Buscar

projeto literatura

Prévia do material em texto

CLARETIANO – CENTRO UNIVERSITÁRIO
CURSO: LETRAS/ PORTUGUÊS/ INGLÊS
 Projeto Reflexões sobre o ensino de 
Literatura proposto pelos manuais didáticos
JOSIBEL APARECIDA SILVA
RA1193364
Professora: Adriana Sertori Sandrin
Barretos – SP 
10.10.2016
Título do Projeto: Reflexões sobre o ensino de Literatura proposto pelos manuais didáticos Entrega do Projeto 11ª Semana
Publico alvo: Alunos do Curso de Licenciatura em Letras 
Parte I – Leitura e analise dos PCN´s para o Ensino Médio-dividem o saber em três grandes áreas: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias. O ensino da literatura encontra-se no primeiro grupo, parte do estudo da Língua Portuguesa. O que propomos com essa prática é uma reflexão sobre como vem sendo proposto o ensino e aprendizagem de Literatura pelos manuais didáticos. 
Texto reflexivo
Observa-se que a nova proposta para a literatura se baseia em uma oportunidade que deve ser dada aos alunos de compreender a literatura de modo integrado com as demais disciplinas, o que da ao aluno a oportunidade de compreender os processos econômicos, culturais, observa-se que a proposta deve acontecer de modo integrado entre as disciplinas exemplo se pode se fazer valer da literatura para realizar propostas investigativas tais como associar ao ensino da historia da geografia, durante a leitura proposta dos PCN’s me ative a uma importante proposta sobre a literatura como a associação com as demais disciplinas sob a forma integrada, pois dessa forma se podem associar conceitos de cultura ao estudo da literatura, além das artes que podem ser trabalhadas com as disciplinas de arte e desenvolver conceitos relacionados a cultura e também a costumes locais, pensando sob esse ponto de vista a literatura pode ir além das leituras de livros de literaturas, ou mesmo os livros podem serem trabalhados em outras disciplinas exemplo explorando lugar onde se passa a historia, época em que a historia acontece dessa forma possibilita o trabalho acontecer de forma interdisciplinar de forma integrada entre varias disciplinas. 
	A leitura não deve ser pautada apenas em texto a capacidade de uma leitura mais dinamizada também e importante tais como aprender a ler imagens, e também as mais diferentes formais textuais em que se apresenta as mensagens são importantes para construir a aprendizagem aprender a decifrar os códigos e fundamental, pois a leitura não pode estar apenas pautada na escrita existem formas de códigos que também transmitem algum tipo de informação. As propostas são inovadoras e ousadas para que se colocadas em praticas certamente formará cidadãos sociais críticos com múltiplas capacidades. 
O ensino da literatura encontra-se no primeiro grupo, parte do estudo da Língua Portuguesa. O que propomos com essa prática é uma reflexão sobre como vem sendo proposto o ensino e aprendizagem de Literatura pelos manuais didáticos. 
b) Objetivo: Analisar como o ensino de literatura vem sendo proposto pelos manuais didáticos, isto é, se as orientações neles contidas observam as recomendações dos PCNs para o Ensino Médio. 
c) Público-alvo: você, aluno de licenciatura. 
Parte II
Escolha dois livros didáticos dentre aqueles publicados a partir de 2001 (que é o ano seguinte à publicação dos PCNs). Nos dois livros, escolha um mesmo tópico de estudo – pode ser um período literário ou a obra de um determinado autor e elabore um quadro comparativo com os diferentes encaminhamentos dados pelos autores dos manuais didáticos para o estudo daquele tópico. 4. Redija um parecer seu, avaliativo, com base nos PCNs, sobre a abordagem adotada pelos manuais didáticos escolhidos.
1º livro a ser analisado 						
Analise:
Poema descritivo
 Na poesia, a descrição está marcada pela função poética, apresentando imagens inusitadas que recriam seres e/ou ambientes. 
Dificilmente encontraremos objetividade nas descrições poéticas, pois, como sabemos, a poesia está marcada pelo subjetivismo. No entanto, alguns estilos poéticos pregavam a objetividade, como foi o caso do Parnasianismo. A poética parnasiana tinha dois postulados básicos: a formalidade na estrutura e o racionalismo temático, dado pelo distanciamento que se tentava estabelecer entre o eu poético e o tema do poema. Daí um tema recorrente: os poemas descritivos centrados em ambientes, situações e seres que não o eu poético. 
Analisemos um exemplo.
Anoitecer Esbraseia o Ocidente na agonia 
O Sol... Aves em bandos destacados, Por céus de oiro e de púrpura raiados, Fogem... 
Fecha se a pálpebra do dia...
 Delineiam se, além, da serrania Os vértices de chama aureolados, E em tudo, em torno, esbatem derramados Uns tons suaves de melancolia... 
Um mundo de vapores no ar flutua...
Como uma informe nódoa, avulta e cresce A sombra à proporção que a luz recua... 
A natureza apática esmaece...
 Pouco a pouco, entre as árvores, a lua Surge trêmula, trêmula ... 
Anoitece. n CORREIA, Raimundo. Raimundo Correia: poesia. Rio de Janeiro: Agir, 1958
O poeta captura em sua poesia um momento do dia: o anoitecer. E mais: podemos dizer que temos quatro momentos do dia à maneira de slides fotográficos (três momentos do pôr do sol e o próprio anoitecer), compondo o poema descritivo. Na construção do poema, destaque para a imagem criada a partir da sequência gradativa de cores, que vai do dourado, passando pelos tons avermelhados, até chegar aos tons escuros da sombra. Além disso, a quantidade de adjetivos e locuções adjetivas na função de adjuntos adnominais (destacados, de oiro, de púrpura raiados, do dia, de chama aureolados, derramados, suaves, de melancolia, de vapores, informe, apática, trêmula) e os predicados verbo nominais (Os vértices de chama delineiam -se aureolados; [os vértices] esbatem derramados […]; Um mundo de vapores no ar flutua como uma informe nódoa; A natureza esmaece apática; a lua surge trêmula) configuram a sequência descritiva do poema. Você percebeu que o eu poemático não se evidencia (não há marcas de primeira pessoa no texto!), distanciando-se assim do tema do poema? Assim como a descrição acima tenta a objetividade pelo distanciamento entre o eu poemático e o tema do poema, uma descrição poética atinge a subjetividade no seu ponto máximo quando o eu poemático é o tema da poesia. E mais ainda quando esse eu poemático, voz e tema do poema, tem alta identificação com o próprio poeta.
2º livro a ser analisado
 
Obs.: Parte do texto do exemplar acima se encontra também em uma pagina da internet – exatamente igual à produção encontrada no livro. Contudo a minha analise foi a partir do livro didático acima supra citado. 
Endereço: https://www.google.com.br/search?q=livro+didatico+de+portugues+linguagem+e+intera%C3%A7%C3%A3o&rlz=1C1CHWL_pt-BRBR693BR693&
Poema descritivo
Retrato (Cecília Meireles)
Eu não tinha este rosto de hoje,
assim calmo, assim triste, assim magro,
nem estes olhos tão vazios,
nem o lábio amargo.
Eu não tinha estas mãos sem força,
tão paradas e frias e mortas;
eu não tinha este coração
que nem se mostra.
Eu não dei por esta mudança,
tão simples, tão certa, tão fácil:
- Em que espelho ficou perdida
a minha face?
Certamente você compreendeu o tema desse texto: o eu lírico faz um retrato de si próprio, constatando as mudanças, as transformações psicológicas e físicas pelas quais foi passando ao longo da vida. Esse poema se estrutura numa comparação entre como a pessoa era no passado e como ela é no presente. Para isso, o eu-poético utiliza-se de alguns termos para caracterizar as partes do corpo desse eu que está sendo desenhado ao leitor, como: Rosto: calmo, triste e magro Mãos: paradas, frias e mortas Olhos: vazios Lábio: amargo Mudança: simples, certa e fácil. As palavras em destaque (calmo, triste, magro, vazios, amargo, paradas, frias, mortas, simples, certa e fácil) são nomeadas por adjetivos e servem para expressar características, qualidades (ou defeitos) e estados dos seres.  Cecília Meireles tem como temas mais constantesem suas obras: a precariedade da existência humana e da vida, a fugacidade dos bens materiais e do tempo, a falta de sentido da vida, a solidão a que o indivíduo está condenado, a vida como sonho, a distância, a perda, a falta. Seu tom melancólico é sereno, jamais toca o desespero.
Quadro comparativo 
	1º livro 
No primeiro livro o poema aparece na forma mais descritiva, aborda de forma mais amplificada a contextualização se cria uma imagem partir da sequência gradativa de cores, se percebe uma descrição poética que atinge subjetividade.
	2º livro 
No segundo livro analisado o poema apresenta sob uma vertente mais literária onde se faz um retrato de si próprio e vai se constatando as mudanças e as transformações da personalidade do personagem a descrição esta voltada para o comportamento do personagem se observado todo a forma de comportamento e existência do ser humano enquanto pessoa, enquanto que no primeiro poema o autor enfatiza mais a descrição do meio onde acontece a historia do poema. 
	Obs.: Os exemplares analisados são do 1º ano do Ensino Médio.
Observa-se que embora ambos os exemplares sejam destinado a mesma serie a linguagem de ambos diferem um pouco, contudo observando as propostas apresentadas pelos PCN´s e já discutidas anteriormente, ambos apresentam suas propostas literárias de acordo com o que é sugerido nos PCN´s, ambos os poemas podem serem trabalhados de forma transversal de forma integrada com outras disciplinas, tais como historia geografia, artes. 
Ex.: Pode-se retratar o segundo poema através de um teatro na disciplina de artes.
Pode-se também trabalhar o contexto histórico do primeiro poema na disciplina de historia e assim sucessivamente. 
Referencia bibliográfica -- 
http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/linguagens02.pdf
Livros didáticos supra citados acima

Continue navegando