Buscar

Prova Gestão Tecnológica UFRGS Marcelo Cortimiglia

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

�Departamento de Engenharia de Produção e Transportes
�
�
DISCIPLINA: ENG09021 Gestão Tecnológica – 2015/1
TURMA: Turma A
DATA: 01/07/2015
ASSUNTO: Prova Individual (Peso 5,0)
NOME: 
Instruções: A prova é individual, composta por dez questões dissertativas obrigatórias, cada qual com peso 0,5 (meio ponto) e numeradas de um a dez, seguidas por uma questão “DESAFIO” opcional, com peso adicional de 1,0 (um ponto). A pontuação da questão DESAFIO pode ser usada para complementar a nota da prova ou, no caso do aluno obter pontuação completa nas questões obrigatórias, para complementar os demais critérios de avaliação da disciplina.
Serão avaliados, além da correção factual da resposta, a clareza de argumentação, o posicionamento quanto ao conteúdo discutido em aula e a redação. Além disso, a interpretação faz parte da prova. A fim de elaborar suas respostas, é possível consultar o material disponibilizado. Porém, atenção ao tempo disponível para completar a prova: 1h 45min.
Renomeie este arquivo com o seu nome, responda às questões neste documento com uma cor ou formato de fonte diverso e, ao término da prova, carregue o arquivo na tarefa do Moodle e informe ao professor por email.
Questão 1: No livro “Racing Against the Machine”, Erik Brynjolfsson e Andrew McAfee propõem a hipótese do “desemprego tecnológico” para explicar porque a recuperação da economia americana pós-2010 não tem causado a retomada dos empregos perdidos durante a crise, apesar dos efeitos positivos na criação de riqueza e no aumento da produtividade. No seu entendimento, o que significa a hipótese do desemprego tecnológico?
R: No meu entendimento o desemprego tecnológico implica na substituição do trabalho humano por robôs e máquinas visando o crescimento da produtividade. O principal afetado pelo avanço tecnológico é o trabalhador com baixo nível de escolaridade, que geralmente ocupam cargos que envolvem tarefas rotineiras, uma vez que as indústrias preferem a mão-de-obra mecanizada pela rapidez, baixo custo ao longo prazo e qualidade superior de serviço.
Questão 2: A tipologia de inovação proposta por Henderson e Clarke (1990) inclui os seguintes tipos: inovação modular, inovação radical, inovação incremental e inovação de arquitetura. Como você classificaria, usando essa tipologia, a inovação vista no caso do Vasa discutido em aula? Justifique sua resposta.
R: Acredito que se trata de uma Inovação de Arquitetura, uma vez que o rei queria construir o navio mais caro, poderoso e elaborado da época e para isso se fazia necessário uma alteração na maneira como os componentes interagiam, impactando na tecnologia da arquitetura de projeto, ou seja, na estrutura do navio que não poderia ser a mesma que era utilizada na construção de navios com um porte menor. Porém como foi visto em aula, os profissionais envolvidos no projeto não consideraram tais aspectos o que resultou no naufrágio do Vasa.
Questão 3: A busca pela inovação é vista no mercado como requisito de sobrevivência financeira em muitas economias. Todavia, inovar pressupõe a exposição a riscos e incertezas. Conceitue risco e incerteza e descreva o motivo que justifica as empresas inovadoras a adotarem práticas de gestão de riscos.
R: Uma empresa quando inova, acaba por criar um novo mercado ou um nicho de mercado, e isso geralmente implica em incertezas quanto à demanda dos clientes, que muda mais rapidamente que as competências das empresas. Tendo em vista esse cenário dinâmico, consequentemente a empresa corre riscos.
Questão 4: A inovação descontínua “invalida muito do investimento da empresa em conhecimento e recursos técnicos existentes”. Por que, então, uma empresa investiria em inovações radicais?
R: Para obter vantagem sob as demais dentro do cenário dinâmico atual.
Questão 5: Algumas vezes, as empresas selecionam e investem em tecnologias que não possuem nenhuma aplicabilidade e relevância imediata. Com base nos seus conhecimentos sobre Seleção de tecnologias, cite um motivo (racional) para esse comportamento.
R: Por vezes tais tecnologias são coerentes com a estratégia corporativa da empresa e ajudam a atingir ou consolidar uma vantagem competitiva favorável seja em termos de custo, diferenciação, foco e custo e diferenciação e foco.
Questão 6: Com base nos seus conhecimentos sobre os tipos de inovação e a teoria da inovação disruptiva, pode-se afirmar que “toda inovação radical é disruptiva”? Justifique sua resposta.
R: Nem toda inovação radical é disruptiva, mas pode vir a ser uma vez que a transição pode levar décadas para acontecer. Para a disrupção acontecer, a inovação não precisa ser radical, por vezes a tecnologia diruptiva é apenas a simplificação da tecnologia dominante, só é preciso que a nova tecnologia atenda a um novo mercado, desestabilizando a tecnologia líder.
Questão 7: O que é Design Dominante. Qual a relação entre o Design Dominante e o tipo de inovação predominante em um setor?
R: Design Dominante é o conjunto de escolhas tecnológicas de arquitetura e componentes (trajetória tecnológica) predominantes em uma classe de produto. Geralmente configura um novo produto (ou um conjunto de funcionalidades) sintetizado a partir de inovações tecnológicas individuais introduzidas independentemente em variantes anteriores. 
Acredito que a relação entre o Design Dominante e o tipo de inovação predominante em um setor seja que o último resulta do primeiro. Uma vez que o Design Dominante é decidido, as empresas começam a investir em inovação partindo de um lugar comum. Ao meu entender, o projeto dominante estabelece um “padrão” e é partir desse padrão que uma inovação se desenvolve. 
Questão 8: O que representa a curva S no processo de difusão tecnológica?
R: A curva S é uma ferramenta utilizada para descrever os padrões de ciclo de vida de uma tecnologia, sendo que grande parte das tecnologias segue algum tipo de evolução em S; 
Dentro do processo de difusão tecnológica, a curva S representa quantas pessoas adotaram a tecnologia até um determinado momento.
Questão 9: Paradigmas e trajetórias tecnológicas são dois dos conceitos básicos no estudo da evolução tecnológica. Qual a relação destes conceitos com o conceito de Curva S?
Questão 10: Dentre os grupos de tecnologias emergentes apresentadas nos seminários das duas últimas aulas, qual(is), na sua opinião, tem maior potencial para flexibilizar operações de manufatura? Justifique sua resposta.
Questão DESAFIO (opcional): Atualmente, observa-se uma mudança significativa nas tradicionais economias industriais em direção a uma economia baseada em serviços na qual os principais ingredientes do sucesso derivam de dados, informação e conhecimento. Neste contexto, uma das grandes tendências no cenário da tecnologia é a mudança dos modelos de negócios das empresas em direção à convergência tecnológica de hardware e software. No seu entendimento, o que significa essa tendência? Quais os benefícios para empresas que adotam este tipo de estratégia tecnológica? Como essa tendência se relaciona com as outras grandes tendências do cenário tecnológico?
�
Av. Osvaldo Aranha, nº 99, 5º Andar – Porto Alegre, RS, 90035-190 – fone 51 3316.3491 fax 51 3316.4007 
 � HYPERLINK http://www.mecanica.ufrgs.br ��www.producao.ufrgs.br� 
_970408113.psd

Outros materiais