Buscar

Avaliação Final (Objetiva

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
	1.
	Após a morte de Sócrates, seus seguidores, principalmente Platão, sabiam que Atenas não era um lugar seguro. Entre perseguições e fugas, Platão escolhe o exílio e decide se mudar para um lugar seguro onde vai tentar influenciar o rei local para transformar-se em filósofo. O local escolhido por Platão foi:
	 a)
	Itália.
	 b)
	Alemanha.
	 c)
	Pérsia.
	  d)
	Península Ibérica.
	2.
	A "Teoria Pura do Direito" é a obra pioneira de Kelsen que distingue duas esferas distintas: o fenômeno jurídico e a ciência do Direito. Nesta obra, é delineada a Ciência do Direito desprovida de qualquer outro valor ou influência externa. Isolando a norma jurídica, possibilita-se uma descrição pura do Direito. Sobre as duas esferas distintas da teoria kelseniana, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Direito e Lei.
	 b)
	Direito e Filosofia.
	 c)
	Direito e Ética.
	 d)
	Direito e Moral.
	3.
	A concepção de Ciência, segundo o pensador Thomas S. Kuhn (1922-1996), deve ser construída segundo as relações estabelecidas no mundo existencial humano. Desde tal compreensão, o referido autor adota o conceito de "paradigma" para designar uma certa perspectiva sobre o conhecimento, em que a concepção de que todo saber é produto de condições as quais a comunidade científica partilha e reproduz consensos e "cumplicidades teóricas". Sobre tal conceito de "ciência", assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	O cientista racional é o indivíduo que pesquisa e defende seu referencial teórico, no entanto, sem se comprometer com a comunidade científica ou com a tradição de pesquisa e teorias científicas.
	 b)
	Ciência não é feita independente do mundo, não opera de forma autônoma, mas depende de um conjunto de condições para sua elaboração e desenvolvimento e, uma vez elaborada e com condições institucionais, o saber se prolifera e se reproduz.
	 c)
	O saber científico é produto de uma relação absoluta e imutável entre o ser e a realidade que o circunda.
	 d)
	O saber científico é um conceito autônomo e distante de um consenso teórico de uma comunidade autodenominada 'científica', mas, sim, é resultado de teorias individuais, aplicadas segundo a ótica de cada observador.
	4.
	Dogmática jurídica pode ser definida como um conjunto de premissas e conceitos acerca do Direito que pretendem orientar o agir jurídico. Neste sentido, sobre o conceito de dogmática jurídica, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A zetética é o campo exclusivo da Filosofia que discute os fundamentos e as justificativas dos conceitos com os quais define-se moral, rompendo com as verdades postas.
	 b)
	Uma das finalidades da dogmática jurídica é a de possibilitar o que tradicionalmente se define como segurança jurídica, ou seja, garantir um mínimo de previsibilidade das decisões que definem as relações e o comportamento social.
	 c)
	A dogmática jurídica deve ser compreendida a partir de conceitos, ideias e concepções dinâmicas que complementam uma outra face do saber jurídico: a zetética.
	  d)
	O Direito possui conceitos técnicos operacionais ditados pela dogmática jurídica, tendo, por este aspecto, uma permanente mutabilidade e problematização dos parâmetros mais duradouros e institucionalizados do saber jurídico.
	5.
	Platão é um dos filósofos gregos mais conhecidos da Grécia Antiga. Foi um dos seguidores de seu mestre Sócrates, e com sua famosa obra "A República" influenciou profundamente a filosofia política ocidental. Com relação ao pensamento platônico, analise as sentenças a seguir:
I- Após a morte de Sócrates, Platão se convence definitivamente que a direção política deveria possuir cunho filosófico, segundo ele, apenas o filósofo poderia ser governante, pois, a partir da verdadeira justiça, seria capaz de melhor conduzir a política. 
II- Segundo o pensamento platônico, o sentido de ética, enquanto pressuposto da ordem política e jurídica, se restringe a uma virtude, orientado para o bem comum. 
III- Segundo Platão, o Direito e a Justiça existem independente da convivência social na pólis, pois está vinculada ao ato de governar visando ao benefício geral da República. 
IV- Para Platão, a grandeza política da cidade está relacionada com o ideal de justiça, que seria o verdadeiro bem aplicado à convivência social. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 b)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e IV estão corretas.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	6.
	Com o fim do século de Péricles, o pensamento filosófico grego entra em decadência. Nos séculos que se seguiram a Aristóteles, o grande celeiro da filosofia do direito grego foi Roma, seguindo um período batizado como helenismo, que ainda carregava em si a essência do período clássico, até quando entra em cena o cristianismo. Com a busca de construção de fundamentos filosóficos para o cristianismo, inaugura-se uma nova etapa em uma nova forma de organização social: o pensamento medieval. Acerca das características da etapa medieval, analise as sentenças a seguir:
I- A Idade Média é um longo período histórico marcado pela hegemonia do poder da Igreja, herdeira do legado filosófico da antiguidade, e relações socioeconômicas feudais. É uma etapa em que os valores culturais, ideológicos, políticos e filosóficos se assentam nos valores cristãos e pela centralização do poder eclesiástico.
II- Marcada por relações sociais estamentais - ordens/grupos sociais divididos e sem mobilidade - a sociedade medieval era um universo profundamente hierarquizado no qual a nobreza e o clero detinham o poder, restando aos servos a submissão aos senhores em troca de proteção e uso da terra para a sobrevivência.
III- A filosofia e o direito conseguem se distanciar, mantendo-se independentes da hegemonia do clero, sem se submeter ao controle da teologia cristã e da doutrina da Igreja.
IV- A doutrina cristã vai se definir como o eixo central da moral, ética, leis e fundamento das instituições políticas e jurídicas desta etapa. É das lições do cristianismo e dos fundamentos bíblicos aliados à releitura da tradição grega e romana que serão elaborados os preceitos de direito e justiça.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças I, II e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 d)
	Somente a sentença III está correta.
	7.
	A "Teoria Crítica" conduziu a uma sistemática crítica ao positivismo como tentativa metodológica de visualizar um conceito interdisciplinar de pesquisa. Essa teoria acabou por nominar o movimento dos intelectuais, que embora distanciados em muitos aspectos, possuem como ponto de convergência o marxismo. Sobre a Teoria Crítica do direito, analise as sentenças a seguir:
I- A Teoria Crítica se funda no pensamento de uma filosofia da história a partir da pesquisa social, de forma interdisciplinar, que possa mediar as relações sociais com a ideia transcendental da razão.
II- A Teoria Crítica se funda no processo reflexivo e de tomada de consciência como possibilidade de emancipação, e não pressupõe uma transformação radical da ordem social vigente. 
III- A Escola de Frankfurt é conhecida como berço da Teoria Crítica, dentre seus pensadores estão Max Horkheimer, Theodor Adorno e Walter Benjamin. 
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e III estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças I e II estão corretas.
	8.
	O pensamento filosófico moderno possui uma marca: a completa inovação do mundo e do homem. Como resultado de uma soma de fatores, a modernidade inaugura um inédito estágio civilizatório de múltiplas e complexas faces. Dentre os fatores que se entrelaçam estão o Renascimento, a reforma e a revolução científica que serão os propulsores de uma novalógica de vida e de Direito. Sobre os conceitos da Filosofia Moderna (entre os séculos XV/XVI ao XIX), assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Emerge do pensamento moderno duas faces indissociáveis: o racionalismo teológico e o iluminismo clássico. O racionalismo moderno é fundado na inabalável crença em Deus e dependência da consciência do ser humano em si a um Deus onipotente e onipresente.
	 b)
	A visão unitária da verdade cristã é rompida pela Reforma Protestante com Calvino e Lutero; o conceito de conhecimento passa a ser definido pela Ciência por pensadores como Leonardo da Vinci, Copérnico e Galileu; a política passa a ser definitivamente assunto humano e científico com Bodin e Maquiavel; a arte renasce com Miguel Ângelo, Rafael, El Greco e outros. Definitivamente, o homem torna-se dono de seu destino e de suas escolhas políticas, é livre para se autodeterminar. Afinal, o homem é o 'centro' do universo existencial.
	 c)
	Surge uma nova racionalidade, que embora mantenha sua essência, ainda se vê dependente dos dogmas da igreja e das gloriosas e eternas ideias greco-romanas, justamente porque, nesse momento histórico, o poder clérigo estabeleceu um novo modelo civilizatório com novas formas de ordem política alicerçadas nos direitos racionalmente definidos em contratos sociais sob a égide teológica, determinando uma linha divisória entre o estado de natureza selvagem e bárbaro e a sociedade civil.
	  d)
	A fé triunfa sobre a razão humana, elevando o saber clérigo à autoridade científica, estabelecendo um paralelo linear entre a ciência e os conceitos de pecado e salvação, conduzindo o homem à racionalização de uma nova forma de redenção.
	9.
	Para o jusfilósofo Norberto Bobbio (2000, p. 17), "o liberalismo é uma concepção política segundo a qual o Estado possui poderes e funções limitados, se contrapondo, portanto, ao Estado Absolutista". Sobre o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- O modelo liberal, historicamente, passou por várias transformações, possuindo distintas etapas, desde a absoluta não intervenção estatal até o liberalismo social. 
II- O liberalismo clássico se sustenta na absoluta não intervenção estatal, enquanto o liberalismo social na intervenção, cuja finalidade é impedir a dominação sobre os mais fracos. 
III- O pressuposto filosófico do liberalismo é a doutrina dos direitos do homem, na qual os seres humanos são portadores de direitos essenciais, que variam de acordo com sua condição ou origem. 
Assinale a alternativa CORRETA:
FONTE: BOBBIO, Norberto. Liberalismo e democracia. Tradução de Marco Aurélio Nogueira. São Paulo: Brasiliense, 2000.
	  a)
	Somente a sentença I está correta.
	 b)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 c)
	Somente a sentença III está correta.
	 d)
	As sentenças II e III estão corretas.
	10.
	O legado do pensamento kelseniano se estendeu até os dias atuais pela influência sobre a ciência jurídica e sobre a teoria do direito, em que a Teoria Geral das Normas destaca-se como importante doutrina. Embora sejam inúmeras as discussões e debates acerca do pensamento de Kelsen, é correto afirmar que:
	 a)
	No período pós-guerra, o pensamento de Kelsen foi abandonado pelos juristas e só retomado em fins do século XX.
	 b)
	O grande avanço na teoria do positivismo jurídico não ocorre em Kelsen, mas em seus sucessores, como Norberto Bobbio.
	 c)
	Cabe a Kelsen o mérito de ter elaborado uma das mais completas e complexas sistematizações do positivismo jurídico e do normativismo jurídico.
	  d)
	O legado de Kelsen destaca-se mais em relação ao positivismo filosófico, tendo sido recepcionado pela ciência jurídica.
	11.
	(ENADE, 2015) A sujeição do juiz à lei já não é, como no velho paradigma positivista, sujeição à letra da lei qualquer que fosse seu significado, é apenas a sujeição à lei enquanto válida, ou seja, coerente com a Constituição. Considerando o paralelo entre a concepção juspositivista e a concepção pós-positivista (neoconstitucionalismo) do Direito, apresentado no texto, avalie as afirmações a seguir:
I- As regras, no positivismo jurídico, são preponderantes, enquanto, no neoconstitucionalismo, preponderam os princípios. 
II- O magistrado tem maior destaque no positivismo jurídico, ao passo que o legislador possui maior destaque no neoconstitucionalismo.
III- A subsunção é o principal processo de interpretação da lei, característico do positivismo jurídico, ao passo que a ponderação de princípios é característica relevante do neoconstitucionalismo. 
IV- A figura do juiz como "a boca da lei" remete à concepção normativista, típica do positivismo jurídico, em que cabia aos juízes interpretarem e adaptarem as leis aos casos concretos. 
É correto o que se afirma em:
FONTE: PIETRO S. L. Neoconstitucionalismo y ponderación judicial. In: Neoconstitucionalismo(s). Madrid: Editorial Trotta, 2003.
	 a)
	I e IV.
	 b)
	I e III.
	  c)
	II, III e IV.
	 d)
	I, II e IV.
Parte inferior do formulário

Outros materiais