita a medição de colesterol, qualquer um contido em partículas HDL serve de proteção para a saúde cardiovascular do organismo (em contraste com o LDL "mau colesterol").Homens tendem a ter menores níveis de HDL, que costuma ter tamanho menor e menos capacidade do que nas mulheres. Homens também têm uma maior incidência de doença cardíaca de arteriosclerose. Estudos têm mostrado que altas concentrações de HDL (mais de 60 mg/dL) tem valor como proteção contra doenças cardiovasculares. Baixas concentrações de HDL (abaixo de 40 mg/dL para homens e de 50 mg/dL para mulheres) são um fator de risco para doenças de arteriosclerose. Quantidade recomendada de de HDL
A "American Heart Association", "NIH" e "NCEP" dão linhas gerais relacionando os níveis de HDL e o risco de doença cardíaca.
	Nível mg/dl
	Nível mmol/L
	Interpretação
	<40 (homem)
<50 (mulher)
	<1.03
	Nível baixo de HDL, aumento no risco de doença cardíaca
	40-59
	1.03-1.52
	Nível médio de HDL
	>60
	>1.55
	Nível alto de HDL, condição ótima para efeito de proteção contra doença cardíaca.
Métodos mais sofisticados de testes laboratoriais medem não somente o HDL total, mas também as faixas de partículas HDL tipicamente divididas em 5 grupos por tamanho. Os dois grupos de HDL de maior tamanho oferecem maior efeito de proteção.
LDL (lipoproteína de baixa densidade) refere-se à gama de partículas de lipoproteína, que variam em tamanho e capacidade, as quais carregam colesterol no sangue e pelo corpo para ser usado pelas células. É geralmente chamado de "mau colesterol" ou "colesterol ruim" devido à relação de altos níveis de LDL e doença cardíaca. 
De forma geral, LDL transporta colesterol e triglicerídeos de células e tecidos que produzem mais do que usam, para aqueles que estão necessitando. Uma vez que LDL transporta colesterol para as artérias, níveis maiores estão associados com arteriosclerose, infarto do miocárdio, ataque cardíaco e doença vascular. Por isso o colesterol dentro de lipoproteínas LDL é chamado de "mau colesterol". Ainda, não é o colesterol que é ruim, e sim como e para onde ele é transportado e em que quantidade. Evidências cada vez maiores têm indicado que a concentração e tamanho das partículas LDL estão mais relacionados aos níveis de progressão de arteriosclerose do que a concentração do colesterol dentro de todas as partículas LDL. Ter baixas concentrações de grandes partículas LDL é o padrão mais saudável. Por outro lado, grandes concentrações de partículas LDL pequenas, apesar da mesma quantidade total de colesterol, relaciona-se a uma progressão mais rápida da arteriosclerose e crescimento do ateroma. Quantidade recomendada de LDL
A "American Heart Association", "NIH" e "NCEP" dão linhas gerais relacionando os níveis de LDL e o risco de doença cardíaca.
	Nível mg/dl
	Nível mmol/L
	Interpretação
	<100
	<2,6
	Nível ótimo de colesterol LDL, risco reduzido para doença cardíaca
	100-129
	 2,6-3,3
	Perto do nível ótimo de colesterol LDL
	130-159
	3,3-4,1
	Nível limítrofe alto de colesterol LDL
	160-189
	4,1-4,9 
	Nível alto de colesterol LDL
	>190
	>4,9
	Nível muito alto de colesterol LDL, risco elevado de doença cardíaca
A atualização de 2004 das recomendações da " American Heart Association", " NIH" e " NCEP" para pessoas com doenças de arterioscleroses é para um nível de LDL menor que 70 md/dL.
Triglicérides, os indesejáveis
Tão prejudiciais quanto o colesterol, essas gorduras não só formam placas que entopem as artérias como provocam as desagradáveis protuberâncias mundialmente conhecidas como barriga de chope, pneuzinhos, culotes e afins. Elas são o resultado da queima dos carboidratos de massas, doces e refrigerantes. Quem está em forma também pode se tornar refém dessa gordura inconveniente, que sobrecarrega a circulação. As taxas de triglicérides devem permanecer em até 150 miligramas por decilitro de sangue. Entre 150mg/dl e 200mg/dl, a situação já é limítrofe. Mais que isso, a luz vermelha se acende. Mesmo de bem com a balança, essa turma será obrigada a enfrentar um regime rigorosíssimo para evitar problemas cardiovasculares sérios como infarto e derrame.
Os triglicérides são produzidos no fígado utilizando glicerol e outros ácidos graxos. São transportados no sangue por VLDL e LDL. Os triglicérides em conjunto com Colesterol são úteis na avaliação do risco da doença arterial coronariana.
Quando ingerimos gordura, conseqüentemente o nível de triglicérides no sangue aumenta. É importante fazer um jejum de 12 horas antes da coleta do sangue para realizar o exame triglicérides. Níveis aumentados são encontrados na Síndrome nefrótica, obstrução biliar, na ingestão elevada de álcool, induzido por drogas (estrogênios, contraceptivos orais, prednisona, etc) no hipotireoidismo, diabetes e gravidez. Níveis muito aumentados sem uma causa identificável refletem hiperlipoproteinemia congênita e necessitam de realizar outros exames para confirmar o diagnóstico.
Os níveis baixos estão relacionados a ma absorção, ma nutrição e hipertireoidismo.
Valores de referência (ou “valores normais”)
menor que 10 anos: menor ou igual a 100 mg/dl: desejável 
maior que 100 mg/dl : aumentado
10 a 19 anos : menor ou igual a 130 mg/dl: desejável 
maior que 130 mg/dl : aumentado
adultos : menor que 150 mg/dl : ótimo 
150 a 200 mg/dl : limítrofe
201 a 499 mg/dl : alto
maior ou igual a 500 mg/dl: muito alto
Modificações da dieta são muito eficazes no controle dos triglicérides, diminuir a ingestão de açúcares, evitar ingestão de bebidas alcoólicas, e refrigerantes não dietéticos.
Exercícios físicos são muito recomendados para os que apresentam triglicérides elevados.
O ômega-3, presentes nos peixes, constituem alimentos importantes para quem precisa reduzir triglicérides.
As fibras encontradas em hortaliças (folhas e legumes) e frutas frescas colaboram para diminuir a absorção de gorduras.
Os medicamentos usados atualmente: niacina, estatinas e fibratos.
Os exames para avaliação podem ser feitos nos laboratórios de referência ou usar tiras de medir triglicérides, geralmente potes com 25 tiras.

Continue navegando