Buscar

AV2 Tópicos especiais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Disciplina:
	Tópicos Especiais (TE2015)
	Avaliação:
	Avaliação II - Individual FLEX ( Cod.:454549) ( peso.:1,50)
	Prova:
	12777326
	Nota da Prova:
	8,00
	
	
Legenda:  Resposta Certa   Sua Resposta Errada  
Parte superior do formulário
	1.
	Estabelecendo uma relação do quadro geral dos modelos econômicos que influenciaram e configuraram os sistemas políticos, pode-se situar os modelos de liberalismo à estrutura de governo denominada de administração pública e neoliberalismo na categoria de nova gestão pública, como governança participativa. Sobre o perfil de Estado/governo que se faz necessário no cenário político atual, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Um governo capaz de criar meios e políticas que favoreçam a segregação social.
	 b)
	Um governo capaz de reduzir a corrupção e garantir estabilidade macroeconômica.
	 c)
	Um governo capaz de proteger os grupos vulneráveis em detrimento do meio ambiente.
	 d)
	Um governo capaz de fortalecer redes industriais em nível nacional em detrimento das regionais.
	2.
	As grandes guerras mundias marcaram história na humanidade, tanto pela tristeza do extermínio de vidas como pelo desenvolvimento de tecnologias e de pensamento crítico em oposição à guerra e avanço na ciência. Após a Segunda Guerra Mundial, novos desafios surgiram no campo das relações humanas. A partir de então, o processo de globalização se intensificou e as concepções de sociedade foram mais intensamente discutidas. Com relação à abordagem do ensino de ciência na perspectiva ciência, tecnologia, sociedade e ambiente (CTSA), analise as sentenças a seguir:
I- O objetivo do ensino de Ciências com enfoque CTSA é fazer com que os estudantes problematizem a ciência e participem
de seu questionamento público. 
II- Na abordagem CTSA, espera-se o engajamento dos estudantes na construção de novas formas de vida e de relacionamento coletivo.
III- Diversos autores tratam deste tema com uma mesma abordagem, defendendo a perspectiva da sociedade e se esquecendo do ambiente.
IV- Na atualidade, a abordagem CTSA é sinônimo de ensino tecnicista ou tecnocrata.
Assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	As sentenças III e IV estão corretas.
	 b)
	As sentenças I, II e III estão corretas.
	 c)
	As sentenças I e II estão corretas.
	 d)
	As sentenças II e IV estão corretas.
	3.
	Diante do conceito de governo, foram relacionados alguns termos de responsabilidade com relação ao modelo econômico envolvendo sistemas políticos, apresentado como modelos do liberalismo e do neoliberalismo, enfatizando distinções, comparações e reflexões sobre seu governo. Já o Estado participa junto aos setores públicos e privados, dando a oportunidade aos cidadãos de interagir sobre os assuntos de seus próprios interesses. Associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Administração pública.
II- Nova gestão pública.                                             
III- Governança participativa.
(    ) Realização da legalidade e regulamentos.
(    ) Envolvimento de pessoas.
(    ) Competência profissional.
(    ) Bom comportamento.
Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	I - III - II - I.
	 b)
	III - II - I - II.
	 c)
	III - I - I - II.
	 d)
	II - II - III - I.
	4.
	Foi apresentada como alternativa frente às crises que emergem das políticas neoliberais, propondo uma espécie de humanização do capitalismo, nos aspectos do malefício do Estado neoliberal e da sociedade de livre mercado. Sobre o exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Terceira via.
	 b)
	Mundialização.
	 c)
	Globalização.
	 d)
	Democracia.
	5.
	O neoliberalismo propõe que o bem-estar humano pode ser melhor promovido liberando-se as capacidades empreendedoras individuais no âmbito de uma estrutura caracterizada por sólidos direitos à propriedade privada, livres mercados e comércio. O neoliberalismo forjou-se a partir dos elementos já existentes no interior do liberalismo clássico do século XVIII, porém, privilegiou alguns ideais. Sobre esses ideais, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	Culturais.
	 b)
	Sociais.
	 c)
	Econômicos.
	 d)
	Políticos.
	6.
	A rede mundial de computadores, internet, é uma das inovações tecnológicas mais amplamente utilizadas na atualidade. Podemos dizer que "o mundo está em nossas mãos", pois através de um simples celular é possível acessar informações do mundo todo, quando estas informações estão disponíveis na internet. Neste sentido, devemos observar os resultados dessa revolução tecnológica na estrutura social. Com base no exposto, assinale a alternativa CORRETA:
	 a)
	A sociedade da informação é consequência das tecnologias da informação, e o mundo do trabalho é restrito às ferramentas de comunicação da atualidade.
	 b)
	A internet contribui para afastar as pessoas, visto que as relações de comunicação se restringem a e-mails e mensagens encaminhadas, além de tornar mais lenta a produção de equipamentos.
	 c)
	As tecnologias da informação e comunicação geram lucro para cada uma das pessoas que acessam a internet, pois as empresas realizam a distribuição dos lucros por mérito e idade.
	 d)
	As novas tecnologias da informação favorecem a comunicação nos diversos setores da sociedade, permitindo realizar diferentes atividades de modo interligado.
	7.
	Mesmo tendo uma relação de emprego, a atividade informal é preocupante. O trabalhador não conta com benefícios importantes quando sofre um acidente ou adquire uma doença ocupacional. A falta de emprego e o excesso de burocracia para consolidar o próprio negócio levam empregador e empregado a procurarem a informalidade. Sobre o trabalho informal, assinale a alternativa INCORRETA:
	 a)
	Ocorre nas experiências de trabalho artesanal e prestação de serviços.
	 b)
	Inclui as atividades que ocorrem de forma coletiva e em estruturas suprafamiliares, a chamada economia solidária.
	 c)
	Envolve intensa dedicação de mão de obra, de caráter temporário.
	 d)
	Geralmente apresenta elevado montante de capital envolvido.
	8.
	Na comunicação de massa temos a disseminação de informações por meio da TV, jornais, rádio, cinema e internet, os quais formam o que chamamos de mídia, chegando a uma grande quantidade de receptores ao mesmo tempo, partindo de um único emissor. Sobre a comunicação de massa, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) A comunicação de massa engendra um tipo de comunicabilidade do "entre nós", que se reporta aos telespectadores, ouvintes e aos brasileiros, em geral, gerando a ilusão de pertencerem a uma comunidade.
(    ) A comunicação de massa caracteriza-se pela divisão entre a figura do emissor e a do receptor autorizado e pela negligência do monopólio comunicativo e do cerceamento de práticas populares.
(    ) A comunicação de massa fundamenta-se na premissa de que tudo pode ser mostrado e dito, não estabelecendo critérios sobre quem pode dizer e quem pode ouvir.
(    ) O receptor autorizado tem um espaço da fala para opinar e contradizer, não sendo necessário que suas funções sejam definidas na estrutura do campo comunicativo.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	F - V - V - V.
	 b)
	V - F - F - F.
	 c)
	V - F - V - F.
	 d)
	V - V - F - F.
	9.
	A tecnologia está em todos os meios, seja científico, cultural ou social. Portanto, a tecnologia está amplamente disseminada, pois o homem não se vê mais sem o uso de tecnologia, que facilita, medeia e auxilia em muitos processos. Sobre tecnologia, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
(    ) Quando tratamos de tecnologia, logo se pensa em tecnologia de ponta, como nanotecnologia, porém, a própria transformação das peles de animais em roupas e o uso do fogo são exemplos de tecnologia. 
(    ) A capacidade de produção de tecnologia também diferencia os paísesdesenvolvidos dos em desenvolvimento.
(    ) Ao tratarmos de tecnologia, podemos pensar em sondas espaciais, nanotecnologia e informática, pois a tecnologia surgiu a partir dos grande avanços científicos, e está presente de forma recente na história do ser humano. 
(    ) A tecnologia pode ser entendida como a aplicação dos conhecimentos científicos à produção em geral.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
	 a)
	V - V - F - V.
	 b)
	F - V - V - V.
	 c)
	F - V - F - F.
	 d)
	V - F - V - V.
	10.
	As dúvidas e as diferenças sobre a pós-modernidade surgiram por volta de 1970, mas ainda assim verificamos duas linhas de discursos: a da continuidade e a do rompimento. A pós-modernidade é muito complexa e a ideia não é amplamente aceita por todos os cientistas e pensadores, caracterizando-se também por:
	 a)
	Redefinição das identidades.
	 b)
	Pensamento científico.
	 c)
	Valorização das instituições.
	 d)
	Racionalidade.
Prova finalizada com 8 acertos e 2 questões erradas.
Parte inferior do formulário

Outros materiais