Buscar

PSICOPATOLOGIA I

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Aluno: SHEILA DIORATO GOES
	Matrícula: 201202107982
	Disciplina: SDE4026 - PSICOPATOLOGIA I 
	Período Acad.: 2019.2 (G) / SM_AV1
	
	
	
		Quest.: 1
	
		1.
		Às vezes, os ditos populares carregam idéias importantes. Por exemplo, quando dizemos que de perto ninguém é normal é porque estamos considerando uma concepção de normalidade utópica, simplificada, muito exigente, na qual as pessoas de verdade não se encaixam. A essa concepção de normalidade, damos o nome de:
	
	
	
	
	estatística
	
	
	funcional
	
	
	ideal
	
	
	bem-estar
	
	
	subjetiva
	
	
	
		Quest.: 2
	
		2.
		A avaliação do paciente em psicopatologia é feita principalmente por meio da entrevista que permite a realização dos dois principais aspectos da avaliação, a saber: a anamnese e o exame do estado mental atual. Indique, dentre as opções abaixo, as características da anamnese.
	
	
	
	
	Levantamento do histórico dos sinais e sintomas que o paciente tem apresentado ao longo de sua vida, seus antecedentes pessoais e familiares, assim como de sua família e meio social.
	
	
	Avaliação neurológica do paciente através da reatividade reflexa do mesmo.
	
	
	Solicitação de exames de neuroimagem a fim de averiguar possíveis alterações a nível de sistema nervoso central.
	
	
	Exame físico do paciente do ponto de vista somático.
	
	
	Solicitação de exames laboratoriais complementares.
	
	
	
		Quest.: 3
	
		3.
		Essa corrente da psicopatologia enfatiza os aspectos cerebrais, neuroquímicos ou neurofisiológicos das doenças e dos sintomas mentais. A base de todo transtorno mental são alterações de mecanismos neurais e de determinadas áreas e circuitos cerebrais. Sobre qual corrente da psicopatologia estamos nos referindo?
	
	
	
	
	Biológica
	
	
	Comportamental-cognitivista
	
	
	Fundamental
	
	
	Operacional pragmática
	
	
	Dimensional
	
	
	
		Quest.: 4
	
		4.
		Analise o texto a seguir:
Em que momento, porém, o portador de transtornos mentais é tido como diferente, como pessoa de '"omportamento desviante"? Com o progresso da ciência, da classificação nosográfica da Medicina e nomenclatura das doenças é que os transtornos mentais são percebidos como subversão de normas e regras socialmente estabelecidas. Castel (1978), citando Fédere, alienista francês do século XIX, relata que em seu entendimento o portador de transtorno mental "não tem consideração por nenhuma regra, [...] desconhece-as todas; cujos discursos, posturas e ações estão sempre em oposição, [...] com o que existe de humano e de racional" (Nogueira, 2009).
Qual seria o critério de normalidade claramente exposto pelo texto acima?
	
	
	
	
	O da normalidade subjetiva
	
	
	O da normalidade como um ideal
	
	
	O da normalidade como bem-estar
	
	
	O da normalidade estatística
	
	
	O da normalidade como um processo
	
	
	
		Quest.: 5
	
		5.
		A corrente da psicopatologia que trabalha com uma noção de homem centrada no corpo, no ser biológico como espécie natural e universal, de modo que o adoecimento mental é visto como um mau funcionamento do cérebro, uma desregulação, uma disfunção de alguma parte do "aparelho biológico" é a:
	
	
	
	
	Psicopatologia Fundamental
	
	
	Psicopatologia Médico-Naturalista
	
	
	Psicopatologia Biológica
	
	
	Psicopatologia Categorial
	
	
	Psicopatologia Existencial
	
	
	
		Quest.: 6
	
		6.
		Entre as características da Psicopatologia operacional-pragmática é possivel destacar:  
	
	
	
	
	As entidades nosológicas ou transtornos mentais específicos podem ser compreendidos como entidades completamente individualizáveis, com contornos e fronteiras bem demarcados, ¿espécies únicas¿, cuja identificação precisa seria uma das tarefas da psicopatologia.
	
	
	É a mais adequada à realidade clínica, pois define dimensões que incluiria desde formas muito graves, formas menos deteriorantes ou com outros sintomas.
	
	
	Os sintomas resultam de comportamentos e representações cognitivas disfuncionais, aprendidas e reforçadas pela experiência sociofamiliar.
	
	
	É um modelo adotado pelas modernas classificações de transtornos mentais (DSM V e CID 10), cujas definições básicas dos transtornos mentais e dos sintomas são formuladas e tomadas de modo arbitrário, em função de sua utilidade pragmática, clínica ou para pesquisa, sem  questionar a natureza da doença ou do sintoma ou os fundamentos filosóficos ou antropológicos de determinada definição.
	
	
	Estuda os transtornos mentais como comportamentos desviantes que surgem a partir de determinados fatores socioculturais, como a discriminação, a pobreza, a migração, o estresse ocupacional, a desmoralização sociofamiliar e outros.
	
	
	
		Quest.: 7
	
		7.
		Numa primeira entrevista psicológica como um(a) entrevistador(a) deverá agir quando o(a) entrevistado(a) fala de forma descontrolada e incessantemente?
	
	
	
	
	O(a) entrevistador(a), para melhor conduzir a entrevista, deverá interromper a fala do(a) entrevistado(a) quando julgar necessário orientando-o(a), se possível, para termos e pontos mais significativos;
	
	
	O(a) entrevistador(a), em situações como essa, deve orientar o(a) entrevistado(a) a silenciar-se e a buscar em sua mente apenas o que for do interesse da entrevista (ou seja, os motivos pelos quais ele(a) buscou a ajuda psicológica);
	
	
	Em situações como essa, o(a) entrevistador(a) deverá tentar manter um diálogo interativo e dinâmico com o(a) paciente, buscando, o tempo todo, para melhor compreendê-lo(a), participar de suas argumentações e temas;
	
	
	O(a) entrevistador(a), nesses casos, deve permitir ao(a) entrevistado(a) falar livre e abertamente, sem interrompê-lo(a). Agindo assim, possibilitará a emergência de seus conteúdos psicopatológicos.
	
	
	O(a) entrevistador(a), para melhor conduzir a entrevista, deverá impor limites ao(a) entrevistado(a) solicitando do(a) mesmo(a) que somente responda as questões por ele(a) (i.e., entrevistador(a)) formuladas a partir de um questionário previamente definido;
	
	
	
		Quest.: 8
	
		8.
		Com relação às chamadas correntes da psicopatologia, seria CORRETO afirmar:
	
	
	
	
	a descritiva interessa-se pelo adoecimento mental, esse visto como um mau funcionamento do cérebro, uma desregulação, uma disfunção de alguma parte do aparelho biológico.
	
	
	a categorial compreenderia as entidades psicopatológicas como completamente individualizadas, com contornos e fronteiras bem demarcados; sendo as categorias diagnósticas "espécies únicas", tal qual espécies biológicas, cuja identificação precisa constituiria uma das tarefas da psicopatologia.
	
	
	a sociocultural interessa-se pelo conteúdo da vivência, os movimentos internos de afetos e desejos e temores do indivíduo, sua experiência particular, pessoal, não necessariamente classificável em sintomas previamente descritos.
	
	
	a comportamental-cognitivista propõe que as síndromes psicopatológicas seriam formas de expressão de conflitos predominantemente inconscientes, de desejos que não podem ser realizados, de temores aos quais o indivíduo não tem acesso.
	
	
	a dimensional enfatizaria os aspectos cerebrais, neuroquímicos ou neurofisiológicos das doenças e dos sintomas mentais.
	
	
	
		Quest.: 9
	
		9.
		Enquanto etapas de uma entrevista psicopatológica e psiquiátrica, considera-se do domínio do psicólogo:
	
	
	
	
	Os exames complementares de natureza neuroimagem; o exame das funções mentais ou psíquicas.
	
	
	A anamnese; o interrogatório sintomatológico e o exame das funções mentais.
Os testes psicológicos; o interrogatório psicopatológico e o exame físico.
	
	
	A anamnese; o exame físico ou geral; os exames complementares de natureza neuropsicológica.
	
	
	A Anamnese; o exame mental; os exames complementares do tipo psicodiagnóstico.
	
	
	
		Quest.: 10
	
		10.
		Sobre as funções da Psicopatologia analise as afirmativas abaixo e determine qual é verdadeira e falsa:
(  ) Descrever os objetos da experiência para possibilitar que os conheçamos.
(  ) Função econômica de classificar as coisas da natureza, de modo que quando nos referimos a um objeto ao invés de descrevê-lo pode-se utilizar um conceito).
(  ) Organizar dados da experiência, estabelecendo e ordenando os nexos lógicos da experiência pelo entendimento.
(  ) Fazer previsão da experiência futura a partir da experiência passada.
	
	
	
	
	V,F,V,F
	
	
	F,F,F,F
	
	
	F,F,V,V
	
	
	F,V,F,V
	
	
	V,V,V,V

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais