Buscar

EducaçãoEspecial4

Prévia do material em texto

Pergunta 1
Ainda no grupo das deficiências físicas inclui-se a paralisia cerebral, que se caracteriza por um distúrbio dos movimentos. A paralisia cerebral está relacionada a diversos fatores, sendo causada por eventos no pré, peri ou pós-nascimento. A paralisia cerebral é comumente associada a outras deficiências ou transtornos, mas, desde que a capacidade cognitiva do sujeito não esteja comprometida, ele é plenamente capaz de seguir com o processo de escolarização na rede de ensino regular. Sabendo disso, os professores podem utilizar de recursos e serviços para a aprendizagem desse aluno.
 Que recurso pode contribuir para o aprendizado do aluno com paralisia cerebral?
Resposta Selecionada: 	
Correta Adequação de materiais didáticos.
Resposta Correta: 	
Correta Adequação de materiais didáticos.
Feedback da resposta: 	Resposta correta: O professor deve entender as limitações de seus alunos, principalmente daqueles que possuem alguma deficiência, como os com paralisia cerebral. Assim, para que a escolarização e a aprendizagem aconteçam de forma significativa, deve-se adequar os materiais didáticos às necessidades do aluno.
Pergunta 2
Durante toda a história da humanidade, os sujeitos deficientes foram tratados de diferentes formas. Foram abandonados, isolados, considerados incapazes, entre outras. Foi a partir do séc. XIX, que a Educação Especial começou a ganhar forma. Depois disso, o termo deficiência modificou-se muito.
Atualmente, qual definição contempla de modo satisfatório o termo deficiência?
Resposta Selecionada: 	
Correta Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.
Resposta Correta: 	
Correta Alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física.
Feedback da resposta: 	Resposta correta: De acordo com o Decreto n. 5296/2004, deficiência é a “alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física”.
BRASIL. Decreto n. 5.296, de dezembro de 2004. Regulamenta as Leis n. 10.048, de 8 de novembro de 2000, que dá prioridade de atendimento às pessoas que especifica, e 10. 098, de 19 de dezembro de 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a promoção da acessibilidade das pessoas portadoras de deficiência ou com mobilidade reduzida, e dá outras providências. Diário Oficial da União. Brasília, 2004. Disponivel em: < http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2004-2006/2004/Decreto/D5296.htm> Acesso em julho/2019.
Pergunta 3
Em 2012, foi instituída a Política Nacional de Proteção dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista. Nesta política pública, são apontados alguns direitos das pessoas com TEA, e também, a partir de então são consideradas deficientes para todos os efeitos legais. De acordo com essa política, analise as seguintes afirmações.
I. Pessoas com TEA têm direito ao diagnóstico precoce e ao atendimento multiprofissional, ainda que o primeiro não seja permanente.
II. Pessoas com TEA não podem ingressar no mercado de trabalho, devido ao seu comprometimento nas relações sociais.
III.Pessoas com TEA, têm dificuldades com a comunicação, o que dificulta a interação social, mas não impede que elas tenham um trabalho.
IV. Pessoas com TEA, têm direito à medicamentos e a informações adequadas a respeito do seu diagnóstico e tratamento.
Assinale a alternativa correspondente:
Resposta Selecionada: 	
Correta Apenas a I, III e a IV estão corretas.
Resposta Correta: 	
Correta Apenas a I, III e a IV estão corretas.
Feedback da resposta: 	Resposta correta: Pessoas com TEA, têm direito ao diagnóstico precoce, ainda que não seja permanente; tem direito ao ingresso no mercado de trabalho e também ao acesso a medicamentos e a informação adequada.
Pergunta 4
A avaliação é um dos elementos mais complexos do currículo escolar, ela se relaciona com as concepções de aluno, de ensino e de aprendizagem de cada professor. É sabido que a avaliação padronizada não é suficiente para avaliar a diversidade cultural e social, nem mesmo o real nível de aprendizado do aluno. Existem várias formas de avaliar o aluno, tanto na forma de avaliar, quanto na função que damos a avaliação. É importante que o professor saiba contextualizar e traçar objetivos reais no momento da avaliação, principalmente, na avaliação na perspectiva inclusiva.
Diante disso, como deve ser feita a avaliação na educação inclusiva?
Resposta Selecionada: 	
Correta A avaliação não tem que ser única, ela deve ser feita com base na aprendizagem e no potencial do aluno, demonstrando um progresso com relação ao conhecimento anterior.
Resposta Correta: 	
Correta A avaliação não tem que ser única, ela deve ser feita com base na aprendizagem e no potencial do aluno, demonstrando um progresso com relação ao conhecimento anterior.
Feedback da resposta: 	Resposta correta: A avaliação deve ser feita de diferentes formas e continuamente. Tendo como base a aprendizagem do aluno, de acordo com as suas potencialidades. A aprendizagem é avaliada com relação ao conhecimento anterior, e não, com relação ao desempenho dos outros alunos.
Pergunta 5
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva apresenta também como público alvo os alunos com Transtorno Global do Desenvolvimento. Ela os define como “[...] aqueles que apresentam alterações qualitativas das interações sociais recíprocas e na comunicação, um repertório de interesses e atividades restrito, estereotipado e repetitivo” (BRASIL, 2008, p. 11).
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: Ministério da Educação, 2008. Disponivel em < http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf> Acesso em julho/2019.
De acordo com a literatura mais atual, existe uma nomenclatura mais adequada para estes alunos. Qual seria?
Resposta Selecionada: 	
Correta Transtornos do Espectro Autista.
Resposta Correta: 	
Correta Transtornos do Espectro Autista.
Feedback da resposta: 	Resposta correta: De acordo com pesquisadores e com o DSM-V, o termo Transtorno do Espectro Autista é mais adequado e contempla melhor todas as especificidades deste grupo.
Pergunta 6
Na Educação Especial, o termo “público-alvo” passou a ser utilizado a partir da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), antes disso, estes sujeitos eram vistos apenas a partir da sua própria limitação. Diante dessas mudanças, é importante que os professores e profissionais da educação estejam sempre atentos para agir e se referirem de forma adequada aos seus alunos.
De que forma estes profissionais podem se atualizar, já que as mudanças são constantes?
Resposta Selecionada: 	
Correta Fazendo cursos de formação continuada.
Resposta Correta: 	
Correta Fazendo cursos de formação continuada.
Feedback da resposta: 	Resposta correta: Professores e profissionais da educação devem manter-se atualizados a respeito da Educação Especial. A melhor forma de fazer esse processo é buscar formação e informação com os pares e formação continuada.
Pergunta 7
Na rotina escolar, o currículo é um documento fundamental, que orienta a prática pedagógica e indica os caminhos do desenvolvimento das atividades escolares. Assim, quando falamos de diversidade escolar, é necessário que o currículo se estabeleça de forma flexibilizada, para atender as necessidades de cada aluno sem se tornar um documento vago e empobrecido.
Quais adaptações ao currículo podemos mencionar, de forma que esteja garantida a participação de todos os alunos, bem como o melhor aprendizado?
Resposta Selecionada: 	
Correta Retirada de conteúdo do currículo e adaptações de avaliação, de acordo com o plano de desenvolvimento individual.
Resposta Correta: 	
Correta Retirada de conteúdo do currículo e adaptações de avaliação, de acordo com o plano de desenvolvimento individual.
Feedback da resposta: 	Resposta correta:As adaptações no currículo se fazem necessárias para a real aprendizagem dos alunos que possuem alguma necessidade educacional especial. Mas, antes que elas sejam feitas, é preciso que os professores e a equipe da escola elaborem um plano de desenvolvimento individual para o aluno e, a partir dele, as adaptações serão feitas. O currículo de forma alguma deve ser diferente para estes alunos.
Pergunta 8
Alunos com altas habilidades e superdotação estão inseridos na Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva como aqueles que possuem um potencial elevado. Entende-se com isso que os alunos tenham uma aprendizagem mais fácil e rápida. Ainda assim, recursos e serviços podem ser úteis, de forma a potencializar ainda mais esse aprendizado. Dessa forma, quais são os recursos e serviços que podem ser oferecidos para este público?
Resposta Selecionada: 	
Correta Compactação e/ou enriquecimento curricular, aceleração das matérias e AEE.
Resposta Correta: 	
Correta Compactação e/ou enriquecimento curricular, aceleração das matérias e AEE.
Feedback da resposta: 	Resposta correta: O atendimento educacional especializado, para este público, deve ser feito no intuito de suplementar, ou seja, de levar o aprendizado desse aluno para além do que ele já possui. E para que o aluno não fique desestimulado com a escolarização, as adaptações curriculares devem ser feitas no sentido de aceleração dos conteúdos e matérias que ele tem maior domínio.
Pergunta 9
A Deficiência auditiva pode ser entendida de diferentes formas: com uma ideia de doença, já que o sujeito com falta de audição não conseguiria comunicar-se com outros. E também como produção social, a surdez passa a ser considerada uma diferença linguística. Diante dessa variação, existem também diferentes formas de escolarização. As que foram mais utilizadas ao longo da história foram o treinamento auditivo e pronunciação de palavras; e também o chamado comunicação total. Hoje, o método de escolarização dos surdos mais defendido é o:
Resposta Selecionada: 	
Incorreta LIBRAS.
Resposta Correta: 	
Correta bilinguismo.
Feedback da resposta: 	Resposta incorreta: A LIBRAS, o intérprete e o AEE são importantes no processo de escolarização dos surdos, mas estes elementos isolados não são suficientes para a aprendizagem. A oralização é um método antigo, que consistia no treinamento dos surdos para emitir sons.
Pergunta 10
Uma aluna do Ensino Fundamental relata que a sua deficiência foi descoberta quando começaram as dificuldades na escola. Ela diz que as dificuldades de enxergar o conteúdo no quadro eram grandes, ela foi colocada numa cadeira perto do quadro para enxergar as letras, e mesmo assim tinha muitas dificuldades. Foi isolada pela turma e não tinha mais vontade de ir às aulas. Devido a essas circunstâncias, passou o restante do ano com aulas particulares, para não ficar sem orientação escolar.
 
De acordo com o relato, podemos concluir que:
Resposta Selecionada: 	
Correta A aluna não foi incluída porque a escola não ofereceu o atendimento educacional especializado adequado.
Resposta Correta: 	
Correta A aluna não foi incluída porque a escola não ofereceu o atendimento educacional especializado adequado.
Feedback da resposta: 	Resposta correta: De acordo com o relato dessa aluna, a escola não ofereceu nada que pudesse auxiliá-la de forma adequada, proporcionando a aprendizagem. Assim, podemos concluir que essa aluna não foi incluída, mas sim excluída do sistema de ensino regular.

Continue navegando